SkyscraperCity banner
1 - 12 of 12 Posts

·
SSC Brasil
Joined
·
17,659 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Concluídas Obras nos Trilhos do Bonde de Santa Teresa

17/06/2008 - 17h19

A Secretaria de Transportes concluiu nesta semana a primeira etapa das obras de recuperação da via permanente do Bonde de Santa Teresa. No total, foram substituídos aproximadamente seis quilômetros de linha no Largo dos Guimarães, incluindo 31 AMVs (aparelhos de mudança de via), trilhos, dormentes, suportes e parafusos de fixação. As obras, iniciadas em dezembro de 2005, custaram R$ 9 milhões. Esta é a maior intervenção no sistema de vias permanentes, que não passava por reformas há mais de 20 anos.

O diretor de Planejamento e Operação da Secretaria de Transportes, Fábio Tepedino Junior, explicou que a maior parte dos trilhos, dormentes e suportes de fixação estavam bastante deteriorados, e que em alguns locais praticamente já não havia nem mesmo a base de apoio dos trilhos, de tão enferrujados. Segundo ele, a recuperação da via permanente é uma obra complexa, em que é preciso arrancar os dormentes, o asfalto e o concreto da base, para refazer todo o leito da linha.

- Tudo isso, com a preocupação de causar a menor interferência possível no trânsito. Para complicar, as ruas de Santa Teresa são estreitas, com pouquíssimos trechos planos, o que aumenta a dificuldade do trabalho - analisa Tepedino.

O chefe do Departamento de Operações da Central (Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística) e responsável pela obra, Valmir Martins Carvalho, explica que, para que a via permanente atinja um índice de 90% de recuperação, é necessário substituir mais três quilômetros de linha e trocar uns cinco aparelhos de mudança de via. Para Valmir, o resultado final ficou excelente e a expectativa é que, no ano que vem, seja dada continuidade às obras para completar a recuperação do trecho que falta.

Com o tempo, de acordo com Valmir, ocorre um desnivelamento dos trilhos, por causa do desgaste natural, e é necessário, então, corrigi-lo. Ele explicou, ainda, que a parte nova dos trilhos foi toda soldada, para garantir o nivelamento da via permanente.

Ao todo, o sistema de bondes de Santa Teresa tem, aproximadamente 17 quilômetros de extensão, em três ramais: Dois Irmãos, Paula Mattos e Francisco Muratori. Este último, que dava acesso à Rua Riachuelo, na Lapa, está desativado desde a década de 70. A obra de recuperação dos seis quilômetros de via nesta primeira etapa foi feita pela empresa Ferreira Guedes, de São Paulo. Cerca de 100 operários e técnicos trabalharam na recuperação do trecho.

Fonte: http://www.sectran.rj.gov.br/detalhe_noticia.asp?ident=358
 

·
phverano
Joined
·
1,536 Posts
Infelizmente nunca andei de bonde... e olha que tenho uma tia que eu frequento a casa dela que mora na francisco muratori...
 

·
Subway and train Forever!
Joined
·
17,073 Posts
nossa, é como se fosse um VLT...!!!

bem legal!!

que bom que ao invés de desativar, fizeram a recuperação e vão preservar esse meio de transporte!
 

·
Sou do eixo, sou do mal!
Joined
·
4,595 Posts
Umas das coisas mais maravlhosas que o Rio tem, tem que manter mesmo e expandir. Andei neles, está tudo novinho e é muito charmoso. Eu adorei e o melhor é baratinho.
 

·
SSC Brasil
Joined
·
17,659 Posts
Discussion Starter · #6 ·
nossa, é como se fosse um VLT...!!!

bem legal!!

que bom que ao invés de desativar, fizeram a recuperação e vão preservar esse meio de transporte!
A linha de Santa Teresa nunca foi desativada. Funciona desde 1877 e foi a única que sobreviveu ao desmantelamento de todo o sistema de bondes, na década de 60.
 

·
Uhrrhrhrhhshsjzshzinjzzxz
Joined
·
1,941 Posts
...os antigos, pelo menos, funcionam !!...a idéia de transformar em VLT realmente não deu certo!!
 

·
Uhrrhrhrhhshsjzshzinjzzxz
Joined
·
1,941 Posts
...se realmente foi concluída, a sectran só pode estar de brincareira!!!...divulgaram só fotos entre o Curvelo e o largo do Guimarães, com pavimentação bonitinha, mas a maior parte ainda está danificada, principalmente onde é asfalto...
 

·
Location:Canoas - RS - Br
Joined
·
5,253 Posts
Já andei nesses bondes...e sacolejava muito...achava meio degradado tudo aquilo! Espero que tenha ficado legal...
 
1 - 12 of 12 Posts
Top