SkyscraperCity Forum banner

RJ | Macaé avança nos trabalhos de implantação de metrô

55653 Views 230 Replies 75 Participants Last post by  A-B
Macaé, pelo que tudo indica, será o primeiro município fluminense depois da capital a ter um sistema de metrô. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, uniram forças para tornar a notícia uma realidade. Em reunião, nesta sexta-feira (05/06), foi apresenta parte dos estudos de viabilidade que estão sendo desenvolvidas na cidade por técnicos e engenheiros da Secretaria de Transportes.

A idéia do prefeito é integrar todo o perímetro da cidade através da uma ferrovia desativada existente na região, atualmente sob a administração da empresa FCA. O projeto inicial prevê a construção de oito estações ao longo dos 26 km de trilhos, ligando os dois extremos do município. Segundo dados da pesquisa, atualmente se gasta, em média, 66 minutos de ônibus de um lado para o outro da cidade.

Porém, entre as 38 linhas de ônibus de Macaé, apenas duas cobrem todo o percurso. E, de acordo com a prefeitura, a grande parte da população percorre este trajeto diariamente, já que as regiões sul e central são mais residenciais, enquanto a norte concentra a maioria das indústrias e comércios.

Para o secretário Julio Lopes, o projeto é ousado, mas tem grande possibilidade de viabilização.

- Este será um passo de extrema importância para Macaé. No sentido social, assim como no econômico. Desde que o prefeito Riverton solicitou nossa ajuda, a secretaria mantêm técnicos estudando todos os tipos de impactos que o metrô levará à cidade. Este é um projeto audacioso, que merece ser desenvolvido com estratégias e por etapas – explicou Julio Lopes.

O secretário já encaminhou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um documento de intenção de instalação do metrô no município do norte fluminense. A Agência se disse favorável ao projeto, e ressaltou a importância de um diálogo com a FCA sobre o uso da linha férrea. Na próxima terça-feira (09/06), o secretário e uma comitiva vão até Macaé, onde percorrerão o trajeto do futuro metrô.

http://www.imprensa.rj.gov.br/detalheNoticiaMetropolitana.asp?ident=52207&flag=Noticia
See less See more
1 - 20 of 231 Posts
Bacana ver uma cidade média implantando o seu sistema de metrô leve aqui no Brasil.

A ferrovia por onde irá passar o trem (que, provavelmente, será um VLT diesel) está realmente desativada, após a não-renovação do contrato de transporte de combustíveis para o Espírito Santo, que praticamente mantinha a via viva. Acredito que o metrô será uma cópia do já bem-sucedido Trem do Cariri, que entrará em operação no Ceará dentro de alguns meses.

Temos que parabenizar o prefeito de Macaé pelo projeto audacioso e grandioso, pois a cidade pode ser um exemplo para todo o Brasil. Enquanto isso, outras cidades, maiores, pensam em botar trenzinho turístico a vapor em suas ferrovias...
Mas será Metrô mesmo ou VLT ?

Esses politicos gostam de chamar tudo de metrô... VLT virou Metrô Leve... Daqui a pouco temos BRT = Metrô de Rodas, Barcas = Metrô Aquatico, Taxi = Metrô Individual, Bicicleta = Metrô Individual Não Poluente de Baixa Velocidade, Onibus = Metrô que Anda no engarrafamento, Van Pirata = Metrô Pirata, Van Regularizada = Raridade Metrôviaria......

É incrivel como fazem uma salada de frutas com o nome dos trens.

Metrô é Metrô. VLT é VLT.
  • Like
Reactions: 1
Tudo depende do ponto de vista. Essa discussão sobre netrô já rendeu boas brigas aqui no forúm!

Podemos dizer que metrô, é um tipo de serviço. Que tem uma regularidade entre as estações, intervalos baixos, e grande capacidade de transporte. Independente do veículo, desde que ele atenda a capacidade e ande sobre trilhos. Tem também toda a acesibilidade de suas estações. Tudo isso vai variar conforme o seu conceito.

Dizer que um VLT é metrô ou metrô leve depende muito da sua interpretação de metrô. A interpretação que os políticos tem é metrô = voto.
Bom, a bitola do ramal que cruza Macaé é estreita, portanto candidatíssimo para bondes.
Na verdade não se falou até agora do tipo de trem. Ainda está tudo em fase de estudos. A ideia é antiga, mas só agora que realmente vê-se alguma chance no horizonte de ela ser implantada.
^^ o problema é...será que sai ou só vai ser mais um dos trocentos projetos que não saem do papel?
Tudo depende do ponto de vista. Essa discussão sobre netrô já rendeu boas brigas aqui no forúm!

Podemos dizer que metrô, é um tipo de serviço. Que tem uma regularidade entre as estações, intervalos baixos, e grande capacidade de transporte. Independente do veículo, desde que ele atenda a capacidade e ande sobre trilhos. Tem também toda a acesibilidade de suas estações. Tudo isso vai variar conforme o seu conceito.

Dizer que um VLT é metrô ou metrô leve depende muito da sua interpretação de metrô. A interpretação que os políticos tem é metrô = voto.
Agora você falou tudo. Metrô = Voto.

Parece que existe uma mistica com a palavra METRÔ... Acho que vou consultar um numerólogo para descobrir xD.

Mas também não entra como caracteristica do metrô a alimentação por 3º trilho ?
Não, Mesen. Existem tanto metrôs alimentados com catenária (convencional em espaços abertos e rígida em túneis) quanto com terceiro trilho. A palavra metrô pode significar muitas coisas entre diversos contextos. Costuma-se denominar de metrô leve sistemas de menor capacidade (até 30.000-35.000 lugares/hora/sentido), mas com características de operação iguais às dos metrôs convencionais: intervalos relativamente baixos (aqui, "baixo" depende da demanda local), e operando com parâmetros e metas de regularidade e pontualidade. Metrô nem ao menos é preso a rodas de trilhos. Vários sistemas pelo mundo utilizam trens sobre pneus, como Paris, Santiago, Cidade do México, etc. Então os conceitos são mais amplos do que se imagina.

Agora o uso político disso aí é uma coisa que sempre existe, ehehe. Não é de hoje que isso acontece, mas ao menos hoje, apesar da politicagem, estão saindo projetos interessantes, como esse, em Macaé. Espero que dê certo, mas é bom a população cobrar das autoridades, pois esses projetos esbarram em diversas dificuldades, especialmente financeiras.
See less See more
Não necessariamente. A alimentação pode ser por catenária. Mas o trem também não tem que ser necessariamente elétrico.

Imagine uma linha. Na superfície. Com estações a cada 800 metros. Que seja operada com intervalos de 2 minutos, mas operados com TUD (Trem Unidade Diesel). E que todas essas estações sejam acessíveis. Poderiamos chamar de metrô.

Mas isso de acordo com o meu conceito. Pode ser que venha alguém aqui e discorde. Pode dizer que metrô só vale se for subterrâneo e operado por TUE (Trem Unidade Elétrico). Falar que Macaé terá ou não metrô vai variar de cada, mas que a palavra é usada com intenções políticas, isso é.
METRÔ=METROPOLITAIN=Sistema Metropolitano de Transporte
Será que tem demanda? A cidade tem menos de 200 mil habitantes...
O problema não deve ser nem o tamanho da população - na Europa, cidades com a metade do tamanho têm diversos sistemas de tram - mas a adequação do traçado com a necessidade, e a necessária integração multimodal. É sempre bom aprender dos erros passados, a exemplo do VLT de Campinas.
Será que tem demanda? A cidade tem menos de 200 mil habitantes...
Se a ideia é substituir os ônibus no trecho principal, haverá é muita demanda.
Para cidades do tamanho de Macaé, o correto é ter transporte de média capacidade. Com isso, o mais provável é que façam um sistema de VLTs, e chamem de metrô leve.

Que catenária... O negócio agora é bonde sem fio, sem contato:
http://www.bombardier.com/en/transp...ty/technology/primove-catenary-free-operation
Esse sistema é bem mais caro que catenária, e só foi implantado onde era expressamente proibido o uso de rede aérea, por causa da fiação. Não creio que justifique utilizar isso em Macaé.
gente, 200 mil habitante tpa bom pra começar um metrô..depois eu quero ver chega 1 milhao sem P.... nenhuma e fica um caos. 1 estação demora pra cacete pra ficar pronta. Acho justo começar logo.
Aliás, transporte organizado pode existir até em cidades muito menores, de 100.000 habitantes, por exemplo. A diferença é o que se utiliza no transporte troncal: no caso de uma cidade de 100.000 habitantes, o mais viável financeiramente é fazer um corredor de ônibus. Cidades entre 100.000 e 1.000.000 de habitantes podem ter VLTs ou corredores de ônibus com maior capacidade (menor quantidade de cruzamentos, faixas de ultrapassagem, linhas expressas e ônibus articulados/biarticulados), portanto, transporte de média capacidade. Cidades com mais de 1.000.000 de habitantes podem ter linhas de metrô convencional, portanto, de maior capacidade. Organização de transporte (redes troncalizadas) independe do tamanho da cidade. Redes difusas, para mim, não são o melhor modelo para cidades maiores, embora existam também bons exemplos desse tipo de rede.
See less See more
Vendo a cidade pelo Google Earth, dá para ver que a ferrovia literalmente corta toda a área urbana, passando pelo Centro e pelos bairros da periferia. E, ampliando o zoom, vi que a rodoviária e o terminal urbano de ônibus de Macaé ficam bem próximos à estação ferroviária da cidade, possibilitando uma integração entre os modais.

Resumindo: o tram-train (modelo que certamente a prefeitura de Macaé irá adotar, que é o VLT rodando numa ferrovia já existente) pode dar certo em terras macaenses, desde que o projeto seja bem estudado, com integração ao ônibus. E, no futuro, pode-se até mesmo estender o trem até Campos, criando uma linha regional entre estas duas cidades no norte do Rio de Janeiro.

Fotos da estação de Macaé, que será usado pelo VLT:


Foto de Alexandre Giesbrecht


Foto de Elizier Magliano
See less See more
2
^^

Ué, uma locomotiva da FCA. Não disseram que o trecho tava desativado?!
1 - 20 of 231 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top