SkyscraperCity banner

1 - 20 of 1439 Posts

·
Carioca
Joined
·
2,655 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Esse thread tem por finalidade discutir TUDO de urbanismo e desenvolvimento do Bairro Imperial de São Cristóvão, um dos mais antigos do Rio de Janeiro.

Bem, como eu não tive muito tempo pra organizar material e as minhas fotos do Bairro ficaram na faculdade, eu começarei apenas postando pequenas notícias sobre o Bairro que mostraram início da volta de São Cristóvão ao interesse imobiliário junto à recuperação gradual de alguns trechos da localidade.

Dados:

* Área Territorial (2003): 410,56 hectares
* Total de população (2000): 38.334 habitantes
* Total de domicílios (2000): 13.209

Fonte:Wikipedia.

São Cristóvão é sede da VII Região administrativa da cidade do Rio de Janeiro. Bairros integrantes da região administrativa são: Benfica, Mangueira, São Cristóvão, Vasco da Gama.

O bairro foi criado em 23 de julho de 1981.(Entretanto há gente que considere seu surgimento muito antes disso, entre 1572 e 1583, no caso, uma fazenda).


--------------------------------------------------------------------------
História do Bairro

O Bairro de São Cristóvão teve sua origem na grande sesmaria pertencente aos jesuítas, que se estendia do Rio Comprido até Inhaúma e que entre 1572 e 1583, foi desmembrada fazendo surgir três engenhos denominados: Fazenda do Engenho Velho; Fazenda do Engenho Novo e Fazenda de São Cristóvão. Seu nome se deve à igrejinha dedicada ao santo erguida pela Companhia, junto à praia habitada apenas por alguns pescadores.

Quando D. João chegou ao Brasil, em 1808, o negociante atacadista Elias Antônio Lopes, era proprietário da melhor casa-quinta do Século XVIII, que ficava numa elevação como um oásis numa região bastante alagadiça. Elias Antônio Lopes resolveu doar a D. João sua quinta, que na época era um vasto casarão bastante confortável, mas não suficiente para ser residência real. Então, o próprio negociante mandou que um arquiteto inglês, John Johnston, reformasse o prédio.

Nesta época foi colocado em sua entrada o Portão Monumental, também um regalo dado a D. João, pelo General Lord Percy, Duque de Northumberland. O portão era semelhante ao que existia em sua residência na Inglaterra e foi colocado à frente do Paço de São Cristóvão. Em 1909 o portal for transferido para a entrada do Jardim Zoológico onde ainda se encontra.

Em 1817 passou a residir no Palácio, o Príncipe herdeiro da Coroa - D. Pedro, recém casado com D. Maria Leopoldina Josefa Carolina, Arquiduquesa da Casa de Habsburgo, a mais poderosa dinastia mundial da época. Nela D. Leopoldina viria a morrer de parto, em 1826 e em seus jardins cresceu D. Pedro II. Além do Imperador D. Pedro II, nele também nasceu e cresceu outro monarca, D. Maria da Glória, sua irmã e futura D. Maria II de Portugal, que ascendeu ao trono em 1834, graças a seu pai D. Pedro, depois da vitória na Revolução Libertadora Portuguesa.

O grande Parque da Quinta da Boa Vista foi uma obra de August Glaziou, que elaborou um projeto integral de paisagismo, que foi realizado nos anos sessenta do século XIX. As formas curvilíneas dos caminhos, rios, lagoas e canteiros ajardinados constrastam com a alameda retilínea de sapucaias que segue o eixo central que dá acesso ao Palácio.

Outros trabalhos de Glaziou na cidade foram os jardins: do Passeio Público e do Campo de Santana e em Petrópolis, os jardins do Paço Imperial, atual Museu Imperial.

Com a República, a Quinta onde foi reunida a Constituinte de 1891, se transformou para abrigar o Museu Nacional, que antes ficava no Campo de Santana. Quando Nilo Peçanha assumiu a Presidência, o seu estado era lamentável e em seus jardins já haviam sido construídas toscas residências, por isto, em 1909 todo o parque foi restaurado e cercado,
tendo seus jardins guardado as características que lhe havia dado Glaziou.

O Bairro de São Cristóvão com o tempo perdeu seu glamour da época do Império e foi aos poucos se degradando, atualmente apresenta formas diferenciadas, abrigando muitas indústrias, gráficas, serviços, auto peças, sendo habitado em sua maioria por uma população de baixa renda.



O Solar da Marquesa de Santos, é um sobrado de Estilo Colonial do final do Século XVIII, que recebeu uma reforma classiciznate por volta de 1825 que lhe deu a feição atual. Tem como destaque o frontão e os frisos ornamentais da fachada e seu interior, ricamente decorado com estuqyes e afrscos, à maneira renascentista. Foi projetado por Pedro José Pézèrat e construído por Pedro Alexandre Cavroé, em 1826, sendo sua pintura mural de autoria de Pedro do Amaral. Possue um belíssimo salão oval com escadas curvas que dá para sua parte posterior.

A casa foi residência também do Barão de Mauá, ao final do Seculo XIX e depois pertenceu ao médico Abel Parente que nela instalou uma Casa de Saúde, depois pertenceu ao Ministério da Saúde e finalmente passou para o Estado da Guanabara no Governo de Carlos Lacerda, que o cenverteu em Museu para os festejos do IX Centenário da Cidade.



Vista do Paço de São Cristóvão, foto de Marc Ferrez, tirada
em 1870, quando ainda não existiam os jardins de Glaziou.
O grande espaço vazio, à esquerda, é hoje acupado pela
Tijuca, Andaraí e Grajaú.

O prédio do Museu Nacional ao longo do tempo teve suas características bastante modificadas: às obras iniciais de Estilo Neogótico de John Johnston, sucedeu o Estilo Português de Manuel da Costa, em 1822; depois a linguagem Neoclássica de Pedro José Pézèrat, de 1828 a 1831; de Manoel de Araújo Porto-Alegre depois de 1847 e Theodoro Marx entre 1857 e 1868, que foram mantidas nas intervenções posteriores.


Parque da Quinta da Boa Vista



A Quinta da Boa Vista é atualmente um dos principais locais de lazer da população do Rio de Janeiro, que pode levar suas crianças para brincar nos maravilhosos jardins de Glaziou, com suas grutas, rios, lagos e canteiros, sem falar do imperdível visita ao Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, que também fica localizado na Quinta e por onde se entra através do Portal Monumental que na época do Império era o portão que dava acesso ao Paço Imperial.

Nos jardins da Quinta o Maestro Issac Karabschevsky regeu inúmeras vezes as apresentações da Orquestra Sinfônica Brasileira no Projeto Aquarius e chegou até a encenar à beira do Lago, completamente lotado, a Ópera Aída, numa das mais belas apresentações já realizadas ao ar livre e para o público em geral.

Fonte:http://www.marcillio.com/rio/enscrist.html

-------------------------------------------------------------------------

Notícias do Bairro:

O imperial São Cristóvão

Prefeito muda o nome do bairro e causa polêmica entre os moradores, que esperam por obras

Andréia Lopes

Rio - Residência oficial da monarquia, São Cristóvão volta a ganhar status de império, quase 200 anos depois da chegada da família real portuguesa. Decreto assinado ontem pelo prefeito Cesar Maia modificou o nome do local para Bairro Imperial de São Cristóvão. A mudança causou polêmica entre moradores, que não acreditam que a novidade, por si só, trará melhorias. Outros torcem para que o novo nome ajude a acelerar a prometida revitalização.

A prefeitura prevê urbanização de ruas e criação de nova praça, por exemplo. A iniciativa privada também aposta no crescimento do bairro: até 2010 serão erguidos pelo menos três novos prédios residenciais. A idéia da mudança, que também ocorreu em função da proximidade do aniversário de 200 anos da vinda da corte Portuguesa ao Brasil, ano que vem, partiu de grupo de moradores.

“Seremos um dos poucos bairros do mundo a ter esse título!”, orgulha-se o presidente da Câmara Comunitária de São Cristóvão, Maurício Mendes. Para ele, os benefícios vão além da palavra Imperial no nome: “Vai melhorar a auto-estima do bairro e atrair investimentos”. Já outros desaprovaram a iniciativa, como a moradora Telma Caldas. “Na prática não significará nada. Em vez disso, deveriam melhorar as ruas”, sugere.

No bairro estão localizados, por exemplo, o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, e a Casa da Marquesa de Santos, dois ícones dos tempos da nobreza. O historiador Milton Teixeira aprova a mudança e reforça a necessidade de investimentos na região. “Depois que a monarquia abandonou o bairro, ele perdeu o grande atrativo. Pessoas de posse foram para a Zona Sul, e casas viraram fábricas ou vilas. O que resta daqueles tempos não está conservado”, avalia.

Mesmo assim, antigos e futuros moradores apostam na revitalização. “São Cristóvão ficou adormecido. Mas agora a procura cresce por ele ser mais alternativo e pela praticidade”, comemora o empresário Rubem Vasconcelos, da Patrimóvel, que já lançou três empreendimentos na região.

PASSARELA DA QUINTA AO MARACANÃ

O prefeito Cesar Maia renovou em julho convênio com a Prefeitura de Paris para o Plano de Reabilitação Integrada do bairro. A parceria prevê ações como a construção da Praça Pedro II, entre as ruas São Cristóvão e Pedro II, e expansão do Zoológico. Está em estudo também construção de passarela que ligará o ‘nosso Central Park’, como descreve o prefeito, ao Estádio do Maracanã. Mês que vem será licitada a obra que unirá a Rua Ceará à Pedro II, facilitando o acesso ao bairro.

Confiante na revitalização, Elizabeth Backx se diz satisfeita com a criação da Praça Pedro II, que ficará próxima ao local onde trabalha. “Vai melhorar muito”, acredita ela. Sua amiga Bianca Aiello concorda.

Desde o início do ano, a prefeitura organiza pequenos eventos para comemorar os 200 anos da chegada da corte ao Brasil. Antes de ser moradia da monarquia, São Cristóvão foi dos índios até 1578. Nesse ano, chegaram os jesuítas, também expulsos, em 1759. Quatro anos depois, os terrenos da região foram loteados e leiloados. O negociante Elias Antônio Lopes adquiriu a Quinta — então 3 vezes maior — e a presenteou a D.João VI em 1808. O palácio, atual Museu Nacional, fora erguido 5 anos antes.
Fonte:http://odia.terra.com.br/rio/htm/geral_117554.asp
-------------------------------------------------------------------------


São Cristóvão, que perdeu 30 mil habitantes, espera revitalização

Pedro Vieira, Jornal do Brasil

RIO - Em comemoração aos investimentos gerados no bairro imperial de São Cristóvão, o presidente da Câmara Comunitária do bairro – que festeja 10 anos de criação – Maurício Mendes, organizou um evento no Museu Militar Conde de Linhares, para apresentação de investimentos na região e a criação de uma Comissão Comunitária, presidida pelo presidente da construtora Concal, Júlio Conde Caldas. No discurso, o otimismo de retomar o prestígio de uma região que perdeu mais de 30 mil habitantes de 1980 para cá.
– Com o novo Projeto de Estruturação Urbana (PEU), a área passou a atrair mais investimentos para São Cristóvão – disse Caldas, que explicou o motivo do declínio do bairro onde morou a família real. – A região sofreu um esvaziamento por causa de uma mudança no modelo industrial da região, da construção da Linha Vermelha, que passa pela principal artéria do bairro e uma legislação desastrosa. Ninguém queria morar aqui.
De acordo com o antiga PEU, o bairro só poderia ter construções até quatro andares. Com uma reformulação no PEU, o bairro passou a permitir prédios de até 13 andares e mais uma bonificação: quem comprasse um terreno que tivesse galpão, poderia construir um edifício com até um andar a mais.
– Era um absurdo um lugar com tamanha área de lazer não ter incentivo para investimentos residenciais. Felizmente isso mudou, e agora temos promessas de investimento do poder público – ponderou Caldas, que criticou o atual prefeito. – O Cesar Maia prometeu um banho de luz na Quinta da Boa Vista, mas não fez porque priorizou a Cidade da Música.
O secretário municipal de Urbanismo, Augusto Ivan, estava presente. Ao invés de falar na prioridade de investimento, preferiu falar sobre as façanhas da gestão do atual alcaide.
– Quando assumimos a Secretaria de Urbanismo restauramos a Quinta da Boa Vista, recuperamos a Praça do Campo de São Cristóvão e iluminamos o bairro. Depois de reformulação do PEU, foram construídas mais de 1500 unidades residenciais – afirmou Ivan.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, também esteve presente e foi homenageada pela Câmara Municipal. Agradecida, Benedita pediu mais atenção na área social, principalmente com as crianças.
– Aqui tem um alto índice de prostituição infantil. Precisamos dar mais oportunidades para as crianças – pediu Benedita, que prometeu melhorias com o desfecho da era Cesar Maia. – Ano que vem teremos mais ações exatamente porque a prefeitura vai estar integrada com os governos estadual e federal.

[22:20] - 08/12/2008
--------------------------------------------------------------------------

Construtoras investem condomínios com amplas áreas de lazer em São Cristóvão
Publicada em 24/11/2009 às 16h47m
O Globo



São Cristovão: Condomínios com amplas áreas de lazer

RIO - Foi a paisagem da Quinta da Boa Vista que logo convenceu o administrador Renato Togashi e a bibliotecária Viviane da Silva a comprar, via financiamento imobiliário, um apartamento em São Cristóvão. A localização do bairro, a ampla área de lazer e os serviços oferecidos pelo condomínio também contribuíram para seduzir o casal.

- Morávamos na Praça da Bandeira. Quando decidimos nos mudar, procuramos uma localização que fosse igualmente central. De fácil acesso ao meu trabalho, no Méier, e que ficasse perto da Zona Sul e do Centro - diz o administrador, morador de um apartamento de sala e dois quartos no condomínio Paço Imperial, recém-entregue pela construtora.

Com o Plano de Estruturação Urbana (PEU) de 2004, foi iniciado um processo de revitalização de São Cristovão. O bairro, que nos tempos do império era freqüentado por nobres, tinha perdido a sua pompa e se transformado em um pólo industrial. O PEU, aos poucos, está devolvendo a São Cristóvão a sua importância imobiliária. As construtoras cariocas estão cada vez mais investindo no bairro, com condomínios dotados de atrativos serviços, como cinema, SPA,salão gourmet e academia.

De acordo com o presidente do Conselho de Revitalização de São Cristóvão, José Conde Caldas, o bairro atualmente é o que oferece mais potencial construtivo. O metro quadrado construído, que antes custava R$ 2.200 passou para R$ 3.500, ou seja, teve uma valorização de quase 60%.

- Sou suspeito para falar, pois há 25 anos já alertava todos os prefeitos do absurdo que era ter o potencial construtivo congelado desde 1975 em uma região tão nobre, que tem como patrimônio a Quinta da Boa Vista e está perto de tudo. Com o PEU, o bairro está voltando a ser repovoado por famílias de classe média. Muitos jovens estão procurando imóveis em São Cristóvão. Acredito que a parcela de 30% de população que o bairro perdeu durante o período de desvalorização, será recuperada - diz Caldas.

Os antigos galpões e armazéns, atualmente abandonados, começam a dar lugar e a conviver com o novo imobiliário residencial. A RJZ/Cyrela tem dois novos empreendimentos na região, o Paço Real, já entregue, em parceria com a Concal, e o Mais São Cristovão, ainda em construção, com imóveis de 1, 2 e 3 quartos. Já a CHL, uma das pioneiras na região, construiu o Quinta Top, com apartamentos de 2 e 3 quartos. Outra construtora que investe no bairro é a MDL Realty, com um empreendimento dentro dos padrões do programa "Minha Casa, Minha Vida" , de 572 unidades, além do Quinta do Conde, lançado recentemente em parceria com a Concal.

- São Cristóvão é um bairro próximo ao Centro da cidade, tem boa infra-estrutura de comércio além de lazer e transporte público. Apostamos na revitalização da região, que já valorizou os novos empreendimentos. Os projetos para melhorias na Zona Portuária agregarão ainda mais valor ao bairro - explica Flavio Veloso, diretor de incorporação da MDL Realty.


Condomínios de São Cristovão oferecem spa, espaço gourmet, cinema e academia

O PEU concedeu às construtoras o direito de construir dois pavimentos a mais em áreas ocupadas com galpões, aumentando a área total de edificação em 0,5%. Atualmente, estão sendo construídos empreendimentos com mais de 500 unidades. O reforço na segurança pretende diminuir a prostituição no entorno da Quinta da Boa Vista. Esse é, na opinião do morador Renato Togashi, um dos problemas que necessitam de maior atenção dos governantes.

- Quando estava procurando apartamento em São Cristóvão, em 2006, cheguei a presenciar a abordagem de garotas de programa. Hoje, já percebo diminuição na prostituição. A gente sempre vê a patrulha de segurança nos arredores. Ainda estou há pouco tempo no bairro, não tenho uma rotina estabelecida. Costumo passear com minha mulher na Quinta da Boa Vista, que fica em frente ao meu condomínio. De toda forma, já percebo que há uma configuração familiar, jovens e crianças, uma vida de bairro - diz o administrador.

Há ainda uma série de melhorias planejadas para o bairro, como o projeto de iluminação para a fachada do Museu Imperial, a construção de uma passarela para facilitar o acesso ao metrô e infra-estrutura para receber o trem-bala. De acordo com Conde Caldas, serão instaladas, ainda, duas novas linhas de ônibus.

http://oglobo.globo.com/economia/morarbem/mat/2009/11/24/construtoras-investem-condominios-com-amplas-areas-de-lazer-em-sao-cristovao-914904232.asp




_________________________________________________
Planos de Recuperação do Bairro:
http://portalgeo.rio.rj.gov.br/estudoscariocas/download/2372_Plano%20de%20reabilita%C3%A7%C3%A3o%20integrada%20da%20regi%C3%A3o%20de%20S%C3%A3o%20Crist%C3%B3v%C3%A3o.pdf


_________________________________________________

AINDA EM CONSTRUÇÃO. Aguardem...:soon:
 

·
Carioca
Joined
·
2,655 Posts
Discussion Starter · #4 · (Edited)
Lugares Importantes de São Cristóvão

Uma breve lista de pontos relevantes do bairro:

- Quinta da Boa Vista(Atual Museu Nacional);
- Parque da Quinta da Boa Vista;
- Jardim Zoológico;
- Campo de São Cristóvão;
- Observatório Nacional;
- Museu do 1º Reinado(ex-residência da Marquesa de Santos).
- Museu Militar Conde de Linhares;
- Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga;
- Igreja de São Cristóvão;
- Igreja de São Roque;
- Igreja de São Januário;
- Igreja de Santa Edwiges;
- Estação de Metrô São Cristóvão;
- Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes(conhecido como Pedregulho)
- Colégio Pedro II;
- Colégio Nilo Peçanha;
- Antigo edifício do JB(Futura sede do INTO - Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia);
- Largo da Cancela;
- Sede da Guarda Municipal do Rio de Janeiro;
- Gasômetro(antigo unidade da CEG);
- 1º Batalhão de Guardas do Exército - Batalhão do Imperador;
- "Bairro" Sta Genoveva (que é como uma vila bem grande, próxima à Rua São Cristóvão);
- Hospital Quinta D'Or;
- Instituto Municipal da Mulher Fernando Magalhães;
- Hospital Frei Antônio (conhecido antigamente como Hospital dos Lázaros, inaugurado em 1763 frei Antônio, bispo do Rio de Janeiro.)

___________________________________________

Dos arredores de São Cristóvão Também:

- CADEG (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara);
- Hospital Central do Exército(HCE);
- Estádio de São Januário(Clube de Regatas Vasco da Gama);
- Vila Olímpica da Mangueira;
- Centro Cultural Cartola(na Mangueira);


e vários outros que não me vem a kbça agora :lol:
 

·
Rio de Janeiro
Joined
·
31,125 Posts
São Cristóvão ANSEIA e NECESSITA de uma revitalização. Pena que o bairro está um pouco detonado e há favelas no entorno dificultando que as grandes construtoras invistam PESADO, porque algumas já esboçaram alguma reação. :)
 

·
Carioca
Joined
·
2,655 Posts
Discussion Starter · #7 ·
^^
Aewwwww... finalmente tá saindo um thread sobre São Cristóvão!
Vai ficar legal!

OBS: acho apenas que deveria estar no fórum nacional
Po, sério, vc acha que ia ficar melhor lá no Nacional???

Eh pq o meu foco maior estava nas mudanças pelo que o Bairro tá passando.Inclusive discutir o valor arquitetônico e urbano da região para a cidade, em conjunto com o valor histórico do bairro.Tem muita coisa em São Cristóvão pra se ver.


Eu IA postar as fotos hj, mas não deu pra tirar mais ainda, vou tentar ir na Rua São Cristóvão até a quinta-feira pra mostrar oq será encoberto pelo viaduto e outras ruas tb, inclusive dos novos empreendimentos residenciais que já estão mudando um pouco(bem pouquinho mesmo) a cara do bairro.

Mas a minha idéia era criar um modelo mais semelhante ao do
Thread Metro-Rio.Ainda falta juntar material sobre a história do Bairro e dos pontos marcantes.Fiz até uma listinha dos lugares que me vieram à cabeça em 1º lugar.

Qualquer sugestão madem aí. :) Tem muita coisa ainda pra ser mostrada.
 

·
Rafael Soares
Joined
·
6,822 Posts
Eh pq o meu foco maior estava nas mudanças pelo que o Bairro tá passando. Inclusive discutir o valor arquitetônico e urbano da região para a cidade, em conjunto com o valor histórico do bairro.Tem muita coisa em São Cristóvão pra se ver.
Sendo assim, então ok! Achei que fosse dar uma ênfase como thread fotográfico, que até comentei contigo, tô com vontade de fazer sobre São Cristóvão tb! :lol:

Vc mora onde, cara? Tô com um livro de São Cristóvão que talvez te ajude com algumas coisas.
 

·
Carioca
Joined
·
2,655 Posts
Discussion Starter · #10 ·
São Cristóvão ANSEIA e NECESSITA de uma revitalização. Pena que o bairro está um pouco detonado e há favelas no entorno dificultando que as grandes construtoras invistam PESADO, porque algumas já esboçaram alguma reação. :)
^^^^
Po mas se a Copa e as Olimpíadas terão como um dos palcos o Maracanã, é claro que eles irão investir por ali tb.Inclusive essa história de UPP está dando um novo ânimo.Quem sabe, devido a certa prioridade, eles não instalam uma unidade na Mangueira.Isso traria consequências claras para toda a regiao, afastando um pouco a violência e os riscos para areas mais distantes.São Cristóvão é mais cercado pela Mangueira e pelo Tuiuti, que é menor.Há tb a Barreira do Vasco, que tb causa um bocado de transtornos pra toda a região.

Até que não são muitas como as que se tem na Tijuca.Dá pra salvar, essa é a minha esperança.:cheers:
 

·
Carioca
Joined
·
2,655 Posts
Discussion Starter · #11 · (Edited)
Notícia

Meio atrasado mas ai vai:

16 de Janeiro de 2010

Prédio de São Cristóvão está se transformando em galeria de arte
Confira as dicas de atrações para o fim de semana. Vale a pena olhar com mais atenção para São Cristóvão.

A sugestão desse sábado (16) é uma visita a São Cristóvão. O bairro guarda a história do Rio de Janeiro e do Brasil. Um prédio está se transformando em uma galeria de arte.


Vale a pena olhar com mais atenção para São Cristóvão. O Programão de hoje mostra que um dia pode ser pouco para aproveitar tudo que o bairro tem de bom. Dá para começar o passeio na Quinta da Boa Vista, visitar o Museu Nacional, dar um pulo no Jardim Zoológico e depois almoçar comida nosdestina na Feira de São Cristóvão. E ainda tem mais: falta o Museu do Primeiro Reinado e o Observatório Nacional.

São Cristróvão tem mais a oferecer. Quem passar pela Rua Marechal Jardim, por exemplo, vai logo ver um grande conjunto residencial que muita gente chama de “Pedregulho”. O prédio foi projetado em 1947 por um dos maiores nomes da arquitetura moderna do brasileira: Affonso Eduardo Reidy.

Logo na entrada, um painel do artista plástico Cândido Portinari dá as boas vindas. Por sinal, o pedregulho, com seus 272 apartamentos, está recebendo muitas visitas.

O prédio que é referência mundial da arquitetura moderna e já serviu de cenário para filme Central do Brasil, de Valtar Sallles Júnior, está passando por uma ocupação de artistas plásticos, que ficam morando no edifício por 20 dias e desenvolvem ações com os moradores.

Esta semana os integrantes do coletivo de arte "Frente Três de Fevereiro" se mudaram para o apartamento 613 e já estão cheios de idéias. “A recepção tem sido ótima. Estamos ficando amigos do pessoal do corredor, estamos comendo juntos e conversando muito”, conta o artista plástico Pedro Guimarães.

Tudo que é produzido pelos artistas e moradores é exposto em uma galeria de arte montada no pedregulho, que está aberta a visitação.

Mas no meio de tanta riqueza cultural, o RJTV encontrou sinais de abandono, como valas negras pisos quebrados e lixo espalhado pelos jardins planejados pelo paisagista Burle Marx.

“A gente precisa que o poder público nos ajude, porque um prédio dessa envergadura não pode ficar à mercê do tempo e de situações que os próprios moradores têm medo”, afirma o presidente da Associação de Moradores do “Pedregulho”, Hamilton Hildelfonso Marinho.

O "Pedregulho" é mais um atrativo de São Cristóvão. Um espaço que merece visitas e mais cuidado.

O prédio é tombado pela prefeitura, está em fase de tombamento pela União e a Secretaria estadual de Habitação informou que o conjunto vai ser reformado em breve e a obra que vai durar um ano e meio começa em fevereiro.

Fonte: http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/...ARTE.html
 

·
Rio de Janeiro
Joined
·
31,125 Posts
^^^^
Po mas se a Copa e as Olimpíadas terão como um dos palcos o Maracanã, é claro que eles irão investir por ali tb.Inclusive essa história de UPP está dando um novo ânimo.Quem sabe, devido a certa prioridade, eles não instalam uma unidade na Mangueira.Isso traria consequências claras para toda a regiao, afastando um pouco a violência e os riscos para areas mais distantes.São Cristóvão é mais cercado pela Mangueira e pelo Tuiuti, que é menor.Há tb a Barreira do Vasco, que tb causa um bocado de transtornos pra toda a região.

Até que não são muitas como as que se tem na Tijuca.Dá pra salvar, essa é a minha esperança.:cheers:
^^ Por incrível que pareça as UPP's estão movimentando mesmo a cidade. Fiquei sabendo que "eles" deixarão por último as favelas mais complicadas como Mangueira e Complexo do Alemão. :yes:

Oxalá que a bandidagem seja destronada por completo para o bem da cidade que está renascendo das cinzas.:)
 

·
Carioca
Joined
·
2,655 Posts
Discussion Starter · #13 ·
^^ Por incrível que pareça as UPP's estão movimentando mesmo a cidade. Fiquei sabendo que "eles" deixarão por último as favelas mais complicadas como Mangueira e Complexo do Alemão. :yes:

Oxalá que a bandidagem seja destronada por completo para o bem da cidade que está renascendo das cinzas.:)
Bom , boatos nunca são fontes confiáves não é, mas oq se tem falado por aí, mesmo vindo de gente da polícia, é que Mangueira viria, provalvelmente depois do Morro dos Macacos.A mangueira é muito menor que o Alemão , Rocinha, e fica próxima da Tijuca. Seria uma espécie de tomada dos ptos de venda, por região.

Quando se fala em Mangueria, fala-se automaticamente em Tuiuti e Telégrafos, q são comunidades adjuntas, para onde os traficantes fogem quando a Mangueira é invadida. É uma área bem inferior ao que se vigia na área da grande Tijuca e tb qt a outra como Maré, Alemão, Manguinhos e Costa Barros.Por isso q eu, sinceramente, acredito numa intervenção próxima, não tão distante assim.



Pô, meu thread tá bem desatualizado. Vo caçar umas notícias dos últimos meses sobre o Bairro.São Cristóvão ainda está crescendo, devagar mas indo em frente!! :)
 

·
Registered
Joined
·
985 Posts
Que coincidência, tb estava me planejando para fazer um thread sobre São Cristóvão. Que bom esta iniciativa, pois acho que o bairro tem mta coisa para ser mostrada.
Mas terá um thread fotográfico no nacional?
 

·
Carioca
Joined
·
2,655 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Que coincidência, tb estava me planejando para fazer um thread sobre São Cristóvão. Que bom esta iniciativa, pois acho que o bairro tem mta coisa para ser mostrada.
Mas terá um thread fotográfico no nacional?
Não achei da última vez que procurei. Esse thread aqui ja era pra ta beeeem mais atualizado, mas acabei me enrolando e fiquei meio afastado do fórum.Têm muita notícia que eu ainda não pus. Como referência, eu coloquei o endereço de um site lá nos primeiros posts, que t~em um monte de fotos do Bairro. Eu mesmo ia tirar em março, mas não tive tempo também. Eu ainda pretendo fazer um album próprio sobre tudo que tem de interessante e de valor no bairro.

O site q eu falei eh esse:
http://www.pbase.com/andremendonca/saocristovao
 

·
Carioca
Joined
·
2,655 Posts
Discussion Starter · #16 · (Edited)
Notícia

São Cristóvão ganha uma comissão de revitalização para cobrar melhorias na área

Publicada em 27/06/2009 às 20h14m
O Globo

Educandário G. de Araújo. Foto Fabio Rossi / Agência O Globo


RIO - O bairro imperial quer voltar a ser um endereço nobre. Como estratégia para atrair novos - e resgatar antigos - moradores e turistas, um grupo de empresários, diretores de museus e moradores propôs à prefeitura um choque de urbanismo e luz em São Cristóvão, informe a edição desta domingo do Globo. Estão previstas a instalação de quiosques e postes de iluminação mais potentes no entorno da Quinta da Boa Vista; a construção de uma passarela climatizada, com escada rolante, ligando o metrô ao parque de 540 mil metros quadrados, além da implantação no Museu Nacional de um espetáculo "Som e Luz", nos moldes do show do Museu Imperial de Petrópolis, orçado em US$ 6 milhões.

Na lista de projetos da Comissão de Revitalização do Bairro Imperial, criada há dois meses, há ainda a instalação de um ponto de integração metrô-ônibus e o redesenho das ruas internas do Centro de Tradições Nordestinas, além da poda periódica das árvores ao redor da Quinta da Boa Vista, o que ajudaria a melhorar a iluminação e contribuiria para a segurança.

- Fizemos um acordo com o antigo prefeito: pagaríamos a reforma do Pagode Chinês, que foi orçada em R$ 300 mil e custou R$ 710 mil, e a prefeitura refaria a iluminação no entorno da Quinta. Estamos tentando junto à nova administração que a promessa seja cumprida. Teria saído mais barato pagar pela iluminação - disse o arquiteto e urbanista José Conde Caldas, que preside a comissão.

Por e-mail, a prefeitura informou que a Rioluz, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras, "está elaborando um projeto para melhorar a iluminação das vias no entorno da Quinta da Boa Vista."

Pô esse link abaixo leva a uma entrevista em áudio sobre o bairro:
Hélio Brasil fala sobre arquitetura de São Cristóvão
 

·
Banned
Joined
·
1,895 Posts
Outra noticia importante para o bairro é a inclusão do estádio de São Januário como palco das partidas de rugby. Cercado por ruas estreitas e com uma favela na vizinhança , a região será alvo de algumas intervenções do poder publico , visando melhorar a circulação interna e o acesso ao bairro.
 

·
Carioca
Joined
·
2,655 Posts
Discussion Starter · #18 · (Edited)
Notícia

São Januário oficializado como sede de Rúgbi nas Olímpiadas

Clube 20 / 07 / 2010 - 16:53

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, oficializaram na tarde desta terça-feira (20/07), na Sala de Troféus, em São Januário, a arena de São Januário como palco das disputas de Rúgbi de Sete, nas Olimpíadas de 2016, no Rio.

O estádio vascaíno passará por várias reformas, como por exemplo, transformação do gramado e nas arquibancadas, onde serão colocados assentos, todos com coberturas. As datas de início das obras ainda não foram definidas pela Federação Internacional, mas o presidente Roberto Dinamite já comemora a conquista.

- Já tive a felicidade de participar de uma Olimpíada e me sinto privilegiado em ver que o Vasco será sede das Olimpíadas de 2016. O Vasco sempre foi um clube pioneiro em muitas coisas e esta é mais uma que alcançamos. Uma conquista que mostra a grandeza do nosso Vasco - comentou Roberto Dinamite.

Após a assinatura da oficialização de São Januário como palco das disputas de Rúgbi, o presidente Roberto Dinamite homenageou os ilustres que estavam presentes. O secretário de urbanismo do Rio de Janeiro, Sérgio Dias, o presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz Lopes, o coordenador geral de urbanismo e conservação do Rio, Carlos Roberto Osório, e o representante da Penalty, Carlos Saraiva, receberam uma medalha. O presidente do Comitê Olímpico (COB), Carlos Arthur Nuzman, também recebeu a medalha e ganhou uma camisa do Vasco das mãos do presidente Roberto Dinamite.
http://www.crvascodagama.com/index.p...-nas-Olmpiadas

Copiado do Thread: [Complexo Maracanã] | Projetos, Obras e Notícias
 

·
Registered
Joined
·
299 Posts
ótimo Thread, São Cristovão ficará muito bom e com um comércio melhor. Alguém pode postar fotos dos novos empreendimentos imobiliários e urbanização?

Acredito que em poucos anos novas empresas e lojas de varejo vão estar no bairro assim como está sendo a revitalização da Lapa.

E com isso o Bairro, que tem um pouco da França, ficará ainda mais bonito e movimentado.
 
1 - 20 of 1439 Posts
Top