SkyscraperCity banner

21 - 40 of 5832 Posts

·
Minimalista
1,873 Posts
Gente, alguém sabe por que a linha Terminal Recreio x Magalhães Bastos fica tão vazia, junto com a Transolímpica? Às vezes sinto uma deprê danada neste BRT.

·
Registered
401 Posts
Não entendi porque Sulacap Expresso vai parar na estação Parque Olímpico. Já faz paradas na Morro do Outeiro e Rio 2. Acho desnecessário, principalmente por ser uma estação com configuração de paradora (simples).

·
Registered
194 Posts
Uma curiosidade: o sistema de som dos ônibus anuncia a estação "Centro Olímpico"(Morro do Outeiro) duas vezes no sentido Recreio. O áudio da estação minha praia toca normalmente no sentido oposto.

·
Registered
4,747 Posts
Discordo dessa unificação de tópicos.

Vou fazer uma pergunta aqui e ela vai ficar perdida em 50 páginas de discussão, igual ao tópico de Ônibus do RJ, que é uma feira..

Minha opinião.
Para mim o tópico de ônibus do Rio é chato porque só ficam discutindo o detalhe do formato do farol traseiro do modelo de ônibus XYZ. Virou domínio dos fanáticos por ônibus (o veículo) e não sobre o sistema de ônibus propriamente dito. Aqui, a princípio, o conteúdo será sobre o sistema BRT e não sobre os modelos de ônibus (ou assim espero...)

·
Registered
1,123 Posts
Odiei essa extinção do Centro Olímpico X Jardim Oceânico.

Foi tão bom descer semana passada colado na passagem subterrânea do NYCC...

Espero que seja revista. Até lá, para ir ao Barra Shopping, voltarei a pegar a Transcarioca, descer na Alvorada e andar, andar, andar...
Em Barra Shopping e Parque das Rosas vou de viação canela também. Se tiver que ir em outra estação do lote zero, tô pensando em fazer baldeação no Terminal Recreio -> Salvador Allende e pegar um Jd. Oceânico X Recreio para fugir do Alvorada. Lá é muito tumultuado?

·
Precisamos de + metrô!
638 Posts
Queria quotar a galera que respondeu sobre os intervalos do Semidireto Galeão-Alvorada, mas não dá com os tópicos fechado. Só para contribuir com a estatística do thread, fiz o trajeto do Fundão até a Alvorada para depois ir ao Parque Olímpico. Seguem os dados:

Semidireto Galeão x Alvorada
15:20h - Saída do Fundão: Poucas pessoas em pé e o cara no terminal disse que o serviço é mesmo de 15 em 15 minutos, então leva-se 5 minutos do GIG até lá. Já próximo à estação Cardoso de Moraes quase uma senhor foi atropelada pelo BRT pois atravessou no meio da pista, o motorista deu freada brusca;
15:45h - Chegada à estação Vicente de Carvalho: O número de pessoas continuou o mesmo, o ônibus seguiu nem vazio nem cheio, todas as cadeiras ocupadas e pessoas de pé de maneira "humana";
15:55h - Chegada à estação Madureira: Ônibus seguiu com todos os bancos preenchidos e somente uma pessoa em pé;
16:30h - Chegada à Alvorada.
Tempo total de viagem Fundão x Alvorada: 1h 10min.

Observações:
- No caminho paramos em 16 sinais. Quatro deles somente entre Tanque e Taquara! Se colocarmos que em média entre parar, partir e atingir-se a velocidade de viagem leva-se 1 minuto, seriam mais de 15 minutos a menos de viagem. Isso "por baixo", porque variaria diretamente de acordo com o número de sinais fechados. Contudo, é mesmo muito difícil na minha opinião em alguns locais dar preferência ao BRT. Já pensaram como ficaria o entorno ali da Taquara ou entre Mercadão e Madureira? São muitos serviços na mesma canaleta;
- Em Vicente de Carvalho entrou um vendedor, acho que por engano ou desconhecimento. Dali o cara só saiu na Alvorada! :lol:
- Após a estação Curicica há uma continuação da pista do BRT na Estrada dos Bandeirantes (a Transcarioca dobra na Pedro Correia). É uma ligação com outra "Trans"? Não acompanho assim tão de perto os threads, mas fiquei curioso.

No retorno peguei o serviço Direto na Terminal Centro Olímpico às 20:55 até o Jardim Oceânico, chegando lá às 21:15. Então 20 minutos de trajeto, parando em 4 sinais. Possibilidade de economia no tempo de trajeto aí também.

Valeu!

·
Registered
4,534 Posts
Para mim o tópico de ônibus do Rio é chato porque só ficam discutindo o detalhe do formato do farol traseiro do modelo de ônibus XYZ. Virou domínio dos fanáticos por ônibus (o veículo) e não sobre o sistema de ônibus propriamente dito. Aqui, a princípio, o conteúdo será sobre o sistema BRT e não sobre os modelos de ônibus (ou assim espero...)
Exatamente. Deixei de acompanhar porque virou discussão de busólogos, ou bozólogos. Adoraria que tivessem dois tópicos, um para discussão do sistema e outro para detalhes de veículos (que quem não é busólogo acha absolutamente irrelevante).

Queria quotar a galera que respondeu sobre os intervalos do Semidireto Galeão-Alvorada, mas não dá com os tópicos fechado. Só para contribuir com a estatística do thread, fiz o trajeto do Fundão até a Alvorada para depois ir ao Parque Olímpico. Seguem os dados:

Semidireto Galeão x Alvorada
15:20h - Saída do Fundão: Poucas pessoas em pé e o cara no terminal disse que o serviço é mesmo de 15 em 15 minutos, então leva-se 5 minutos do GIG até lá. Já próximo à estação Cardoso de Moraes quase uma senhor foi atropelada pelo BRT pois atravessou no meio da pista, o motorista deu freada brusca;
15:45h - Chegada à estação Vicente de Carvalho: O número de pessoas continuou o mesmo, o ônibus seguiu nem vazio nem cheio, todas as cadeiras ocupadas e pessoas de pé de maneira "humana";
15:55h - Chegada à estação Madureira: Ônibus seguiu com todos os bancos preenchidos e somente uma pessoa em pé;
16:30h - Chegada à Alvorada.
Tempo total de viagem Fundão x Alvorada: 1h 10min.

Observações:
- No caminho paramos em 16 sinais. Quatro deles somente entre Tanque e Taquara! Se colocarmos que em média entre parar, partir e atingir-se a velocidade de viagem leva-se 1 minuto, seriam mais de 15 minutos a menos de viagem. Isso "por baixo", porque variaria diretamente de acordo com o número de sinais fechados. Contudo, é mesmo muito difícil na minha opinião em alguns locais dar preferência ao BRT. Já pensaram como ficaria o entorno ali da Taquara ou entre Mercadão e Madureira? São muitos serviços na mesma canaleta;
- Em Vicente de Carvalho entrou um vendedor, acho que por engano ou desconhecimento. Dali o cara só saiu na Alvorada! :lol:
- Após a estação Curicica há uma continuação da pista do BRT na Estrada dos Bandeirantes (a Transcarioca dobra na Pedro Correia). É uma ligação com outra "Trans"? Não acompanho assim tão de perto os threads, mas fiquei curioso.

No retorno peguei o serviço Direto na Terminal Centro Olímpico às 20:55 até o Jardim Oceânico, chegando lá às 21:15. Então 20 minutos de trajeto, parando em 4 sinais. Possibilidade de economia no tempo de trajeto aí também.

Valeu!
Sim, é a ligação com a TransOlímpica.

[]s

·
Registered
6,703 Posts
Um dos problemas da integração Transcarioca-Transoeste é a voltinha dentro de Alvorada. Preferiram pela baldeação. Mas essa precisa melhorar.

Alguém tem uma mapa das linhas dispostas nas plataformas de Alvorada?

Valeu!

É a integração com a Transolimpica sentido Recreio.
Existe um serviço especial dos jogos olímpicos que faz Vicente de Carvalho-Madureira-Taquara-Morro do Outeiro-.... ,que passa por esse caminho.

Porém ele será descontinuado e por enquanto nenhum serviço vai usar esse trajeto, mas tem projeções para em breve voltar.

·
Registered
464 Posts
A extinção das linhas especiais foi brincadeira de mau gosto.

Da Taquara para o Downtown, estava fazendo uso do VCV x Recreio + Direto Centro Olímpico x Jd Oceânico. Estava levando menos tempo e com um pouco mais de conforto que passando pelo Alvorada.

E a população adotou esse trajeto. Se essas duas linhas fossem mantidas como expresso seria excelente, além de ter menos passageiros passando pelo Alvorada.

·
Registered
401 Posts
Atender a demanda dos condominios que possuem entrada e saida na frente da estaçao.

Tanta gente assim que precise de 3 estações expressas seguidas? Parece até Campinho, Manacéia e Mercadão... Mas lá até dá pra entender. Enquanto isso, o Shopping Metropolitano continua no limbo entre 2 estações distantes.
Mudando um pouco de assunto, eu percebi que o Terminal Olímpico é um pouco carente de acesso, assim como a estação Morro do Outeiro, que só dá acesso ao terminal, quem está na rua precisa contornar todo o terminal pra acessar a única passarela, que fica em direção ao parque. E alí não há sinais próximos. OK, eu sei que pode parecer uma preocupação boba já que a região é bem deserta, mas deveriam já prever a especulação imobiliária nos anos futuros, assim como já fazer uma ligação para o lado da Abelardo Bueno onde ficam os prédios, não só aquela discreta passarela descendo ali do lado do valão, onde era a Vila Autódromo.

·
Precisamos de + metrô!
638 Posts
Apesar de acompanhar meio de longe os tópicos das "trans", vejo muito potencial de integração nesses corredores, ainda mais pois, ao que parece, os vários conluios (consórcios) estão utilizando todos os corredores. Isso teria começado com esse serviço J.O. x C. Olímpico (que é TO+TC)?

A meu ver agora eles poderiam criar mais serviços do tipo expresso e semidireto (nome estranho esse) para ganhar mais agilidade nos deslocamentos. Sempre frisando que o ideal para vencer grandes distâncias seria o metrô e não um serviço de ônibus (por todos aqueles motivos já discutidos e discutidos por aqui e em outros threads).

Valeu.

·
Registered
6,703 Posts
Acordar e ler a noticia que a partir de segunda feira começa a operar a linha expressa (Recreio shopping - jardim oceanico). É muita felicidade pra uma unica sexta feira !!!!!!!
Prefeitura inaugura Terminal de Sulacap e inicia quatro novos serviços de BRT

Com o fim dos Jogos Paralímpicos, dois serviços especiais criados para o evento deixarão de funcionar a partir de segunda-feira (19/09): Jardim Oceânico – Terminal Olímpico (direto e parador) e Vicente de Carvalho-Recreio.

Juntos, os serviços do BRT Transoeste, Transoeste Lote Zero, Transcarioca e Transolímpica devem beneficiar cerca de 640 mil pessoas por dia.

NOVOS SERVIÇOS:

Sábado, 17 de setembro

Inauguração do Terminal Sulacap com o início do serviço:
Sulacap X Alvorada - Expresso
Estações atendidas: Terminal Sulacap, Marechal Fontenelle, Morro do Outeiro, Parque Olímpico, Rio 2 e Terminal Alvorada

Linhas de Integração ao Terminal Sulacap: SP801 - Bangu X Sulacap; SP803 - Senador Camará X Sulacap; 300 - Candelária X Sulacap e 434L - Nova Iguaçu X Sulacap

Segunda-Feira, 19 de setembro

Jardim Oceânico X Alvorada - Expresso:
Estações Atendidas: Terminal Jardim Oceânico, Bosque Marapendi, Barra Shopping e Terminal Alvorada.

Jardim Oceânico X Recreio Shopping - Expresso:
Estações Atendidas: Terminal Jardim Oceânico, Bosque Marapendi, Barra Shopping, Salvador Allende, Gláucio Gil e Recreio Shopping.

Alvorada X Terminal Olímpico - Parador:
Estações Atendidas: Terminal Alvorada, Lourenço Jorge, Aeroporto de Jacarepaguá, Via Parque, Centro Metropolitano, Rede Sarah, Rio 2, Parque Olímpico e Terminal Olímpico.

SERVIÇOS MANTIDOS:
Vila Militar X Terminal Recreio (via Transolímpica)
Jardim Oceânico X Recreio (Parador)
Jardim Oceânico X Alvorada (Parador)

http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr/exibeconteudo?id=6413174

21 - 40 of 5832 Posts