Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 49 Posts

·
Registered
3,939 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Após uma longa noitada na bela Ilha do Mel, é vez de colocar o pé na estrada novamente para mais uma aventura pelo Paraná. Agora vamos para Ponta Grossa, coletar fósseis em um sítio paleontológico em meio a cidade. A viagem é longa, as paisagens das mais variadas e algumas cidades darão as caras pelo caminho. Vamos descobrir quais? :cheers:

1. Partindo de Pontal do Paraná

2

3

4. PR-412, sentido sul

5

6. Um dos incontáveis balneários da Praia de Leste

7

8

9

10

11. PR-407, sentido oeste

12

13. Limite entre Pontal e Paranaguá

14

15. Agora entrando na BR-277 (Ecovia)

16

17

18

19

20

21

22

23. Começa a subida da Serra do Mar

24

25

26

27

28

29

30

31

32. Chegando ao Primeiro Planalto Paranaense

33. Começam a surgir as araucárias

34

35. Aproximando-se de Curitiba

36

37

38

39. Um dos skylines de Curitiba

40

41. Agora pegando a Rod. Curitiba/Ponta Grossa

42

43. Campo Largo

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53. Após mais uma subida de serra, chegamos ao Segundo Planalto do Paraná

54

55. Chegando a Ponta Grossa

56. Skyline de Ponta Grossa

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66. Para finalizar, panorâmica de Ponta Grossa

·
Registered
15,980 Posts
Gostei da sequência. O entorno das rodovias em Pontal do Paraná é deveras mulambo - nunca fui para aquelas bandas.

A BR-277 é muito bonita, tanto antes quanto depois de Curitiba.

Curiosidade: O que foste fazer no litoral do PR? Somente conhecer a Ilha do Mel?
Vai ter mais threads do PR, manezinho?

·
Moderator
33,710 Posts
Ótimo road thread, Manezinho, muito legal viajar pelo Paraná, o estado é muito desenvolvido. A última foto com o skyline de PG ficou sensacional. Valeu por compartilhar a viagem com a gente. :cheers:

·
Registered
12,776 Posts
Rodovias em bom estado. Adorei as fotos da serra. E também da rodovia, chegando ao Primeiro Planalto Paranaense, parece uma onda.
É ótimo viajar pela estrada, apreciando a natureza , a entrada de uma cidade, os skylines...
Valeu por compartilhar.

·
Registered
602 Posts
As primeiras fotos parece Nordeste.. Litoral..
Talvez seja pelo do fato de que litoral é uma das áreas mais pobres do Paraná, nossos governantes só lembram na época de temporada, com exceção de Paranaguá que se salva um pouco por causa do porto, mas mesmo assim tá bem detonada.

·
Brazil
2,307 Posts
hahaha, um catarinense se aventurando pelas terras etíopes!!

Agora, MEU DEUS, mas como o litoral do PR é "ruim" né? Não que eu não goste, mas tipo, a infra-estrutura geral deixa muito a desejar (principalmente quando comparamos com o litoral catarinense), e a pobreza também é notável. Acho que é uma das regiões mais empobrecidas e estagnadas do estado. Aliás, quando o bom cavalheiro Mr. Requião assumiu o trono do governo do estado, lembro-me de ele ter prometido sucessivas vezes dar um jeito no litoral, em especial uma organizada em Guaratuba e Caiobá, os dois principais balneários. Passaram-se 8 anos, e acho que o homem se esqueceu de sua promessa. Enfim, acreditem vocês ou não, mas faz uns 10 (DEZ) anos que não desço ao litoral paranaense - opto por BC ou, não raro também, Guarujá em SP. E continuo não motivado a fazer o percurso para Caoibeach ou Guaratuba: uma tia minha foi lá esse ano e disse que "tava a mesma coisa de sempre". Lamentável.

Bom, agora as paisagens compensam né. A rodovia também, em bom estado. Aliás, a BR-277 é a rodovia que eu mais gosto no Brasil, não sei por quê :D.

Adorei as duas favelas mostradas aqui de Curitiba. O bom é que nas fotos em que elas aparecem (38/39), há alguns suspiros de esperança de que a classe média já está chegando nesses lados aí, com algumas casas melhores, maiores e com telhado novo...

Ah, e a estrada Curitiba-PG city é outro nível né. Na minha opinião o trecho de estrada mais lindo que eu conheço... a Serra de São Luiz do Purunã, depois os campos gerais, perfeita... Isso sem contar também as pedras lá de Vila Velha né. E eu adoro o skyline de PG, é diferente... fica bem no alto, prédios meio que desnivelados, e com antenas sobre eles... foge ao usual, um skyline bem antigo até mas não menos interessante. Particularmente, o segundo planalto é o que eu mais gosto no PR, mesmo porque sou de lá heheh... De PG eu também gosto muito, é uma cidade muito boa e com construções muito interessantes. A única coisa que eu acho é que a cidade tem uma concentração de renda bem alta (os ponta-grossenses ricos não deixam em nada a desejar aos curitibanos mais abastados, embora não consumam avidamente como estes). Ah, o relevo de PG também é bem peculiar, uma barroca :D. E que o Wosgrau dê um jeito de arrumar esses bairros mais pobres aí em torno da cidade. Visualmente falando dá uma péssima impressão para uma cidade que não é tão grande assim.

No mais, valeu pelo thread Manezinho! :eek:kay:

·
Registered
3,939 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Gostei da sequência. O entorno das rodovias em Pontal do Paraná é deveras mulambo - nunca fui para aquelas bandas.

A BR-277 é muito bonita, tanto antes quanto depois de Curitiba.

Curiosidade: O que foste fazer no litoral do PR? Somente conhecer a Ilha do Mel?
Vai ter mais threads do PR, manezinho?
Pontal do Paraná é uma cidade bem largada, mesmo. É até compreensível, já que seu perímetro urbano é gigantesco para uma cidade de apenas 20 mil habitantes. O município jamais conseguiria bancar sozinho uma reurbanização da rodovia e, como relatou o colega mais acima, o governo é negligente com a região.

Guaratuba e Matinhos já estão em outro nível. Guaratuba dá de relho na vizinha catarinense Itapoá, o urbanismo da cidade em geral me lembrou de Curitiba. Tratando-se de prédios, essas cidades também não estão nada mal. Infelizmente não fotografei muito pois estava guardando minhas pilhas para a Ilha do Mel, e poucas das fotos que tirei se salvaram, as melhores postei no thread da Ilha do Mel.

Fui para a Ilha apenas para me divertir mesmo, as fotos que tirei renderam apenas esses dois threads. Ainda estive em São José dos Pinhais, mas como já estava para anoitecer acabei não fotografando nada.

·
Registered
3,939 Posts
Discussion Starter · #12 ·
hahaha, um catarinense se aventurando pelas terras etíopes!!

Agora, MEU DEUS, mas como o litoral do PR é "ruim" né? Não que eu não goste, mas tipo, a infra-estrutura geral deixa muito a desejar (principalmente quando comparamos com o litoral catarinense), e a pobreza também é notável. Acho que é uma das regiões mais empobrecidas e estagnadas do estado. Aliás, quando o bom cavalheiro Mr. Requião assumiu o trono do governo do estado, lembro-me de ele ter prometido sucessivas vezes dar um jeito no litoral, em especial uma organizada em Guaratuba e Caiobá, os dois principais balneários. Passaram-se 8 anos, e acho que o homem se esqueceu de sua promessa. Enfim, acreditem vocês ou não, mas faz uns 10 (DEZ) anos que não desço ao litoral paranaense - opto por BC ou, não raro também, Guarujá em SP. E continuo não motivado a fazer o percurso para Caoibeach ou Guaratuba: uma tia minha foi lá esse ano e disse que "tava a mesma coisa de sempre". Lamentável.

Bom, agora as paisagens compensam né. A rodovia também, em bom estado. Aliás, a BR-277 é a rodovia que eu mais gosto no Brasil, não sei por quê :D.
Não achei Guaratuba e Caiobá ruins. Pelo contrário, gostei bastante, principalmente de Guaratuba. É claro que ambas cidades têm suas mazelas, como qualquer outra cidade brasileira, mas não podemos julgá-las apenas por isso.

A BR-277 é excelente, como praticamente todas as rodovias que já passei no Paraná. As paisagens, em ambos os trechos (antes e depois de Curitiba), sou suspeito de falar, pois sou aficionado por paisagens serranas e de campos. A única coisa que achei feia (e muito) foi o preço dos pedágios. :hahano:

Adorei as duas favelas mostradas aqui de Curitiba. O bom é que nas fotos em que elas aparecem (38/39), há alguns suspiros de esperança de que a classe média já está chegando nesses lados aí, com algumas casas melhores, maiores e com telhado novo...
Aquelas partes de Curitiba são horrendas, e depois ainda tem curitibano dizendo que São José que tem partes feias vistas da BR :)|). Eu queria ter fotografado mais aqueles bairros :)devil:), mas para a sorte de vocês foi naquele exato momento quando comecei a sentir os "efeitos colaterais" da última noite na Ilha do Mel. :lol:

Ah, e a estrada Curitiba-PG city é outro nível né. Na minha opinião o trecho de estrada mais lindo que eu conheço... a Serra de São Luiz do Purunã, depois os campos gerais, perfeita... Isso sem contar também as pedras lá de Vila Velha né. E eu adoro o skyline de PG, é diferente... fica bem no alto, prédios meio que desnivelados, e com antenas sobre eles... foge ao usual, um skyline bem antigo até mas não menos interessante. Particularmente, o segundo planalto é o que eu mais gosto no PR, mesmo porque sou de lá heheh... De PG eu também gosto muito, é uma cidade muito boa e com construções muito interessantes. A única coisa que eu acho é que a cidade tem uma concentração de renda bem alta (os ponta-grossenses ricos não deixam em nada a desejar aos curitibanos mais abastados, embora não consumam avidamente como estes). Ah, o relevo de PG também é bem peculiar, uma barroca :D. E que o Wosgrau dê um jeito de arrumar esses bairros mais pobres aí em torno da cidade. Visualmente falando dá uma péssima impressão para uma cidade que não é tão grande assim.

No mais, valeu pelo thread Manezinho! :eek:kay:
Ah, as rochas de Vila Velha! Até consegui tirar uma foto, não ficou muito boa, mas pelo menos dá para ver a taça. :D

O Segundo Planalto é uma região muito bonita, mesmo. Bem mais que o Primeiro. Pena ter tão poucas araucárias. :(

·
Vitória da Conquista (BA)
8,030 Posts
As fotos ficaram ótimas, Manezinho. Percorri todo esse trecho no início de 2006 (ou quase... na verdade fui de Morretes até Curitiba em um dia e de Curitiba até Castro e retorno para Curitiba em outro dia). Essas estradas são sensacionais! Não me lembrava que Ponta Grossa tivesse tantos prédios.

·
Moderator
31,587 Posts
Opa! Dois threads do manezinho pra comentar hoje ...

Vamos por partes entao..
Sobre Pontal ser feia, tudo bem, é uma cidade que foi sempre relegada mesmo, se o litoral do PR é esquecido fora da temporada, Pontal sempre foi a mais esquecida de todas..
Entao nao é justo dizer que o litoral do PR é ruim só considerando a menor e mais pobre das cidades da região ...
Guaratuba e Caiobá/Matinhos sao muito bem estruturadas.. Caiobá nao fica nada a dever pra qualquer cidade catarinense de mesmo porte, podendo até arriscar a dizer que tem estrutura melhor que a maioria delas..
Detalhe! Estou falando da cidade em si: prédios, ruas asfaltadas, calçadão, acesso com rodovia duplicada .. quanto ao mar e a cor da areia nao tem nem o que comparar né .. ahahaha.. mas isso Governo nenhum pode mudar ..

A BR 277 considero uma das mais bonitas rodovias que já passei.. a paisagem entre o litoral e Ponta Grossa muda sensivelmente conforme vai subindo os planaltos.. e a chegada em Ponta Grossa eu acho muito legal, aquelas fábricas e moageiras.. e os prédios aparecendo ao longe..

De resto fotos muito boas... Valeu por postar aqui!!

·
Pé Vermelho
10,917 Posts
rodrigorc

Essa estrada é um dos orgulhos do Paraná!

As primeiras fotos parece Nordeste.. Litoral..
Nossa, em que? Eu sei que você utilizou esse termo no sentido de pobreza considerável ou até miséria. Mas se aquilo ali parece o nordeste para você (com o sentido que vc quis dizer), é melhor nem vir ao Paraná que você encontrará lugares parecidos com a Zâmbia... :nuts:

Aliás, o próprio thread mostra na foto 38 parte dos bairros que margeiam a BR 277 em Curitiba. Não que seja uma favela ou um bolsão de miséria, nada disso, mas acho que a foto evidencia um local pior do que aqueles demostrados no litoral neste thread...

Repare nas primeiras fotos, URBANISTICAMENTE PODE SER UM VISÃO NADA AGRADÁVEL, mas tem vários sobrados e um certo comércio...

O litoral paranaense tem a característica essencial de veraneio, infelizmente. Enquanto a maioria dos outros estados tem cidades populosas no litoral, o Paraná não tem nenhuma. Muitas casas ficam abandonadas fora da temporada. Sem dúvida é uma das regiões mais carentes do estado. Mas não é só pobreza tb. A orla de Caiobá, Guaratuba são bem legais.

Um dos maiores problemas da região tb é o próprio PARANAENSE que se contenta em ir a SC gastar tudo lá, do que ir no litoral do estado acabando por obrigar o governo estadual a investir em infra-estrutura. "Eu?? Dane-se, eu quero curtir minhas férias, as praias do PR são um lixo, elas que se f..."

·
Registered
6,162 Posts
É uma viagem fantástica que todo ano eu faço; A paisagem se transforma de região a região, partindo do quente e úmido litoral, para a serra do mar quase sempre encoberta pelas nuvens, e posteriormente o primeiro planalto das araucárias, de clima facilmente nublado e frio (importante ter uma blusa a mãos para passar por Curitiba e região, afinal o tempo alí é uma surpresa), a frente ao subir a Escarpa de São Luís do Purunã estamos na região dos belos campos gerais. Você encerrou sua viagem por aí, mas se continuasse em frente veria mais uma transição na paisagem na chegada ao terceiro planalto, do relevo baixo e da terra roxa.

·
Registered
22,320 Posts
Gostei muito da viagem! A sequencia das fotos deram uma ideia muito boa de como eh essa viajem...

Parabens pelo thread!

·
Registered
1,944 Posts
Adorei as fotos! A paisagem entre Curitiba e Ponta Grossa é deslumbrante, a estrada é boa. Enfim, é um ótimo passeio. Gostei da última foto da cidade, dá pra ter uma noção de como a cidade é espalhada. Principalmente aquele canto direito, em que estão saindo alguns prédios melhores. Volte sempre!

·
Banned
2,477 Posts
Falta Visao..

Este tunel da foto 50, jamais seria aprovado em paises de primeiro mundo, para auto estradas (free ways or motor ways) ou rodovias (high ways). Totalmente fora dos criterios de seguranca de paises desenvolvidos. E' preciso visao.:cheers:

1 - 20 of 49 Posts