SkyscraperCity Forum banner

Rio ataca investimentos em Lisboa e falta deles no Porto e Norte

6880 Views 101 Replies 21 Participants Last post by  pedrodepinto
Pergunto eu: como se pode ter deixado chegar isto a este ponto?!
presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, criticou, anteontem à noite, a quantidade de investimentos que o Governo de José Sócrates está a preparar para a região de Lisboa, em contraste com a escassez que considera vigorar no Norte do país. "Há anos que acontecem coisas destas, mas agora exagerou-se um pouco", lamentou Rui Rio durante uma intervenção na Assembleia Municipal do Porto.

"O país discutiu o novo aeroporto, depois começou-se a discutir a nova travessia sobre o Tejo, antes tínhamos discutido o TGV e em particular a ligação Lisboa-Madrid e agora temos a frente ribeirinha com mais 400 milhões de euros", desfiou o presidente da Câmara do Porto. Sobre a frente ribeirinha de Lisboa, o edil estabeceleu mesmo uma comparação: "No caso da baixa do Porto, o que há é 60 por cento do capital de SRU [Sociedade de Reabilitação Urbana]. Acho que isto é uma disparidade brutal", enfatizou.

Partindo ainda do princípio que o Turismo de Portugal irá comparticipar com 70 milhões de euros no projecto para a frente ribeirinha da capital, Rui Rio ironizou: "Quantos anos são necessários para o Turismo de Portugal dar 70 milhões de euros ao Porto? Se calhar, 70 anos."

O autarca avisou que "se não há mais investimento no Norte do país, o país perde como um todo", e também não vê vantagens para os lisboetas resultantes destas opções de investimento público. "Quanto mais dinheiro atiram lá para cima, pior é a qualidade de vida em Lisboa", apreciou.

Já na qualidade de presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio avisou ainda que vai dar mais algum tempo para o novo conselho de administração da Metro do Porto se poder inteirar de todos os dossiers, mas, findo esse prazo, exige saber se os investimentos previstos ao nível da 2.ª fase de expansão da rede vão avançar ou não. "Mais um mês ou dois e é preciso saber se temos obra ou não, mais um tempo e nós temos que questionar isso."

A intervenção de Rui Rio mereceu uma réplica veemente e algo indignada por parte de Artur Ribeiro, deputado municipal da CDU. "O senhor presidente devia usar o seu peso institucional para fazer estas reclamações publicamente", começou por desafiar Artur Ribeiro.

"O tratamento que dão ao Norte é uma vergonha e o senhor está sempre calado! Eu acho que devia dizer ao Governo que trate o Porto e o Norte com a dignidade que merecem", insistiu. No entanto, na opinião do eleito comunista, Rui Rio "conforma-se, não tem ambição".
1 - 6 of 6 Posts
é só para informar que ele é
- presidente da CMP e presidente da JMP representando nada mais nada menos menos que 14 municípios e quase 2 milhões de pessoas. E, é facil ver quando ele distinguir quando fala de uma e de outra forma conforme o caargo. Nota-se que ele tenta fazer a distinção, por exemplo quando fala do aeroporto, logicamente não fala como presidente da CMP, mas como presidente da JMP. Por acaso reparo nisso e acho bem ele tentar separar as coisas para bom entendedor.
LOL. e?!...
lol. O Rio que se cuide e guarde bem a retaguarda quando for a caminhar pelas estreitas e serpenteantes ruelas da ribeira, nao vá estar lá o alentejolover à espera dele nalgum canto.
e o tejinho teve um orgasmo..
LOL. A idade tem destas coisas. Como se costuma dizer, se o prof Godin nao tivesse nascido tinha sido inventado.

E, quem você é... para além de ser professor, profissão hoje igual ao proletariado que protestam nas ruas por melhores salarios, isto numa pequena e provinciana universidade?! que já não é decadente, por não ter onde mais cair...

Quem é o senhor que tanto fala sem conhecer sem saber, mas tentando iludir os outros de que sabe e que conhece?
…onde vives, ó Portvscalem…quem és…o que fazes…que cultura tens…que experiência de vida tens, para além de teres nascido, eventualmente, na área metropolitana do Porto…
Eu não nasci lá, mas logo depois de nascer tive complicações, e mal nasci fui logo pro São João =D >Por um bocadinho assim e uns bons aninhos (7 prai), quase nos encontrávamos!


Nascido no Hospital de São João, naturalizado em Ramalde, apartamento na Boavista e na Senhora da Hora :eek:kay:
(já agora, só pelo facto de considerares a Senhora da Hora um subúrbio se nota a tua forma de pensar retrógada. Senhora da Hora é uma zona do Porto, como Massarelos ou Miragaia.
Ele não conhece a Senhora da Honra actual, pode em 1512 ter ido à senhora da Hora, mas como deves calcular, não tem a nada a ver com a senhora da hora actual. logo estás a perder o teu tempo a falar com quem desconhece. O unico problema é passar a ignorância dele a quem não conhece e achar que ele fala verdade. Porque de resto penso que nem te deverias preocupar com o que ele diz ou deixa de dizer.

O Porto está acima de tudo associado ao luxo, ou então a uma pobreza mais recôndita, por vezes À vista em zonas importantes da cidade como a Baixa. Mas cá entre nós, isso é aquilo que também vi em Coimbra :p E há nas grandes cidades em geral (não que Coimbra seja uma grande cidade claro))
É um bocado diferente, visto que Coimbra não é uma cidade metropolitana, logo terá todas as classes, o município do Porto, ou é muito rico ou muito pobre, já os concelhos limítrofes (com excepção de zonas de Gaia e a zona do canal do metro entre a Maia e Matosinhos) são uma legião completa de classe média que abafa todas as outras classes. Isto são dados do INE e não apenas suposições.

A ti o que fundamentalmente te irrita é a forma orgulhosa como falamos :lol: querias que não tivéssemos orgulho sincero em nós próprios, mas temos, e temos razões para tal! :lol: E tu engoles, ou calaste e bazas daqui :) Peço desculpa pelo tom, mas estás a ofender a minha cidade com a tua inveja, e isso não é de facto do meu agrado.
Não é nadaa, o que lhe irrita é a individualidade das pessoas e coisas como o "porto é uma naçom".

Melhor nao sei

Mais antiga sim.... Mais historica sim... Mais beleza arquitectonica sim...

Agora os ultimos ranking internacionais n dizem isso
pois, eu nem sequer me fiava nos ranking internacionais, mas no "know how" nacional.
1 - 6 of 6 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top