SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 53 Posts

·
Registered
Joined
·
7,018 Posts
Discussion Starter · #1 ·


Com uma área de 9.300 m² e localização privilegiada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a Casa SESI Matemática será inaugurada em 2014 com exposições permanentes e temporárias. O IMPA é parceiro da Casa SESI Matemática na gestão do conteúdo técnico.

Espaço aberto para visitação pública, a Casa SESI Matemática pretende explorar de forma lúdica e interativa a disciplina e a sua relação com o nosso dia a dia, além de servir de local de produção e disseminação de conteúdo, e elaboração de novas formas de ensino e aprendizagem.

A Casa SESI Matemática contará, também, com espaços para formação permanente de professores e aulas interativas.

Confira o tour virtual e as imagens do projeto da Casa SESI Matemática.




























Fonte:
http://www.firjan.org.br/sesimatematica/casa-sesi-matematica/
 

·
Registered
Joined
·
7,018 Posts
Discussion Starter · #2 ·
O Programa


Iniciativa do Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), por meio do SESI Rio, o Programa SESI Matemática visa à melhoria do ensino da matemática entre os estudantes do ensino médio de todo o país, começando pelo estado do Rio.

Atualmente, o desempenho dos nossos jovens posiciona o Brasil longe das primeiras posições no ranking mundial de matemática (PISA 2009). A consequência prática desse baixo desempenho tem reflexo imediato no mercado de trabalho.

Pesquisa do Sistema FIRJAN, realizado em 2011, aponta que a falta de competência matemática e de raciocínio lógico são deficiências apresentadas pelos trabalhadores atuais, o que resulta na falta de profissionais qualificados para atuar nas empresas, especialmente nas áreas ligadas às ciências exatas.

O SESI Matemática é uma metodologia que associa práticas educacionais modernas a tecnologia, para quebrar a resistência e antigos preconceitos de estudantes e professores. Esta iniciativa leva a uma mudança radical no ensino e no aprendizado da matemática.

A abordagem passa a ser amigável, instigante e atraente, tornando a matemática mais interessante e, consequentemente, facilitando o seu aprendizado. O SESI Matemática será levado a todas as escolas SESI e SENAI do Rio e também para todas as escolas públicas estaduais de ensino médio do Rio de Janeiro.

Lançado em 2012 e alinhado ao currículo nacional do MEC, o Programa pretende contribuir na formação de jovens críticos e com raciocínio lógico mais bem aprimorado, para estarem prontos para o competitivo mercado de trabalho.

Confira as iniciativas e atividades do SESI Matemática:

- Formação continuada de professores

Para instigar mudanças no ensino da matemática em sala de aula, o professor é a chave do sucesso. O SESI Matemática disponibiliza a formação continuada para o corpo docente em 13 módulos, com direito à certificação online do SESI. Leia mais

- Kits SESI Matemática


Todas as escolas participantes do Programa recebem, gratuitamente, um kit de matemática desenvolvido pelo SESI Rio, composto por materiais concretos, licença para games online de matemática, manual do docente e bibliografia básica.

- Sala SESI Matemática

Espaço físico propício à troca de conhecimentos para aprendizagem da disciplina e ambientado, de forma tecnológica, para produção e difusão de conteúdo. A Sala SESI Matemática será instalada em todas as escolas SESI Rio e em cerca de 10% das escolas estaduais de ensino médio do Rio, de forma gratuita.

A sala é composta pelo kit SESI Matemática, carrinho com 40 laptops, TV 42’’, projetor, lousa digital, quadro branco e mobiliário adequado.

- Games online de matemática

De forma pedagógica, leve e atrativa, o Programa oferece, gratuitamente, plataforma online com mais de 50 mil desafios em games educativos. Nos jogos, a matemática é apresentada em ações do nosso cotidiano e os professores, ainda, podem acompanhar a evolução dos estudantes, de forma integrada e em tempo real.

Os jogos contam com a parceria da empresa inglesa Mangahigh.

- Sistema de avaliação e acompanhamento pedagógico

Para garantir a qualidade dos resultados, o SESI Matemática conta com um sistema de avaliação desenvolvido com acompanhamento pedagógico do SESI Rio – nas seguintes etapas:

- Sistema de avaliação diagnóstica e de impacto;
- Sistema de acompanhamento do desempenho de estudantes nos games online;
- Monitoramento do desempenho dos estudantes no SAERJ (Sistema de Avaliação de Educação do Estado do Rio de Janeiro);
- Sistema de acompanhamento de formação continuada de docentes;
- Supervisão pedagógica nas escolas participantes.

- Casa SESI Matemática

A Casa SESI Matemática será inaugurada em 2014 com exposições permanentes e temporárias. O IMPA irá colaborar com a Casa SESI Matemática na gestão do conteúdo técnico. Leia mais

Veja as etapas de implantação do Programa SESI Matemática.









 

·
Registered
Joined
·
7,018 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Gostei muito. Está com cara de Abelardo Bueno ou Salvador Allende.
Também acho que deva ser em uma das vias principais do bairro, em razão das quatro faixas de tráfego em sentido único que aparecem no render. Eu chutaria a Av. Salvador Allende, pela disponibilidade de terrenos e pela configuração após a implementação da Transolímpica (5 faixas por sentido, sendo uma para o BRT).
 

·
Registered
Joined
·
7,018 Posts
Discussion Starter · #12 ·
IMPA firma parceria com SESI Matemática



O SESI Matemática firmou parceria com importantes instituições, que reconheceram no Programa uma eficiente ferramenta para ensino dinâmico e eficiente da disciplina. Uma dessas parcerias se deu com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O IMPA chancela o sistema de avaliação do impacto do Programa, a ser aplicado em todas as escolas participantes, e garante o conteúdo técnico da Casa SESI Matemática.

O instituto, criado em 1952, é voltado para o estímulo à pesquisa científica em matemática e à formação de novos pesquisadores, bem como para a difusão e o aprimoramento da cultura matemática no país.

Tais atividades visam promover o conhecimento matemático, indispensável para o desenvolvimento das ciências e da tecnologia, e também para o progresso econômico e social de um país. Atualmente, o IMPA é considerado o melhor centro de pesquisa em Matemática na América Latina.

Para conhecer mais sobre o IMPA, clique aqui.

fonte: http://www.firjan.org.br/sesimatematica/noticias/impa-firma-parceria-com-sesi-matematica.htm
 

·
Registered
Joined
·
7,018 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Matéria publicada na Veja:

Programa nas escolas do Rio usa games para ensinar matemática
Projeto do Sesi tem objetivo de aprimorar raciocínio lógico e corrigir deficiências de alunos e professores no ensino médio



Casa Sesi Matemática (Divulgação)

Das quatro operações básicas a conceitos mais complexos, como conjuntos ou frações, as noções de matemática aprendidas na escola vão acompanhar - ou deveriam - o estudante pelo resto da vida. E quanto melhor for a capacidade de um jovem de raciocinar de forma lógica, em tarefas comuns do dia a dia, maiores serão as chances de conseguir posições no mercado de trabalho. Um programa lançado na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, tem como objetivo elevar a qualidade do ensino de matemática, a partir de recursos tecnológicos que tornam divertida a atividade, seja para alunos ou professores.

O Sesi Matemática, do Serviço Social da Indústria - parte do sistema Firjan - é voltado para o ensino médio e começa imediatamente nas escolas Sesi/Senai da rede pública do estado. Os recursos e o método desenvolvido para o programa, no entanto, estão disponíveis para escolas de todo o país. Algumas entidades de peso são parceiras da ação, como o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, o IMPA, referência brasileira no tema e celeiro de quadros com formação de ponta, a Secretaria Estadual de Educação e a empresa inglesa Mangahigh, de tecnologia de informação voltada para jogos de matemática.

Em uma próxima fase do programa, será criada na Barra da Tijuca a Casa Sesi Matemática, um centro aberto ao público para exibir de forma permanente conteúdo lúdico e interativo para aproximar os jovens do universo dos números. O objetivo é que a casa seja uma versão para a matemática do que é o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Desempenho - As deficiências de uma parte da população brasileira com o raciocínio lógico e os conceitos matemáticos têm efeitos para além das notas escolares. Uma pesquisa feita pela Firjan com cerca de 600 empesas no país indica que a falta de competência nessa área são deficiências apresentadas por um grande contingente de trabalhadores. Entre as empresas que manifestaram insatisfação com o desempenho dos funcionários, 38,1% informaram que "na maioria das vezes" falta competência matemática (contagem/raciocínio lógico) ao empregado; e 33,2% relataram que o problema ocorre "com alguma frequência".

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/programa-nas-escolas-do-rio-usa-games-para-ensinar-matematica
 

·
Registered
Joined
·
7,018 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Sesi Matemática/ Pisa


Com base no último Programa Internacional de Avaliação de Alunos "O Pisa", a parceria entre o Sistema Firjan e a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, desenvolveu um programa que estimula o estudo de matemática por meio de jogos eletrônicos.



Sesi Matemática/ Sala


O Sesi está lançando uma metodologia para o ensino de matemática que utiliza estímulos como games e outros recursos tecnológicos como motivação para professores e alunos. O programa tem como objetivo melhorar o ensino da disciplina e vai ser implantado nas escolas públicas estaduais e na rede Sesi/Senai.
 

·
Registered
Joined
·
7,018 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Notícia publicada ontem no jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/economia/rio...#ixzz2Dfm1YMQx ) menciona o último processo de seleção de pesquisadores bolsistas do IMPA. Foram 160 estrangeiros e só 10 brasileiros se inscrevendo para as quatro vagas.

Por que temos um dos mais conceituados institutos de pesquisa em matemática do mundo e nosso país registra um dos piores níveis de ensino da disciplina? Seria pela baixa procura de brasileiros?

Espero que esse projeto desperte o interesse de pesquisadores que queiram ficar no país e que dissemine o ensino da matemática, fundamental para o desenvolvimento.
 
1 - 20 of 53 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top