SkyscraperCity banner

5661 - 5680 of 5812 Posts

·
carioca e fluminense
Joined
·
8,647 Posts
BRT Rio
·
Compartilhado com:
Público

Estação Vila Queiroz, no corredor Transcarioca, é recuperada e volta a operar após sete meses!
Foram realizados o fechamento do acesso ao forro e à cobertura, pintura, nova rede elétrica,
reforço na iluminação e sinalização. A estação do #BRTRio agora conta com novas catracas e bilheteria.
Esta foi a 25ª estação a receber reformas ou melhorias de iluminação. Quer mais detalhes? Acesse o nosso site: http://brt.rio/.../estacao-vila-queiroz-no-corredor.../

 

·
Registered
Joined
·
6,450 Posts
BRT Rio
·
Compartilhado com:
Público

Estação Vila Queiroz, no corredor Transcarioca, é recuperada e volta a operar após sete meses!
Foram realizados o fechamento do acesso ao forro e à cobertura, pintura, nova rede elétrica,
reforço na iluminação e sinalização. A estação do #BRTRio agora conta com novas catracas e bilheteria.
Esta foi a 25ª estação a receber reformas ou melhorias de iluminação. Quer mais detalhes? Acesse o nosso site: http://brt.rio/.../estacao-vila-queiroz-no-corredor.../

dou 2 semanas pra destruirem de novo...ainda to sendo generoso kkk
 

·
Negrom
Joined
·
1,143 Posts
Justiça do RJ determina que linhas do BRT Transoeste terão que ser regularizadas em 48 horas
Ação que determinou a decisão foi movida pelo MP-RJ, tendo por base relatórios da SMTR e diligências realizadas pelo Grupo de Apoio da Promotoria de Tutela Coletiva, assim como reclamações formuladas pelos usuários.
Por G1 Rio
20/10/2020 11h50 Atualizado há 3 minutos

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o Consórcio BRT regularize no prazo de 48 horas a operação das linhas do BRT Transoeste.
A liminar, assinada pela juíza Fabelisa Gomes Leal, da 7ª Vara Empresarial do Rio, determina que sejam observados o trajeto, a frota e os horários previstos para os passageiros, além do uso de veículos em perfeito estado e a adequada operação das estações e terminais de ônibus.

A ação que determinou a regularização das linhas foi movida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), tendo por base relatórios da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e diligências realizadas pelo Grupo de Apoio da Promotoria de Tutela Coletiva, assim como reclamações formuladas pelos usuários do sistema BRT.

A decisão determina ainda a organização das filas de embarque com auxílio de agentes de plataforma e observância das normas de segurança dos usuários, além da manutenção das portas das estações. Em caso de descumprimento da ordem, foi fixada multa de R$ 20 mil por irregularidade verificada.

A decisão afirma que a Secretaria Municipal de Transportes será responsável por fiscalizar a decisão.

Em um trecho da decisão, a juíza afirma que as irregularidades às quais dos usuários do transporte são submetidos podem ser observadas em registros feitos pela imprensa.

“As irregularidades noticiadas nos autos são diariamente reproduzidas no noticiário e telejornais locais, sendo pública e notória a precariedade do serviço sob a responsabilidade do Consórcio”, afirmou a decisão da magistrada.
Ela afirma ainda a decisão exige que o Consórcio cumpra os deveres inerentes ao contrato de concessão celebrado com o poder municipal.

 

·
Negrom
Joined
·
1,143 Posts
Passageiros do BRT reclamam de demora nos intervalos dos ônibus e superlotação
Usuários contaram que intervalo pode demorar até uma hora e que distanciamento mínimo não é respeitado.
Por Ben-Hur Correia, Bom Dia Rio
20/10/2020 08h52 Atualizado há um dia

Passageiros do BRT reclamaram de demora nos intervalos entre os ônibus e de superlotação na manhã desta terça-feira (20) em Madureira, na Zona Norte do Rio. Segundo eles, a demora pode chegar a uma hora.

Por volta das 6h30, dezenas de pessoas que saiam do bairro rumo à Barra da Tijuca, na Zona Oeste, já enfrentavam filas. Uma linha que realiza o trajeto Madureira - Jardim Oceânico foi retirada e, por isso, outras duas que seguem até a Alvorada e o Recreio dos Bandeirantes ficaram sobrecarregadas.

Com a superlotação, os passageiros contaram que não conseguem manter o distanciamento necessário durante a pandemia do novo coronavírus.

“É muito cheio todos os dias. Sábado e domingo são os piores [dias]”, disse um usuário.
“Lotado, sempre lotado. Demora muito, uns 40, 50 minutos, quase uma hora”, afirmou outro passageiro.

Além dos problemas com os intervalos e ônibus cheios, as estações do BRT também sofrem com o vandalismo. De acordo com o consórcio que administra o sistema, 33 estações estão fechadas por depredação e roubo de equipamentos. Desde abril deste ano, 100 estações já foram danificadas.

No sábado (17), duas pessoas foram presas em uma estação do corredor BRT Transolímpica por suspeitas de tentativa de furto.

 

·
carioca e fluminense
Joined
·
8,647 Posts
Promessas, promessas... Parte ???

Cyro Garcia afirma que vai substituir o BRT pelo VLT
Candidato à Prefeitura do Rio pelo PSTU destacou que o transporte ferroviário é mais eficiente e menos poluente

Cyro Garcia é candidato do PSTU à Prefeitura do Rio.  - Romerito Pontes / PSTU
Cyro Garcia é candidato do PSTU à Prefeitura do Rio.Romerito Pontes / PSTU
POR O DIA

O candidato à Prefeitura do Rio pelo PSTU, Cyro Garcia, participou, nesta quarta-feira, da live do DIA em parceria com a Fecomércio. Durante o encontro conduzido pelos repórteres Anderson Justino e Aline Cavalcante, o candidato apresentou as suas principais propostas para a cidade do Rio de Janeiro, caso seja eleito.

Inicialmente, Cyro afirmou que fará a saúde ser 100% pública no município. “Nós pretendemos gerir uma saúde pública que seja, efetivamente, 100% pública. Nós faremos um rompimento imediato com todas as OSs que fazem transferências de verbas públicas para iniciativa privada por meio de muita corrupção. Nós queremos municipalizar os hospitais privados. É um absurdo que pessoas morram esperando vaga em leito de UTI no SUS sendo que sobram vagas na rede privada”, afirmou Cyro.

Sobre a questão de armar a Guarda Municipal, o candidato declarou ser contrário a essa medida. “Hoje, você tem uma Guarda Municipal perseguindo camelô. Na minha visão, essa não é a função da Guarda Municipal. Nós somos contra o armamento da Guarda Municipal e achamos que este grupo precisa dar segurança aos órgãos públicos, como hospitais e escolas, além de parques e jardins”, disse o candidato.

Em relação à segurança pública, Cyro Garcia destacou que, além da opressão do tráfico e da milícia, a população das favelas também sofre opressão das forças de segurança. “Nós somos contra operações da PM, porque, durante o ano letivo, as crianças acabam ficando dias sem aula nas escolas. Depois a burguesia vem falar em ‘meritocracia’. Como vai existir meritocracia se não existe igualdade de oportunidade?”, questionou Cyro.

Na área do transporte, o candidato afirmou que sua principal proposta é transformar o BRT em VLT. “Eu vou aproveitar os traçados e transformar as linhas do BRT em VLT. É um transporte menos poluente e mais eficiente. Além disso, também vou mudar completamente as linhas de ônibus para que elas possam alcançar toda a Zona Oeste”, garantiu o candidato.

Por fim, Cyro afirmou que vai valorizar o profissional de educação. “Nós vamos estabelecer um plano de carreira unificado que pressuponha promoções tanto por tempo de serviço quanto pela formação”, concluiu.

 

·
Negrom
Joined
·
1,143 Posts
Graças a Deus colocaram mais linhas no Jardim Oceânico. Só poderia ter esticado mais o horário da linha 53B Sulacap x Jardim Oceânico

Informação: BRT Rio

Buscando se adequar às alterações na demanda de passageiros neste período que sucede ao isolamento social, o #BRTRio fará reajustes nas suas operações a partir desta segunda-feira (26). Os principais são a extensão do trajeto que liga Madureira à Barra da Tijuca e o retorno do serviço entre as estações Pingo D’Água e Recreio Shopping.

Nos dias úteis, a linha 35, no corredor Transcarioca, passará a ser 35 A, e vai se estender um pouco mais, ligando o Terminal Paulo da Portela (Madureira) ao Terminal Jardim Oceânico (Barra da Tijuca). A operação será realizada das 4h à 0h. Nos fins de semana e feriados, a linha manterá percurso entre Madureira e o Terminal Alvorada.

Outra novidade, desta vez no corredor Transoeste, é o retorno da linha 15 (Pingo D'Água x Recreio Shopping - Parador), que vai realizar o embarque de passageiros das 5h às 10h e das 16h à 0h, de segunda a sexta-feira. A linha 22 (Alvorada x Jardim Oceânico – Parador) vai circular de segunda a sexta-feira, das 4h às 10h e das 15h à 0h. Aos sábados e domingo, o serviço será oferecido durante todo o dia, a partir das 4h.

No corredor Transolímpica, uma nova linha vai começar a circular nos dias úteis, das 8h20 às 16h40: a 53B (Sulacap x Jardim Oceânico – Parador). A linha 50 (Jardim Oceânico x Centro Olímpico) passa a circular de 4h às 9h e das 16h à 0h, de segunda a sexta-feira.

Mais informações:

BRT Rio cria Linha 35 A até o Jardim Oceânico - BRT Rio
 

·
carioca e fluminense
Joined
·
8,647 Posts
Promessas, promessas... Parte ????

'As estações do BRT vão funcionar como já funcionaram na minha gestão', garante Eduardo Paes
Candidato à Prefeitura do Rio pelo DEM prometeu que as estações da Transcarioca serão recuperadas

O candidato à Prefeitura do Rio pelo DEM, Eduardo Paes, participou, nesta sexta-feira, da live do DIA em parceria com a Fecomércio. Durante o encontro conduzido pela coordenadora do Núcleo de Jornalismo Investigativo, Bruna Fantti, e também pela repórter Aline Cavalcante, o candidato apresentou as suas principais propostas para a cidade do Rio de Janeiro, caso seja eleito.

Inicialmente, Paes afirmou que a Saúde e a Educação serão suas duas prioridades iniciais. “Nós vamos reequipar as clínicas da família o mais rápido possível, vamos normalizar o abastecimento de medicamentos e iremos preparar as clínicas da família para o processo de vacinação. Outra questão importante é em relação à Educação. As crianças da rede pública ficaram praticamente um ano inteiro sem nenhum tipo de aula. A gente não pode permitir que essa distância entre a rede particular e a rede pública fique ainda maior. Nós vamos fazer um plano de retomada respeitando a medicina”, afirmou Paes.

Em relação ao IPTU, o candidato do DEM firmou o compromisso de reduzir essa cobrança na sua gestão. “Você que é morador da Zona Norte e da Zona Oeste e que teve um aumento absurdo do seu IPTU, pode ter certeza que nós vamos acabar com esses aumentos. É um compromisso que eu tenho”, garantiu o candidato.

Quando questionado sobre o BRT, Paes destacou que o transporte voltará a ser como foi na época em que foi prefeito do Rio. “As estações do BRT vão funcionar como já funcionaram na minha gestão. A gente tem uma obra do BRT que eu admito que erramos, que foi o piso de asfalto da Transoeste. Depois, fizemos a Transolímpica, a Transcarioca e a Transbrasil com piso de concreto. Isso foi um acerto. Agora, a gente precisa manter as estações do BRT. As estações da Transcarioca serão recuperadas”, disse Paes.

Sobre a Transbrasil, o candidato garantiu que vai terminar as obras, se eleito. “Nós vamos terminar a Transbrasil porque ela é muito importante para a cidade, para a Região Metropolitana e pro plano de recuperar a Avenida Brasil e fazer dela um espaço de crescimento econômico. Nós vamos investir pesado nisso”, garantiu.

Por fim, Paes criticou a forma como o prefeito Marcelo Crivella trata o Carnaval do Rio. “A coisa ficou tão esquisita no Rio que a gente deu o direito do governador de São Paulo dizer que o Carnaval deles era melhor do que o nosso. Com todo respeito, mas não é nem por um decreto”, finalizou.


Guardas prendem homem por importunação sexual em ônibus do BRT na Zona Oeste
Homem teria ejaculado na perna de uma passageira na estação da Taquara

Publicado 23/10/2020 18:13 | Atualizado 23/10/2020 18:33
Rio - Guardas municipais do Grupamento Especial de Trânsito da Zona Oeste prenderam, na tarde desta sexta-feira, um homem por importunação sexual dentro de um ônibus BRT na Taquara, na Zona Oeste do Rio. Segundo informações, o homem teria ejaculado na perna de uma passageira.

De acordo com a Guarda Municipal, os agentes estavam passando de carro pela Avenida Nelson Cardoso e perceberam um tumulto na praça ao lado da estação Taquara. Ao chegarem ao o local para verificar o que estava ocorrendo, os guardas municipais retiraram o homem, que estava sendo agredido e acusado de importunação sexual contra uma passageira.
PUBLICIDADE

Posteriormente, a vítima e uma testemunha informaram que o homem teria ejaculado na perna da mulher enquanto viajavam no BRT. Os guardas, então, levaram o homem, a vítima e a testemunha para a 32ª DP (Taquara), onde a ocorrência foi registrada como importunação sexual. O homem permanecerá preso na delegacia até a audiência de custódia.

Importunação em Niterói
PUBLICIDADE

No dia 14 de outubro, um homem foi preso pelo mesmo crime em Niterói. Segundo a Polícia Civil, a vítima andava em uma rua quando foi abordada pelo suspeito, que tocou a mulher e se masturbou na frente dela.
O crime foi presenciado pelo policial civil da Deam, que imediatamente prendeu o homem. Ele chegou a resistir a prisão, mas com o apoio da Guarda Municipal de Niterói, foi detido e levado para a delegacia. A identidade do suspeito não foi revelada.

 

·
carioca e fluminense
Joined
·
8,647 Posts
Luiz Lima: 'Não podemos mais aceitar que as empresas continuem lucrando com o péssimo serviço oferecido à população'
Candidato do PSL usou o BRT de Santa Cruz ao Terminal Alvorada, e ouviu muitas reclamações de passageiros sobre o serviço
POR O DIA

A agenda de campanha do candidato do PSL à Prefeitura do Rio, deputado federal Luiz Lima, começou bem cedo nesta sexta-feira, na Zona Oeste do Rio. Mais precisamente às 6h22, no BRT de Santa Cruz, quando ele entrou na longa fila que se formava na estação. Ao desembarcar no Terminal Alvorada, na Barra, quando já passava das 8h, ele falou sobre os transtornos da viagem e contou que ouviu muitas reclamações de passageiros.

"O problema maior é o tempo de espera. Entrei na fila em Santa Cruz, às 6h22, mas o ônibus só saiu às 6h54. Foram 32 minutos esperando. Isso num ponto inicial de embarque, onde os ônibus chegam vazios. Falta agilidade e organização. As pessoas não podem perder 32 minutos numa fila na ida e na volta, pois aí é mais de uma hora no total, se o problema se repetir. O asfalto é muito irregular, balança muito, é desconfortável e contribui para o veículo ter problemas mecânicos. O ônibus veio cheio, com muitas pessoas em pé, eu inclusive. O tempo da viagem foi de uma hora e dez minutos até o Alvorada. As pessoas têm que ficar menos tempo esperando. Tem que ter mais ônibus, porque há muita demanda. Os ônibus saem cheios. Pessoas embarcam no meio do percurso e já encontram o ônibus lotado".

O candidato afirmou ainda que são necessários mais ônibus para evitar transportes lotados. "É nítido que o número de ônibus é inferior ao necessário para atender à população com qualidade. Mais que isso, o serviço é mal distribuído. No começo e no fim do dia, os ônibus são lotados, mas nos horários de “vale”, no meio do dia, há ociosidade no serviço. Não podemos mais aceitar que as empresas de ônibus continuem lucrando com o péssimo serviço oferecido à população. A gente não pode perder, todo dia, mais de meia hora aguardando a 'boa vontade' das empresas", afirmou o candidato.

Apesar do péssimo serviço prestado pelo Consórcio BRT, Luiz Lima ressaltou que alguns dos problemas são causados por uma parcela de usuários. "Existe também o mau uso do serviço e a pouca educação de alguns cariocas que depredam o bem público. É muito preocupante também quando uma pessoa entra no ônibus e quebra um assento, um vidro. Existe um tempo para repor esse assento, esse vidro. O ônibus fica inutilizado. A educação é primordial. Não adianta lutarmos para oferecer serviço público de qualidade, se o próprio cidadão arrebenta o que é de uso dele próprio", analisou.

Para aliviar os transtornos diários dos passageiros, o candidato estabeleceu como prioridades para o seu governo aumentar a fiscalização da prefeitura, colocar mais ônibus rodando e reativar a operação das dezenas de estações do sistema BRT que estão fechadas.

"São mais de 50 estações que não operando, e isso causa um tumulto no serviço. Cabe à prefeitura e ao próprio cidadão fiscalizar, denunciar e, de certa forma, coibir o cidadão que está depredando algo que foi construído com dinheiro público. Estas estações têm que ser ocupadas, revitalizadas, bem cuidadas e fiscalizadas. O cidadão que destrói tem que ser punido, tem que ser preso. É um crime você destruir algo que foi construído com recurso de todos nós", defendeu.

Luiz Lima também afirmou que poderá abrir uma nova licitação para o sistema BRT, caso não aconteçam melhorias. "A gente precisa fazer com que as concessionárias atendam ao cidadão com regularidade e eficiência. E cabe à prefeitura, se essas concessionárias não estiverem atendendo o que foi combinado, fazer uma nova licitação, para que as concessionárias venham a desempenhar o serviço de forma correta. O descaso do governo Crivella no setor de mobilidade é notório. Tem que ter fiscalização. Além disso, o Ministério Público já determinou que o BRT Transoeste regularize a operação das linhas para evitar a superlotação. É preciso, ainda, organizar as filas com o auxílio de agentes nas plataformas e exigir manutenção das portas das estações".

Por fim, para amenizar o caos no BRT, o candidato garantiu que vai terminar as obras do corredor Transbrasil, que ligará Deodoro ao Centro. Outras metas que estão no plano de governo do candidato do PSL são ampliar faixas exclusivas para o transporte público, incentivar o uso de transportes com energia limpa e implementar um plano diretor aquaviário até 2022, articulando a região metropolitana e a Baía de Guanabara.

 

·
carioca e fluminense
Joined
·
8,647 Posts
EDIT: Três Amigos - E44739C.


Ônibus do BRT pega fogo no corredor Transoeste
Funcionamento do corredor está normalizado

Ônibus do BRT pega fogo - Reprodução
Ônibus do BRT pega fogoReprodução
POR O DIA
Publicado há 14 segundos
Rio - Um ônibus do BRT pegou fogo, na noite desta quinta-feira, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, entre as estações do corredor Transoeste Pingo D'Água e Magarça. Segundo a concessionária, o articulado estava vazio no momento e se dirigia para a garagem.

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 20h09 para a ocorrência e não teve feridos. Ainda não há informações sobre o que causou o fogo no articulado.
PUBLICIDADE

O incêndio causou bloqueios na via e congestionamento. O BRT informou que após o incêndio, o funcionamento do corredor continua normal.

 

·
Cicada 3301
Não fale com o cabrito! ;-p
Joined
·
3,818 Posts
Trazendo pra cá a postagem do usuário @Visão da Mobilidade, do tópico dos ônibus:

-Caso o candidato ganhe, tomara que não cumpra essa promessa ganha-voto-médio de "rever a racionalização". Devia estar mais preocupado com a miss Brasil tirando a situação do segundo turno. Podemos ter surpresas.

Corrigindo informações mal apuradas pelo "Busólogo News":
-As plantas oficiais dos terminais Missões e Margaridas mostram claramente um viaduto a sair no sentido Baixada Fluminense. Verifique:
View attachment 654638
View attachment 654639

-O arquivo com a validação do estudo pela SMTR solicita que as linhas executivas não sejam encurtadas nos terminais de integração. Confira:
View attachment 654641
 

·
carioca e fluminense
Joined
·
8,647 Posts
BRT Rio
1cot0 hnSponasoruedh ·
Compartilhado com:
Público

Tem mais uma estação do #BRTRio reformada!
🚌

A estação Aeroporto Jacarepaguá, no corredor Transcarioca, foi reaberta hoje (26/10) e já está em operação. Os passageiros podem notar melhorias como o fechamento do acesso ao forro e à cobertura, pintura, nova rede elétrica, reforço na iluminação e sinalização.
Leia mais no nosso site: http://brt.rio/.../brt-rio-finaliza-reformas-na-estacao.../

 

·
Registered
Joined
·
975 Posts
Graças a Deus colocaram mais linhas no Jardim Oceânico. Só poderia ter esticado mais o horário da linha 53B Sulacap x Jardim Oceânico

Informação: BRT Rio

Buscando se adequar às alterações na demanda de passageiros neste período que sucede ao isolamento social, o #BRTRio fará reajustes nas suas operações a partir desta segunda-feira (26). Os principais são a extensão do trajeto que liga Madureira à Barra da Tijuca e o retorno do serviço entre as estações Pingo D’Água e Recreio Shopping.

Nos dias úteis, a linha 35, no corredor Transcarioca, passará a ser 35 A, e vai se estender um pouco mais, ligando o Terminal Paulo da Portela (Madureira) ao Terminal Jardim Oceânico (Barra da Tijuca). A operação será realizada das 4h à 0h. Nos fins de semana e feriados, a linha manterá percurso entre Madureira e o Terminal Alvorada.

Outra novidade, desta vez no corredor Transoeste, é o retorno da linha 15 (Pingo D'Água x Recreio Shopping - Parador), que vai realizar o embarque de passageiros das 5h às 10h e das 16h à 0h, de segunda a sexta-feira. A linha 22 (Alvorada x Jardim Oceânico – Parador) vai circular de segunda a sexta-feira, das 4h às 10h e das 15h à 0h. Aos sábados e domingo, o serviço será oferecido durante todo o dia, a partir das 4h.

No corredor Transolímpica, uma nova linha vai começar a circular nos dias úteis, das 8h20 às 16h40: a 53B (Sulacap x Jardim Oceânico – Parador). A linha 50 (Jardim Oceânico x Centro Olímpico) passa a circular de 4h às 9h e das 16h à 0h, de segunda a sexta-feira.

Mais informações:

BRT Rio cria Linha 35 A até o Jardim Oceânico - BRT Rio
Daqui a pouco voltam com a 24 Mato Alto x Jardim Oceânico (via Alvorada) (parador). Agora me pergunto o que custaria ao BRT Rio parar com essa palhaçada de criar um monte de linha sobreposta ao invés de criar um serviço único, prático e eficiente ? Essa 15 Parador com um mês de funcionamento parou de rodar oficialmente, ficou rodando de forma emergencial e agora já tá voltando como serviço oficial isso é ridículo e tudo isso pra combinar com o serviço que é tão ridículo quanto, que só serve pro pessoal do Recreio Shopping ir sentado. Não canso de tocar na tecla que ela deveria se juntar com a 27 e virar em Pingo D'água x Salvador Allende (Parador), o número de passageiros atendidos seria bem maior e evitaria coisas como pegar um BRT descer e pegar outro, ficam criando um monte de serviço saindo do Mato Alto pra atender o grande número de passageiros dessa estação mas não consideram os passageiros que vem de estações antes dela e a usam pra fazer transferência para outra linha nela e aí colocar uns carros saindo de forma emergencial do Mato Alto quando a estação tiver muito cheia. Nem pensem, se isso fosse a 19 poderia até ser extinta já que tem 12 e a 20 rodando de forma expresso e essa junção 15+27 poderia ficar focar na ligação das estações de Guaratiba com todas as estações do Recreio.
 

·
carioca e fluminense
Joined
·
8,647 Posts
Em sabatina, Crivella diz que ex-presidente da Riotur investigado por 'QG da Propina' é 'homem honrado'
Prefeito elogiou gestão de Marcelo Alves, irmão de empresário Rafael Alves, responsável por recolher pagamentos ilícitos de empresas, segundo o MP
Bernardo Mello
27/10/2020 - 17:51 / Atualizado em 27/10/2020 - 18:06

RIO — O prefeito do Rio e candidato à reeleição Marcelo Crivella (Republicanos) elogiou nesta terça-feira, em sabatina ao canal "SBT", o ex-presidente da Riotur, Marcelo Alves, um dos alvos de investigação do Ministério Público do Rio (MP-RJ) envolvendo a suposta existência de um "QG da Propina" na administração municipal. Questionado na sabatina sobre uma busca e apreensão em sua própria residência, em setembro, Crivella chamou a operação do MP de "palhaçada" e saiu em defesa de Marcelo, que se desligou da Riotur em março, após ele e seu irmão, o empresário Rafael Alves, também terem sido alvos de operação.


Teste: Responda e descubra com qual candidatos você se identifica
Segundo as investigações do MP, cujo ponto de partida foi uma delação premiada do doleiro Sérgio Mizrahy, preso em 2018, Rafael Alves seria o responsável por cobrar propina de empresas que constavam na lista de credoras da Prefeitura do Rio. Os pagamentos ilícitos, de acordo com a investigação, viabilizariam às empresas o recebimento de restos a pagar da prefeitura. Em entrevista ao GLOBO no último mês, Crivella negou as acusações de que fizesse pressões sobre seus secretários para liberar pagamentos a empresas investigadas.
— É a operação da maior palhaçada que o MP já fez. Marcelo Alves é um homem honrado. Quando assumimos (a prefeitura), o reveillon custava R$ 20 milhões, o Marcelo passou para R$ 10 milhões. No Carnaval, o Eduardo (Paes) colocava R$ 70 milhões. No último, não colocamos dinheiro nenhum, e o Carnaval foi tão bonito quanto antes — disse Crivella na sabatina do SBT.

Os números citados por Crivella em relação ao Carnaval são incorretos, como apontou checagem do Fato ou Fake neste mês. Além da verba destinada ao Carnaval na gestão anterior não ter chegado a R$ 70 milhões em nenhum ano, como apontam as estatísticas da própria prefeitura, a gestão Crivella empregou R$ 14,3 milhões este ano, como mostra a rubrica "Projeto Carnaval" do portal Rio Transparente.
PUBLICIDADE

Eleições: Veja as entrevistas do GLOBO com os candidatos à Prefeitura do Rio
Logo após a operação do MP em setembro, Crivella chegou a defender Rafael Alves, a quem também chamou de "honrado" na época. Mensagens enviadas por Rafael ao prefeito, e que constam nas investigações, apontaram que ele chegou a ameaçar Crivella com possíveis revelações sobre supostos esquemas ilícitos envolvendo seu governo e sua campanha eleitoral de 2016, na qual o empresário disse ter atuado na arrecadação de recursos, embora seu nome não apareça na prestação de contas enviada à Justiça Eleitoral. Após a revelação das mensagens, Crivella passou a argumentar que o empresário reclamava justamente que não seria atendido pelo prefeito em seus pedidos.
A nomeação de Marcelo Alves na presidência da Riotur ocorreu por influência de Rafael, como admitiu Crivella na entrevista ao GLOBO. O prefeito disse ter conhecido Marcelo durante a campanha de 2016, quando usou a casa de Rafael como estúdio para gravações.

Críticas a Paes sobre BRT

Na sabatina com o SBT, Crivella defendeu-se de críticas à mobilidade urbana do Rio, especialmente na deterioração de corredores do BRT, citando a denúncia feita pelo Ministério Público contra seu antecessor, Eduardo Paes (DEM), também candidato nas eleições deste ano. Segundo a denúncia, recebida em setembro pelo juiz Flávio Itabaiana, da 204ª Zona Eleitoral, Paes recebeu R$ 10,8 milhões da Odebrecht via caixa dois para sua campanha à reeleição em 2012. A denúncia cita uma delação premiada do ex-secretário de Obras da gestão Paes, Alexandre Pinto, que relatou cobrança de propina de 1,75% sobre o valor da obra do corredor Transoeste do BRT. O MP também acusa Paes de direcionar a licitação a favor da Obrechet. Paes nega as acusações.
PUBLICIDADE

Segundo Crivella, as reclamações sobre falta de manutenção e de ônibus nos corredores do BRT se explicam porque o projeto "não foi feito para o povo, e sim para roubar".
-- É preciso entrar na Justiça para recuperar não só a propina, mas também o superfaturamento. Aí, sim, vai dar para recuperar a calha do BRT (Transoeste) -- disse Crivella, que culpou também a corrupção por situações de vandalismo em estações do BRT. -- O povo vê que o ônibus não vem, fica irritado, não quer pagar passagem, quebra as estações. As pessoas verificaram que (a verba) ali foi para a corrupção, então causou revolta. Tudo isso quebrou o sistema.

Na sabatina, Crivella afirmou ainda que não conseguiu contar com o governo federal "da maneira como gostaríamos de contar" na pandemia da Covid-19, ao lamentar números aquém do esperado de atendimentos em hospitais federais. Em maio, a Justiça Federal chegou a determinar ao Ministério da Saúde que destituísse a diretoria do Hospital Federal de Bonsucesso por "omissão" na pandemia. O hospital foi atingido por um incêndio na manhã desta terça, e duas pessoas morreram.

 

·
Matheus Magalhães
Joined
·
1,727 Posts
Para quem está há algum tempo sem passar pela região da Rodoviária do Rio, segue duas fotos do andamento das obras do BRT:
669394

669400


_

No terminal Rodoviária, a parte "mais pesada" da obra está quase concluída: A plataforma. Como na foto já está dando uma noção, falta a concretagem. Após isso o terminal fica pronto rápido, por utilizar materiais pré-moldados como no terminal Jardim Oceânico. Lembrando que ainda vai ter o fechamento do cruzamento da Rodoviária, deixando a via Expressa definitivamente expressa.

Idem para o Terminal Margaridas. O terminal está com as plataformas já parcialmente concretadas. Mas a planta não é a divulgada pelo forista Visão da Mobilidade. É uma outra mais simples e respeitando a faixa do terreno que pertente a CODERTE.
 

·
Registered
Joined
·
139 Posts
Para quem está há algum tempo sem passar pela região da Rodoviária do Rio, segue duas fotos do andamento das obras do BRT:
View attachment 669394
View attachment 669400

_

No terminal Rodoviária, a parte "mais pesada" da obra está quase concluída: A plataforma. Como na foto já está dando uma noção, falta a concretagem. Após isso o terminal fica pronto rápido, por utilizar materiais pré-moldados como no terminal Jardim Oceânico. Lembrando que ainda vai ter o fechamento do cruzamento da Rodoviária, deixando a via Expressa definitivamente expressa.

Idem para o Terminal Margaridas. O terminal está com as plataformas já parcialmente concretadas. Mas a planta não é a divulgada pelo forista Visão da Mobilidade. É uma outra mais simples e respeitando a faixa do terreno que pertente a CODERTE.
Como o cruzamento da Rodoviária será fechado? Os ônibus que vem da Binário sentido INTO terão que mudar o itinerário?
 

·
carioca e fluminense
Joined
·
8,647 Posts
Vendo as imagens aéreas do incêndio de hoje no hospital percebi que terá(?) uma estação (quase) em frente a ele.
 
5661 - 5680 of 5812 Posts
Top