Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 29 Posts

·
Banned
6,401 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Rio: Geneal, Haki, Kibon, Yaya, Coke (50´s - 70´s)

Boas lembranças de uma época maravilhosa.

De uma cidade que não existe mais.

Mas quem sabe ... recentemente, vem esboçando aos poucos um pouquinho de reação:

E no Engenhão, indo assistir outro dia, um jogo do meu fogão, tive uma grata surpresa, O Cachorro Quente da Geneal.

Barraquinha de Sorvetes Yaya (Centro) - 1919 (No começo era assim, a barraquinha tinha que ser grande)

Barraquinha de Sorvetes Kibon (Centro) - 1954

Vendedor de Casquinha e Pirulito (Praia de Copacabana) - Anos 50

Vendedor da Kibon (Praia de Ipanema) - Anos 50

Carrocinha da Coca Cola (Praia de Copacabana) - Anos 50

Pipoqueiro - Anos 60 (Reparem na Pipa pássaro que era muito popular naquela época)

Pipas (Praia de Copacabana) - Anos 60

Barraquinhas Beba Fanta (Praia do Arpoador) - 1968

Vendedor de Algodão Doce (Praia de Ipanema) - 1974

Cachorro Quente da Geneal (Praia de Ipanema) - 1974 (Reparem na Barraquinha)

Barraquinha de Sorvetes Kibon (Av. Atlântica) - 1974

Cachorro Quente da HAKI (Praia de Copacabana) - Anos 70 (O legal era esse caminhãosinho)

Barraquinha GB Lanches (Av. Vieira Souto) - Anos 70 (As Certinhas de Ipanema)

Cachorro Quente da Geneal (Praia de Copacabana) - 1977

Dois filmes que ilustram bem isso, são esses aqui:

·
Registered
8,072 Posts
Bernardo, onde você tem estado escondido? Geneal já voltou há anos.

De qualquer forma, ótimo thread!

·
Registered
2,430 Posts
Tem um quiosque da Geneal há um tempão no Iguatemi, só que eu nunca comi. Minha mãe sempre me disse que antigamente era delicioso e obrigatório no "pós-night" na quadra da Mangueira.

·
Registered
1,319 Posts
Realmente o Geneal já está de volta tem um bom tempo. tem esse quiosque no Iguatemi e tinha até ano passado se eu não me engano no Maracanã. Esse ano a SUDERJ trocou de fornecedor daquela vergonha de cachorro quente. É frio, pequeno e mto caro. No Engenhão é geneal, mas segue uma vergonha.

Infelizmente o produto piorou e mto em relação ao q já foi nos anos 80 e começo dos anos 90.

·
Banned
6,401 Posts
Discussion Starter · #8 · (Edited)
Realmente segue uma vergonha, A reedição do Geneal, nada tem haver com o bom e velho Geneal de antigamente, que não foi a toa, fez muito sucesso no Rio entre 1963 a 1983, mas enfim o relançamento já é alguma coisa. Só falta melhorar.

Entrei no site da Geneal e lá está dizendo que na verdade o cachorro quente já está de volta desde 1999, só que era vendido apenas nos postos da rede WAL

·
Registered
8,072 Posts
Entrei no site da Geneal e lá está dizendo que na verdade o cachorro quente já está de volta desde 1999, só que era vendido apenas nos postos da rede WAL
Sim, não me lembro exatamente, mas creio que o primeiro ponto de venda foi no Wal em frente ao Rio Sul. Hoje em dia, tem em todo lugar. Até a Casa da Empada de dentro da PUC está vendendo. Eu juro que eles estão vendendo quase tantos cachorros por dia quanto empadas.

·
Registered
30,267 Posts
Vendedor de Casquinha e Pirulito (Praia de Copacabana) - Anos 50

Eu não sou saudosista dos cachorros quente da Geneal. Comi poucos porque em Niteroi quando eu era menino/adolescente não havia. Para comer cachorro quente da Geneal era só quando eu tinha programa no RIO.

O que eu sinto saudade era do barulhinho que os vendedores de casquinha e piruluto faziam com um "brinquedinho" que eles carregavam. Eram uma plaquinha de madeira, com uma "tripinha" de ferro que eles ficavam permanentemente batendo (notem que na foto o vendedor está carregando sua plaquinha).

Pelo visto, todos os vendedores de casquinha e pirulito do RIO e de Niteroi possuíam um!

·
Registered
30,267 Posts
Aliás, reparem nos trajes do vendedor acima. Vejam como ele está elegante e chique: sapatos bicolores, camisa de manga comprida, calça de alfaiataria (e não jeans) e, para complementar, um chapéu!!!! Outros tempos!

·
Registered
582 Posts
Poxa vendo esse thread me deu uma vontade de perguntar:

Ainda tem aquele super delicioso limao e mate em tambores de metal brilhante em copacabana? Os tambores eram um de cada lado e você com o copo de papel tirava na torneirinha. Ainda tem aquilo? que era delicioso. Adorava a limonada. Mas nao acho fotos. O homem carregava os tambores pendurados em cinturoes no pescoco.

·
Registered
30,267 Posts
Poxa vendo esse thread me deu uma vontade de perguntar:

Ainda tem aquele super delicioso limao e mate em tambores de metal brilhante em copacabana? Os tambores eram um de cada lado e você com o copo de papel tirava na torneirinha. Ainda tem aquilo? que era delicioso. Adorava a limonada. Mas nao acho fotos. O homem carregava os tambores pendurados em cinturoes no pescoco.

Acho que não tem mais não! Há tempos que eu não vejo estes vendedores com estes tambores!

·
Banned
6,401 Posts
Discussion Starter · #15 ·
As fotos, eu consegui na internet, são mts fontes diferentes, rs

Quanto ao mate eu ainda vejo na paria de Ipanema, feita com a famosa água de procedência suspeita, mas que nunca me fez passar mal desde pequeno.

·
Registered
2,724 Posts
Lembram do Gordon? Do Chaplin (em Ipanema)? do Rick? Foram três lanchonetes da moda dos anos 70, sendo que o Gordon resistiu até o início dos anos 80.

·
Banned
6,401 Posts
Discussion Starter · #17 · (Edited)
Lembram do Gordon? Do Chaplin (em Ipanema)? do Rick? Foram três lanchonetes da moda dos anos 70, sendo que o Gordon resistiu até o início dos anos 80.
Aqui alguns dos estabelecimentos mais frequentados de Ipanema nos anos 60 e 70

Av. Visconde de Pirajá com a Farme de Amoedo (Lanchonete Chaplin) - 1974

Av. Vieira Souto (Bar e Restaurante Castelinho) - Anos 60

Av. Vieira Souto (Garota de Ipanema) (Bar e Restaurante Castelinho de Ipanema) - 1966

Av. Vieira Souto (Bar e Restaurante Castelinho de Ipanema) - 1968

Av. Vieira Souto (Bar e Restaurante Castelinho) - Final dos 60

Av. Visconde de Pirajá com a Garcia D'Ávila (Bob´s) - Anos 70

Av. Visconde de Pirajá (New York City Discotheque) onde mais tarde funcionaria a (Boite W) - 1976

Bar Jangadeiro - Ipanema - 1971

Pra não falar do Internacionalmente conhecido:

Rua Prudente de Moraes com a Montenegro, (atual Vinícius de Moraes) - 1966 - Bar Veloso (Atual Bar Garota de Ipanema)

Início dos Anos 70

1974

1981

·
Rio de Janeiro
31,354 Posts
É, po então até aquele momento eu não tinha visto sendo vendido

Alguém sabe como que posta o vídeo para acessá-lo clicando na imagem dele e não em link
^^ Sim, meu nobre.

Veja com link: http://www.youtube.com/watch?v=nsuSqxh2aUs

O que você tem que fazer é só SUPRIMIR até depois do =, e acrescentar [ youtube ]nsuSqxh2aUs[ /youtube ]. Eu coloquei espaços no colchete, mas digita tudo junto, isto é, COLCHETE + YOUTUBE

Ficaria assim:

Abração

1 - 20 of 29 Posts