Skyscraper City Forum banner
1 - 11 of 11 Posts

·
Moderator
Joined
·
5,543 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Ônibus com horário certo de chegada no ponto. O que parecia impossível está cada vez mais perto de ganhar as ruas do Rio.

Um sistema de monitoramento de veículos por satélite (GPS), criado pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe) da UFRJ, promete pôr fim às intermináveis esperas nas paradas de ônibus.

A prefeitura do Rio quer aplicar a tecnologia em toda a frota da cidade. Inicialmente, o modelo deverá ser adotado nas paradas distribuídas ao longo de vias expressas, como as as avenidas Brasil e a Rio Branco e o Aterro do Flamengo.

O programa está em fase final de testes no campus da Ilha do Fundão. Ele permite saber com exatidão o horário de parada de cada um dos 13 ônibus da Viação Real Brasil que circulam entre os prédios da universidade e o campus da Praia Vermelha. Os passageiros gostaram da novidade. "Se funcionar, vai ser ótimo. À noite, a gente espera mais de meia hora pelo ônibus", diz Isabella Velloso, 21 anos, aluna de Odontologia da UFRJ. "Às vezes, você deixa de almoçar e perde um tempão no ponto", diz a estudante de Enfermagem Ana Carolina Arruda, 22 anos.

Através do rastreamento por GPS, é possível saber a localização, a velocidade, o tempo de viagem e quantos minutos faltam para ele chegar ao ponto. "Temos cadastrados no nosso banco de dados o tempo e a rota de cada linha. Dá para saber até se o motorista está dirigindo acima da velocidade permitida ou se está atrasado", explica o professor de Engenharia de Transportes da Coppe Ronaldo Balassiano.

O projeto, desenvolvido pela equipe dele há cinco anos, chamou a atenção da Secretaria Municipal de Transportes. "Todas as empresas de ônibus interessadas em participar da próxima licitação terão que equipar seus carros com GPS. Os empresários também serão os responsáveis pela instalação dos painéis nos pontos", afirma o secretário Arolde de Oliveira. No Rio, os 223 carros da Viação Tijuquinha, que fazem a integração com o metrô da Estação Saens Peña, já são monitorados por satélite.

Ronaldo Balassiano explica que as informações serão transmitidas para os painéis instalados nos pontos de parada. A tecnologia utilizada pela UFRJ permite que os horários dos carros sejam atualizados a cada 30 segundos para o usuário.

A partir de hoje, alunos, funcionários e professores da UFRJ que utilizam os veículos da viação Real Brasil poderão consultar pela Internet (http:// rastreamento.pet.coppe.ufrj.br) os horários de parada. Numa segunda etapa, os dados poderão ser transmitidos por celular. "A pessoa digita o número da linha e saberá em quanto tempo o ônibus chegará ao ponto", prevê Ballassiano.


Por Agência O Dia
 

·
Registered
Joined
·
11,562 Posts
enquanto nao seguir o exemplo das outras capitais e racionalizar as linhas de onibus...
e conservarmos a mafia das empresas de onibus

nao funcionaria nunca

RACIONALIZACAO JA!!!!!!!!!
 

·
Registered
Joined
·
1,574 Posts
Muito bom. Precisamos racionalizar as linhas de ônibus, mas essa tecnologia é muito boa. Quantas vezes já fiquei mofando em um ponto lá no Recreio sem saber que horas o ônibus ia chegar e se ia chegar. E com certeza isso acontece em vários pontos da cidade. Alguns lugares têm linhas demais, outros linhas de menos.
 

·
phverano
Joined
·
1,536 Posts
isso seria maravilhoso!! realmente existe um numero enorme de ônibus de uma mesma linha e outros, da mesma empresa as vezes, quase nunca passam... esses que tem poucos carros acabam ficando super-lotados enquanto outros vazios....

e sinceramente, existe um pessimo treinamento dos motoristas e equipamento nos pontos. é dificilimo saber as vezes quais linhas param em quais pontos... isso se o motorista parar... e com muita sorte ele sera educado contigo!
 

·
Moderator
Joined
·
5,543 Posts
Discussion Starter · #5 ·
enquanto nao seguir o exemplo das outras capitais e racionalizar as linhas de onibus...
e conservarmos a mafia das empresas de onibus

nao funcionaria nunca

RACIONALIZACAO JA!!!!!!!!!
A idéia é que na nova licitação, seja exigido que todas as empresas instalem o GPS nos carros.

Isso é, se a máfia não conseguir uma liminar na justiça que prorrogue a concessão... :tongue3:
 

·
Feliz Natal
Joined
·
15,678 Posts
este sistema já é utilizado aqui em Lisboa há 5 anos mais ou menos... E funciona relativamente bem...
 

·
Registered
Joined
·
106 Posts
Uberlândia já existe isso a pelo menos 5 anos, foi a pioneira no Brasil a implantar, já BH pelo jeito que vai, lá pra 2020 eles implantam. Triste BHtrans.
 
1 - 11 of 11 Posts
Top