SkyscraperCity banner
1 - 20 of 1064 Posts

·
Registered
6,937 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Aeroporto Internacional Augusto Severo - Natal - Rio Grande do Norte

O Aeroporto Internacional de Natal/Augusto Severo (IATA: NAT, ICAO: SBNT) localiza-se no município de Parnamirim e fica a 18 quilômetros de Natal.
O nome do Aeroporto Internacional Augusto Severo homenageia Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, potiguar que morreu num acidente de balão (junto com seu mecânico) na França, em 1902. O aeroporto foi construído durante a Segunda Guerra Mundial com a finalidade de preparar uma base para operações de uma unidade tática de envergadura, a fim de enfrentar qualquer ameaça à segurança do hemisfério ocidental, servindo de base de apoio às forças aliadas. Durante o conflito mundial, o Aeroporto Augusto Severo foi o aeroporto mais movimentado do mundo.

Dados Técnicos
Sítio aeroportuário
Área: 13.418.371,07 m²
Pátio das aeronaves
Área: 36.924 m²
Terminal de passageiros
Área: 11.560
Estacionamento
Capacidade: 500 vagas
Estacionamento de aeronaves
25 posições / 4 pontes de embarque

Terminal

O terminal do aeroporto é um dos menores do país, foi inaugurado em 24 de março de 2000 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, e tem uma área de 11,3 mil metros quadrados e capacidade para 1,5 milhão de passageiros por ano.

Pistas

Cabeceiras / Comprimento / Superfície
16L/34R / 2 600 m (8 530 ft) / Asfalto
12/30 / 1 825 m (5 988 ft) / Asfalto
16R/34L / 1 800 m (5 906 ft) / Asfalto

Movimento
Ano Passageiros Crescimento
2003 875.151
2004 1.127.952 28,8%
2005 1.299.144 15,1%
2006 1.391.956 7,1%
2007 1.578.165 13,3%
2008 1.643.369 4,1%
2009 1.881.580 14,4%
2010 2.415.833 28,39%
2011 2.586.220 7,05%
2012* 892.877 21,66%
Até março

Companhias aéreas (Destinos)

Avianca (Brasília, Recife, São Paulo-GRU)
Azul (Campinas,Fortaleza, Navegantes, Recife, Rio de Janeiro-GIG)
Air Italy (Milão (Malpensa) e Roma (Fiumicino))
Arkefly (Amsterdã)
Gol (Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro (Galeão), Salvador, São Paulo-GRU)
TAM (Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro (Galeão), Salvador, São Paulo (Congonhas e Guarulhos)
TAP (Lisboa)
TRIP (Aracaju, Fernando de Noronha, Maceió, Recife e Salvador)
Webjet (Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo-GRU)

·
Registered
1,533 Posts
Legal as informações desse aeroporto que eu tenho um carinho especial - adoro Natal.

Mas se me permite, Pedro, só deixa eu acrescentar umas coisas. É que fiz um trabalho com dados da Fundação Rampa e creio que aqui cabe, até pelo fato de muitos desconhecerem a importância que teve o aeroporto de Natal.

Em 1927, foram abertas diversas rotas aéreas no Brasil. Para isso, foram escolhidas algumas áreas ao longo dessas rotas a fim de que se pudesse ser instalada uma rede de aeroportos.

Dessa forma, a Compagnie Generale Aéropostale – CGA (antiga Compagnie Générale d´Entreprise Aéronautique – CGEA) instalou o campo de pouso (para ser a cabeça da linha transatlântica na América do Sul) numa área doada pelo então dono da maior parte das terras pertencentes ao “município”, o comerciante Manuel Machado, que contava com a imediata valorização do restante da sua propriedade.

Nesse mesmo período, foi construída “uma estrada de rodagem, ligando Natal ao campo de aviação em Pitimbu”, facilitando, assim, a instalação da Aéropostale no Estado.

Nos anos seguintes, com a expansão das atividades da Aéropostale, que viria a ser absorvida em outubro de 1933 pela Air France, Manuel Machado vendeu novos pedaços de terra para a ampliação do “aeroporto de Parnamirim”.

Em 1933, a Air France absorveu todas as companhias privadas de aviação civil. Novos investimentos foram feitos no campo e a companhia estatal francesa transferiu os hangares e demais instalações para o outro lado da pista de pouso, onde hoje estão as instalações da Base Aérea de Natal. A partir daí, ficou reconhecida a importância de Parnamirim para o desenvolvimento da aviação internacional.

Com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, o governo Vargas se viu forçado a assinar um acordo de defesa mútua (julho de 1941), ceder as áreas para a instalação de bases norte-americanas no Nordeste (outubro de 1941), romper relações diplomáticas com a Alemanha, Itália e Japão (janeiro de 1942) e, por fim, em 22 de agosto, declarar guerra aos países do Eixo. A construção das bases naval e aérea, em Natal, seria fruto desses acordos.

Para manter as aparências da participação conjunta nos esforços de guerra e salvar a auto-estima brasileira, o governo criou por decreto a Base Aérea de Natal, que daria o impulso decisivo para o surgimento da cidade de Parnamirim. A pista de pouso das companhias comerciais dividia ao meio o campo de Parnamirim. Os brasileiros ficaram com o lado oeste, onde já estavam as instalações da Air France e da companhia de aviação italiana - LATI, desativadas desde o início da guerra na Europa. Eram instalações modestas demais para atender o esforço de guerra dos aliados e os americanos preferiram ocupar o lado leste. Lá, eles estavam construindo um novo campo, a Base Leste: Parnamirim Field, o maior campo de aviação e base de operações militares que os Estados Unidos viria a ter, durante a Segunda Guerra, fora do seu território.

Em termos estratégicos, Parnamirim Field foi a base de um triângulo que apontava para o “teatro de operações” (o norte da África e o sul da Europa), onde a sorte dos aliados contra os nazistas estava sendo lançada. Este triângulo era identificado nos mapas estratégicos norte-americanos como Trampolim da Vitoria.

Somente em outubro de 1946, dezessete meses após a rendição da Alemanha, a Base Leste foi entregue a Força Aérea Brasileira. No mesmo ano foi inaugurada a Estação de Passageiros da Base Aérea de Natal, elevada à condição de Aeroporto Internacional Augusto Severo, em 1951.

Quem desejar informações mais detalhadas é só buscar o site da Fundação Rampa. As informações aqui colocadas também se encontram na Wikipédia.

·
Registered
6,234 Posts
Movimento
Ano Passageiros Crescimento
2003 875.151
2004 1.127.952 28,8%
2005 1.299.144 15,1%
2006 1.391.956 7,1%
2007 1.578.165 13,3%
2008 1.643.369 4,1%
2009 1.881.580 14,4%
2010* 1.752.687 28,9%
* (Até setembro)

O crescimento de passageiros é um fato. Este ano creio que vamos bater a casa dos 2 milhões.

·
Registered
6,937 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Valeu pelas informações Schor :D
Muito bom conhecer mais sobre a história do nosso aeroporto

O terminal é muito belo. Digno!

Qual a destinação dele após inaugurar o Amarante?
Realmente, o terminal é bem bonito, mas é muuuuito pequeno!
Quando o Novo aeroporto for inaugurado, o Augusto Severo voltará a ser de uso exclusivo militar.

·
Registered
1,533 Posts
Sim Pedro, é muito bom conhecer a história do Parnamirim Field.

E o pessoal da Fundação Rampa tem cada história que a gente fica se perguntando: "Por que não se divulga isso?" Natal tem muita história para contar relacionada ao Augusto Severo e aos dias da Segunda Guerra Mundial!

Em outro país, que preserva sua história, o Augusto Severo seria tombado!

Na base aérea tem expostos algumas da aeronaves utilizadas na Segunda Guerra Mundial, entre elas um um B-25 Mitchell perfeito!! E eu recomendo a todo mundo que gosta de aviação: marque uma hora para ir ver. É coisa de louco!

·
Registered
6,937 Posts
Discussion Starter · #8 ·
^^
Ainda sonho com o dia que a Rampa será transformada no museu da segunda guerra mundial, morro de orgulho de Natal possuir esse local!
Eu já tive a oportunidade de conhecer esses aviões que ficam na base aérea ao lado do aeroporto :D

·
Registered
1,533 Posts
A Rampa era o hidroporto, e se não me engano, também fez parte do esforço de guerra, sendo o ponto de lançamento de hidroplanos de patrulha e caça à submarinos alemães.

Sei que enquanto a Air France e LATI usavam o Augusto Severo, uma outra companhia - falta confirmação de minha parte mas devia ser a PanAm, já que essa empresa usava hidro-aviões - utilizava o rio e as instalações da Rampa nas suas rotas de cabotagem.

Um museu seria mui bem vindo. Além do tema ser incrível e tão caro à cidade, certamente seria o museu com o por do sol mais bonito do país!

Ainda não entendo o porque da Avianca não voar para Natal, já que é um dos maiores destinos turísticos do Nordeste.

·
Registered
1,249 Posts
galera alguem pode me informar como andam as obras do novo aeroporto de natal?

esse aeroporto ae e lindo eu conheço.. quando fui me impressionou, por dois motivos, quando cheguei, me impressionei com o lindo qe ele e, e quando sai pela porta, me impressionei com o peqeno qe ele e rsrs

·
Registered
6,937 Posts
Discussion Starter · #12 ·
...

Puma Air poderá voar para Natal

Natal poderá ter, em breve, voos da Puma Air Linhas Aéreas, empresa com sede em Belém e que está de olho no Nordeste.

Nesta semana, a empresa anunciou um novo destino: Fortaleza, que a partir do próximo dia 29 terá um voo diário de Belém e outro de Macapá.

A Puma atende atualmente três cidades: Belém, Macapá e São Paulo (Guarulhos). Até o verão, a empresa deverá anunciar seu quinto destino, já que o quarto é Fortaleza.

Especulações dão conta de que será uma capital do Nordeste. Pelo volume de negócios, deverá ser Recife. Mas há quem garanta que Natal tem chance.

http://blog.tribunadonorte.com.br/eturismo/puma-air-podera-voar-para-natal/52325

·
chocolate better than sex
7,383 Posts
Pra quem não sabe, as linhas arquitetônicas desse aero foram inspiradas nas dunas de Jenipabu.

·
Registered
6,937 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Um conhecido meu falou que esse aeroporto é bem pequeno, é verdade?
infelizmente é verdade sim :(

galera alguem pode me informar como andam as obras do novo aeroporto de natal?

esse aeroporto ae e lindo eu conheço.. quando fui me impressionou, por dois motivos, quando cheguei, me impressionei com o lindo qe ele e, e quando sai pela porta, me impressionei com o peqeno qe ele e rsrs
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=387564

·
Registered
22,320 Posts
O Aero de Natal parece ser muito bonito, as fotos passam uma otima impressao.

Gostei das linhas do terminal, passa um ar moderno, limpo e organizado.

Belo thread, parabens PedroNat!

·
Registered
18,300 Posts
Devido à proximidade desse aeroporto com a cidade, muito mais conveniente que o novo aeroporto do Amarante, o terminal deveria ser mantido em operação com voôs regionais e talvez recebendo charters.

O crescimento da aviação no Brasil se encarregará de manter demanda para os dois aeroportos (por mais que não seja enorme) e a Copa do mundo tendo Natal como sede, certamente atrairá muito turistas estrangeiros.

Acho um desperdício fecharem completamente o atual aeroporto para ser de uso exclusivo dos militares.

·
ego sum ​​ATHEUS
7,700 Posts
Natal tem um aeroporto estratégico, sua localização só beneficia a capital potiguar.

1 - 20 of 1064 Posts