SkyscraperCity banner

1 - 20 of 60 Posts

·
Geógrafo
Joined
·
3,069 Posts
Discussion Starter #1
Entre Portimão e Silves
Navegabilidade do rio Arade só terá prejuízos ambientais temporários

Conclusões constam de estudo sobre impactes da construção de canal de navegação no rio

A navegabilidade do rio Arade entre Portimão e Silves, no Algarve, implicará prejuízos para o ambiente, mas apenas temporários, informou o Instituto do Ambiente (IA), num resumo de um estudo de impacte ambiental (EIA) divulgado anteontem.
"A maior parte das situações negativas ou incomodativas são temporárias", ou seja, só se farão sentir "enquanto durarem as obras, pelo que, após a sua finalização, deixarão de existir", lê-se no resumo não técnico do estudo divulgado pelo IA. O impacte ambiental negativo na qualidade da água e do ar, ao nível do som, da biologia e dos sapais só ocorrerá durante a fase de construção do projecto, indica o documento.
O principal objectivo do EIA sobre a navegabilidade do rio Arade entre Portimão e Silves é calcular os efeitos no ambiente da construção de um canal de navegação para embarcações de pequeno calado (o espaço ocupado pelo navio dentro de água), que será de 1,2 metros. Caso o projecto de navegabilidade do rio Arade - onde se inclui a requalificação ambiental - seja aprovado, a obra levará seis meses a concluir, indica o IA.
Para tornar possível a recuperação da navegabilidade do Arade entre Portimão e Silves é necessário dragar um canal com cerca de 11,2 quilómetros de extensão, indica o estudo, referindo que abrangerá uma área de 430 hectares no Barlavento algarvio. As zonas de requalificação e ordenamento marginal são na freguesia de Silves, Lagoa (Parchal e Estômbar) e freguesia de Portimão.
Atrair mais turismo
Além do canal de navegabilidade, o projecto visa fazer um aproveitamento turístico da via fluvial, criando sete instalações náuticas, constituídas por cais de acostagem para desembarque de passageiros, assim como caminhos para peões para passeios a pé.
Associado à construção do canal de navegação, outro dos objectivos do projecto do Instituto Portuário e Transportes Marítimos (IPTM) é "valorizar", "proteger" e "dar a conhecer o património natural e paisagístico" que envolve o rio Arade.
Fomentar o desenvolvimento de actividades recreativas e de lazer ao ar livre em sintonia com a revitalização da navegabilidade do rio e sensibilizar as populações para a importância daquele habitat - onde existem 86 espécies de aves - são outras metas que o IPTM pretende atingir.
Actualmente, o rio Arade só é navegável quando está maré alta e apenas por embarcações com um metro de calado. E, segundo o EIA, o tráfego marítimo actual resume-se a "algumas dezenas de embarcações", um valor que triplica durante na época do Verão.
O estudo está disponível para consulta pública até ao final de Abril nas juntas de freguesia da área de localização do projecto, Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território do Algarve e também nas câmaras de Lagoa, Portimão e Silves. O EIA decorreu entre Junho de 2002 e Novembro de 2004 e foi realizado pela empresa Hidroprojecto.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,722 Posts
Parece-me 1 ideia interessante! Os rios ganham logo 1 aspecto diferente quando navegáveis!!;)
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
a construção de 1 canal ira fazer desaparecer centenas de artefactos historicos depositados no rio, desde abforas do mundo antigo a vestigios de embarcações, espero k façam 1 estudo condigno primeiro e retirem o k puderem, de resto parece-me 1 excelente ideia, não há obras sem prejuizos ambientais em lugar nenhum, vejam as obras do tunel do Marques, milhares de minhocas irão morrer :( é o preço a pagar.


:D
 

·
Moderator
Joined
·
17,528 Posts
Gozem gozem.. e se vcs fossem uma minhota e tivessem a familia toda esmagada, dilacerada, desfeita em pedacos mucosos de carne por escavadoras!??
 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,654 Posts
…pese embora ameaçado pelos dois lados com marinas e resorts para ingleses ricos, ainda existe um bocadinho de marinhas em transição…





























 

·
You may call me Lamp...
Joined
·
11,734 Posts
Belas fotos! Sempre tive vontade de ir dar um passeio a pé por esses lados, mas o cheiro, jasus!
 

·
You may call me Lamp...
Joined
·
11,734 Posts
:lol:
 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,654 Posts
…o cheiro é mais do outro lado…tem é mosquitos…
 

·
You may call me Lamp...
Joined
·
11,734 Posts
Não tenho a certeza, mas penso que seja zona protegida.
 
1 - 20 of 60 Posts
Top