SkyscraperCity Forum banner

Rio ataca investimentos em Lisboa e falta deles no Porto e Norte

6883 Views 101 Replies 21 Participants Last post by  pedrodepinto
Pergunto eu: como se pode ter deixado chegar isto a este ponto?!
presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, criticou, anteontem à noite, a quantidade de investimentos que o Governo de José Sócrates está a preparar para a região de Lisboa, em contraste com a escassez que considera vigorar no Norte do país. "Há anos que acontecem coisas destas, mas agora exagerou-se um pouco", lamentou Rui Rio durante uma intervenção na Assembleia Municipal do Porto.

"O país discutiu o novo aeroporto, depois começou-se a discutir a nova travessia sobre o Tejo, antes tínhamos discutido o TGV e em particular a ligação Lisboa-Madrid e agora temos a frente ribeirinha com mais 400 milhões de euros", desfiou o presidente da Câmara do Porto. Sobre a frente ribeirinha de Lisboa, o edil estabeceleu mesmo uma comparação: "No caso da baixa do Porto, o que há é 60 por cento do capital de SRU [Sociedade de Reabilitação Urbana]. Acho que isto é uma disparidade brutal", enfatizou.

Partindo ainda do princípio que o Turismo de Portugal irá comparticipar com 70 milhões de euros no projecto para a frente ribeirinha da capital, Rui Rio ironizou: "Quantos anos são necessários para o Turismo de Portugal dar 70 milhões de euros ao Porto? Se calhar, 70 anos."

O autarca avisou que "se não há mais investimento no Norte do país, o país perde como um todo", e também não vê vantagens para os lisboetas resultantes destas opções de investimento público. "Quanto mais dinheiro atiram lá para cima, pior é a qualidade de vida em Lisboa", apreciou.

Já na qualidade de presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio avisou ainda que vai dar mais algum tempo para o novo conselho de administração da Metro do Porto se poder inteirar de todos os dossiers, mas, findo esse prazo, exige saber se os investimentos previstos ao nível da 2.ª fase de expansão da rede vão avançar ou não. "Mais um mês ou dois e é preciso saber se temos obra ou não, mais um tempo e nós temos que questionar isso."

A intervenção de Rui Rio mereceu uma réplica veemente e algo indignada por parte de Artur Ribeiro, deputado municipal da CDU. "O senhor presidente devia usar o seu peso institucional para fazer estas reclamações publicamente", começou por desafiar Artur Ribeiro.

"O tratamento que dão ao Norte é uma vergonha e o senhor está sempre calado! Eu acho que devia dizer ao Governo que trate o Porto e o Norte com a dignidade que merecem", insistiu. No entanto, na opinião do eleito comunista, Rui Rio "conforma-se, não tem ambição".
1 - 13 of 13 Posts
portus: so se for a nivel do investimento do estado... pk de resto nao eh nada 80 pa 80mil :hilarious

que boca exagerada! em termos populacionais brutos o porto ate tem uma area de influencia mais populosa, e em termos de riqueza bruta desses mesmos arredores de uma para outra, é de 33% da riqueza bruta nacional para 37%.

so nos falta autonomia politica. kd tivermos isso... meu deus... vai ser o non stop! :D
e Herrmando, o Rio já faz pressao ha muito, muito tempo. ainda me lembro da historia da segunda fase do metro... ha uns tempos.
é normal :)

o alentejolover tambem acha o Porto a cidade mais bonita do país. há que haver um intercâmbio de carícias :lol:
estes gajos sao mesmo palhaços :lol:

devem pensar que temos de ouvir certas opinioes semi-invejosas e estereotipadas.

aceitem uma coisa: nós temos orgulho em nós porque somos o que somos. não é um orgulho bacoco :lol: é simplesmente o poderio natural que a nós diz respeito. o empreendedorismo e poder de auto-criação.

a nós não nos interessa a opinião de um ressabiado salazarista qualquer (piada indirecta? talvez :lol: ahahaha).

Quanto às pessoas do Porto olharem as do alentejo como uma raça inferior. AHAHAHAHA engraçado que quem disse isso foi um gajo de setubal. nao foi nem um do porto, nem um do alentejo :hilarious quanto ao facto de olharmos para um lisboeta de lado. LOOL! com a quantidade de lisboetas que vejo aki, se olhassemos de lado pros lisboetas apanhariamos um trocicolo. agora se um lisboeta ousa fazer uma piadinha ao porto entao passamos logo à fase seguinte, nem passamos pela fase de olhar de lado. arrumamos logo com ele com duas de treta :lol:

na verdade ha uma certa arrogancia bastante semelhante entre o povo do porto e o povo de lisboa. mas para quem eh de fora, normalmente incomoda-lhe mais a arrogancia dos do porto. talvez por ser uma cidade que conseguiu vingar neste sistema de forma realmente global. mas nao se apoquentem. a regionalização há de vir, e aí todos terão vantagens :) (principalmente os do Porto, que são enormes mas poderiam ser gigantes :lol: mas atençao: em portugal nao ha nenhum gigante tambem :hilarious)
a unica coisa mais ou menos comprovada (mt patente neste forum), é que irrita solenemente alguns o orgulho sincero que temos em nós. alguns gostariam que nós olhassemos mais para eles, tivessemos mais respeito por eles, tivessemos mais consideraçao por eles.... mas chegaram À triste conclusao que nao, e que a ilusao que tinham nao passava da sua cabeça. sempre lutamos pelo melhor para nós, e sempre seremos assim. não vou dizer que para nós o resto é paisagem, porque acima de tudo temos um carinho pelo nosso país, e nao somos arrogantes ao ponto de dizer tal coisa, mas de resto funcionamos e vivemos em nossa função. claro, what else? :)
Por fim, esta coisa de falarmos sobre estas coisas e tal... é mais coisa deste fórum.

Na verdade somos pessoas normais :lol: temos as nossas vidas descontraidas, e vivemos naturalmente muito bem :) no dia a dia falamos de coisas divertidas, fazemos planos, etc. estes assuntos de urbanismo e competições bla bla são mais underground mesmo :D

aqui essencialmente vive-se :) alias essa eh de resto outra das vertentes onde o porto se destaca, na vida que oferece em termos de diversão e culturais. e podem vir ricardos, godinhos, e barragons tentarem demover a realidade com interesses dubios... que nada vai mudar em relaçao a isso :p

o maximo k pode acontecer sao umas apenas 10/20 pessoas lerem o que eles disserem, e caso sejam do Porto, rirem-se :lol: como eu fiz :D
Nascido no Hospital de São João, naturalizado em Ramalde, apartamento na Boavista e na Senhora da Hora :eek:kay:

Quanto a não sair do Porto, pahh há quem não saia, mas eu saio. Muitas vezes :D

(já agora, só pelo facto de considerares a Senhora da Hora um subúrbio se nota a tua forma de pensar retrógada. Senhora da Hora é uma zona do Porto, como Massarelos ou Miragaia. O Porto está acima de tudo associado ao luxo, ou então a uma pobreza mais recôndita, por vezes À vista em zonas importantes da cidade como a Baixa. Mas cá entre nós, isso é aquilo que também vi em Coimbra :p E há nas grandes cidades em geral (não que Coimbra seja uma grande cidade claro))

A ti o que fundamentalmente te irrita é a forma orgulhosa como falamos :lol: querias que não tivéssemos orgulho sincero em nós próprios, mas temos, e temos razões para tal! :lol: E tu engoles, ou calaste e bazas daqui :) Peço desculpa pelo tom, mas estás a ofender a minha cidade com a tua inveja, e isso não é de facto do meu agrado.
…o melhor…o grande …o magnífico…só que ninguém percebe o porquê…além do mais, se não me engano o Daniel—Pt esta grosso…

…esta grande maioria de periurbanos…traduzindo, os que nem no Porto vivem, ficaram fascinados com as recentes obras…o METRO…meu Deus que maravilha…

…esta malta que não sai do Porto, verdade que a sua cultura global dificilmente passa de Ermesinde, da Póvoa, da Maia…e muito dificilmente de Aveiro, desconhecem tudo…mas garganta…sobretudo garganta não lhes falta……
ele nao se sente superior, ele sente-se FRUSTRADO de nós extrapolarmos a nossa superioridade quando nos dá jeito. Fica irritado com isso e queria que nós, todos os portuenses tivéssemos um correctivo. Queria que nos lixássemos todos e ficássemos de um momento para o outro uns coitadinhos. Para poder dizer "estão a ver? armaram-se em espertos agora fodam-se! :lol: ahahaha". Como não pode fazer isso, limita-se a dizer estupidezes pela boca fora.

Já agora, e para que saibas: O Prof Godin está na casa dos 50 anos, participa neste forum no qual diz coisas destas, e ainda por cima é apologista dos valores do fascismo. Está tudo dito. Pessoas joviais e mentalmente mais evoluidas não devem dar grande crédito. Falo com toda a sinceridade, peço desculpa pelo tom drástico professor, mas tu para mim não passas de alguém muito problemático. De outra forma não estarias a tentar fazer com que "os complexados pela superioridade dos portuenses se sentissem mal". Bem, uma coisa é certa.... não vais conseguir o teu objectivo. Mas podes sempre mandar os teus bitaits se isso te satisfaz. Enquanto isso, eu e o pessoal do Porto vamos curtindo a cidade, e a vida! :D

Abraço a quem é decente.
Este prof godin e de uma arrogancia estraordinariaa....

Sente se superior fala das putas e drogas como se fosse um problema unico do Porto...

É capaz de sentir orgulho pelas republicas de Coimbra... Onde putas e drogas n devem faltar.....

É evidente que não conhece o Porto mas aclama-se um homem extremamente culto...

Eu vivo na periferia tenhu orgulho do metro como é obvio, iria sentir o q?? repulsa.... Ah e tal o metro n serve para nada...

O prof tem que medir as suas palavras e n deixar que essa arrogancia fale mais alto que a sua razao...
Há um ranking que coloca a UP entre as 100 melhores do Mundo (nos ultimos lugares destes 100, diga-se), e nenhuma outra U. portuguesa fica sequer nos 200 melhores.

Por aqui se pode ver, valendo esse ranking o que vale, o prestigio mundial da UP :)

independentemente do posto mundial, uma coisa é certa: a UP é uma excelente universidade, e também a que alberga mais alunos.
daniel nem sei pa k foste tao bruto.

eu disse que foi o ranking mundial das universidades a dizer isso, e não eu... por isso o que adianta para este tema aquilo que eu acho ou não?

Eu nem ando na UP. Estive no ISMAI, e talvez vá para a Católica.
Este quote não tem a ver com isso, mas vejam. Irei por outros quotes À frente que têm a ver com isso:

Universidades em ranking de visibilidade na Internet

A Universidade do Porto ocupa a 96ª posição no Top 100 da Europa. Os três primeiros lugares do ranking mundial da Webometrics são ocupados por universidades norte-americanas.

O ranking elaborado semestralmente pela Webometrics a três mil instituições de Ensino Superior, coloca a Universidade do Porto na lista das 100 universidades europeias com maior visibilidade e presença na Internet. Os dois primeiros lugares do Top 500 do continente europeu são ocupados por duas universidades britânicas, a Universidade de Cambridge e a Universidade de Oxford.

Além da Universidade do Porto, no ranking da Europa, figuram ainda a Técnica de Lisboa na 123ª posição, a Universidade de Coimbra na 144ª, a Universidade do Minho na 211ª, a Nova de Lisboa na 217ª e da Universidade de Lisboa na 231ª.

Da lista das 500 mais presentes na Internet consta ainda a Universidade de Aveiro, que ocupa o 328º lugar, a de Évora no 411º, a da Beira Interior no 475º e a do Algarve no 490º.

A nível mundial, são as universidades americanas que surgem nos dez primeiros lugares. No topo está a Universidade da Califórnia, em Berkeley. Segue-se a Universidade de Harvard e o MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

O Webometrics é um projecto do Centro de Información y Documentación Cientifica espanhol e publica semestralmente o ranking, que engloba três mil instituições académicas de todo o mundo.

Tendo como base indicadores da Internet, é avaliado o impacto das universidades na rede, através do volume de material publicado online e do número de ligações a artigos. Trata-se de um estudo quantitativo em que se aplica à Internet a análise bibliométrica de artigos e citações, feita normalmente com publicações científicas.

Universidade do Porto também se destaca no ranking 4ICU

A instituição da Invicta é também líder entre as portuguesas num outro ranking de popularidade, o 4ICU. Em Portugal, surge à frente da Universidade de Coimbra, da Técnica de Lisboa, da Universidade do Minho e da Nova de Lisboa. À escala europeia, a Universidade do Porto surge na 55ª posição sendo a única portuguesa entre as 100 mais populares do Velho Continente.

O 4ICU mede o número de visitas das universidades na Internet e no estudo figuram sete mil instituições de Ensino Superior de 200 países.

Os dois rankings mundiais, elaborados pela Webometrics e pelo 4ICU, são dominados pelas universidades norte-americanas da California, de Stanford, do MIT e Harvard, enquanto que a nível europeu são as instituições britânicas que surgem no topo da tabela.

outro quote que vi interessante:

Neste Ranking, Portugal surge no 27.º lugar (com 4 universidades nas primeiras 500 posições). A Universidade do Minho na quarta posição a nível nacional, ocupa a 500.ª posição mundial e 211.º lugar europeu. A UMinho tem à sua frente a Universidade do Porto que ocupa a posição 264.ª do World Rank e o lugar 93 na Europa, a Universidade Técnica de Lisboa que está no 343.º lugar mundial e 139.ª posição europeia, a Universidade do Coimbra que ocupa a 400.ª posição mundial e o lugar 162 na Europa.

Enfim... estas merdas valem o que valem.... mas a UP parece em kkr coisa que se leia integrar as 100melhores universidades da Europa. :) E é a única tuga nessa posição.
Prof: Se há pessoa bem viajada por Portugal, e que já fez alguns threads de fora da sua cidade, fui eu. Gosto muito de Portugal e defendo muito Portugal.

E como dizes, a vivência neste fórum deixou-nos perceber a arrogância e prepotência de alguns, e como tal outros levaram por tabela e puseram-se à defesa. :eek:kay: Como já disse, este tipo de debate não é o tipo de debate que eu faço ou aprecio para fazer regularmente. Falo um pouco destas coisas por aqui, e só. O que é certo é que há muitas mesquenhices vindas de muito lado, e sempre que podem tentam tirar mérito a quem o tem. Esteja-se a falar do Porto, Coimbra ou outra cidade qualquer.
Portugal não é o Porto.

Mas o Porto é e será sempre o centro principal da zona mais populosa do país. A zona que alberga 35% da população em 5% da área. Só isto confere a capitalidade, centralidade e influência que o Porto irá ter para sempre neste país. E agora que a cidade sofre um crescimento abrupto a nível infraestrutural, este poder, ou potência, ficarão cada vez mais patentes a cada ano que passa, a cada década que sucede.

Quem não gosta do Porto, e está nesse direito naturalmente, terá sempre de aceitar esta realidade.

Agora chamar Coimbra de não sei o quê a que não. Coimbra é uma cidade com orgulho, e numa escala bem mais pequena, tem a sua capitalidade. É talvez a única cidade com capitalidade neste país, além do Porto e de Lisboa. Pena que os colossos nacionais cada vez se distanciam mais do resto do país, e a arrogância lisboeta gostaria de ver o resto no fundo, até o Porto. É claro que isso nunca irão ter... mas quanto ao resto, já esteve mais longe de estar no fundo.

O que eu me pasmo é como é que há pessoas outside Porto, mais anti-Porto do que anti-Lisboa. É por ser a cidade que não é capital, que tem influência de capital? Lembrem-se, o Porto tem cariz e poder de capital, mas infelizmente não é lá que está o governo. E o governo, foi quem colocou o país assim, e quem puxou para baixo as cidades restantes. O Porto sempre lutou por este país, com uma dose de portocentrismo é certo, mas sempre lutou pelo país.
1 - 13 of 13 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.