SkyscraperCity banner

1 - 20 of 241 Posts

·
Moderator
5,041 Posts
Discussion Starter #1
A Ponte Norte, nome provisório, vai ligar a CidUni à Zona Sul, via Linha Vermelha, evitando que se tenha que ir até o HU e retornar, trazendo benefícios no trânsito interno, no acesso à Ilha do Governador, na Ponte Sul, na Linha Amarela.

[...]

A idéia é uma ponte ligando a avenida que passa em frente ao Prédio da Reitoria e ao lado do CT à Linha Vermelha. Concentrará todo o fluxo de carros de/para a Zona Sul, separando tal tráfego daquele que se dirige para a Linha Amarela, para a Avenida Brasil ou para a Linha Vermelha no sentido Baixada, melhorando todo o trânsito no nosso entorno. Isso deve minorar em muito o problema que vivemos para sair da CidUni no final da tarde. A ponte será estaiada e está sendo projetada para ser de grande impacto visual, marcando aqueles que chegam ao Rio pelo Aeroporto do Galeão.

Projeto e definições orçamentárias em 2009. Recursos do Governo do Estado/Federal(Copa/Olimpíada)/Petrobrás.

Fonte: www.poli.ufrj.br

·
Moderator
29,340 Posts
Confesso que nao tenho conhecimentos suficientes de construçao de pontes estaiadas..
mas no caso dessa ponte .. Nao tem estais a menos nao?
Pelo que a gente tem visto de outras pontes, com uma estrutura muito mais robusta pra transpor vãos bem menores, me parece por demais esbelta tal ponte.. Ela é viável exatamente como está do ponto de vista estrutural?

De todo modo.. bela ponte!!

·
Hoje não, hoje sim!
43 Posts
Não gostei do desgin.

Confesso que nao tenho conhecimentos suficientes de construçao de pontes estaiadas..
mas no caso dessa ponte .. Nao tem estais a menos nao?
Pelo que a gente tem visto de outras pontes, com uma estrutura muito mais robusta pra transpor vãos bem menores, me parece por demais esbelta tal ponte.. Ela é viável exatamente como está do ponto de vista estrutural?

De todo modo.. bela ponte!!
Me parece normal, pois ela vai "segurar" só uma ponte simples.

·
Registered
559 Posts
Deus seja louvado! Ninguem merece aquela area ali depois das 6 da noite... Tenho amigos no fundão e eles falam que só pra sair da ilha, o onibus leva quase 1 hora, por causa do transito formado pela LA.

·
Registered
7,546 Posts
Mais fácil a ponte que a linha 5 do metrô. Mais uma vez prioriza-se o carro em detrimento do transporte coletivo de qualidade.

·
Registered
400 Posts
Mais fácil a ponte que a linha 5 do metrô. Mais uma vez prioriza-se o carro em detrimento do transporte coletivo de qualidade.

Nada a ver a comparação , o custo de uma ponte dessas para aliviar de imediato o trânsito nao chega nem perto de uma linha de metrô ! e falando em linha 5 , nao saiu nem a 3 e a 4 ainda rss

olha patrulha ferroviária ai gente :lol:

·
Moderator
5,041 Posts
Discussion Starter #10
Já foi noticiado sim, e as obras já iniciaram. Inclusive da Linha Vermelha já se avistam duas gruas na ilha e uma no continente.

Não houve estardalhaço porque não tem razão de ter, essa obra não é de "ninguém" que possa ir lá querer inaugura-la com placas e etc. Sequer faria sentido.

·
Registered
194 Posts
Já foi noticiado sim, e as obras já iniciaram. Inclusive da Linha Vermelha já se avistam duas gruas na ilha e uma no continente.

Não houve estardalhaço porque não tem razão de ter, essa obra não é de "ninguém" que possa ir lá querer inaugura-la com placas e etc. Sequer faria sentido.
Na verdade, NENHUMA OBRA deveria ter este estardalhaço. Fere princípio constitucional e da administração pública : a IMPESSOALIDADE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas infelizmente o que mais vemos neste país é isto. Vide O BEM AMADO, retrata fielmente a história das inaugurações das obras em nosso país.
Enfim...

·
Registered
7,546 Posts
Nada a ver a comparação , o custo de uma ponte dessas para aliviar de imediato o trânsito nao chega nem perto de uma linha de metrô ! e falando em linha 5 , nao saiu nem a 3 e a 4 ainda rss

olha patrulha ferroviária ai gente :lol:
E eu não disse o contrário. A ponte é mesmo mais barata. E sim, alivia o trânsito de imediato, já a médio e longo prazo não faz coisa alguma.

É uma questão de coerência com o padrão de desenvolvimento que se busca. O Rio não é uma cidade de viário precário, que precise de mais pontesm viadutos coisas assim. O fundão tão pouco é Paquetá, já tem sua ligação para automóveis. O que falta é uma ligação com transporte em massa. Isso que quis dizer.

Não precisa ser Supervia, Metrorio, pode ser uma concessão nova para o Maglev, ou um monotrilho, qualquer modalidade segregada cuja relação superfície útil x nº de transportados seja melhor que a dos ônibus e carros.

·
Banned
9,271 Posts
adorei....espero que saia do papel o mais rapido possivel!

·
Moderator
5,041 Posts
Discussion Starter #17
Único sentido? Então do Fundão, via ponte nova, vc chega na Linha Vermelha, mas da Linha Vermelha vc não chega via ponte nova no Fundão??

O render tb sugere isso
Esse acesso já existe atualmente, poucos metros à frente da ponte nova. Porém não tem como sair do fundão para a Zona Sul por essa ponte velha, já que ela não cruza as faixas de rolamento da LV.

·
Registered
6,706 Posts
1 - 20 of 241 Posts