SkyscraperCity Forum banner

Rio ataca investimentos em Lisboa e falta deles no Porto e Norte

6880 Views 101 Replies 21 Participants Last post by  pedrodepinto
Pergunto eu: como se pode ter deixado chegar isto a este ponto?!
presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, criticou, anteontem à noite, a quantidade de investimentos que o Governo de José Sócrates está a preparar para a região de Lisboa, em contraste com a escassez que considera vigorar no Norte do país. "Há anos que acontecem coisas destas, mas agora exagerou-se um pouco", lamentou Rui Rio durante uma intervenção na Assembleia Municipal do Porto.

"O país discutiu o novo aeroporto, depois começou-se a discutir a nova travessia sobre o Tejo, antes tínhamos discutido o TGV e em particular a ligação Lisboa-Madrid e agora temos a frente ribeirinha com mais 400 milhões de euros", desfiou o presidente da Câmara do Porto. Sobre a frente ribeirinha de Lisboa, o edil estabeceleu mesmo uma comparação: "No caso da baixa do Porto, o que há é 60 por cento do capital de SRU [Sociedade de Reabilitação Urbana]. Acho que isto é uma disparidade brutal", enfatizou.

Partindo ainda do princípio que o Turismo de Portugal irá comparticipar com 70 milhões de euros no projecto para a frente ribeirinha da capital, Rui Rio ironizou: "Quantos anos são necessários para o Turismo de Portugal dar 70 milhões de euros ao Porto? Se calhar, 70 anos."

O autarca avisou que "se não há mais investimento no Norte do país, o país perde como um todo", e também não vê vantagens para os lisboetas resultantes destas opções de investimento público. "Quanto mais dinheiro atiram lá para cima, pior é a qualidade de vida em Lisboa", apreciou.

Já na qualidade de presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio avisou ainda que vai dar mais algum tempo para o novo conselho de administração da Metro do Porto se poder inteirar de todos os dossiers, mas, findo esse prazo, exige saber se os investimentos previstos ao nível da 2.ª fase de expansão da rede vão avançar ou não. "Mais um mês ou dois e é preciso saber se temos obra ou não, mais um tempo e nós temos que questionar isso."

A intervenção de Rui Rio mereceu uma réplica veemente e algo indignada por parte de Artur Ribeiro, deputado municipal da CDU. "O senhor presidente devia usar o seu peso institucional para fazer estas reclamações publicamente", começou por desafiar Artur Ribeiro.

"O tratamento que dão ao Norte é uma vergonha e o senhor está sempre calado! Eu acho que devia dizer ao Governo que trate o Porto e o Norte com a dignidade que merecem", insistiu. No entanto, na opinião do eleito comunista, Rui Rio "conforma-se, não tem ambição".
1 - 7 of 7 Posts
Sim se os governantes do Norte se calarem isto assume proporçoes barbaras...

Os queridos governantes de Lisboa so se lembram desta região quando tem que fazer campanhas politicas e pa conseguir uns belos votos que lhe deem uma vitoria eleitoral ja que é uma regiao com grande numero de eleitorados.
Tu tens e algum complexo com as gentes do norte lol

Sentes te superior?

Porque nao das a tua opiniao devidamente fundamentada...

Eu adoraria ler. Talvez fosse um sinal de maturidade
Meu amigo assim ja percebo a sua aversão....

As mentalidades de zonas como a ribeira e bairros sociais continua igual isto generalizando nao tendo em conta uma ou outra pessoa...

Mas tens que ver q agora o porto nao e o centro e pessoalmente pouco conheço do centro do porto...

As pessoas deslocalizaram-se vivem agora no exterior muitas tiveram uma educação digna....Mas isso leva tempo... N te esqueças q o Norte e a zona mais pobre de Portugal e que isso tras por si so muita falta de cultura educaçao ... Agora o que nos debatemos e poque somos a zona mais pobre? E ai este thread tem todo o sentido...

Falta investimento falta trabalho para poder pagar a educaçao das pessoas... Falta muita coisa, poque uma pessoa n e melhor ou pior q as outras a nascença nascemos todos iguais depois molda-se consoante o ambiente social que se vive e no Porto, fruto de muitas decisoes politicas, erros de pessoas da propria cidade, alguns oprtunistas a cidade foi-se atrasando...

Mas vendo a realidade tal como ela é somos sinceros os sucessivos governos sempre se lembraram do Porto para ganhar eleiçoes... Inda agora o Passos Coelho lembrou-se de vir a Gaia...

Nos proximos anos varios mega investimentos vao todos para a mesma zona, cito aeroporto, ponte, reconversao da zona ribeirinha, ligaçao de linha de cascais com o resto das linhas.... Milhoes e Milhoes de euros investidos na zona mais rica do Pais, com mais qualidade de vida... Agora poem te no lugar de um Nortenho...

Mas pa que raiu serve o estado?? Para aproximar classes sociais ou para criar mais divergencias entre as regiões?

Eu nao axo q haja uma cabala lisboeta contra o resto do Pais mas que a situação priveligiada de o Poder central ser localizada em Lisboa benefecia a regiao e tenhu com um grau com um grau de confiança elevado quase a certeza que ja tenha havido "trafico de influencia" nos corredores do terreiro do paço. E esta aristocracia q tem que acabar.

Para bem de uma elevado numero de portugueses que não podem servir so para bater palmas nas campanhas....
…eu já meti aqui a minha opinião fundamentada sobre a sociedade do Porto, e só do Porto, que conheço bem…embora já não me lembre em que thread…

…eu rio-me sobretudo no vosso elogio ao mundo dos negócios…não existe zona do país onde a corrupção ligada a um aparente empreendedorismo seja tão generalizada…não existem direitos; tratam mal os funcionários…é o país dos patrões todo poderosos…

…na sua grande maioria…não quer dizer que são todos (já pareço o Daniel—PT)…sobretudo vocês não têm capacidade de autocrítica…se for do Porto é tudo bom…

…não vou ser extensivo, para não ofender excessivamente ninguém. Não é essa a minha intenção…

…mas do verbejar do seu povo…à miséria existente…enfim falando do que é notório e visível…não encontro grandes razões de vaidade…

…a miséria evidente que existe no Porto, dos bairros históricos ás suas "ilhas", não existe na maior parte do país…

…por outro lado, ostentação de riqueza como no Porto, também não existe na maior parte do país…

…quando eu fui viver para o Porto no final nos anos 70, o Porto era uma vergonha…rural…miserável…mal-criado…arrogante…as ruas estavam todas esburacadas e em nada fazia lembrar uma grande cidade…eu lembro-me de pensar que se tratava de um grande conjunto de aldeias…absolutamente rurais onde até caminhos (veredas…) desertas existiam…

…depois existia o centro, num estado de conservação indescritível, (que aliás pese o neguem ainda existe…), droga, muita droga, os meliantes, as peixeiras, enfim…nada de que se podesse gostar…pitoresco, sem dúvida…mas eu já conhecia um pouco da europa…

…na sua cultura o que mais me impressionou foi a completa ausência de interesse sobre o sul do país e sobre a Europa…desprezo mesmo…

…das poucas vezes em que se fez visitas de estudo a Lisboa, que englobava os estudantes de belas artes, meia hora depois de se partir já estava tudo gansado ou bêbado…muitos voltaram de comboio no mesmo dia…noite de bebedeira e manhã a ressacar…

…noite?…nada…meia dúzia de discotecas, umas casas de putas ranhosas…o deserto…

…a Foz era o que era…uma aldeia de pescadores que avançava para Matosinhos num bairro de grandes casarões abandonados, decrépito…não existiam os bares das praias…limitando-se a ter no final da Avenida de Montevideu uma zona de prostituição homossexual a que se seguia uma zona de prostituição feminina e alguns travestis…

…nesse tempo (agora dizem que não??) estava sempre a chover de inverno (salvo janeiro) e no verão estava nevoeiro e frio (eu vivia na Foz do Douro)…

…os arranjos das marginais não existiam; os arranjos urbanos não existiam; a animação da noite não existia; a casa da Musica não existia; Serralves estava fechado…e o interior do Porto, tal como no resto do país, estava destruído pelos patos…também não existiam autoestradas nem vias rápidas, nem shopings (salvo o Boavista e o Dalas, construído à época)…

…Gaia era um caos meio urbanizado e Matosinhos tinha fechado para obras…Na zona de Leça…nada tirando as piscinas e o pavilhão de chá do Siza…

…resumindo…a cidade do Porto teve uma grande evolução nas suas infraestruturas, pintou a cara e evoluiu um pouco…mas as mentalidades…
Nao querrendo defender ninguem eu nao vi o OPO.RVK a chamar marrocos a ninguem nao desrespeitando a cultura marroquina pois ja la estive...

e queriam comprar a minha mae por 2 camelos:lol:
És é doente... bairros-de-lata em Lisboa, sim, depois do 25 de Abril, para acolher milhares de retornados que chegaram só com o que traziam vestido.

Como partes do pressuposto que isto aqui é Marrocos, aplicas a filosofia que aprendeste: Quando o Porto está mal, Lisboa é sempre pior. E se acontecer o contrário, a culpa é dos Lisboetas que não deixam o Porto ser melhor.

Tu fazes parte da mentalidadezinha que o Prof Godin descreveu: Cultivar o desprezo pelo Sul. Dizer que ele tem má fé por expor uma realidade que ele conheceu É má-fé e É patético.
Este prof godin e de uma arrogancia estraordinariaa....

Sente se superior fala das putas e drogas como se fosse um problema unico do Porto...

É capaz de sentir orgulho pelas republicas de Coimbra... Onde putas e drogas n devem faltar.....

É evidente que não conhece o Porto mas aclama-se um homem extremamente culto...

Eu vivo na periferia tenhu orgulho do metro como é obvio, iria sentir o q?? repulsa.... Ah e tal o metro n serve para nada...

O prof tem que medir as suas palavras e n deixar que essa arrogancia fale mais alto que a sua razao...
Melhor nao sei

Mais antiga sim.... Mais historica sim... Mais beleza arquitectonica sim...

Agora os ultimos ranking internacionais n dizem isso
..deve ser por isso que o ensino português anda pelas ruas da amargura.. a melhor universidade do país é rotulada de pequena e decadente.. ou serão apenas opiniões como estas as provincianas e decadentes?.. :lol:
Eu nao axo nem pequena nem provinciana e um optima universidade....

Pelo que sei....tem uma projecção internacional...

É mitica qual e o estudante que nao gostava de tar em coimbra?? embora pouco conheça da cidade....
1 - 7 of 7 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top