Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 65 Posts

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Eu tenho um projeto de visitar todas as cidades da Grande São Paulo e Rio Grande da Serra foi uma das primeiras.
Estive por lá no dia 7 de Julho com um amigo e andei pela cidade para ver o que encontrávamos.
Já conhecia Rio Grande da Serra, mas nunca tinha andado tanto por lá.
A cidade é pequena, com esse clima meio londrino, crianças brincando na rua, paralelepípedos em boa parte das ruas, muito verde em volta do centro...
Achei meio mal cuidada, muito lixo na rua em pleno dia de semana, mas vi construções mais recentes também e fui muito bem recebido, fora o almoço que foi o mais caseiro possível.

Ainda faltam muitas cidades, inclusive a própria capital que será feita por região. Muitos threads virão :)

Blog do projeto (AQUI)
Facebook do projeto (AQUI)

Dados sobre Rio Grande da Serra:

Microrregião - São Paulo
População 2013 - 47.142
IDH 2010 - 0,749

Aqui vão as fotos :cheers:

1. Chegando lá

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20. Centro da cidade com a torre da fábrica da Massa Leve

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

47.

48.

49.

50.

51.

52.

53.

54.

55.

56.

57.

58.

59.

60.

61.

62.

63.

64.

65.

66.

67.

68.

69.

70.

71.

72.

73.

74.

75.

76.

77.

78.

79.

80.

81.

·
Pro SP fiant eximia
6,608 Posts
Charmosinha, pena que as pichações estragam o visual.

Parabéns pelo thread Muller.

• Like
Reactions: LagoMüller

·
Non Dvcor Dvco
10,211 Posts
O que mais me chamou a atenção foi a estação, talvez a única que seja do século XIX. Fora isso, ela parece ter um ar interiorano, a neblina traz um efeito semelhante a Paranapiacaba, um sinal que faz muito frio por aí. Pena a pichação deteriorou o aspecto da cidade.

Parabéns !!!

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Charmosinha, pena que as pichações estragam o visual.

Parabéns pelo thread Muller.
É uma cidade bem simpática mesmo, só precisava ser mais bem cuidada.
Obrigado :)

Charmosinha mesmo, essa neblina é constante?
Sim, a neblina de Rio Grande da Serra é famosa.
Graças a influência do mar na própria serra do Mar que dá nome pra cidade.

O que mais me chamou a atenção foi a estação, talvez a única que seja do século XIX. Fora isso, ela parece ter um ar interiorano, a neblina traz um efeito semelhante a Paranapiacaba, um sinal que faz muito frio por aí. Pena a pichação deteriorou o aspecto da cidade.

Parabéns !!!
Na verdade essa estação é bem parecida e data da mesma época que as de Jaraguá, Franco da Rocha, Várzea Paulista, Caieiras e algumas outras tombadas na antiga linha Santos-Jundiaí.
Rio Grande da Serra está a menos de 10 minutos de carro de Paranapiacaba, então ambas são afetadas pela neblina.

Pena mesmo a poluição visual pela cidade.

·
Registered
1,409 Posts
Achei a cidade feia, pelo menos pelas fotos. Nunca fui, então posso estar enganado, mas me deu uma impressão de "periferia" pelo jeitão das fotos. Também achei muito mal cuidada, com muitas pichações e lixo pelas ruas e praças.

Se RGS peca na arquitetura e cuidado de seus habitantes, ganha na natureza e clima. Achei muito bonita a parte "natural" da cidade, com muitas árvores e a famosa neblina da Serra do Mar.

Enfim, ficou um thread bem legal. :cheers:

·
Registered
3,188 Posts
Como sempre, fotos de excelente qualidade! Aguardo ansiosamente pelos próximos thread do seu projeto, LagoMuller.

Sobre Rio Grande da Serra, é uma cidade bastante carente; lembro ter visto dados que RGS é a cidade na qual a maior porcentagem da população precisa sair do município para trabalhar, estudar e fazer outras atividades do dia a dia em toda a RMSP. As fotos demonstram bem como as ruas são sujas, os prédios pichados, entre tantos outros problemas no urbanismo.

Apesar disso, a paisagem natural é incrível, e uma grande parte das casas são antigas, mesmo que meio deterioradas, conseguem dar um ar único ao local. Se a cidade recebesse um banho de loja, seria ainda mais agradável e poderia até mesmo se tornar uma estância turística, assim como a vizinha Ribeirão Pires. Potencial não falta.

Aliás, uma curiosidade de Rio Grande da Serra é que o prefeito, Gabriel Maranhão (do PSDB) recentemente causou polêmica pelo fato de declarar publicamente apoio à reeleição de Dilma :lol:.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Achei a cidade feia, pelo menos pelas fotos. Nunca fui, então posso estar enganado, mas me deu uma impressão de "periferia" pelo jeitão das fotos. Também achei muito mal cuidada, com muitas pichações e lixo pelas ruas e praças.

Se RGS peca na arquitetura e cuidado de seus habitantes, ganha na natureza e clima. Achei muito bonita a parte "natural" da cidade, com muitas árvores e a famosa neblina da Serra do Mar.

Enfim, ficou um thread bem legal. :cheers:
A cidade em si é feia mesmo, o entorno no entanto é sensacional. Muito verde mesmo.
É uma periferia do ABC, cidade dormitório.

Como sempre, fotos de excelente qualidade! Aguardo ansiosamente pelos próximos thread do seu projeto, LagoMuller.

Sobre Rio Grande da Serra, é uma cidade bastante carente; lembro ter visto dados que RGS é a cidade na qual a maior porcentagem da população precisa sair do município para trabalhar, estudar e fazer outras atividades do dia a dia em toda a RMSP. As fotos demonstram bem como as ruas são sujas, os prédios pichados, entre tantos outros problemas no urbanismo.

Apesar disso, a paisagem natural é incrível, e uma grande parte das casas são antigas, mesmo que meio deterioradas, conseguem dar um ar único ao local. Se a cidade recebesse um banho de loja, seria ainda mais agradável e poderia até mesmo se tornar uma estância turística, assim como a vizinha Ribeirão Pires. Potencial não falta.

Aliás, uma curiosidade de Rio Grande da Serra é que o prefeito, Gabriel Maranhão (do PSDB) recentemente causou polêmica pelo fato de declarar publicamente apoio à reeleição de Dilma :lol:.
Opa obrigado :)

Os problemas de Rio Grande são muitos mesmo, a cidade é realmente dormitório. O comércio é fraco, mas tem bastante coisa nova abrindo, e ela tem apostado no turismo com festas (Cambuci) e com um novo mirante ao lado da igreja. Já que pra quem vai pra Paranapiacaba é obrigatório passar por lá.
A cidade pra ajudar ainda tem crescido muito rápido e desordenadamente, dá pra ver bem nos bairros perto do centro.

Nos indicadores sociais é a cidade com menor IDH do ABC, então fica bem claro que o caminho é longo.

Essa do prefeito aconteceu uma semana antes de eu ir pra lá, mas apesar de ter conversado com muita gente não vi ninguém falando sobre isso.
Mas vi gente falando mal do prefeito, das questões ambientais e até da falta de mais mercados. Só tem um mercado maiorzinho na cidade...

·
Registered
8,583 Posts
Sinto uma pena por cidades que passam pelos mesmos problemas de RGS.
Isso é culpa da administração público. O governo federal tem dinheiro de sobra pra financiar obras, mas o que falta são bons projetos. No geral esses prefeitos tão lá só pra mamar nas tetas da prefa, com recursos vindo do FPM.
Tem coisa bem simples, como fazer um mutirão de limpeza, até com a ajuda da população, dar uma ajeitada na cidade. Coisas simples que fazem a diferença.
A cidade é dormitório, mas pode se ter um quarto bem arrumadinho.
Ahh como eu queria ser prefeito de alguma cidade ainda...

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Sinto uma pena por cidades que passam pelos mesmos problemas de RGS.
Isso é culpa da administração público. O governo federal tem dinheiro de sobra pra financiar obras, mas o que falta são bons projetos. No geral esses prefeitos tão lá só pra mamar nas tetas da prefa, com recursos vindo do FPM.
Tem coisa bem simples, como fazer um mutirão de limpeza, até com a ajuda da população, dar uma ajeitada na cidade. Coisas simples que fazem a diferença.
A cidade é dormitório, mas pode se ter um quarto bem arrumadinho.
Ahh como eu queria ser prefeito de alguma cidade ainda...
Também penso assim...Só de imaginar o que a cidade poderia ter sido e não é.
Ou pensar no que ainda pode acontecer de bom e ver que pouca coisa está acontecendo efetivamente. :eek:hno:
Rio Grande da Serra ainda é pequena, dá tempo de reverter uma parte da situação.
Sinto que nessa minha viagem pela RMSP vou ver muitos casos como esse, e até piores. Mas faz parte...

·
Registered
8,583 Posts
Pois é.Uma cidade com menos de 50k habts não pode ter esse nível de pichação, essa sujeira toda. Ainda dá tempo de revelter isso, não deixar que que casas subam os morros, como tem numa foto ali. Além de ser área de risco, corre o risco de favelização e aí depois pra mudar...

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Pois é.Uma cidade com menos de 50k habts não pode ter esse nível de pichação, essa sujeira toda. Ainda dá tempo de revelter isso, não deixar que que casas subam os morros, como tem numa foto ali. Além de ser área de risco, corre o risco de favelização e aí depois pra mudar...
É então, dá pra reverter sim.
Se você for ver são coisas relativamente simples.

A cidade me pareceu bem charmosinha por ser a periferia da periferia!

O autor das fotos se preocupou com o cotidiano da cidade, estampar a realidade, dizer que é 'feia', bom, esse é o padrão de 80% das cidades brasileiras. Acho que o pessoal deve viver até que bem por ali, mesmo com as carências tem uma cara de interior, muita gente na rua, tem muito bairro 'nobre' por ai que não consegue isso.

E impressionante como não cresceu e se adensou, já que existe ali uma estação da CPTM. Hoje em dia deve ser mais difícil erguer favelas por ai, já que tem muito ambientalista de olho! Se bem que o pessoal do MSTS prefere morar no Morumbi, Centro, Jardins, as últimas invasões cenográficas estão por ai.
Obrigado pelo comentário cara, a cidade pra mim está feia apenas por estar mal cuidada. Bem cuidada teria outra cara, não seria a "europa" que muitos esperam que seja, seria brasileira, original e bem cuidada.
Tem sim muita gente na rua, crianças brincando na porta de casa, isso é muito positivo pra quem mora lá. A vida comunitária é forte, mas a autoestima da cidade é baixa, coisa comum em dormitórios.

O fato é que a cidade está toda em área de manancial, o que impede o adensamento e grandes construções. A tendência é que pouca coisa seja construída por lá, e a vizinha Ribeirão Pires se torne um centro mais regional.
Rio Grande da Serra perde por isso, mas ganha a chance de apostar em turismo ecológico e também histórico.
Aproveitar o gancho turístico de Paranapiacaba e os serviços de Ribeirão, que é mais próxima e tem mais margem pra crescer.

·
Registered
2,725 Posts
Que lugar mais horrível, desculpa a sinceridade. Acho que não não há cidade bonita na Grande São Paulo, talvez São Caetano, mas no mais o que se vê são apavorantes favelas ou lugares com casas feias e mal acabadas.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Que lugar mais horrível, desculpa a sinceridade. Acho que não não há cidade bonita na Grande São Paulo, talvez São Caetano, mas no mais o que se vê são apavorantes favelas ou lugares com casas feias e mal acabadas.
Entendo seu ponto sobre a cidade que está mal cuidada e tem muitos bairros pobres, mas quis fazer algo que boa parte das pessoas não fazem. Poderia muito bem ter ficado no centrinho e maquiado as fotos, fotografado araucárias e patrimônio histórico, mas quis ver a cidade de verdade.

Generalizando assim fica bastante claro que você não conhece muito sobre Grande São Paulo.

Dizer que não há cidade bonita na Grande SP, e que São Caetano é a mais bonita (não que não seja, apesar do pouco verde) é dose...

·
Rene Hass
4,331 Posts
Que lugar mais pobre e abandonado. Triste.
Também achei a cidade com um aspecto de abandonada. Pena haver construções que dão um aspecto de favela ao lugar. Com uma boa limpeza nas ruas e eliminação das pichações, ficaria um lugar aprazível de viver. A natureza ao redor da cidade ajuda, mas não basta. É preciso ser visualmente atraente. Gostei muito da estação de trem antiga. E me chamou a atenção mais de uma casa de madeira com cerquinhas de madeira grudadinhas na casa. Parece ser um estilo próprio do lugar. Bem cuidadinhas e pintadinhas, essas casas de madeira ficam um mimo só.

Parabéns pelo registro. :applause:

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Também achei a cidade com um aspecto de abandonada. Pena haver construções que dão um aspecto de favela ao lugar. Com uma boa limpeza nas ruas e eliminação das pichações, ficaria um lugar aprazível de viver. A natureza ao redor da cidade ajuda, mas não basta. É preciso ser visualmente atraente. Gostei muito da estação de trem antiga. E me chamou a atenção mais de uma casa de madeira com cerquinhas de madeira grudadinhas na casa. Parece ser um estilo próprio do lugar. Bem cuidadinhas e pintadinhas, essas casas de madeira ficam um mimo só.

Parabéns pelo registro. :applause:
É uma pena né? Anos de desleixo político vão deixando as cidades assim.
Sinto que falta também interesse dos próprios moradores em deixar alguns locais melhores, falta um senso comum, um orgulho, sei lá...
É um "desânimo" generalizado que toma conta de muitas cidades, mesmo com um entorno como esse.

Estas casas de madeira são resquícios das vilas ferroviárias.
Ao lado de Rio Grande da Serra fica a famosa Paranapiacaba, vila Inglesa tombada em âmbito nacional onde há diversas dessas casas de madeira.

Alias, obrigado pelo comentário :)

·
Rene Hass
4,331 Posts
Sinto que falta também interesse dos próprios moradores em deixar alguns locais melhores, falta um senso comum, um orgulho, sei lá...
É um "desânimo" generalizado que toma conta de muitas cidades, mesmo com um entorno como esse.
Esta é uma questão crucial. As cidades também refletem os seus moradores. Não podemos atribuir o desleixo somente ao poder público, por mais falho que ele possa ser em alguns municípios. Também é preciso que a população se eduque. E é aquela educação que se aprende em casa. Aquela em que os nossos pais nos dizem – ou pelo menos deveriam nos dizer – que lixo se joga no lixo e não na rua, por exemplo. Talvez seja isso que falta um pouco em Rio Grande da Serra. Pelo menos é o que eu deduzo ao ver fotos como as de número 27, 39 e 61.

O poder público tem que fazer a sua parte, que é, por exemplo, recolher o lixo periodicamente e promover políticas públicas de conscientização da população da importância de manter o lixo no lixo, em especial a coleta seletiva. Mas a população também deve fazer sua parte, entendendo, desde o berço, que lugar do lixo é no lixo, e não nas calçadas e nos gramados das praças públicas.

Esta foto, em especial, merece destaque para aquilo que eu vou dizer abaixo dela:

Vejam bem. Num primeiro olhar, rápido, vemos um lugar pobre, feio, subindo morro acima parecido com uma favela, cheio de lixo ao redor das casas pobres.

Num segundo olhar, mais atento, continuamos vendo um lugar pobre e feio como se fosse uma favela. Mas atentem para a casinha azul de alvenaria à esquerda. Apesar de inserida num contexto de pobreza e sujeira, vejam o capricho de seus moradores que tiveram a ideia excelente de pintá-la. Agora imaginem se os demais moradores das outras casas que aparecem nessa foto tivessem a mesma ideia. Só rebocando as paredes externas e pintando as suas casas já daria outro visual. E se ainda limpassem o lixo e plantassem algumas flores, ficaria perfeito. Não é por que são pobres que eles devem morar num contexto de lixo. Pobreza não é necessariamente sinônimo de falta de capricho. Estão ali os donos da casinha azul para provar isso.

·
Brasil
329 Posts
Fazendo uma comparação com as cidades da região metropolitana aqui do Rio, também atendidas por linhas de trem, a compararia a Japeri. :weird:

Acho que até Japeri, a cidade mais pobre aqui do ERJ, consegue ser melhorzinha.
Tá mal..

Uma pena:eek:hno:

1 - 20 of 65 Posts