SkyscraperCity banner
1 - 20 of 22 Posts

·
Registered
1,513 Posts
Discussion Starter · #1 ·
EMPRESA SE PROPÕE A ADOTAR CALÇADAS E CANTEIRO NO CENTRO DO RIO

Parte do canteiro central da Avenida Almirante Barroso e das calçadas da Rua México e das Avenidas Graça Aranha e Nilo Peçanha, no Centro, deverão passar por uma grande faxina. A Hines, empresa que administra os edifícios Torre Almirante e Castelo, localizados na região, propôs à prefeitura instalar sinalização, trocar o mobiliário urbano e consertar as calçadas. Em troca, o município teria que se comprometer a manter o trecho livre de camelôs e bancas de jornais.

De acordo com o prefeito Cesar Maia, a parceria com a Hines deverá ser detalhada a partir de hoje, com a Subprefeitura do Centro Histórico. Ele disse que em várias cidades do mundo, já são utilizados sistemas chamados de minidistritos, geridos por associações de empresários, com apoio municipal: - Se a sociedade pode participar, qual o problema? Neste momento, a Associação Comercial está propondo um sistema desses, chamado BID (Business Improvement District), que são minidistritos urbanos.

Subprefeita do Centro Histórico, Maria de Lourdes Alves conta que a administração do Edifício Lineu de Paula Machado, também na Almirante Barroso, já está fazendo o reordenamento de sua calçada, com o apoio da prefeitura. Algo parecido deverá ser feito na área do Museu de Belas Artes.

Cesar acrescentou que, em algumas áreas comerciais do Rio, como Saara e Calçadão de Campo Grande, o ordenamento foi feito e tem sido mantido.

- É bom para o comerciante e para o consumidor. Se a calçada tem um buraco, logo tapamos. Não podemos correr o ricos de um cliente se machucar - disse Enio Bittencourt, presidente da Saara.

Preocupada com o bem-estar dos pedestres, a administração do Torre Almirante, por exemplo, na esquina da Almirante Barroso com a Graça Aranha, já tomou providências no ano passado. Contratou um funcionário para orientar a entrada dos carros na garagem e replantou árvores na calçada, que foi refeita. As mesmas melhorias deverão ser realizadas no entorno do Edifício Castelo, que está sendo reformado. Camelôs e bancas de jornais que ficavam na calçada do prédio foram retirados e terão que ser realocados, caso a prefeitura feche a parceria.

- Queremos contribuir para a melhoria da imagem do Centro do Rio - disse Eduardo Bo, Diretor de Gerenciamento de Propriedades da Hines.

Fonte: Jornal O Globo - 13/06/2008

ps: sou novo aqui, pessoal! mas já acompanho o fórum há bastante tempo

·
Registered
1,513 Posts
Discussion Starter · #2 ·

·
Registered
12,235 Posts

Tudo muito lindo, sem buraco, sem camelô, mas cheio de motos entulhadas? Atravessar ali nem pensar né, não tem como passar, além da poluição visual. Bem, qualquer coisa tá valendo, já que nada é feito mesmo. =)

·
Thiago Agom
5,980 Posts
"Cesar acrescentou que, em algumas áreas comerciais do Rio, como Saara e Calçadão de Campo Grande, o ordenamento foi feito e tem sido mantido."

aH TÁ... Mas o Centro de Campo Grande tá péssimo e o calçadão esburacado...
DEMAGOGIA!

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Finalmente foi criada essa parceria! O centro do Rio precisava de uma faxina dessas urgentemente!
é só 1 quarteirao... nao e o centro...

·
Niteroiense da gema!!
3,749 Posts
Que nem a bolsa do Rio, adotou a praça 15 ela é a responsavel pela limpeza. acho que as empresas do centro devem fazer o mesmo iria organizar muito mais e deichar o centro ainda mais belo.

·
Registered
201 Posts
acrj

salve

a acrj (assoc. comercial) com seu projeto BID, em fase de implantação na av. chile, quer justamente isso. que predios grandes ou mesmo grupos de predios normais adotem suas respectivas calcadas e entorno.

a empresa que trabalho e dona do predio da rua da assembleia 40 e já há alguns anos cuidamos da nossa calçada e das nossas duas árvores.

inclusive quando o restaurante delirio tropical, nosso vizinho, trocou absurdamente as pedras portuguesas por uma lastimável cerâmica vermelha, botei a boca no trombone e a prefeitura teve que desfazer a " vista grossa " que tinha feito, e mandou eles destrocarem, o que foi feito.

o plano da ac-rj é perfeito, mas precisa da adesão de 2/3 dos edifícios de cada quarteirão, para que os mesmos elejam uma espécie de síndico local com poderes para gerir os recursos que passariam a ser-lhe direcionados, cobrados de maneira ADICIONAL E SUPLEMENTAR junto com o iptu de TODOS OS IMóveis compreendidos naquele quarteirão (inclusive o 1/3 que foi contrário).

acho o projeto legal.

·
SSC Brasil
17,659 Posts
^^

É mesmo. :)

Eu espero que esse plano na Avenida Chile vá para frente. Passei por lá ontem e aquilo está uma vergonha. Fora que aqueles pontos de ônibus ferram com o local. Tem que tirar todos de lá. Não é admissível que a avenida onde está a sede da Petrobras e do BNDES, a Catedral Metropolitana e que vai receber em breve as Ventura, esteja tão desorganizada.

·
A volta do malandro
8,633 Posts
^^
É verdade... aquele trecho próximo à escada então... tá terrível!

·
Registered
Ao lado da Ciência, dos Fatos e da Empatia
12,723 Posts
Já que é para fazer calçadas novas, que se faça algo mais util para todos. Se eu fosse prefeito, faria um padrão na cidade do Rio para que as calçadas ficassem como as da Coréia do Sul, com um relevo que ajudasse a locomoção dos deficientes visuais e cadeirantes.

Isso, sim, seria de dar orgulho e colocaria a cidade em outro patamar.

·
Niteroiense da gema!!
3,749 Posts
^^ concordo, deveria ter uma padronização nas causadas do Centro (principalmente), essas com relevos diferenciado pra deficientes é excelente.

·
Feliz Natal
15,678 Posts
eu gosto das nossas pedras à portuguesa... e elas são padrão na cidade...

"causadas" ? que? ;)

·
Registered
Ao lado da Ciência, dos Fatos e da Empatia
12,723 Posts
As pedras portuguesas são o charme de nossa orla e, inclusive, temos a calçada mais famosa e charmosa do país, o calçadão de copacabana, todo em pedras portuguesas. Mas, sinceramente, para ser padrão na cidade não rola. As pedras se desprendem do chão com muita facilidade e logo aparecem aqueles buracos na calçada. Continuo achando mais sensato criar um padrão na cidade que ajude os deficientes visuais e cadeirantes.

·
Feliz Natal
15,678 Posts
como eu disse o Rio tem um padrão... coisa que muitas cidades nao têm... O nosso padrão é a pedra à portuguesa ;)

Pode ter seus prós e contras, mas a acho belissima e única... Depois de Lisboa, o Rio é a cidade com o pavimento de mosaico mais bonito que conheço...

·
Registered
12,235 Posts
Podem ser lindas(estou de acordo), padrão etc e etc. Mas do que adianta se ficam soltando? Já comentei isso aqui no fórum, uma amiga minha quebrou o salto do sapato numa pedra solta, e ainda torceu o pé. Eu gostei desse tipo de calçada em torno do Ed. Castelo, dificilmente uma calçada dessa dá algum problema e se vcs repararem, ainda tem uma inclinação, ótimo pra dias chuvosos.

1 - 20 of 22 Posts