SkyscraperCity banner
1 - 20 of 115 Posts

·
Moderator
5,361 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Um pequeno exercício que eu fiz aqui. Procurei adicionar apenas os projetos que já foram anunciados e tem viabilidade de sair antes de 2016.

As estações estão conforme constam nos projetos, exceto a TransBrasil (que só anunciou alguns terminais).

http://mobirio.poli.ufrj.br

·
Registered
8,072 Posts
Seu esquema só evidencia mais ainda como as linhas de BRT são mal-resolvidas. A falta de uma ligação direto do metrô no Jardim Oceânico com o Parque Olímpico é absurda. Uma linha bifurcada saindo do Polo Cine Vídeo, continuando via Rio das Pedras e Muzema para o Jardim Oceânico seria a coisa mais lógica.

·
Registered
12,827 Posts
Pedro, está fantástico!

Espera-se que a estação das barcas em São Gonçalo saia também.

Há só um erro no traçado do VLT do Porto: você o inverteu. Obviamente o trecho entre Leopoldina e Praça Mauá fica acima da Presidente Vargas (e da Linha 1 do Metrô).

Enfim, parabéns pelo trabalho! :cheers:

Esperamos que tenha que acrescentar mais e mais!

·
Moderator
5,361 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Pedro, está fantástico!

Espera-se que a estação das barcas em São Gonçalo saia também.

Há só um erro no traçado do VLT do Porto: você o inverteu. Obviamente o trecho entre Leopoldina e Praça Mauá fica acima da Presidente Vargas (e da Linha 1 do Metrô).

Enfim, parabéns pelo trabalho! :cheers:

Esperamos que tenha que acrescentar mais e mais!
Eu sei que fica acima, mas não tinha espaço, hehehe. :nuts:

No princípio eu estava fazendo bem esquemático mesmo, acabou que as coisas ficaram nos lugares certos "por acaso".

Essa parte da Central está muito confusa, depois irei refazê-la.

·
Registered
7,018 Posts
Parabéns! Excelentre trabalho.

Sobre o BRT Transoeste, pelo que entendi, a partir das matérias veiculadas na imprensa, haveria uma bifurcação para formar as linhas Jd. Oceânico-Campo Grande e Jd. Oceânico-Santa Cruz e não um traçado linear. Estou certo?

·
Digital Impressions
6,598 Posts
Eu sei que fica acima, mas não tinha espaço, hehehe. :nuts:

No princípio eu estava fazendo bem esquemático mesmo, acabou que as coisas ficaram nos lugares certos "por acaso".

Essa parte da Central está muito confusa, depois irei refazê-la.
Tambem havia notado a localização invertida do VLT, mas imaginei mesmo que tinha sido para ficar menos pesada a representação gráfica. De qualquer moddo fiquei quase uma hora olhando seu mapa... é para imprimí-lo e levá-lo ao Rio da próxima vez. Parabéns!

·
Moderator
5,361 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Parabéns! Excelentre trabalho.

Sobre o BRT Transoeste, pelo que entendi, a partir das matérias veiculadas na imprensa, haveria uma bifurcação para formar as linhas Jd. Oceânico-Campo Grande e Jd. Oceânico-Santa Cruz e não um traçado linear. Estou certo?
Por enquanto, tudo nos leva a crer que seria utilizada a Av. Cesario de Melo no trajeto entre Santa Cruz e Campo Grande (embora seja uma solução um tanto quanto estúpida).

Mas tem muita especulação nesse traçado, quando sair o definitivo (que deve passar pela Estrada do Monteiro, como a lógica sugere) eu atualizo o mapa :eek:kay:

·
Registered
762 Posts
O mapa está bacana e bem completo. Deve ter sido complicado colocar todo o esquema de transportes no computador.

Notei dois pequenos problemas:

1. O nome da estação da Transolímpica deveria ser "Mal. Fontenele", e não "Mal. Fontenelli".

2. O teleférico do Alemão deveria correr para a esquerda do mapa a partir da estação de Manguinhos/Bonsucesso, e não para a direita, né?

·
Registered
2,771 Posts
A transolímpica e a transcarioca terão estações na taquara-jpa?
Se sim, por que elas estão super afastadas no mapa?

·
Moderator
5,361 Posts
Discussion Starter · #13 ·
O mapa está bacana e bem completo. Deve ter sido complicado colocar todo o esquema de transportes no computador.

Notei dois pequenos problemas:

1. O nome da estação da Transolímpica deveria ser "Mal. Fontenele", e não "Mal. Fontenelli".
Opa, corrigi no Terminal Américo Fontenele, e esqueci de corrigir aí. Valeu!

2. O teleférico do Alemão deveria correr para a esquerda do mapa a partir da estação de Manguinhos/Bonsucesso, e não para a direita, né?
Sim, de fato, também pensei nisso. Inclusive porque há planos, no futuro, de que ele vá até a estação da Penha. Só que, mas, mais uma vez, me faltou espaço.

Esse esquema foi feito sem muita fidelidade geográfica, só pra ser representativo mesmo. Vou adaptando as coisas e melhorando aqui aos poucos!

·
19 - Deodoro / OCZ
6,447 Posts
Show de bola!!!

Eu tbm fiz um mas só com SuperVia+Metrô, falta finalizar a legenda... E além do mais não teria mais espaço para pôr os BRTs e os VLTs...

·
Registered
2,061 Posts
Seu esquema só evidencia mais ainda como as linhas de BRT são mal-resolvidas. A falta de uma ligação direto do metrô no Jardim Oceânico com o Parque Olímpico é absurda. Uma linha bifurcada saindo do Polo Cine Vídeo, continuando via Rio das Pedras e Muzema para o Jardim Oceânico seria a coisa mais lógica.
Se for pensar apenas nos jogos, sim. No entanto, os corredores são pensados, em primeiro lugar, para atender as necessidades e demandas da cidade. Neste caso, os trajetos são resultados de estudos antigos e que correspondam aos interesses da população. A ligação que você propõe simplesmente viraria um elefante branco após os jogos. Nada impede, também, que veículos especiais façam a ligação direta do Jardim Oceânico com o Parque Olímpico, usando os leitos da Transcarioca e da Transolimpica, apenas durante as olimpíada.

·
Registered
8,072 Posts
Se for pensar apenas nos jogos, sim. No entanto, os corredores são pensados, em primeiro lugar, para atender as necessidades e demandas da cidade. Neste caso, os trajetos são resultados de estudos antigos e que correspondam aos interesses da população. A ligação que você propõe simplesmente viraria um elefante branco após os jogos. Nada impede, também, que veículos especiais façam a ligação direta do Jardim Oceânico com o Parque Olímpico, usando os leitos da Transcarioca e da Transolimpica, apenas durante as olimpíada.
Sabe quantas milhares de pessoas moram em Rio das Pedras e na Muzema? Seriam as estações com a maior origem de passageiros de toda a Baixada de Jacarepaguá. Elefante branco mesmo é a ligação pela Salvador Allende. Além disso, o modelo é totalmente incompatível com o fato novo de Jardim Oceânico como terminal do metrô. Jacarepaguá não ter um tortuoso caminho de acesso ao metrô, não representando qualquer melhora em seu acesso à Zona Sul.

·
Moderator
5,361 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Editei o primeiro post com a nova versão do esquema, agora (bem!) melhorada.

Além de melhorar o traçado, também incluí as alterações que vocês sugeriram.

1 - 20 of 115 Posts