SkyscraperCity Forum banner

Rio ataca investimentos em Lisboa e falta deles no Porto e Norte

6883 Views 101 Replies 21 Participants Last post by  pedrodepinto
Pergunto eu: como se pode ter deixado chegar isto a este ponto?!
presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, criticou, anteontem à noite, a quantidade de investimentos que o Governo de José Sócrates está a preparar para a região de Lisboa, em contraste com a escassez que considera vigorar no Norte do país. "Há anos que acontecem coisas destas, mas agora exagerou-se um pouco", lamentou Rui Rio durante uma intervenção na Assembleia Municipal do Porto.

"O país discutiu o novo aeroporto, depois começou-se a discutir a nova travessia sobre o Tejo, antes tínhamos discutido o TGV e em particular a ligação Lisboa-Madrid e agora temos a frente ribeirinha com mais 400 milhões de euros", desfiou o presidente da Câmara do Porto. Sobre a frente ribeirinha de Lisboa, o edil estabeceleu mesmo uma comparação: "No caso da baixa do Porto, o que há é 60 por cento do capital de SRU [Sociedade de Reabilitação Urbana]. Acho que isto é uma disparidade brutal", enfatizou.

Partindo ainda do princípio que o Turismo de Portugal irá comparticipar com 70 milhões de euros no projecto para a frente ribeirinha da capital, Rui Rio ironizou: "Quantos anos são necessários para o Turismo de Portugal dar 70 milhões de euros ao Porto? Se calhar, 70 anos."

O autarca avisou que "se não há mais investimento no Norte do país, o país perde como um todo", e também não vê vantagens para os lisboetas resultantes destas opções de investimento público. "Quanto mais dinheiro atiram lá para cima, pior é a qualidade de vida em Lisboa", apreciou.

Já na qualidade de presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio avisou ainda que vai dar mais algum tempo para o novo conselho de administração da Metro do Porto se poder inteirar de todos os dossiers, mas, findo esse prazo, exige saber se os investimentos previstos ao nível da 2.ª fase de expansão da rede vão avançar ou não. "Mais um mês ou dois e é preciso saber se temos obra ou não, mais um tempo e nós temos que questionar isso."

A intervenção de Rui Rio mereceu uma réplica veemente e algo indignada por parte de Artur Ribeiro, deputado municipal da CDU. "O senhor presidente devia usar o seu peso institucional para fazer estas reclamações publicamente", começou por desafiar Artur Ribeiro.

"O tratamento que dão ao Norte é uma vergonha e o senhor está sempre calado! Eu acho que devia dizer ao Governo que trate o Porto e o Norte com a dignidade que merecem", insistiu. No entanto, na opinião do eleito comunista, Rui Rio "conforma-se, não tem ambição".
1 - 16 of 16 Posts
Só agora é q acordou? Acho q ainda está a ser demasiado brando! Por ter estado tto tempo calado é q isto chegou ao ponto q chegou!
O homem referiu que n teria nada a dizer se o investimento fosse realizado no interior. Como n é, tem toda a legitimidade para tb se queixar!
E o senhor, tem alguma opinião? Tirando que vem de uma familia nobre e "viva o rei"?
…eu, quando não há notícias novas no forum, venho aqui "a cima" divertir-me com as vossas opiniões…
Castiço. Afinal, temos uma opinião sobre o Porto baseada nos anos 70, meia dúzia de paternalismos e dois posts que nem vale a pena classificar. Até pq o OPO já os comentou da forma que merecem ser comentados...
Mas indo aos que vale a pena comentar:

Bom, n querendo estar a acirrar ânimos, q pelos vistos já andam um cadito inflamados, tenho q dar uma certa razão ao professor Godin. Eu estive na cidade do Porto pela 1.ª vez aí há uns 17 anos e a minha 1.ª impressão n foi das melhores, como tb n o era de Braga q conhecia há mais tempo.Achei cidades muito paradas no tempo, velhas, subdesenvolvidas, digamos um pouco "ruralizadas"...mas para ficarem contentes, Lisboa na altura n estava melhor, enfim, eramos um pais "estagnado"...Entretanto tenho ido ao Porto e a Braga (vou lá muitas vezes pq tenho lá familiares) e a evolução em pouco mais de 10 anos tem sido fabulosa, quer a nível de infraestruturas rodoviárias, q em alguns casos a qualidade de algumas delas é muito superior ás de Lisboa, tb pq são mais recentes e a construção um pouco por todo o lado. DE cidades "ruralizadas" passaram a grandes urbes o q é bom para um desnvolvimento mais equitativo deste país!
Agora o q n concordo é com os constantes ataques a Lisboa no q concerne a avultados investimentos.Ok q sendo uma região rica e desenvolvida, os mesmos investimentos deveriam ser canalizados PARA OUTRAS REGIÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e n somente para o Porto....O Porto já é uma região bastante desenvolvida, agora a sua economia local é q precisa de ser alterada, os tempos da mão de obra barata já acabaram....q tal por cativarem investimentos no ãmbito das tecnologias????????? N estejam á espera q seja o governo Central a fazer tudo, já o sabemos de há muito tempo, q se estamos á espera deles bem podemos esperar sentados...Vejam o caso de sucesso de Oeiras...
Bom, só espero sinceramente q esta divisão entre o Porto (e n é o Norte é só o Porto), divisão essa alimentada pelas rivalidades clubísticas acabe e q sejamos um país á séria e n um retalho de terra onde impera a mesquinhez e a inveja
Efectivamente o Porto evoluiu bastante nos últimos 10-15 anos. Reabilitaram-se mtas zonas de lazer, criaram-se zonas habitacionais de qualidade, a nível de mobilidade o metro foi um "upgrade" excelente. Ng nega isso, e a evolução n foi só no Porto, foi em grande parte do país.
Qto a isto:

Agora o q n concordo é com os constantes ataques a Lisboa no q concerne a avultados investimentos.Ok q sendo uma região rica e desenvolvida, os mesmos investimentos deveriam ser canalizados PARA OUTRAS REGIÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e n somente para o Porto....
tb concordo perfeitamente que os investimentos deveriam ser canalizados para outras regiões. Como o Rui Rio disse, ng se queixava se o investimento fosse canalizado para o Alentejo, para as Beiras ou para Tras-os-Montes. Claro que é demagógico falar que essas regiões deviam absorver a grande maior parte do investimento, mas merecem sem dúvida muito mais do que têm recebido. Tb ng diz que n se deve investir em Lx e Lx n deva ter, pela sua demografia, investimento superior a qq outra região. O que n se entende e o que se critica é a abissal diferença que se verifica hoje! Por outro lado, o centralismo político que se verifica hoje em dia acaba por afunilar o investimento estrangeiro no país e a fazer com que as empresas nacionais se deslocalizem para a capital! Ou julgas que Oeiras era possível noutro ponto qq do país, neste momento?? Estas duas coisas em simultâneo só podem ser alvo de crítica, infelizmente confundida com outras coisas por mta gente... Se o estado n serve para compensar e equilibrar o país de modo a promover desenvolvimento sustentado e harmonioso nas suas regiões, serve para quê???
Isso n é verdade, pq sempre ouvi vozes do Porto nesse sentido. De qq maneira, mesmo que n ouvisse, será que os políticos do Porto devem ser provedores do que se passa nas outras regiões?? O Rui Rio ou o Assis devem pedir mais investimento para o Algarve, para o Alentejo ou para Trás os Montes?? Se este fosse um país regionalizado, existiriam líderes regionais com obrigação de actuar dessa maneira! Daqui a pouco, a culpa de n haver A4 até Bragança é "dos senhores do Porto"...

por isso salvaguardei indirectamente o facto de ele ter falado da região salientando tb k até hoje a o Porto e grande Porto estava-se a burrifar, se não se estivessem a burrifar a A4 já chegaria a Bragança e a ligação Guarda/Bragança seria também uma realidade,
até agora tem sido só no grande Porto o investimento, grande Porto onde não falta nada e se esta a 100 e muitos da média Europeia, enquanto o restante norte vai lá vai, alguns lados nem a 50%, resumindo, os cancros continuam os mesmo Lisboa á frente e o Porto atráz, eles agora até já nascem ai e vem aqui encher o bolso, nada diferente dos k nascem ai e enchem ai o bolso...
Era bom que o Porto estivesse a 100 e muitos da média europeia, mas n é verdade. De resto, suponho que n estejas a propor que se continue a investir o mesmo em Lx e se partilhe o que é investido no Porto pelo resto do Norte, pois não?? Como disse, n quero para o Porto tratamente de excepção. Mas tb n quero para Lx. Quero justiça no investimento e descentralização (regionalização).
Desde que o PS é governo, ainda n tive o prazer de comentar um investimento estatal de relevância no Porto. Devo ficar calado????
Estes pseudo-professores idiotas mostram bem como anda a educação em Portugal... De resto, é com grande gozo que vejo o Prof falar em "garganta" qdo se refere a outras pessoas :lol:
De resto, deve ter sido vitima de alguma situaçao "dá-me o telemovel já" qdo por cá andou. E isso traumatiza qq um...
De resto, sr Prof, n me diga q nca foi às putas :lol:
…o melhor…o grande …o magnífico…só que ninguém percebe o porquê…além do mais, se não me engano o Daniel—Pt esta grosso…

…esta grande maioria de periurbanos…traduzindo, os que nem no Porto vivem, ficaram fascinados com as recentes obras…o METRO…meu Deus que maravilha…

…esta malta que não sai do Porto, verdade que a sua cultura global dificilmente passa de Ermesinde, da Póvoa, da Maia…e muito dificilmente de Aveiro, desconhecem tudo…mas garganta…sobretudo garganta não lhes falta…

…é que eu não sou de Lisboa…eu vivo, ou melhor a minha residência oficial, é em Coimbra, Portugal,…não sei se se lembram do país em que se inserem…

…vocês, os fundamentalistas do Porto, gostam mesmo é da peixeira malcriada o do verbejar sempre com o "caral*o" na boca…da miséria do bairro da Sé, da droga nas ruas, dos bairros degradados, de mijar na rua…do Pinto da Costa e das suas putas…do Major e da sua máfia…não têm critério nem discernimento…seja do Porto é bom…depois moram nas periferias…e o metro é uma fascinação…
Claro sr prof! O senhor é o maior! O mais culto, o mais viajado. Ah, e tb o mais velho...
Às tantas é mesmo da idade...
…onde vives, ó Portvscalem…quem és…o que fazes…que cultura tens…que experiência de vida tens, para além de teres nascido, eventualmente, na área metropolitana do Porto…

…nunca ví um thread sobre o que quer que seja com fotos…garganta…todos temos…

…mas, pensando melhor, talvez tenhas razão…há que formar um núcleo de "pensantes" em Coimbra, para repensar o Porto…
Ahhhhhhhhh! No Porto não, mas já foi noutro lado! :lol:
Haja moral e coerencia! :lol: Onde foi mesmo o Ballet Rose???? E a casa Pia??? E anda o senhor a chatear-se com o Porto, tenha lá paciência :lol:
…no Porto nunca fui ás putas…mas putas era o que não faltavam em minha casa…porque, embora a casas fosse minha, eu partilhava-a com mais pessoas…dois engenheiros que lá moravam eram "pagos" em espécie ,putas, pelos empreiteiros…eu só tinha que correr com elas de manhã…

…quanto à educação, tens toda a razão…tal é o nível actual, que eu ando seriamente a pensar deixar a carreira…tão mau sou…
Mas ter casa na Póvoa impedia-o de ser culto e viajar?? Olhe que há mto emigrante viajado, e n é por isso que é mais culto... E se calhar cospem pró chão e tb vão às meninas :D Têem é mais respeito por quem tem casa na Póvoa:lol:
…e vou morrer primeiro que vocês…graças a Deus…

…quanto à forma como gastei o meu dinheiro, é a tal diferença entre Coimbra, o meu mundo e o resto da porcalhota…que preferi viajar e cultivar-me, do que explorar pessoas…e ter casa na Póvoa…
A pessoa mais arrogante que eu já vi neste thread parece que é professor e culto. Felizmente, parece q n tem filhos...
…a riqueza do povo malcriado e arrogante não me parece uma mais valia para ninguém…mas pior são os filhos dessa gente…
Cá está! A humildade a vir ao de cima, como o azeite! :lol:
…eu só falo do que sei e do que conheço…
Quem é q n quer ver? Eu sempre assumi isso! Por causa desses problemas todos é que me indignam certas políticas do estado.
De resto, tinha todo o prazer de pagar um copo ao professor se ele vier cá ao Porto, até pq, com tiradas mais a sério mais a brincar, tto eu como ele sabemos que o forum serve para um gajo se distrair e divertir um bocado. N é nada de pessoal :lol:
Cambada de casmurros :lol:

Vocês, Herrmando, Daniel, Pedro etc ... têm de perceber que nem todo o Porto é como vocês? Fosse toda a gente assim no Porto ( o resto do fórum agora até deve rir do que vou dizer mas é verdade) e a cidade era logo 20x melhor...

A grande parte da cidade está corrompida pelo Rendimento Mínimo e habitação social, é um problema que vocês não querem ver e que não interessa a ninguém resolver...

Estas discussões na vida real costumam acabar com tudo a pagar copos uns aos outros, deixa ver o que vai acontecer :)
Acho que estão a ser injustos para com a Universidade de Coimbra só por causa do Prof. Acredito q a UC seja a melhor universidade do país em várias áreas, e noutras esteja no top. Arquitectura n será uma delas, mas pronto :lol:
Foi só para picar, n era para ser levado a sério... ;)
E quem disse que o prof é/foi professor na UC?.. existem outras instituições de ensino em Coimbra.. inclusive de arquitectura..
Claro, mas tirando uma ou outra excepção, toda a gente defende Portugal como um todo e tem identidade nacional. Externamente todos defendemos o nosso país. Internamente cada um tem a sua maneira de ver e criticar a política interna. É normal e de acordo com o teu post, n fosse esse o espírito da democracia...
…também existe uma diferença natural de idades e formações, estratos sociais muito diferentes, etc…anda cá agora um com 13 anos…nós, no meu tempo, éramos educados na defesa de Portugal como um todo (incluindo colónias) o que nos dava um forte sentido de identidade nacional…que de facto se perdeu…
1 - 16 of 16 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top