SkyscraperCity Forum banner

Rio ataca investimentos em Lisboa e falta deles no Porto e Norte

6855 101
Pergunto eu: como se pode ter deixado chegar isto a este ponto?!
presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, criticou, anteontem à noite, a quantidade de investimentos que o Governo de José Sócrates está a preparar para a região de Lisboa, em contraste com a escassez que considera vigorar no Norte do país. "Há anos que acontecem coisas destas, mas agora exagerou-se um pouco", lamentou Rui Rio durante uma intervenção na Assembleia Municipal do Porto.

"O país discutiu o novo aeroporto, depois começou-se a discutir a nova travessia sobre o Tejo, antes tínhamos discutido o TGV e em particular a ligação Lisboa-Madrid e agora temos a frente ribeirinha com mais 400 milhões de euros", desfiou o presidente da Câmara do Porto. Sobre a frente ribeirinha de Lisboa, o edil estabeceleu mesmo uma comparação: "No caso da baixa do Porto, o que há é 60 por cento do capital de SRU [Sociedade de Reabilitação Urbana]. Acho que isto é uma disparidade brutal", enfatizou.

Partindo ainda do princípio que o Turismo de Portugal irá comparticipar com 70 milhões de euros no projecto para a frente ribeirinha da capital, Rui Rio ironizou: "Quantos anos são necessários para o Turismo de Portugal dar 70 milhões de euros ao Porto? Se calhar, 70 anos."

O autarca avisou que "se não há mais investimento no Norte do país, o país perde como um todo", e também não vê vantagens para os lisboetas resultantes destas opções de investimento público. "Quanto mais dinheiro atiram lá para cima, pior é a qualidade de vida em Lisboa", apreciou.

Já na qualidade de presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio avisou ainda que vai dar mais algum tempo para o novo conselho de administração da Metro do Porto se poder inteirar de todos os dossiers, mas, findo esse prazo, exige saber se os investimentos previstos ao nível da 2.ª fase de expansão da rede vão avançar ou não. "Mais um mês ou dois e é preciso saber se temos obra ou não, mais um tempo e nós temos que questionar isso."

A intervenção de Rui Rio mereceu uma réplica veemente e algo indignada por parte de Artur Ribeiro, deputado municipal da CDU. "O senhor presidente devia usar o seu peso institucional para fazer estas reclamações publicamente", começou por desafiar Artur Ribeiro.

"O tratamento que dão ao Norte é uma vergonha e o senhor está sempre calado! Eu acho que devia dizer ao Governo que trate o Porto e o Norte com a dignidade que merecem", insistiu. No entanto, na opinião do eleito comunista, Rui Rio "conforma-se, não tem ambição".
1 - 6 of 6 Posts
e o tejinho teve um orgasmo..
..deve ser por isso que o ensino português anda pelas ruas da amargura.. a melhor universidade do país é rotulada de pequena e decadente.. ou serão apenas opiniões como estas as provincianas e decadentes?.. :lol:
isto numa pequena e provinciana universidade?! que já não é decadente, por não ter onde mais cair...
Mais antiga sim.... Mais historica sim... Mais beleza arquitectonica sim...

Agora os ultimos ranking internacionais n dizem isso
pois, eu nem sequer me fiava nos ranking internacionais, mas no "know how" nacional.
:yes: é a mais antiga.. a mais histórica.. provavelmente a mais bonita.. agora rankings, há para todos os gostos.. eu gosto deste:


epah.. pode até nem ser a melhor entre as melhores.. mas por favor, chamar pequena e provinciana? a uma universidade com mais de 20.000 alunos? com acordos deste tipo:

O Centro de Simulação Biomédica dos Hospitais da Universidade de Coimbra e o Harvard Center for Medical Simulation, nos EUA, têm em estudo a elaboração de um protocolo de cooperação que garanta as melhores práticas educacionais na área da simulação médica de cuidados críticos de saúde.

O programa educacional e de intercâmbio em curso, que tem o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, prevê a formação específica de médicos dos HUC, no Centro de Simulação de Harvard e em Centros afiliados na Europa, além do acompanhamento do projecto de instalação do Centro de Simulação nos HUC.

O desenho de um protocolo de colaboração plurianual entre estes Centros é desejado pelo director do Serviço de Anestesiologia, José Nunes, que destaca a «qualidade e experiência de 15 anos» do Centro de Harvard, considerado o «parceiro ideal para ajudar a fazer do nosso projecto uma referência nacional de inovação médica e educacional».

Os HUC assinaram, em Novembro último, um Protocolo de Desenvolvimento de um Centro de Simulação Biomédica com a Fundação Gulbenkian e a Fundação EDP, com a dotação de 400.000 euros para a aquisição dos equipamentos de simulação médica, em curso nos HUC.
fonte
ou dizer que já nem é decadente, por não ter onde mais cair.. :eek:hno: são palavras de desprezo por alguém cuja únicas razões que vejo sejam inveja.. ou algum complexo.. não sei :dunno:

mas para uma universidade decadente, esta até nem está mt mal:
..parece que existe algum know-how..

e está tão, mas tão decadente, que um ano após abrir um Museu esse mesmo Museu ganha logo um prémio a nível europeu:
O melhor museu do ano dedicado à ciência e à técnica

A Universidade de Coimbra tem o melhor museu europeu na vertente dedicada à ciência, técnica e indústria. Ontem à noite, em Dublin, Irlanda, recebeu o prémio Michelleti Award
«É uma honra», reconheceu ao Diário de Coimbra Paulo Gama da Mota, ainda em Dublin. Para o director e professor de biologia, o Michelleti Award «é o reconhecimento pelo trabalho de recuperação do antigo Laboratório Chimico, e um grande estímulo para a continuação do trabalho em prol da divulgação da ciência».
Em 2007, o Centro de Emigração Alemã, em Bremerhaven, foi o eleito pelo EFM, juntando o seu nome à lista de quase 1500 espaços museológicos galardoados, onde se inclui o Museu de Guggenheim em Bilbao (Espanha) ou o Museu Olímpico em Lausanne (Suíça).

fonte
..critiquem o que quiserem, como quiserem.. mas sejam justos nas críticas.. nós não precisamos dizer que estiveram 350 mil estudantes num cortejo da Queima das Fitas para dar a ideia que a universidade é grande..
mas aqui ninguém falou na UP.. ninguém disse que era boa ou má.. apenas contestei a opinião do peter..

e, já agora, peter.. diz-me uma coisa.. és docente?.. és investigador?.. és patrão?.. é que se fores um "vulgar" licenciado que apenas estudou na UP, como é que sabes avaliar o know-how de outras instituições das quais não sabes NADA? ;)
Por aqui se pode ver, valendo esse ranking o que vale, o prestigio mundial da UP :)
E quem disse que o prof é/foi professor na UC?.. existem outras instituições de ensino em Coimbra.. inclusive de arquitectura.. ;)

além do mais (não tou a dizer que tenhas sido tu herrmando) mas não entendo porque raio hão-de atacar pessoalmente uma pessoa que expôs a sua opinião.. isto não é um fórum? o objectivo não é esse? Se não concordam então contradigam o que ele diz com argumentos válidos, não é com ataques pessoais que se ganha a razão ;)
Acho que estão a ser injustos para com a Universidade de Coimbra só por causa do Prof. Acredito q a UC seja a melhor universidade do país em várias áreas, e noutras esteja no top. Arquitectura n será uma delas, mas pronto :lol:
:sly: eu? fui bruto ctg?.. onde? ..só respondi ao peter.. :dunno: é que sinceramente não me interessa se a UC é a 139 a nivel europeu e a UP 67.. tanto me faz.. não acho de bom tom é insultarem uma instituição quando não se sabe bem do que se está a falar.. ou a falar apenas com preconceito..
daniel nem sei pa k foste tao bruto.
1 - 6 of 6 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top