Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 30 Posts

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

Então minha gente... Peguei o metrô outro dia e resolvi bater umas fotos da estação de Botafogo. Esta estação não é nova e muito provavelmente grande parte dos cariocas a conhecem, mas enfim: quem não conhece fica conhecendo agora:

Botafogo é um bairro da zona sul do Rio de Janeiro. É um bairro famoso pelo Shopping Rio Sul, Botafogo Praia Shopping (vulgo "Botafogo Escada Shopping" - possui 12 andares), Cemitério São João Batista, e é claro, pela vista que se tem da praia de Botafogo, com o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

Apesar da praia de Botafogo não ser própria para o banho, é um local muito bonito. A praia é como se fosse uma baia e por isso possui uma marina que serve de "estacionamento" para lindos iates e lanchas. Foi lá que foi realizado o Red Bull Air Race esse ano.

O acesso a Botafogo é muito fácil: praticamente todos os ônibus que vão da cidade (Centro) ao Jardim Botânico ou Gávea cortarão Botafogo. Para quem vem do Rio Comprido, basta pegar o túnel Rebouças e fazer o contorno no Humaitá.

E o bairro também possui uma estação de metrô, integrante da linha 1.

Como se vê pelas fotos a seguir, a estação de Botafogo possui apenas uma plataforma de embarque central com os trens correndo em ambos os lados. O desembarque é feito por duas plataformas.

Um lado é no sentido Saens Peña (Tijuca) e o outro é no sentido Cantagalo (Copacabana).

Plataforma de desembarque sentido Saens Peña:

Outra da plataforma de desembarque sentido Saens Peña:

Panorâmica da estação:

Plataforma de embarque:

Foto tirada da plataforma de embarque com foco na plataforma de desembarque sentido Cantagalo:

Uma geral da plataforma de desembarque sentido Cantagalo:

Mais uma geral:

Lâmpadas fluorescentes:

Trem no sentido Saens Peña. Destaque para o carro das meninas:

Mais uma do trem no sentido Saens Peña:

"Unibanco - Nem parece banco !":

Mais uma geral:

Trem no sentido Cantagalo:

Outra do trem no sentido Cantagalo:

É isso minha gente. Gostaria de me desculpar se as fotos sairam meio escuras. Sabem como é... Como fotógrafo eu sou um ótimo programador...

Abraços e axé !

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Nossa... O inteligente aqui postou com o nome de Siqueira Campos. Algum moderador poderia por favor mudar o nome do thread para "RJ - Fotos Estação Botafogo (Metrô Rio, metrô da zona sul do Rio de Janeiro)" por favor ?

Foi mal... Eu sou muito enrolado...

Abraços e axé.

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Botafogo para mim é estação mais feia da Linha 1. Muito simples. Mas por ter três plataformas já ganha alguns pontos.

Obrigado pelas fotos.

·
spca
202 Posts
boas fotos...

Já usei essa estação uma vez, ela é simples mas eficiente, como é pouco profunda, vc chega rapidamente à plataforma. Só achei a área de bilheterias e catracas um pouco pequena. Um pouco escura tb, como pode-se ver pelas fotos.

·
Feliz Natal
15,678 Posts
a estação de Botafogo é das que menos gosto. Acho ela a mais feia da Linha1

·
SSC Brasil
17,672 Posts
^^

Renan, a estação Botafogo tem um acabamento muito pobre. Parece que ela é inacabada. Não sei até hoje o porquê de eles não terem investido mais nessa estação, visto que ela foi construída na mesma época das demais. Até mesmo as estações Flamengo e Praça Onze, que tem um acabamento mais simples, são visualmente mais bonitas. Seria interessante um "retrofit" nela.

·
Crucismogiensis
8,409 Posts
Belas fotos Renan, o Metrô do Rio aparente ter a mesma organização e limpeza do que o de São Paulo.

Só uma dúvida: o sistema metroviário do Rio possui horários de pico como o de São Paulo, quando as pessoas se amontoam nos bloqueios das estações e também na plataformas?

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
Discussion Starter · #12 ·
^^ Sim. Nos horários de pico o metrô fica sinistro, Caco.

Nas minhas fotos aparece pouca gente porque geralmente tiro domingo pela manhã.

·
Feliz Natal
15,678 Posts
^^ A Carioca é das minhas favoritas :)

·
SSC Brasil
17,672 Posts
A Carioca é sem sombra de dúvidas a mais bonita das antigas estações do metrô. Ela não tem nada de comum. Aliás, quem desenhou as estações antigas da Linha 1 teve muito bom gosto. Para a época, década de 70, o revestimento dessas estações foi um presente para o Rio, pois o uso da pastilha e o mármore vai contra a mentalidade da época de usar muito concreto no acabamento. Alguns fotos da plataforma da estação Carioca:

·
**16º ano**
**17º ano**
25,832 Posts
Muito bom, Renan, a estação Botafogo lembra muito açgumas das estações mais antigas da Linha 1 aqui de SP, como a Luz e Jabaquara, o aspecto é o mesmo.

Obrigado por postar, aos poucvos minha curiosdade sobre o metrô do Rio vai sendo saciada, quando for possivel gostaria de ver algumas fotos da linha 2 tb, aí só vai ficar faltando eu andar no metrô do Rio pra matar de vez a curiosodade, hehe :)

·
I bet you got me wrong...
799 Posts
Vixe viajei!
Ou eu não lembrava direito da estação ou então confundi com outra, sei la, mas realmente não tem nada a ver com a Carioca, o acabamento realmente é bem diferente.

Existe alguma outra parecida com a Botafogo? (talvez eu tenha lembrado da propria botafogo e to fazendo confusão, pq meu albergue ficava em botafogo e peguei o metrô nessa estação)

·
SSC Brasil
17,672 Posts
^^

Na Linha 1, estações com acabamento em concreto, além da Botafogo, só tem a Praça XI e parte da estação Flamengo.

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Vinicius, mais bonito ainda da Carioca são os espaços grandes que tem fora da estação de embarque, onde tem aquelas rampas, chafariz, lojas...

1 - 20 of 30 Posts