SkyscraperCity Forum banner

Rio ataca investimentos em Lisboa e falta deles no Porto e Norte

6933 Views 101 Replies 21 Participants Last post by  pedrodepinto
presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, criticou, anteontem à noite, a quantidade de investimentos que o Governo de José Sócrates está a preparar para a região de Lisboa, em contraste com a escassez que considera vigorar no Norte do país. "Há anos que acontecem coisas destas, mas agora exagerou-se um pouco", lamentou Rui Rio durante uma intervenção na Assembleia Municipal do Porto.

"O país discutiu o novo aeroporto, depois começou-se a discutir a nova travessia sobre o Tejo, antes tínhamos discutido o TGV e em particular a ligação Lisboa-Madrid e agora temos a frente ribeirinha com mais 400 milhões de euros", desfiou o presidente da Câmara do Porto. Sobre a frente ribeirinha de Lisboa, o edil estabeceleu mesmo uma comparação: "No caso da baixa do Porto, o que há é 60 por cento do capital de SRU [Sociedade de Reabilitação Urbana]. Acho que isto é uma disparidade brutal", enfatizou.

Partindo ainda do princípio que o Turismo de Portugal irá comparticipar com 70 milhões de euros no projecto para a frente ribeirinha da capital, Rui Rio ironizou: "Quantos anos são necessários para o Turismo de Portugal dar 70 milhões de euros ao Porto? Se calhar, 70 anos."

O autarca avisou que "se não há mais investimento no Norte do país, o país perde como um todo", e também não vê vantagens para os lisboetas resultantes destas opções de investimento público. "Quanto mais dinheiro atiram lá para cima, pior é a qualidade de vida em Lisboa", apreciou.

Já na qualidade de presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio avisou ainda que vai dar mais algum tempo para o novo conselho de administração da Metro do Porto se poder inteirar de todos os dossiers, mas, findo esse prazo, exige saber se os investimentos previstos ao nível da 2.ª fase de expansão da rede vão avançar ou não. "Mais um mês ou dois e é preciso saber se temos obra ou não, mais um tempo e nós temos que questionar isso."

A intervenção de Rui Rio mereceu uma réplica veemente e algo indignada por parte de Artur Ribeiro, deputado municipal da CDU. "O senhor presidente devia usar o seu peso institucional para fazer estas reclamações publicamente", começou por desafiar Artur Ribeiro.

"O tratamento que dão ao Norte é uma vergonha e o senhor está sempre calado! Eu acho que devia dizer ao Governo que trate o Porto e o Norte com a dignidade que merecem", insistiu. No entanto, na opinião do eleito comunista, Rui Rio "conforma-se, não tem ambição".
Pergunto eu: como se pode ter deixado chegar isto a este ponto?!
See less See more
81 - 100 of 102 Posts
Nascido no Hospital de São João, naturalizado em Ramalde, apartamento na Boavista e na Senhora da Hora :eek:kay:
Eu não nasci lá, mas logo depois de nascer tive complicações, e mal nasci fui logo pro São João =D >Por um bocadinho assim e uns bons aninhos (7 prai), quase nos encontrávamos!

(já agora, só pelo facto de considerares a Senhora da Hora um subúrbio se nota a tua forma de pensar retrógada. Senhora da Hora é uma zona do Porto, como Massarelos ou Miragaia.
Ele não conhece a Senhora da Honra actual, pode em 1512 ter ido à senhora da Hora, mas como deves calcular, não tem a nada a ver com a senhora da hora actual. logo estás a perder o teu tempo a falar com quem desconhece. O unico problema é passar a ignorância dele a quem não conhece e achar que ele fala verdade. Porque de resto penso que nem te deverias preocupar com o que ele diz ou deixa de dizer.

O Porto está acima de tudo associado ao luxo, ou então a uma pobreza mais recôndita, por vezes À vista em zonas importantes da cidade como a Baixa. Mas cá entre nós, isso é aquilo que também vi em Coimbra :p E há nas grandes cidades em geral (não que Coimbra seja uma grande cidade claro))
É um bocado diferente, visto que Coimbra não é uma cidade metropolitana, logo terá todas as classes, o município do Porto, ou é muito rico ou muito pobre, já os concelhos limítrofes (com excepção de zonas de Gaia e a zona do canal do metro entre a Maia e Matosinhos) são uma legião completa de classe média que abafa todas as outras classes. Isto são dados do INE e não apenas suposições.

A ti o que fundamentalmente te irrita é a forma orgulhosa como falamos :lol: querias que não tivéssemos orgulho sincero em nós próprios, mas temos, e temos razões para tal! :lol: E tu engoles, ou calaste e bazas daqui :) Peço desculpa pelo tom, mas estás a ofender a minha cidade com a tua inveja, e isso não é de facto do meu agrado.
Não é nadaa, o que lhe irrita é a individualidade das pessoas e coisas como o "porto é uma naçom".

Melhor nao sei

Mais antiga sim.... Mais historica sim... Mais beleza arquitectonica sim...

Agora os ultimos ranking internacionais n dizem isso
pois, eu nem sequer me fiava nos ranking internacionais, mas no "know how" nacional.
See less See more
Mais antiga sim.... Mais historica sim... Mais beleza arquitectonica sim...

Agora os ultimos ranking internacionais n dizem isso
pois, eu nem sequer me fiava nos ranking internacionais, mas no "know how" nacional.
:yes: é a mais antiga.. a mais histórica.. provavelmente a mais bonita.. agora rankings, há para todos os gostos.. eu gosto deste:

epah.. pode até nem ser a melhor entre as melhores.. mas por favor, chamar pequena e provinciana? a uma universidade com mais de 20.000 alunos? com acordos deste tipo:

O Centro de Simulação Biomédica dos Hospitais da Universidade de Coimbra e o Harvard Center for Medical Simulation, nos EUA, têm em estudo a elaboração de um protocolo de cooperação que garanta as melhores práticas educacionais na área da simulação médica de cuidados críticos de saúde.

O programa educacional e de intercâmbio em curso, que tem o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, prevê a formação específica de médicos dos HUC, no Centro de Simulação de Harvard e em Centros afiliados na Europa, além do acompanhamento do projecto de instalação do Centro de Simulação nos HUC.

O desenho de um protocolo de colaboração plurianual entre estes Centros é desejado pelo director do Serviço de Anestesiologia, José Nunes, que destaca a «qualidade e experiência de 15 anos» do Centro de Harvard, considerado o «parceiro ideal para ajudar a fazer do nosso projecto uma referência nacional de inovação médica e educacional».

Os HUC assinaram, em Novembro último, um Protocolo de Desenvolvimento de um Centro de Simulação Biomédica com a Fundação Gulbenkian e a Fundação EDP, com a dotação de 400.000 euros para a aquisição dos equipamentos de simulação médica, em curso nos HUC.
fonte
ou dizer que já nem é decadente, por não ter onde mais cair.. :eek:hno: são palavras de desprezo por alguém cuja únicas razões que vejo sejam inveja.. ou algum complexo.. não sei :dunno:

mas para uma universidade decadente, esta até nem está mt mal:
..parece que existe algum know-how..

e está tão, mas tão decadente, que um ano após abrir um Museu esse mesmo Museu ganha logo um prémio a nível europeu:
O melhor museu do ano dedicado à ciência e à técnica

A Universidade de Coimbra tem o melhor museu europeu na vertente dedicada à ciência, técnica e indústria. Ontem à noite, em Dublin, Irlanda, recebeu o prémio Michelleti Award
«É uma honra», reconheceu ao Diário de Coimbra Paulo Gama da Mota, ainda em Dublin. Para o director e professor de biologia, o Michelleti Award «é o reconhecimento pelo trabalho de recuperação do antigo Laboratório Chimico, e um grande estímulo para a continuação do trabalho em prol da divulgação da ciência».
Em 2007, o Centro de Emigração Alemã, em Bremerhaven, foi o eleito pelo EFM, juntando o seu nome à lista de quase 1500 espaços museológicos galardoados, onde se inclui o Museu de Guggenheim em Bilbao (Espanha) ou o Museu Olímpico em Lausanne (Suíça).

fonte
..critiquem o que quiserem, como quiserem.. mas sejam justos nas críticas.. nós não precisamos dizer que estiveram 350 mil estudantes num cortejo da Queima das Fitas para dar a ideia que a universidade é grande..
See less See more
Há um ranking que coloca a UP entre as 100 melhores do Mundo (nos ultimos lugares destes 100, diga-se), e nenhuma outra U. portuguesa fica sequer nos 200 melhores.

Por aqui se pode ver, valendo esse ranking o que vale, o prestigio mundial da UP :)

independentemente do posto mundial, uma coisa é certa: a UP é uma excelente universidade, e também a que alberga mais alunos.
See less See more
Eu nao axo nem pequena nem provinciana e um optima universidade....

Pelo que sei....tem uma projecção internacional...

É mitica qual e o estudante que nao gostava de tar em coimbra?? embora pouco conheça da cidade....
Acho que estão a ser injustos para com a Universidade de Coimbra só por causa do Prof. Acredito q a UC seja a melhor universidade do país em várias áreas, e noutras esteja no top. Arquitectura n será uma delas, mas pronto :lol:
…vocês, os fundamentalistas do Porto, gostam mesmo é da peixeira malcriada o do verbejar sempre com o "caral*o" na boca…da miséria do bairro da Sé, da droga nas ruas, dos bairros degradados, de mijar na rua…do Pinto da Costa e das suas putas…do Major e da sua máfia…não têm critério nem discernimento…seja do Porto é bom…depois moram nas periferias…e o metro é uma fascinação…
Vamos lá reconverter esta frase do Prof. que parou no tempo, que se enquadrada com meu trabalho, ligado à 2ª maior empresa de transportes da area metropolitana do Porto, que descreve de forma clara o tratamento do Governo perante esta região;

"…vocês, os fundamentalistas do Ministério de obras publicas, transportes e comunicações, gostam mesmo é de que vos façam toda a papinha dos projectos de execução, apesar do vosso verbejar de que nunca têm dinheiro disponivel para levar obra avante, a miséria do nem sequer saber interpretar uma planta parcelar, é pior do que a droga nas ruas, dos bairros degradados, de mijar na rua que infelizmente existe em qualquer urbe do Mundo digna desse nome…dos acessores do Ministério dos transportes que pedem secretarias fazendo delas as suas putas…dos engenheiros do Ministério e das suas máfias…não têm critério nem discernimento, o que vence é quem lhes paga e unta as suas maozinhas…e olhem lá que nem são do Porto ... depois moram Capital do Burgo…e o resto é provincia…"

Infelizmente é com este tipo de mentecaptos que tenho de lidar diariamente. Como tal, não surpreende as palavras que por aqui vou lendo. Gente que se advoga com uma moralidade e integridade superior, com um conhecimento impirico acima de qualquer duvida. Chamam-se Narcisos e olham-se com muita frequência ao espelho.
See less See more
Vah a universidade de coimbra, é uma referência, não é preciso retirar mérito a quem o tem.....

Quase toda a gente no porto tem consciência que a cidade tem montes de problemas...

Mas tb dizemos que nos cabe a nós resolver esses problemas, que nos cabe a nós definir até que ponto certa característica é um problema.....

Isso cabe-nos a nós.....

Básicamente quem defende a regionalização defende a emancipação de uma região.... direito absolutamente legítimo, que espero que se concretize....

A bem da Nação!
See less See more
Por aqui se pode ver, valendo esse ranking o que vale, o prestigio mundial da UP :)
mas aqui ninguém falou na UP.. ninguém disse que era boa ou má.. apenas contestei a opinião do peter..

e, já agora, peter.. diz-me uma coisa.. és docente?.. és investigador?.. és patrão?.. é que se fores um "vulgar" licenciado que apenas estudou na UP, como é que sabes avaliar o know-how de outras instituições das quais não sabes NADA? ;)
See less See more
Acho que estão a ser injustos para com a Universidade de Coimbra só por causa do Prof. Acredito q a UC seja a melhor universidade do país em várias áreas, e noutras esteja no top. Arquitectura n será uma delas, mas pronto :lol:
E quem disse que o prof é/foi professor na UC?.. existem outras instituições de ensino em Coimbra.. inclusive de arquitectura.. ;)

além do mais (não tou a dizer que tenhas sido tu herrmando) mas não entendo porque raio hão-de atacar pessoalmente uma pessoa que expôs a sua opinião.. isto não é um fórum? o objectivo não é esse? Se não concordam então contradigam o que ele diz com argumentos válidos, não é com ataques pessoais que se ganha a razão ;)
See less See more
daniel nem sei pa k foste tao bruto.

eu disse que foi o ranking mundial das universidades a dizer isso, e não eu... por isso o que adianta para este tema aquilo que eu acho ou não?

Eu nem ando na UP. Estive no ISMAI, e talvez vá para a Católica.
See less See more
…Obrigado Daniel…
…a realidade da vida vai mudando a perspectiva e os olhos do que se vê…e como se vê…
…Coimbra é o meu mundo dos afectos, da família e dos amigos…mas tenho outros,…o meu Algarve, o meu Porto, a minha Lisboa, Veneza, Paris, Poznan…etc…lugares onde vou quando posso…realidades muito diferentes…assim desenvolvi um sentido crítico…
…eu não defendi aqui nem Coimbra nem Lisboa…lá por ser de Coimbra não a considero a melhor cidade do mundo…o mesmo da minha família, amigos e país…

…nós aqui no forum, especialmente no meu caso que não conheço pessoalmente ninguém, vamos desenvolvendo simpatias pelas palavras, threads, postes, etc…e também temos uns lobys locais e interesses particulares que nos unem ou que nos afastam…a gente sabe quem são os amigos…e brincamos uns com os outros…

…acontece ás vezes que tanta asneira se diz por aqui, que a pessoa resolve intervir…como o caso do Porto, cidade e cultura que eu conheço muito bem…

…também existe uma diferença natural de idades e formações, estratos sociais muito diferentes, etc…anda cá agora um com 13 anos…nós, no meu tempo, éramos educados na defesa de Portugal como um todo (incluindo colónias) o que nos dava um forte sentido de identidade nacional…que de facto se perdeu…:):):):cheers:
See less See more
Este quote não tem a ver com isso, mas vejam. Irei por outros quotes À frente que têm a ver com isso:

Universidades em ranking de visibilidade na Internet

A Universidade do Porto ocupa a 96ª posição no Top 100 da Europa. Os três primeiros lugares do ranking mundial da Webometrics são ocupados por universidades norte-americanas.

O ranking elaborado semestralmente pela Webometrics a três mil instituições de Ensino Superior, coloca a Universidade do Porto na lista das 100 universidades europeias com maior visibilidade e presença na Internet. Os dois primeiros lugares do Top 500 do continente europeu são ocupados por duas universidades britânicas, a Universidade de Cambridge e a Universidade de Oxford.

Além da Universidade do Porto, no ranking da Europa, figuram ainda a Técnica de Lisboa na 123ª posição, a Universidade de Coimbra na 144ª, a Universidade do Minho na 211ª, a Nova de Lisboa na 217ª e da Universidade de Lisboa na 231ª.

Da lista das 500 mais presentes na Internet consta ainda a Universidade de Aveiro, que ocupa o 328º lugar, a de Évora no 411º, a da Beira Interior no 475º e a do Algarve no 490º.

A nível mundial, são as universidades americanas que surgem nos dez primeiros lugares. No topo está a Universidade da Califórnia, em Berkeley. Segue-se a Universidade de Harvard e o MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

O Webometrics é um projecto do Centro de Información y Documentación Cientifica espanhol e publica semestralmente o ranking, que engloba três mil instituições académicas de todo o mundo.

Tendo como base indicadores da Internet, é avaliado o impacto das universidades na rede, através do volume de material publicado online e do número de ligações a artigos. Trata-se de um estudo quantitativo em que se aplica à Internet a análise bibliométrica de artigos e citações, feita normalmente com publicações científicas.

Universidade do Porto também se destaca no ranking 4ICU

A instituição da Invicta é também líder entre as portuguesas num outro ranking de popularidade, o 4ICU. Em Portugal, surge à frente da Universidade de Coimbra, da Técnica de Lisboa, da Universidade do Minho e da Nova de Lisboa. À escala europeia, a Universidade do Porto surge na 55ª posição sendo a única portuguesa entre as 100 mais populares do Velho Continente.

O 4ICU mede o número de visitas das universidades na Internet e no estudo figuram sete mil instituições de Ensino Superior de 200 países.

Os dois rankings mundiais, elaborados pela Webometrics e pelo 4ICU, são dominados pelas universidades norte-americanas da California, de Stanford, do MIT e Harvard, enquanto que a nível europeu são as instituições britânicas que surgem no topo da tabela.

outro quote que vi interessante:

Neste Ranking, Portugal surge no 27.º lugar (com 4 universidades nas primeiras 500 posições). A Universidade do Minho na quarta posição a nível nacional, ocupa a 500.ª posição mundial e 211.º lugar europeu. A UMinho tem à sua frente a Universidade do Porto que ocupa a posição 264.ª do World Rank e o lugar 93 na Europa, a Universidade Técnica de Lisboa que está no 343.º lugar mundial e 139.ª posição europeia, a Universidade do Coimbra que ocupa a 400.ª posição mundial e o lugar 162 na Europa.

Enfim... estas merdas valem o que valem.... mas a UP parece em kkr coisa que se leia integrar as 100melhores universidades da Europa. :) E é a única tuga nessa posição.
See less See more
Prof: Se há pessoa bem viajada por Portugal, e que já fez alguns threads de fora da sua cidade, fui eu. Gosto muito de Portugal e defendo muito Portugal.

E como dizes, a vivência neste fórum deixou-nos perceber a arrogância e prepotência de alguns, e como tal outros levaram por tabela e puseram-se à defesa. :eek:kay: Como já disse, este tipo de debate não é o tipo de debate que eu faço ou aprecio para fazer regularmente. Falo um pouco destas coisas por aqui, e só. O que é certo é que há muitas mesquenhices vindas de muito lado, e sempre que podem tentam tirar mérito a quem o tem. Esteja-se a falar do Porto, Coimbra ou outra cidade qualquer.
See less See more
daniel nem sei pa k foste tao bruto.
:sly: eu? fui bruto ctg?.. onde? ..só respondi ao peter.. :dunno: é que sinceramente não me interessa se a UC é a 139 a nivel europeu e a UP 67.. tanto me faz.. não acho de bom tom é insultarem uma instituição quando não se sabe bem do que se está a falar.. ou a falar apenas com preconceito..
See less See more
Do discurso correcto do prof. existe um ponto bestial.... o Prof. assume-se com mais legitimidade de julgamento sobre o porto que qualquer portuense....

É quase como um português que tenha vivido 7 anos na china se pusesse a criticar o governo chinês....

Muitos forumers do porto possuem sentido crítico, conhecemos realidades distintas, somos viajados ( pelo menos uma grande parte de nós)....

temos consciência dos problemas do porto, tb temos consciência dos progressos conseguidos, e dos que não se conseguem fazer por razões diversas onde se inclui o centralismo.

O que nós fazemos muito, mais que olhar o presente, é, sem nenhum poder na matéria, que não o da simples opinião, pensar o porto, pensar a região norte...

Pensar o Porto ou o Norte implica pensar Portugal, provavelmente estatísticamente temos uma posição contrária à do Prof., mas isso....

Por último, face aos ataques ao porto podemos dizer que a dimensão de uma cidade ultrapassa esses problemas, hoje é assim daqui a cem anos será doutra forma... mas provavelmente lá estará o porto, quiçá com naves a voar, ou o raio, quiçá as pessoas nem precisem de se alimentar, mas lá estará o porto....

o Porto transcende os seus problemas....
See less See more
…que reverie…
este poveiro e demais. chamar coimbra pequena e a universidade de provinciana vivendo na povoa de varzim, cidade desconhecida para os que nao vivem no vale do ave e a ela vao a banhos na sua agua paradisiaca..
…ruben.briosa, não piques o bicho…senão nunca mais ninguém o cala…
Portugal não é o Porto.

Mas o Porto é e será sempre o centro principal da zona mais populosa do país. A zona que alberga 35% da população em 5% da área. Só isto confere a capitalidade, centralidade e influência que o Porto irá ter para sempre neste país. E agora que a cidade sofre um crescimento abrupto a nível infraestrutural, este poder, ou potência, ficarão cada vez mais patentes a cada ano que passa, a cada década que sucede.

Quem não gosta do Porto, e está nesse direito naturalmente, terá sempre de aceitar esta realidade.

Agora chamar Coimbra de não sei o quê a que não. Coimbra é uma cidade com orgulho, e numa escala bem mais pequena, tem a sua capitalidade. É talvez a única cidade com capitalidade neste país, além do Porto e de Lisboa. Pena que os colossos nacionais cada vez se distanciam mais do resto do país, e a arrogância lisboeta gostaria de ver o resto no fundo, até o Porto. É claro que isso nunca irão ter... mas quanto ao resto, já esteve mais longe de estar no fundo.

O que eu me pasmo é como é que há pessoas outside Porto, mais anti-Porto do que anti-Lisboa. É por ser a cidade que não é capital, que tem influência de capital? Lembrem-se, o Porto tem cariz e poder de capital, mas infelizmente não é lá que está o governo. E o governo, foi quem colocou o país assim, e quem puxou para baixo as cidades restantes. O Porto sempre lutou por este país, com uma dose de portocentrismo é certo, mas sempre lutou pelo país.
See less See more
E quem disse que o prof é/foi professor na UC?.. existem outras instituições de ensino em Coimbra.. inclusive de arquitectura..
Foi só para picar, n era para ser levado a sério... ;)
81 - 100 of 102 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.