SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 230 Posts

·
Registered
12,932 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá pessoal, hoje vou postar algumas fotos de obras de ampliação de vias urbanas em Rio Branco (avenidas, ruas, rodovias...). O Governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco continuam com a difícil missão de transformar algumas ruas estreitas, verdadeiras vielas, em vias urbanizadas. Começando pela Av. Ceará, via arterial, que corta a capital acreana no sentido leste-oeste. Aqui uma foto de um longo trecho já duplicado em duas etapas (já mostradas aqui no forum)

Aqui começa o atual trecho em duplicação já chegando no centro da cidade

Vejam a marcação no chão que mostra o quanto será ampliado de cada lado da via

Fotos de imóveis já recuados: casas e lojas que foram demolidas, reconstruídas mais ao fundo do terreno ou para os lados.

Neste terreno uma residência foi completamente demolida. Acredito que não será reconstruída neste local.

Aqui chegando em frente ao hotel e cine João Paulo que perderá parte de sua área de estacionamento

Neste ponto a Av. Ceará cruza com a rua Rio de Janeiro. Não sei se aqui vai ser uma rotatória, área de retorno, estacionamento, enfim.....Mas com certeza o governo vai fazer alguma adptação para preservar essas árvores que ficavam em um quintal bem no centro da cidade

Esta é a Rua Pernambuco, muito estreita e que liga a extensa Av. Antônio da Rocha Viana, duplicada há alguns anos atrás com a Av. Ceará no trecho em duplicação atualmente

Veja a marcação no muro mostrando o quanto esses imóveis terão que ser recuados

Vários imóveis, a maioria residências, já com muros recuados ou que foram reconstruídos na parte de trás dos terrenos, que por sinal são bem longos nessa rua

Esta pequena ponte sobre o canal do parque da maternidade também deverá ser alargada

Av. Nações Unidas, outra via arterial de Rio Branco. O governo começou duplicar um trecho no Bairro Estação Experimental

Aqui estão sendo construídos boxes padronizados para os pequenos comerciantes que construíram suas lojas em área de passeio público (calçadas)

Nesta foto vemos ao fundo as lojas que serão demolidas

e transferidas para este local

Nesse trecho da Av. Nações Unidas (lado esquerdo da foto) esta baseado o 7º BEC - Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro

Esta área do BEC é cobiçadissíma pelos empresários. Está em área nobre de Rio Branco, entre importantes avenidas, próxima ao centro e a grandes áreas residencias, ou seja, o lugar é estratégico para qualquer empreendimento, seja comercial ou residencial

Mas como a área é militar, os empresários vão ficar só na vontade mesmo! Há ainda mais à frente uma pequena vila militar. Os jornais divulgaram que o exército vai ceder alguns metros de sua área para a duplicação da Av. Nações Unidas, o que facilitará o trabalho de urbanização que o governo quer fazer

Rua Rio Grande do Sul, bairro Preventório. Estre trecho em alargamento se liga à Estrada da Sobral que foi recentemente ampliada pela prefeitura de Rio Branco

Estre trecho fica em frente a Secretaria de Estado de Educação que tinha área livre para ceder para o alargamento da rua

Esta escola terá que recuar seu muro

Aqui termina a rua e lá embaixo começa a estrada da Sobral. Essa é uma das regiões mais pobres de Rio Branco, conhecida como "Baixada", por ter áreas alagadiças próximas ao rio Acre

BR 364 - Chegada em Rio Branco vindo de Porto Velho. O Governo está duplicando um trecho de quase seis quilômetros. Já houve uma duplicação bem na entrada de Rio Branco há alguns anos atrás também.

Rodovia AC-040, saída de Rio Branco para Senador Guiomard. Este trecho até o município vizinho será todo alargado e receberá iluminação também. A AC-040 se liga à BR-317, a estrada do Pacífico

Aqui estão recortes de imagens do google earth mostrando as áreas de influências de tais ampliações de vias. Lembrando que essas imagens são de mais de cinco anos atrás.
Começando pela Av. Ceará - a seta amarela indica o trecho em ampliação

Rua Pernambuco: percebam que esse trecho é um "gargalo", recebendo grande fluxo da Av. Antônio da Rocha Viana, já duplicada (parte superior da foto); da Av. ceará (parte inferior da foto), além de ser "cortado" pelo parque da maternidade

Av. Nações Unidas, que também corta a cidade no sentido leste-oeste

Rua Rio Grande do Sul

BR - 364, Chegada em Rio Branco vindo de Porto Velho

AC - 040 - Saída de Rio Branco para Senador Guiomard (localização aproximada, como a imagem é antiga não sei bem onde terminou a última duplicação)

Agora fugindo um pouco do título "Ampliação de vias urbanas", vou mostrar duas importantes obras públicas na cidade. primeiro: O centro de Atendimento ao Cidadão que está sendo construído na esquina da Av. Brasil com a Rua Quintino Bocaiuva, bem no centro da cidade, bem próximo ao terminal urbano, área de intensa movimentação de veículos e pedestres

Olha a foto: o centro possui a forma de uma "oca" indígena

O Ministério Público Estadual tentou embargar a obra alegando caos no trânsito da região com a instalação de um centro de atendimento ao público desse porte neste local. Eu concordo, essa área não tem estacionamento, não sei como vai ficar quando este centro estiver em funcionamento.

Está sendo praticamente reconstruída a Biblioteca Pública Estadual, localizada bem no centro da cidade em frente à praça Plácido de Castro

Uma pracinha que fica ao lado da biblioteca também está sendo reconstruída

Aqui a biblioteca vista por trás, Rua Franco Ribeiro

Vejam o detalhe dessa parte atrás do prédio da biblioteca. Reparem que a parede tem um pequeno recuo para manter essa árvore aí! Acho que é uma "sibipiruna". Lembro dessa árvore bem pequena quando eu estudava na Colégio Barão do Rio Branco (CEBRB), que fica ao lado da biblioteca

Então é isso! Fala-se muito que as ruas de Rio Branco são estreitas por falta de planejamento. Eu acho que não foi só falta de planejamento que resultou nessa situação não, o que ocorreu principalmente foi falta de fiscalização por parte de diversas administrações municipais que permitiram a construção de imóveis sem respeitar o recuo que já previa essas ampliações. Essas obras de ampliação são caras devido a indenização dos imóveis. Mas, em muitos casos, legalmente o governo não precisaria indenizar os donos dos imóveis, pois estes foram construídos em área pública. Entretanto, para não causar desgate político e antipatia dos moradores, o governo, acaba indenizando assim mesmo...

·
Registered
4,657 Posts
Poderias postar umas imagens do GE de onde estão inseridas as vias e os trechos de suas situações (em obras e prontas).

A Av. Ceará ficou muito bonitinha, apesar da calçada não ser tão larga, foi um ganho imenso comparada a outra face da avenida que está em obras, onde alguns locais nem calçadas possui.

E uma rodovia duplicada na entrada da cidade da um outro clima, de organização, espero que fique tão bonita quanto aquela rodovia que leva ao aeroporto de Rio Branco.

·
Registered
7,979 Posts
^^ Pensei o mesmo sobre as indicações no google earth :D

ADORO obras!! Realmente admiro oq vem fazendo com Rio Branco...

Não sei me localizar na cidade... mas quando fui a Rio Branco, achei as ruas sufocantes e estreitas... acho que quando voltar novamente a cidade, a realidade ja será outra!!

Acho MUITO ousado o alargamento das ruas e avenidas da cidade... super nescessario :yes:

Sobre a Ceará, eu só acho que deveriam usar arvores que fazem sombra ao invez de palmeiras no canteito central (acho elas tão inuteis neste caso :() ... ganhariam espaço com as calçadas... principalmente se as calçadas são de uma das vias mais importantes da cidade... e espaço é ouro neste caso, inclusive pra valorizar a circulação de pedestres, possiveis ciclovias, pontos e estações de onibus!!

Acho rotatorias muito uteis nestes casos, de cruzamento (principalmente quando são entre duas duas avenidas duplicadas) ajudam a organizar o transito...

Os boxes tbm são soluções bem legais neste caso!!

Sobre a pracinha... eu gostei muito!! As calçadas delhadas exigem que o "resto" seja clean... e foi oq fizeram!!

Tbm não gostei daquele 40 km/h ¬¬ ... ja colocaram a fiscalização eletronica?? ja tão multando o povo por ae?!... (aie gente, uma avenida como essa, no MINIMO uns 60km/h, justo seria uns 80km/h :D)

Acho que agora, os rio-branquense(?) ja aprenderam... os novos bairros e ruas da cidade, vão respeitar o espaço das ruas e calçadas indicados no plano diretor... pra que não seja mais necessario futuros alargamentos!!

·
Registered
778 Posts
Eita.. eu pensei que quem tinha feito o thread era o Davi.. hahahah!

Rafael Rosato, no canteiro central da Av Ceará foram colocadas palmeiras para melhorar o visual. Mas nas calçadas laterais da Av se vc observar, estão plantadas pequenas árvores que daqui alguns anos vão estar deixando o visual dessa av ainda mais verde e sombreado. Assim acontece por ex com a Av Antônio da Rocha Viana, na zona norte de RB que foi duplicada a cerca de 10 anos atrás e hoje suas árvores estão grande trazendo uma boa arborizaçao na via.

Legal o thread Hsilva. Espero logo que essas obras sejam todas entregues, já que causam um certo transtorno pros motoristas e pedestres. RB demorou em melhorar essas caóticas vias de trânsito. Na minha opnião, isso é mais do que a obrigação do governo de realizar tais obras, que ainda são muito insuficientes frente ao que ocorre no nosso trânsito hoje. Talvez com a construção da 4ª ponte do Rio Acre no centro da cidade a coisa melhore um pouco, embora eu acredite que ainda não será a solução dos problemas de trânsito dessa cidade. A soluçao seria viadutos, novas avenidas, contrução de estacionamentos no centro da cidade, em forma de edifícios, como existem em cidades como SP por exemplo.

·
Registered
7,979 Posts
Eita.. eu pensei que quem tinha feito o thread era o Davi.. hahahah!

Rafael Rosato, no canteiro central da Av Ceará foram colocadas palmeiras para melhorar o visual. Mas nas calçadas laterais da Av se vc observar, estão plantadas pequenas árvores que daqui alguns anos vão estar deixando o visual dessa av ainda mais verde e sombreado. Assim acontece por ex com a Av Antônio da Rocha Viana, na zona norte de RB que foi duplicada a cerca de 10 anos atrás e hoje suas árvores estão grande trazendo uma boa arborizaçao na via.
Jô?! :D

Eu palpitei nas palmeiras exatamente pra arborizar o canteiro central e ganhar espaço nas calçadas... lembra da Silva Jardim aqui??

Tem foto dessa avenida ae??

·
Registered
12,932 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Rafael, a média de velocidade permitida para a Av. Ceará é 60 km/h. Essa indicação de 40 km/h na fotografia é um aviso de redução por haver um semáforo em área escolar um pouco a frente. No primeiro trecho duplicado da via foram colocados alguns radares. No segundo trecho duplicado não há radares, em compensação há muitos semáforos (pedestre e em cruzamentos) o que impede que se pise fundo no acelerador por muitos segundos!

Jordan, solução prática para o trânsito de Rio Branco, acredito que não há. Vamos ter que pagar o preço por morar em uma cidade não planejada. Agora o que já deveria ser feito há muito tempo para minimizar esses problemas era direcionar o crescimento da cidade de forma mais organizada para algum lugar. Acho que devem ser feitos alguns viadutos sim e outras duplicações, mas o custo será muito alto, muito alto mesmo. Como a cidade ainda é de pequeno porte, direcionar esse crescimento para outra área seria mais lógico, pelo menos é o que penso... Sou a favor de medidas radicais, como por exemplo, não construir prédios, escolas, órgãos públicos e outros empreendimentos de grande impacto na região central da cidade. Nesse ponto, acho que o governo errou em construir esse centro de atendimento ao cidadão num local de trânsito já complicado.

·
Registered
7,589 Posts
Excelente thread, HSilva! :applause:

Demorou pra postar, mas agora veio com tudo. :D

Mostrou muito bem, com todos os detalhes, essas obras importantes que estão ocorrendo na cidade.

Sobre a organização do trânsito, além dessas reorganizações nas vias estruturantes, o Plano Diretor vai certamente proporcionar uma melhora também, já que desloca a construção de grandes empreendimentos para áreas que possuem maior infra-estrutura para recebê-los. Isso já é perceptível na localização de várias obras recentes (shopping, igreja batista, alguns residenciais, novos prédios públicos, etc).

A construção do Centro de Atendimento naquela área é realmente questionável. O que disseram na ocasião do anúncio da obra é que ela foi colocada ali pra ficar próxima ao Terminal Urbano e assim ter um acesso facilitado do público em geral.

Enfim, eu vejo com muito otimismo todas essas obras de melhorias urbanas em Rio Branco. Mesmo não sendo uma cidade planejada, acho que temos de convir que os nossos problemas são muito pequenos se comparados aos de cidades maiores. E vendo que as coisas estão melhorando, que está havendo uma reorganização - e rapidamente, especialmente nestes últimos anos - acho que dá pra ficar otimista quanto ao futuro sim.

·
SSC Brasil
3,774 Posts
Caraca, Rio Branco denovo!! Explendorosa como sempre!!!
Bicho, que governo é esse!!?? Vai defronte todos, não tem medo de nada e faz mesmo!! Nossa, excelente esse governo do Acre!! Pagou pau e queria ele pra cá!!

Rio Branco tá fazendo o certo!! Preparando a cidade pro futuro, oferecendo a estrutura necessária enquanto ainda é pequena.

Valew pelo thread, Hsilva! :eek:kay: Parabéns.

sdçs..

·
Registered
7,979 Posts
Rafael, a média de velocidade permitida para a Av. Ceará é 60 km/h. Essa indicação de 40 km/h na fotografia é um aviso de redução por haver um semáforo em área escolar um pouco a frente. No primeiro trecho duplicado da via foram colocados alguns radares. No segundo trecho duplicado não há radares, em compensação há muitos semáforos (pedestre e em cruzamentos) o que impede que se pise fundo no acelerador por muitos segundos!
Aaaaaaaaaah Sim!! :eek:kay:

Seria um pecado apenas 40km/h pra andar na avenida :nuts:

Mas eu ACHO, que deveriam fechar uns cruzamentos e instalar retornor com rotatorias, sinaleiros inteligentes e pra pedestres (ambos em harmonia)... pra dinamizar mais o transito...
...substituindo o grande numero de cruzamentos com sinaleiros!!

Dá certo :yes:

Tbm poderiam aproveitar o embalo pra instalar pontos de acessos exclusivos a onibus :D (ja to abusando da "boa vontade" do governo :lol:) com sinaleiros inteligentes tbm que priveligiam os onibus, os pedestres e os sinais verdes pros carros (a "onda" verde)

·
Registered
5,480 Posts
Muito bom!!! Realmente Rio Branco está passando por uma boa repaginada! Estou gostando muito das mudanças urbanísticas que estão ocorrendo na cidade!

·
R.I.P. Niki
15,221 Posts
Muito boas e muito importantes essas intervenções urbanísticas, em especial o alargamento das avenidas.

Essas indenizações com certeza não estão saindo baratas pros cofres públicos. É o preço que se paga pelo mal planejamento do passado e pela falta de uma fiscalização urbana mais atuante nas adminsitrações anteriores (pelo que o HSilva disse, o problema maior foi esse). Mas o importante é que agora a cidade tá corrigindo os erros do passado e o resultado está sendo muito bom. A cidade está tendo o suporte necessário pra isso e os recursos estão sendo muito bem aplicados.

·
Registered
11,731 Posts
muito boa a atuacao publica em Rio Branco
eh disso que as cidades brasileiras mais precisam para serem amis humanas

·
Rodrigo!
10,788 Posts
Estas obras mudarão completamente a cara de Rio Branco, duplicações são necessárias, infelizmente o brasileiro tem esta mania de construir em cima de ruas e rodovias, não respeitando nada, no final todos nós pagamos o pato, o que poderia ser investido em outras obras é gasto em desapropriações.
Parabéns para Rio Branco pelas excelentes obras!

·
Agreste Pernambucano
18,187 Posts
Trabalho sensacional dos governos estadual e municipal, ahh e para o forista também pelo trabalho de postar as fotos! :) :applause:

·
Banned
9,270 Posts
Fico super contente por Rio Branco! Sempre me lembro dessa cidade com carinho pois quando tinha 8 anos passei um acarnaval super especial lá!

·
4,575 Posts
Saudades de Rio Branco!

Quem não conhece essa cidade, não tem nem idéia da BAITA Capital em que ela está se convertendo.

Fiquei impressionado em ver a Avenida Ceará, peguei essas obras praticamente no início.

Belas fotos! :)

·
Registered
24,665 Posts
é o desenvolvimento chegando aos limites extremos do páis!! cada vez que vejo mas me encnato por rio branco.. quero mto conhcer.. pena que a pssagem seja tao cara!!

·
CGr / MS / C-O / BR
21,891 Posts
Muito boa iniciativa, mas tem de se tomar cuidado com esse tipo de obra. Acaba incentivando o deslocamento da população por meios de transportes individuais (carros e motos). O ideal seria que fossem destinado ou planejado espaços para tráfego exclusivo de ônibus e ciclovias, senão daqui a alguns anos não vai mais caber carro e não se terá mais espaço para alargar as vias ou instalar corredores.

·
Registered
7,589 Posts
^^

Mas essas vias todas possuem ciclofaixas. Aos poucos está crescendo na cidade o número de ruas e avenidas que oferecem espaço para os ciclistas. Até porque a bicicleta é muito utilizada como meio de transporte pela população mais pobre.

1 - 20 of 230 Posts