SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 102 Posts

·
Banned
Joined
·
11,866 Posts
Discussion Starter · #1 ·
presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, criticou, anteontem à noite, a quantidade de investimentos que o Governo de José Sócrates está a preparar para a região de Lisboa, em contraste com a escassez que considera vigorar no Norte do país. "Há anos que acontecem coisas destas, mas agora exagerou-se um pouco", lamentou Rui Rio durante uma intervenção na Assembleia Municipal do Porto.

"O país discutiu o novo aeroporto, depois começou-se a discutir a nova travessia sobre o Tejo, antes tínhamos discutido o TGV e em particular a ligação Lisboa-Madrid e agora temos a frente ribeirinha com mais 400 milhões de euros", desfiou o presidente da Câmara do Porto. Sobre a frente ribeirinha de Lisboa, o edil estabeceleu mesmo uma comparação: "No caso da baixa do Porto, o que há é 60 por cento do capital de SRU [Sociedade de Reabilitação Urbana]. Acho que isto é uma disparidade brutal", enfatizou.

Partindo ainda do princípio que o Turismo de Portugal irá comparticipar com 70 milhões de euros no projecto para a frente ribeirinha da capital, Rui Rio ironizou: "Quantos anos são necessários para o Turismo de Portugal dar 70 milhões de euros ao Porto? Se calhar, 70 anos."

O autarca avisou que "se não há mais investimento no Norte do país, o país perde como um todo", e também não vê vantagens para os lisboetas resultantes destas opções de investimento público. "Quanto mais dinheiro atiram lá para cima, pior é a qualidade de vida em Lisboa", apreciou.

Já na qualidade de presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio avisou ainda que vai dar mais algum tempo para o novo conselho de administração da Metro do Porto se poder inteirar de todos os dossiers, mas, findo esse prazo, exige saber se os investimentos previstos ao nível da 2.ª fase de expansão da rede vão avançar ou não. "Mais um mês ou dois e é preciso saber se temos obra ou não, mais um tempo e nós temos que questionar isso."

A intervenção de Rui Rio mereceu uma réplica veemente e algo indignada por parte de Artur Ribeiro, deputado municipal da CDU. "O senhor presidente devia usar o seu peso institucional para fazer estas reclamações publicamente", começou por desafiar Artur Ribeiro.

"O tratamento que dão ao Norte é uma vergonha e o senhor está sempre calado! Eu acho que devia dizer ao Governo que trate o Porto e o Norte com a dignidade que merecem", insistiu. No entanto, na opinião do eleito comunista, Rui Rio "conforma-se, não tem ambição".
Pergunto eu: como se pode ter deixado chegar isto a este ponto?!
 

·
Registered
Joined
·
14,291 Posts
Só agora é q acordou? Acho q ainda está a ser demasiado brando! Por ter estado tto tempo calado é q isto chegou ao ponto q chegou!
 

·
Registered
Joined
·
926 Posts
Sim se os governantes do Norte se calarem isto assume proporçoes barbaras...

Os queridos governantes de Lisboa so se lembram desta região quando tem que fazer campanhas politicas e pa conseguir uns belos votos que lhe deem uma vitoria eleitoral ja que é uma regiao com grande numero de eleitorados.
 

·
Registered
Joined
·
63,888 Posts
its a liveeeeeeeeeeeeeeee, Rio its aliveeeeeeeeeee, tem a sua razão a situação não é boa para nimguem no pais, especialmente no k toca ao Norte fora do grande Porto que tem quase td o k precisa (quase)...
 

·
Banned
Joined
·
11,866 Posts
Discussion Starter · #6 ·
é só para informar que ele é
- presidente da CMP e presidente da JMP representando nada mais nada menos menos que 14 municípios e quase 2 milhões de pessoas. E, é facil ver quando ele distinguir quando fala de uma e de outra forma conforme o caargo. Nota-se que ele tenta fazer a distinção, por exemplo quando fala do aeroporto, logicamente não fala como presidente da CMP, mas como presidente da JMP. Por acaso reparo nisso e acho bem ele tentar separar as coisas para bom entendedor.
 

·
Registered
Joined
·
14,291 Posts
O homem referiu que n teria nada a dizer se o investimento fosse realizado no interior. Como n é, tem toda a legitimidade para tb se queixar!
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
37,748 Posts
portus: so se for a nivel do investimento do estado... pk de resto nao eh nada 80 pa 80mil :hilarious

que boca exagerada! em termos populacionais brutos o porto ate tem uma area de influencia mais populosa, e em termos de riqueza bruta desses mesmos arredores de uma para outra, é de 33% da riqueza bruta nacional para 37%.

so nos falta autonomia politica. kd tivermos isso... meu deus... vai ser o non stop! :D
 

·
Registered
Joined
·
198 Posts
Há uma grande diferença entre a região do Grande Porto e o resto do norte do país, disso não há dúvida. Mas ele é o presidente da câmara do Porto, não é presidente de um hipotético governo regional da região Entre Douro e Minho.
Não será assim tão hipotético quanto isso, pelo andar da carruagem vai passar a ESTRITAMENTE NECESSÁRIO!
 

·
O Prof Godin
Joined
·
8,015 Posts
…eu, quando não há notícias novas no forum, venho aqui "a cima" divertir-me com as vossas opiniões…
 
1 - 20 of 102 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top