SkyscraperCity banner

1 - 20 of 59 Posts

·
Matheus Magalhães
1,719 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
RJ | Mapa Rio - Transportes Metropolitanos

Fala, foristas! :banana:

No dia 03/Dezembro/2018, uma resolução da Secretaria de Estado de Transportes do RJ estabeleceu a obrigatoriedade do novo mapa de rede de transportes, o Mapa Rio. Até chegar a essa versão final, foi passado por algumas mudanças significativas. Neste Thread, mostrarei as versões do mapa até a versão final:

E tudo começou com um simples mapa nos mesmos moldes do de São Paulo:

Ao ver esse mapa, que o Rodrigo Vieira (Secretário de Estado de Transportes) chamou para fazer parte da secretaria e emplacar o projeto. Assim, iniciou o processo para fazer melhorias no mapa do Rio de Janeiro.

Anotação: O Mapa Rio ainda tem traços de SP. A justificativa é pela riqueza de informações rápidas. Eu cheguei a tentar incorporar outros mapas ao redor do mundo, mas não possuem as informações complementares de forma mais completa (como acessibilidade ou bicicletário).
E aí começou as mudanças, para o mapa do Rio ter uma identidade única (ou que não fosse tão semelhante assim de outros lugares). A primeira mudança foi na fonte, de Helvética para Calibri. Foi colocado o oceano e as baías de Guanabara e Sepetiba ao mapa:

Anotação: Foi colocado referencias de linhas de ônibus também, para os municípios da região metropolitana onde não possui transporte de média ou alta capacidade. Não foi uma ideia minha, mas serviu para dar uma ideia dos locais principais para poder integrar.

A justificativa do pessoal que pediu para eu colocar essas informações das linhas foi que 'os demais municípios da RMRJ não iriam gostar de olhar pro mapa e notar que não estão inclusas.
Logo após, a mudança de nome. O "Mapa do Transporte do Rio de Janeiro" virou "Sistema Metropolitano de Transportes":

Após a mudança do nome, foi dada a sugestão de versões do mapa para as concessionárias, assim padronizando tudo e deixando elas encarregadas apenas do mapa ao redor da estação e da disponibilização dos mapas da Setrans. No teste, está o da SuperVia:

Anotação: Essa proposta está arquivada. Talvez volte com a nova gestão... ¯\_(ツ)_/¯
Seguindo, mais uma mudança de nome: "Mapa Integrado de Transportes"

Anotação: Nesse mapa já tem algumas mudanças consideráveis nas linhas. Foram de sugestões das concessionárias, mas os nomes de algumas estações ainda estavam erradas, só que ninguém notava.
Após umas análises, verifiquei que a fonte Calibri não era a ideal mesmo para o mapa. Voltei para a fonte Helvética:

Após umas semanas sem feedback de concessionárias, acabei aproveitando para fazer uns testes para tentar deixar o mapa num estilo mais internacional. Com isso, apliquei as mesmas tonalidades do mapa do Metrô de Nova Iorque (MTA Subway Map):

Não bastando isso, ainda tentei trocar as bolinhas de identificação por cores por ícones, mas o resultado não foi dos melhores. Repare nas estações de Copacabana:

Eu particularmente não gostei do resultado e voltei atrás.

Dias depois, recebi do fornecedor oito exemplares de logos e QR Code para incorporar ao Mapa:

Aproveitando o embalo, testei cada um dos logos e enviei para o Rodrigo Vieira. Segue as logos:

1:

2:

3:

4:

5:

6:

7:

8:

Ainda bem que a decisão foi unânime: foi decidido o numero 3 e o nome oficial como "Mapa Rio Metropolitano de Transportes". O mapa estava pronto, só faltando a revisão dos nomes das estações. :cheers:

MAAAAAAAAAAAS, um forista daqui mesmo do SSC conseguiu fazer uma discussão no Thread da SuperVia sobre uma sugestão no mapa:

O que sinto falta no mapa do sistema de São Paulo e que espero que tenha no do Rio é a locação de referenciais naturais (rio pinheiros, rio tietê, parque ibirapuera e parque do tierê no caso de São Paulo; baía de guanabara, oceano atlãntico, parque nacional da tijuca e parque da pedra branca no caso do Rio).
Após isso, já fui para o editor para fazer as lagoas, já que o oceano já tinha:

A dúvida em questão era: como incorporar os maciços?! Foi um desafio grande, um dia para converter o que já tem de referência de maciços para um mapa totalmente esquemático, sem uma referência.

Sem autorização do secretário, fiz o desenho dos maciços e no fim, mandei para ele e para as concessionárias como se fosse o mapa em versão final. Já esperava uma bronca gigante por isso, mas para a surpresa, todos adoraram a ideia.

E assim, foi o processo até o resultado final, que aos poucos começa a aparecer nas estações:
E o MapaRio chegou na Jardim Oceânico!

É isso :nocrook:

·
Registered
452 Posts
Meus parabéns! Quem dera conseguisse fazer "esboços" tão bons quanto esse! Cada um melhor que o outro... espero, daqui uns anos, ser capaz de produzir um.

Infelizmente, na prática o sistema é bem menos harmonioso que no mapa. Nada harmonioso, na verdade.

·
Apenas mais um louco
4,208 Posts
O resultado final ficou show, muito bem trabalhado, a ideia de colocar as lagoas e os maciços deixou o mapa muito bonito e chamativo, aposto que quando alguém ver esse mapa na parede das estações do metro fica curioso para saber o que é, e de cara já lembra o formato do Rio de Janeiro no mapa. muito bom trabalho.

·
Apenas mais um louco
4,208 Posts
E o mapa já é um sucesso, tanto que está sendo usado no fundo da propaganda do Rio Card:
^^ Seria essa propaganda?

Imagem: RioCard

ps: Aquele trem vermelho do lado esquerdo parece mais com um trem da CPTM que da SuperVia.

·
Matheus Magalhães
1,719 Posts
Discussion Starter #8
Eu usei o CorelDRAW para fazer o mapa.

Já me recomendaram o Illustrator, mas não é muito intuitivo para quem já está acostumado com o Corel desde o X3 :lol:

·
Registered
23,663 Posts
Parabéns pelo mapa, ficou ótimo :cheers:

A minha pergunta é: como você conseguiu convencer o governo a encampar o projeto?
Isso era uma demanda de anos e foi feito em... alguns meses :shifty:

• Like
Reactions: Nighto

·
Registered
4,715 Posts
Que legal ver a toda a evolução do seu trabalho, Magadias!

E realmente, a inserção das baías, lagoas e maciços deu um toque especial, ficou muito melhor. Para quem não conhece a cidade vai dar pra ter uma noção melhor de localização.

Como sugestão só deixo a que eu já disse no thread da SuperVia, eu colocaria um MÊS e ANO de referência no mapa, só para saber o quão atualizado está.

No mais é isso, meu parabéns! :applause:

Ah, na estação Saracuruna da SuperVia, não deveria ter só o ramal Saracuruna? Por que está o Vila Inhomirim e Guapimirim? Fui olhar os outros ramais e só aparecem os seus respectivos ramais.

·
Registered
4,512 Posts
Agora a minha versão da história, praticamente um prólogo :)

Hoje quero compartilhar uma história sobre como estar na hora certa no momento certo.

Ao contrário do que acontece em São Paulo, ou qualquer metrópole do mundo, o Rio de Janeiro nunca teve uma rede unificada de transportes. As empresas - MetrôRio, SuperVia, BRT, VLT, os ônibus - se vêem como concorrentes, e nunca houve nos mapas das empresas uma sinalização clara das demais redes, das demais estações.

Certa vez numa reunião de trabalho tive a oportunidade de conhecer Rodrigo Vieira, secretário de transportes do estado @govrj. Contei que fazia parte de um grupo de nerds de transporte público e que um amigo designer, o @magadias, tinha feito como hobby um mapa unificado dos transportes da região metropolitana. O cara gostou tanto que chamou meu amigo pra dentro do governo, e avança alguns meses, o mapa virou lei e está sendo instalado nas estações, começando pelo @metrorio :) Na torcida da lei pegar também na @superviarj e CCR Barcas, e que o @vltcarioca e BRT Rio - que por serem municipais, não são obrigados - também entrem na onda e utilizem o novo mapa em suas paradas e estações.

E sobe bicicletas: o mapa mostra as estações que tem bicicletários e estações próximas do Bike Itaú @tembici :)
https://www.instagram.com/p/Br6rc-Vltpr/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=16yxmi13yx56b

[]s

·
'66-'03-'13-'14
24,638 Posts
Ficou bom demais o mapa, show de bola.

Parabéns Matheus!

·
Registered
625 Posts
Essas pessoas que preferem o Corel tsc tsc. Designer roots usa Inkscape haha

Brincadeiras à parte, estive hoje no Santos Dumont e ajudei uns turistas que estavam perdidos com o transporte do Rio. Nisso fiquei pensando: será que faz sentido ter o Mapa Rio em pontos-chave da cidade? Tipo aeroportos, atrações turísticas, locais com bom movimento de pessoas...

O Rio é uma cidade turística por vocação e tem uma rede de transporte bem complexa. Talvez isso ajudasse os turistas perdidos a se movimentarem com mais facilidade pela cidade.

·
Matheus Magalhães
1,719 Posts
Discussion Starter #16
Então, tem uma proposta de uma variação do Mapa Rio com ênfase em pontos turísticos da cidade do Rio e outros pontos da RMRJ, com mais idiomas (Espanhol, Francês e Japonês, se não me engano).

Se ocorrer tudo certo, sai nos próximos meses — se não arquivarem ou não ter imprevistos da nova gestão.

·
Registered
625 Posts
Então já consideraram a possibilidade de fazer esse mapa? Fico feliz que esteja no planos do governo, porque acho que ajudaria muito - eu sei como é ficar perdido no Rio, dá um desespero ferrado.
Mas nesse mapa constaria também as linhas de transporte? Ou colocariam apenas as estações mais próximas das atrações?

·
Grande Campinas (S.Paulo)
41,434 Posts
show o mapa...

1 - 20 of 59 Posts