Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 36 Posts

·
Registered
7,018 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Um sonho com a marca Niemeyer
Bisneto de mestre da arquitetura assina projeto sustentável para Caxias

Simone Candida
Publicado: 16/06/12 - 22h34
Atualizado: 16/06/12 - 22h44

O arquiteto Paulo Sérgio Niemeyer, que criou um projeto de urbanismo sustentável para Duque de Caxias, o primeiro do gênero no país.
Foto: Carlos Ivan / O Globo

RIO - O arquiteto Paulo Sérgio Niemeyer sonha em ver nascer uma nova cidade em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. No município — onde está uma refinaria de petróleo, a Reduc, e funcionava, até o mês passado, o Aterro de Gramacho —, deve ser instalado o primeiro projeto de urbanismo sustentável do país que leva a assinatura do bisneto de Oscar Niemeyer. Batizado de Nova Cidade de Duque de Caxias, o programa promete dar uma guinada verde que mudará o futuro do local, com a criação de um parque de 32 milhões de metros quadrados, pelo menos dez museus, dezenas de praças, centro de convenções, autódromo, quarteirões com modernos prédios comerciais e institucionais, além de mais de 300 mil metros quadrados de ciclovias e pistas para caminhada.

Toda essa reformulação, que deve levar cerca de 15 anos para ser concretizada, custará R$ 6 bilhões. E espera-se que mude o eixo de ocupação da cidade, que passará a ter o foco deslocado do entorno da Rodovia Washington Luís para a Baía de Guanabara.

Uma via litorânea entre praças e um imenso parque

O projeto dos sonhos do arquiteto prevê até a construção de uma marina, com incentivo ao uso dos quatro rios que passam pela cidade e deságuam na Baía. Outro detalhe promete fazer toda a diferença: na região, só poderão ser erguidos prédios verdes, obedecendo aos cuidados com o meio ambiente.

Para a execução do projeto, foi assinado um protocolo de intenções entre o escritório Niemeyer Arquitetos Associados, do qual Paulo Niemeyer é sócio, e a prefeitura de Duque de Caxias. O programa Nova Cidade de Duque de Caxias foi apresentado pelo prefeito José Camilo Zito e pelo arquiteto no Seminário sobre Comunidades Sustentáveis, no Clube de Engenharia, um dos eventos do Rio+20.

Segundo Paulo Niemeyer, a ideia é que Duque de Caxias torne-se atrativo, deixando de ser apenas um lugar de passagem. E que tanto moradores da cidade (de 855.048 habitantes, segundo o IBGE) quanto o restante da população do estado passem a enxergar e desfrutar da Mata Atlântica que ainda existe por lá. Não é à toa que um dos pontos fortes do novo projeto é a abertura de uma rota de acesso à cidade, a Via Litorânea. A estrada alternativa, com 21 quilômetros, permitirá que o motorista saia da Linha Vermelha e siga, admirando as praças, o parque e outras construções pelo caminho, até a saída da cidade, em direção a Magé.

Projeto prevê centros de pesquisa ambiental

Duque de Caxias também vai ganhar teatros, bibliotecas, rodoviária intermunicipal, estação de barcas e um belo passeio público.

— Este boulevard será um eixo verde para pedestres. Ele vai cruzar a Washington Luiz, com uma passagem por baixo da estrada. Um caminho do Autódromo até a foz dos rios Sarapuí e Iguaçu — detalha Paulo Sérgio, que descobriu a cidade e começou a fazer projetos para transformá-la, entre 2005 e 2006, quando acompanhou a construção do Teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador, projeto de seu bisavô. — Naquela época, percebi que a cidade crescia na contramão de tudo o que é sustentável. Ela não tem, por exemplo, um parque no entorno da Baía de Guanabara, como tem a cidade vizinha, Magé.

Complexo terá dez museus e planetário

Essa lacuna será preenchida com o Parque Caminhos da Guanabara, que terá 32.476.972 metros quadrados e será criado por decretado da prefeitura. Ao longo do parque, haverá deques e áreas de lazer, além de vários centros integrados de pesquisa ambiental e troca de informações científicas. A ideia, explica o arquiteto, é que esses prédios sejam utilizados por uma universidade pública.— Aliás já existe uma Área de Proteção Ambiental, mas não havia controle sobre o que era construído nos seus limites. O projeto vai resolver isso. Vamos permear a área com critérios urbanísticos. Criando os equipamento, levaremos o público a frequentar o parque. E, ao mesmo tempo, estabelecemos critérios de ocupação deste trecho da cidade, ajudando na preservação — observa Paulo Sérgio.Ele ressalta que o projeto contará com investimentos da iniciativa privada para ser implantado:

— O projeto todo ocupa 53 quilômetros quadrados, sendo 32 deles só de parque. Um espaço maior que o da Floresta da Tijuca, do Parque Ibirapuera ou do Central Park.

O projeto urbanístico contempla, ainda, a implantação de uma área para prédios do Minha Casa, Minha Vida e a criação de uma Cidade do Conhecimento, um complexo com pelo menos dez museus e um planetário, numa área de 700 mil metros quadrados. Um dos prédios será feito em vidro. E um dos museus, o principal deles, será especializado em minerais e pedras preciosas.

Segundo o prefeito de Caxias, um levantamento detalhado da área está sendo elaborado para liberá-la para construção.

— A concepção do projeto vai ao encontro do que queremos para Duque de Caxias, ou seja, uma cidade renovada, articulada e com visão de futuro — diz Zito.— Como é um projeto de grande magnitude, vamos buscar recursos com a iniciativa privada.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/um-sonho-com-marca-niemeyer-5230785#ixzz1y22oSsvg
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Galeria:
http://oglobo.globo.com/rio/o-sonho-do-bisneto-de-niemeyer-para-duque-de-caxias-5212070

Imagens publicadas no site http://www.niemeyer.arq.br/:

·
Registered
7,773 Posts
Chega de Niemayer e sua arquitetura copia e cola de ultimamente... vamos dar uma criatividade e ousadia nisso aí né?

Bisneto na carona do avó, projetando oquinha com telhado verde, me poupe!

a ideia é super interessante, porém com essa arquitetura e ousadia é disperdício, cade o concurso para diversos arquitetos nacionais e internacionais? cade a diversidade arquitetônica e artística?

desde quando o escritório do niemayer é especializado em urbanismo e planos diretores???

·
Banned
7,747 Posts
A ideia básica é boa. Mas esse projeto provavelmente não vai sair. É um daqueles que só aparecem em época de eleição.

Trata-se basicamente de um devaneio do atual prefeito numa atitude desesperada para recuperar sua popularidade, já que seu índice de rejeição é absoluto e suas chances de se reeleger são praticamente nulas, em função de um anti-governo completamente desastroso.

Duque de Caxias arrecada 5 milhões de reais por dia, mas já faz quase duas semanas que o lixo da cidade não é recolhido por falta de pagamento à empresa responsável, a luz de vários órgãos da prefeitura está/estava cortada em razão de dívidas com as concessionárias, os hospitais da cidade foram fechados em razão de falta de condições de manutenção e salários atrasados, enfim, é uma situação de caos que há muito tempo a cidade não via, coisas absolutamente absurdas. Assim, o prefeito vai se tornar o principal cabo eleitoral de seus opositores nas urnas, mas, para não perder a pose, vai divulgar esse projeto para tentar enganar a população (preciso dizer que não vai conseguir?).

Para coroar o atestado de mediocriedade, a quem chamam para desenhar o projeto? Pois é, a cidade mecece coisa melhor. Sob todos os aspectos.

·
Registered
10,272 Posts
Ele pode fazer baggio que o vovô não faz nada. Eu vou morrer e vou continuar vendo as Oca em construção.

·
Registered
1,518 Posts
A ideia básica é boa. Mas esse projeto provavelmente não vai sair. É um daqueles que só aparecem em época de eleição.

Trata-se basicamente de um devaneio do atual prefeito numa atitude desesperada para recuperar sua popularidade, já que seu índice de rejeição é absoluto e suas chances de se reeleger são praticamente nulas, em função de um anti-governo completamente desastroso.

Duque de Caxias arrecada 5 milhões de reais por dia, mas já faz quase duas semanas que o lixo da cidade não é recolhido por falta de pagamento à empresa responsável, a luz de vários órgãos da prefeitura está/estava cortada em razão de dívidas com as concessionárias, os hospitais da cidade foram fechados em razão de falta de condições de manutenção e salários atrasados, enfim, é uma situação de caos que há muito tempo a cidade não via, coisas absolutamente absurdas. Assim, o prefeito vai se tornar o principal cabo eleitoral de seus opositores nas urnas, mas, para não perder a pose, vai divulgar esse projeto para tentar enganar a população (preciso dizer que não vai conseguir?).

Para coroar o atestado de mediocriedade, a quem chamam para desenhar o projeto? Pois é, a cidade mecece coisa melhor. Sob todos os aspectos.
Ah, esse post foi um banho de água fria. Embora estejamos falando da arquitetura Niemeyer, seria fantástico vermos toda essa estrutura urbana sendo implementada em Caxias. Seria uma verdadeira revolução, eu diria.

É uma pena que você esteja incrédulo. Demonstra que a credibilidade do prefeito e, consequentemente, desse projeto, é muito baixa.
Caxias merece ver esse investimento. É justamente disso que ela precisa.

·
Registered
1,518 Posts
As pessoas que estão reclamando do arquiteto, deveriam é lamentar sua inviabilidade. Foster, Zaha, Niemeyer, Calatrava, pode ser quem for que, ainda assim, seria de grande acréscimo à cidade, que anda muito combalida pelas políticas públicas dos últimos anos.

·
Banned
1,203 Posts
Vai melhorar um pouco Caxias, principalmente a rodoviária da cidade, que é uma VERGONHA! Pena que a chance de ser construído é pequena, e esse parque estará em um local cujas águas são muito poluídas, se for onde eu estou pensando.

Não entendo como Caxias, que é uma das cidades mais ricas do Brasil, pode ser tão degradada e feia, esse Zito não faz nada pela cidade além de roubar na minha opinião. O museu Ciência e Vida custou caríssimo, e não está totalmente concluído. é só um exemplo do que podemos esperar por aí. Não se esqueçam também do Teatro Raul Cortez, que está muito mal cuidado e não é usado em todo o seu potencial.

·
Registered
7,770 Posts
A oca parece o museu de Brasília e os prédios sustentáveis parecem com os prédios do Centro Administrativo de MG.
O campo e a piscina, apensar de não serem uma revolução, são legais.

Mas prefiro que façam um concurso.

·
Banned
7,747 Posts
Vai melhorar um pouco Caxias, principalmente a rodoviária da cidade, que é uma VERGONHA! Pena que a chance de ser construído é pequena, e esse parque estará em um local cujas águas são muito poluídas, se for onde eu estou pensando.

Não entendo como Caxias, que é uma das cidades mais ricas do Brasil, pode ser tão degradada e feia, esse Zito não faz nada pela cidade além de roubar na minha opinião. O museu Ciência e Vida custou caríssimo, e não está totalmente concluído. é só um exemplo do que podemos esperar por aí. Não se esqueçam também do Teatro Raul Cortez, que está muito mal cuidado e não é usado em todo o seu potencial.
O Museu Ciência e Vida é obra do Governo do Estado e já foi concluída.

·
Odioso
7,286 Posts
Em Caxias eu só acredito vendo. Me dá certa tristeza ver essa cidade. Deve ter umas maracutaias absurdas pra jogarem tanto dinheiro fora assim. É o sétimo Pib com carinha de centésimo quinquagésimo oitavo (com o mesmo número de habitantes).

Quanto ao projeto, melhor virar o disco né? E... aquela marina parece uma piada. É pra atracar canoas de pesca?

·
Rio de Janeiro
31,376 Posts
Ah, esse post foi um banho de água fria. Embora estejamos falando da arquitetura Niemeyer, seria fantástico vermos toda essa estrutura urbana sendo implementada em Caxias. Seria uma verdadeira revolução, eu diria.

Eu achei o projeto ÓTIMO para Caxias! Nem estou levando em consideração de quem foi a ideia do projeto. É evidente que "as curvas" são as mesmas do "velho Niemeyer". Mas como estamos em ANO ELEITORAL, acho que Lorram tem razão, isto é, não sai do papel tão cedo. :eek:hno:

Eu achei o projeto ÓTIMO para Caxias! Nem estou levando em consideração "de quem foi a ideia"

·
Curitiba/Porto Alegre
8,875 Posts
O que deixa uma cidade aprazível, bonita e elegante é o conjunto do mobiliário urbano, que seja moderno mas discreto; das calçadas novas e arrumadas; da arborização maciça; da limpeza urbana aliada a caça àquilo que gera enorme poluição visual - desde letreiros e banners primitivos até casarões depredados! Um bom plano diretor é o que as cidades médias mais necessitam.

Isso, estas prefeituras não conseguem ver. É incrível para não dizer triste. Gastem dinheiro nisso! Muito melhor isso juntamente como uma rodoviária simples e bem cuidada do que estes monstrengos dos Niemeyer, que ficam muito mais grotescos ainda quando são colocados em cidades depreciadas! Fica ridículo.

·
Banned
2,474 Posts
Muito parecido com o conceito de Belo Horizonte, gostei só desse.

·
Registered
24,262 Posts
Muito parecido com o conceito de Belo Horizonte, gostei só desse.

Gostei desse tambem, mas como voce postou, nesse abaixo

Repetiu mesmo a Cidade Administrativa que o bisavô projetou para aqui, (BH):

Tudo, tudinho, as cores, a curvatura, a altura....

Só "botou" 3 em vez de 2 prédios!

1 - 20 of 36 Posts