Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 28 Posts

·
🔻
Joined
·
1,548 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Instituto de Matemática Pura e Aplicada terá novo campus em 2021
Integrado à natureza, prédio será construido num terreno de mais de 250 mil metros quadrados e vai abrigar salas de aula, biblioteca, dormitórios e área administrativa


Fotomontagem mostra como ficará o novo campus do prédio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Horto, Zona Sul
Foto: Divulgação/IMPA / Divulgação/IMPA Instituto de Matemática Pura e

RIO - O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) terá um novo campus em 2021. Nesta sexta-feira foi lançada a pedra fundamental do prédio, que será construído num terreno de mais de 250 mil metros quadrados, no Horto, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio. O espaço irá abrigar salas de pesquisa e de aula, biblioteca e dormitórios, além de áreas administrativas. Vizinho à sede atual, inaugurada na década de 1980, o edifício tem um projeto que se integra à floresta da Mata Atlântica, causando o mínimo de impacto na natureza. Orçada em R$ 100 milhões, financiados pelo governo federal, via Ministério da Educação, a obra deve ser iniciada em outubro e tem previsão de conclusão para 2021.

O projeto, assinado pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos e Associados, recebeu o prêmio de reconhecimento 2017 da Fundação Lafarge Holcim de Arquitetura, pelas características de baixo impacto local e pela modulação climática. Uma passarela suspensa de cerca de 800 metros irá ligar os dois campi da instituição.

— Haverá uma trilha no meio da mata ligando os dois campi. Será uma trilha integrada. A proximidade dos dois terrenos foi bem útil. Além disso, o projeto é extremamente consciente da importância do meio ambiente que o cerca. É um projeto amigável à fauna e flora, que respeita os cursos de água do terreno. Os prédios serão suspensos, não tocam no chão, e teremos uma gestão inteligente de uso da energia e da água — afirmou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Segundo ele, o novo campus permitirá ao instituto dar mais conforto aos alunos e pesquisadores. O terreno foi uma doação privada da família Marinho ao instituto. A área edificada terá 8.140 metros quadrados.

— O novo campus do instituto incluirá espaço para gabinetes, sala de aula, auditório, biblioteca e alguns dormitórios para nossos alunos visitantes. Será uma expansão que irá nos permitir ampliar nossas atividades. É uma combinação de um esforço privado, uma vez que o terreno foi um doação dos irmãos Marinho, com apoio do governo federal, por intermédio do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

No evento, realizado numa estrutura montada no endereço do futuro campus, estiveram presentes o secretário-executivo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Elton Zacarias; a chefe do núcleo de coordenação, supervisão e acompanhamento de organizações sociais do Ministério da Educação, Maria Cristina Perez; o presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, Roberto Irineu Marinho; além de representantes do governo estadual e da prefeitura do Rio, coordenadores e pesquisadores do IMPA e doadores privados.

— O prédio atual foi inaugurado em 1981, e o IMPA tinha 1/3 do tamanho que ele tem hoje. Temos hoje cerca de 190 alunos e 50 pesquisadores permanentes, além de 80 pesquisadores visitantes. O projeto vai tornar o IMPA ainda mais atraente do que ele já é hoje em dia, oferecendo melhores condições para nossos alunos — disse Marcelo Viana.


Leia mais: https://oglobo.globo.com/rio/instit...ra-novo-campus-em-2021-22519681#ixzz5AarIg5l6
stest
 

·
Registered
Joined
·
7,018 Posts
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Rio de Janeiro, 2015

































Memorial
O Impa, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, tem como focos a pesquisa em matemática e a formação acadêmica para mestrado, doutorado e pós-doutorado. Atualmente ocupa uma propriedade no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, vizinha ao terreno que deverá abrigar as novas atividades. O projeto para a expansão de sua sede tem como objetivo principal a construção de uma área residencial para o complexo. Os edifícios existentes abrigam salas de aula, gabinetes de pesquisadores, setores administrativos e áreas comuns – como refeitório, auditórios e biblioteca.

As novas unidades de habitação, totalizando 126 quartos, estão divididas em diversas tipologias: estúdios, apartamentos de um e dois dormitórios e apart-hotel. Além disso, foram previstas também novas instalações para as áreas didáticas, ampliando o número de gabinetes de pesquisadores, criando novos auditórios e áreas de pesquisa.

O principal desafio desse projeto foi encontrar uma maneira de implantar o programa proposto em uma área de topografia complexa, densamente arborizada, causando o mínimo impacto possível na paisagem existente.

A proposta se baseia na implantação de pavilhões lineares dispostos ao longo das curvas de nível do terreno. São construções leves, elevadas sobre pilares, que pairam sobre o solo, criando uma rede de espaços cobertos e descobertos com grande conectividade mas com baixo impacto sobre o meio físico.

Esses pavilhões são articulados entre si por meio de linhas de acesso perpendiculares que conectam as diferentes cotas de nível do complexo. Estas linhas ligam-se à praça superior que funciona como o ponto focal da vivencia no Campus. É a partir dessa praça que se acessa, diretamente, às atividades coletivas do conjunto bem como ao caminho que liga esta unidade à sede original do instituto.

Ficha Técnica
Projeto

Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada

Local

Rio de Janeiro – RJ

Ano de concurso

2015

Área do terreno

251.824m2

Área construída

19.101 m2

Equipe

Andrade Morettin Arquitetos

Carlos Eduardo Miller (coord.), Adriane De Luca, Eduardo Miller, Felipe Fuchs, Fernanda Carlovich, Fernanda Mangini, Jaqueline Lessa, Melissa Kawahara, Raphael Souza, Tina Niessner

Estagiários

Daniel Zahoul, Guilherme Torres, Helena Kozu, Johanna Miklos

Ambiental

Oiti Consultoria Ambiental

Licenciamento

Masterplan Engenharia e Consultoria Ambiental

Paisagismo e agronomia

Ricardo Vianna

Estrutura

Ycon Engenharia

Bioclimática e instalações

Greenwatt Consultores de Energia

Geotecnia e drenagem

Moretti Engenharia Consultiva

Acústica

Harmonia / Akkerman, Holtz

Design gráfico

Renata Morettin

Tradução

Helena Nicotero

Maquete

SQ Maquetes

Premiação
Concurso Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - 1º Prêmio, 2015

fonte: http://www.andrademorettin.com.br/projetos/impa/
 

·
Registered
Joined
·
7,018 Posts
22 de Março de 2018, 15:33h
IMPA lança pedra fundamental de seu novo campus na sexta



O IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) lança às 11h desta sexta-feira (23) a pedra fundamental de seu novo campus, em terreno anexo à sede atual, no Horto Florestal, zona sul do Rio de Janeiro.

As obras deverão começar até outubro. A expansão do IMPA tem o custo orçado em R$ 100 milhões, financiados pelo governo federal por meio do Ministério da Educação. A previsão de término da construção é 2021.

O terreno, de 251.824,72m2, foi uma doação privada ao instituto. O escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados é o responsável pelo projeto de arquitetura, também financiado por doações particulares.

A área edificada terá 8.140,30m2 e inclui auditórios, gabinetes para pesquisadores e alunos, uma biblioteca, salas de aula e dormitórios.



O projeto arquitetônico da expansão do IMPA recebeu o prêmio de Reconhecimento 2017 da Fundação Lafarge Holcim de Arquitetura, pela minimização do impacto da obra no entorno florestal e urbano e pela modulação climática das edificações projetadas.

A cerimônia terá como convidados dirigentes das Associações de Moradores, representantes dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do governo estadual e da prefeitura do Rio de Janeiro, coordenadores e pesquisadores do IMPA e doadores privados.

Na ocasião, será descerrada uma placa alusiva ao lançamento da pedra fundamental. O endereço da solenidade é Rua Barão de Oliveira Castro, 60, Jardim Botânico, zona sul.

Horário: 11h
Local: Rua Barão de Oliveira Castro, 60, Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ)

https://impa.br/page-noticias/impa-lanca-pedra-fundamental-de-seu-novo-campus-nesta-sexta-23/
 

·
Rio: Paradise City!!!
Joined
·
5,383 Posts
As primeiras imagens parecem ser diferentes das postadas posteriormente...

Bem, de qualquer forma achei lindo e muito interessante a proposta, ainda mais para o local onde será construída. Adorei a integração com a natureza. Deverá ser um local extremamente agradável!
 

·
Registered
Joined
·
7,018 Posts
As primeiras imagens parecem ser diferentes das postadas posteriormente...

Bem, de qualquer forma achei lindo e muito interessante a proposta, ainda mais para o local onde será construída. Adorei a integração com a natureza. Deverá ser um local extremamente agradável!
O projeto que consta tanto na página do escritório de arquitetura responsável quanto na página oficial do IMPA é esse:



Não o publicado na reportagem do Globo.
 
1 - 20 of 28 Posts
Top