SkyscraperCity banner

1 - 20 of 2085 Posts

·
Banned
138 Posts

Rio de Janeiro (frequentemente referida simplesmente como Rio) é um município brasileiro, capital do estado homônimo, situado no Sudeste do país. Maior destino turístico internacional no Brasil, da América Latina e de todo o Hemisfério Sul, a capital fluminense é a cidade brasileira mais conhecida no exterior, funcionando como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente.

É a segunda maior metrópole do Brasil (depois de São Paulo), a sexta maior da América e a trigésima quinta do mundo. Sua população estimada pelo IBGE para 1.º de julho de 2019 era de 6 718 903 habitantes. Tem o epíteto de Cidade Maravilhosa e aquele que nela nasce é chamado de carioca. Parte da cidade foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade, com o nome "Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar", classificada pela UNESCO em 1 de julho de 2012 e categorizada como uma Paisagem Cultural. Em 18 de janeiro de 2019, a cidade foi eleita pela UNESCO como a primeira Capital Mundial da Arquitetura.

É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, entre outras; os estádios do Maracanã e Nilton Santos; o bairro boêmio da Lapa e seus arcos; o Theatro Municipal do Rio de Janeiro; as florestas da Tijuca e da Pedra Branca; a Quinta da Boa Vista; a Biblioteca Nacional; a ilha de Paquetá; o réveillon de Copacabana; o carnaval carioca; a Bossa Nova e o samba.

Representa o segundo maior PIB do país (e o 30º maior do mundo), estimado em cerca de 329 bilhões de reais (IBGE/2016), e é sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, o Grupo Globo. Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 19% da produção científica nacional, segundo dados de 2005. Destaque para a Universidade Federal do Rio de Janeiro que publicou 5 952 artigos entre 1998 e 2002. Rio de Janeiro é considerada uma cidade global beta - pelo inventário de 2008 da Universidade de Loughborough (GaWC).

A cidade foi, sucessivamente, capital da colônia portuguesa do Estado do Brasil (1621-1815), depois do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), do Império do Brasil (1822-1889) e da República dos Estados Unidos do Brasil (1889-1968) até 1960, quando a sede do governo foi transferida para a recém-construída Brasília. Neste ano, o Rio foi transformado em uma cidade-estado com o nome de Guanabara e somente em 1975 torna-se a capital do estado do Rio de Janeiro, após a fusão deste com a Guanabara.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro

wikimedia

·
Banned
138 Posts
Discussion Starter #2
esqueci de dizer o nome do bairro: Barra da Tijuca

Comentem um pouco né!! Os brasileiros colocam fotos do Brasil aqui no fórum português e pouquíssimos portugueses comentam !! Acho que deveria haver mais interação entre portugueses e brasileiros no SSC.

·
Moderator
17,463 Posts
Borini said:
Acho que deveria haver mais interação entre portugueses e brasileiros no SSC.
Tens razao, deveria realmente haver mais interaccao. Mas tb sempre que eu digo qualquer coisa que n seja o que estao a espera caem-me logo em cima!!! Acho que tb nos deveriamos fazer uns post assim no vosso forum, para dar-mos a conhecer melhor o pais uns dos outros!!
Agora sobre as imagens... bom ha casas e edificios engracados mas acho que o melhor ainda e a natureza. Sinceramente nao gosto nada dessas torres de betao com cores esquisitas, mas o mesmo se aplica para Portugal!!

·
Αλέξανδρ&#
52,594 Posts
:) eu quero 1 apartamento ali, vou jogar no euromilhões esta semana, torçam por mim :colgate:

·
Registered
2,011 Posts
aquela estatua da Liberdade estraga tudo. Eu estive nesse centro comercial e realmente essa estatua... bom. De resto essa zona é realmente muito rica e cheia de novos prédios em contrução , na sua maioria condominios fechados. ISto estende-se por Km e Km e chega até ao Recreio dos Bandeirantes. Entretanto passa-se por praias magnificas.
Gostei

:cheers:

·
Banned
138 Posts
Discussion Starter #8
Fern said:
Tens razao, deveria realmente haver mais interaccao. Mas tb sempre que eu digo qualquer coisa que n seja o que estao a espera caem-me logo em cima!!! Acho que tb nos deveriamos fazer uns post assim no vosso forum, para dar-mos a conhecer melhor o pais uns dos outros!!
Agora sobre as imagens... bom ha casas e edificios engracados mas acho que o melhor ainda e a natureza. Sinceramente nao gosto nada dessas torres de betao com cores esquisitas, mas o mesmo se aplica para Portugal!!

é que o bairro segue o estilo mais "Miami", "Gold Coast", "Los Angeles".

Tem lugares na Barra da Tijuca que parecem muito com cidades na Austrália, Flórida e Califórnia.

·
Registered
319 Posts
Com excepção desse shopping com essa estátua "cafona" á entrada, gostei das fotos e não me importava de ter, se o dinheiro me permitisse, um apartamentozito aí ao pé da praia. Eu felizmente conheço pessoalmente o Rio de Janeiro e é uma cidade belíssima a todos os níveis, apesar de todos os contrastes gritantes que existem, mas fora isso o cenário natural em que está inserida é de tirar o fôlego. :)

·
Registered
10,265 Posts
N sei pq, mas faz-me lembrar um bocado o Algarve...

·
Saudades de São Paulo
3,041 Posts
O tópico de São Paulo foi apagado?

·
Moderator
17,463 Posts
Edmundo said:
O tópico de São Paulo foi apagado?
E pena porque eu era para imprimir aquilo e mandar para a Academia das Ciencias como prova de que descendemos dos macacos e alguns mesmo 3 milhoes de anos depois ainda nao evoluiram.

·
Saudades de São Paulo
3,041 Posts
Fern said:
E pena porque eu era para imprimir aquilo e mandar para a Academia das Ciencias como prova de que descendemos dos macacos e alguns mesmo 3 milhoes de anos depois ainda nao evoluiram.
Sabe, eu concordo com você. É uma pena que ele não esteja mais disponível, esse thread não era totalmente inútil. Ele servia como um banho de realidade para quem achava que Portugueses e Brasileiros tinham algo em comum.

·
Αλέξανδρ&#
52,594 Posts
por amor de deus não vão começar esse tema de novo aqui, má formação existe infelizmente em ambos os lados do Atlantico, esse banho de realidade Edmundo so o toma quem ker, eu também li coisas de Borini de fugir e a minha educação jamis pemitiria eu fazer 1 baixaria dessas no forum Brasileiro ou no forum Português.

·
Registered
9,548 Posts
^Mas sabes Arpels,se ha uma coisa que nao gosto e de duas caras,eu acho que se uma pessoa nao gosta de determinado lugar ou se fala mal dele so por falar nao tem nada que vir aqui postar,porque nste caso isso sera entendido como provocaçao.Pelo menos e assim que eu vejo,nao sei se tu e os outros membros pensam assim,mas eu penso dessa maneira.

1 - 20 of 2085 Posts