…eu já meti aqui a minha opinião fundamentada sobre a sociedade do Porto, e só do Porto, que conheço bem…embora já não me lembre em que thread…
…eu rio-me sobretudo no vosso elogio ao mundo dos negócios…não existe zona do país onde a corrupção ligada a um aparente empreendedorismo seja tão generalizada…não existem direitos; tratam mal os funcionários…é o país dos patrões todo poderosos…
…na sua grande maioria…não quer dizer que são todos (já pareço o Daniel—PT)…sobretudo vocês não têm capacidade de autocrítica…se for do Porto é tudo bom…
…não vou ser extensivo, para não ofender excessivamente ninguém. Não é essa a minha intenção…
…mas do verbejar do seu povo…à miséria existente…enfim falando do que é notório e visível…não encontro grandes razões de vaidade…
…a miséria evidente que existe no Porto, dos bairros históricos ás suas "ilhas", não existe na maior parte do país…
…por outro lado, ostentação de riqueza como no Porto, também não existe na maior parte do país…
…quando eu fui viver para o Porto no final nos anos 70, o Porto era uma vergonha…rural…miserável…mal-criado…arrogante…as ruas estavam todas esburacadas e em nada fazia lembrar uma grande cidade…eu lembro-me de pensar que se tratava de um grande conjunto de aldeias…absolutamente rurais onde até caminhos (veredas…) desertas existiam…
…depois existia o centro, num estado de conservação indescritível, (que aliás pese o neguem ainda existe…), droga, muita droga, os meliantes, as peixeiras, enfim…nada de que se podesse gostar…pitoresco, sem dúvida…mas eu já conhecia um pouco da europa…
…na sua cultura o que mais me impressionou foi a completa ausência de interesse sobre o sul do país e sobre a Europa…desprezo mesmo…
…das poucas vezes em que se fez visitas de estudo a Lisboa, que englobava os estudantes de belas artes, meia hora depois de se partir já estava tudo gansado ou bêbado…muitos voltaram de comboio no mesmo dia…noite de bebedeira e manhã a ressacar…
…noite?…nada…meia dúzia de discotecas, umas casas de putas ranhosas…o deserto…
…a Foz era o que era…uma aldeia de pescadores que avançava para Matosinhos num bairro de grandes casarões abandonados, decrépito…não existiam os bares das praias…limitando-se a ter no final da Avenida de Montevideu uma zona de prostituição homossexual a que se seguia uma zona de prostituição feminina e alguns travestis…
…nesse tempo (agora dizem que não??) estava sempre a chover de inverno (salvo janeiro) e no verão estava nevoeiro e frio (eu vivia na Foz do Douro)…
…os arranjos das marginais não existiam; os arranjos urbanos não existiam; a animação da noite não existia; a casa da Musica não existia; Serralves estava fechado…e o interior do Porto, tal como no resto do país, estava destruído pelos patos…também não existiam autoestradas nem vias rápidas, nem shopings (salvo o Boavista e o Dalas, construído à época)…
…Gaia era um caos meio urbanizado e Matosinhos tinha fechado para obras…Na zona de Leça…nada tirando as piscinas e o pavilhão de chá do Siza…
…resumindo…a cidade do Porto teve uma grande evolução nas suas infraestruturas, pintou a cara e evoluiu um pouco…mas as mentalidades…