Skyscraper City Forum banner
1 - 7 of 7 Posts

·
Registered
Joined
·
9,196 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Publicada em 01/06/2007 às 20h46m

RJ TV e O Globo Online
RIO - Parte do gás carbônico e outros gases nocivos ao meio ambiente vão deixar de ser emitidos pela frota de ônibus do estado do Rio de Janeiro. A partir da semana que vem, três mil ônibus vão circular com um novo um combustível nos tanques. O biodiesel está sendo produzido na refinaria de Manguinhos, na Zona Portuária. A solução é feita usando o diesel comum, com 5% de biodiesel, o chamado B5.

- É um programa que tem aspectos sociais, ambientais e econômicos de primeira linha - disse o diretor industrial de Manguinhos Fernando Barbosa.

A produção do biodiesel é simples. Os cientistas extraem o óleo de algum vegetal ou aproveitam o óleo de cozinha usado ou não. Depois, juntam com um álcool, que pode ser o etanol ou o metanol. Na mistura, uma reação química produz uma substância com propriedades muito parecidas com as do óleo diesel comum. A produção do biodiesel deve gerar novos postos de trabalho. Cooperativas de catadores do estado já começaram a se organizar. Eles coletam óleo de cozinha em restaurantes, bares e condomínios e vendem para a refinaria.

- A gente vai estar junto nesse elo para que tenha emprego e renda, ou seja, para que todos sejam auto-sustentados dentro desse projeto - disse o presidente da cooperativa de catadores, Jorge Neves.

O centro de pesquisas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolve várias fontes renováveis de energia. O uso do biodiesel pode ajudar a diminuir as emissões de gases que contribuem para o aquecimento global.

- No caso do B5, você pode chegar a reduzir até 10% em termos de material particular. Eu acho que para o Rio de Janeiro isso é muito importante, ainda mais por ser uma medida voluntária - afirmou a professora COPPE/UFRJ, Suzana Kahn.
 

·
ontogeny recapitulates...
Joined
·
3,032 Posts
"Octanagem"

Idéia interessante, fazer a "octanagem" de díesel com esses biodíeseis. Porém, vale ressaltar que a redução de poluentes é reduzida; a maior vantagem é de ordem econômica (geração de emprego e renda).

Para melhorar de maneira significativa, não tem jeito: enquanto motores elétricos ou de hidrogênio não forem factíveis para veículos utilitários, o negócio é investir no modal ferroviário:

+ trem = - ônibus e - caminhão
 
1 - 7 of 7 Posts
Top