Skyscraper City Forum banner
1 - 15 of 15 Posts

·
Não creio no que não vejo
Joined
·
26,746 Posts
Discussion Starter · #1 ·
1.

2.


Para alguns, um paliativo para os problemas de vagas de estacionamento no Centro de Florianópolis. Para outros, um estímulo à utilização de carros pelas ruas altamente congestionadas da região. Enfim, para o bem ou para o mal, ainda este semestre, um edifício-garagem vai disponibilizar 256 vagas de estacionamento bem no coração da capital catarinense.

O local escolhido pela empresa I-Park, de Criciúma, no sul do estado, foi um terreno de 1,3 mil metros quadrados, ao lado da Catedral Metropolitana. A empresa não revela quanto investiu.



O diferencial está no modo de controlar o armazenamento e a entrega dos veículos pelos oito andares do edifício. Eles serão estacionados por três elevadores, ajudados por 15 robôs. A estrutura poderá guardar até três carros ao mesmo tempo e não levará mais do que 70 segundos para acomodar cada automóvel.

O diretor de tecnologia da I-Park, Paulo Guimarães, explica que o sistema é todo robotizado e não há interação humana. Não haverá funcionários para receber e entregar os veículos, nem para estacioná-los ou procurar as vagas disponíveis. Apenas para cobrar, se o cliente não pagar com cartão. O preço médio estimado será de R$ 5 a hora.



A empresa trabalha desde 2007 no projeto. Guimarães afirma que o estacionamento robotizado não sequencial – que possibilita estacionar mais de um veículo ao mesmo tempo – é inédito no Brasil. E aponta outras vantagens do modelo.

– Economia de energia, melhor aproveitamento dos espaços urbanos, não há poluição sonora, tem segurança e não há chances de o carro ser batido ou amassado – garante.

Demanda atraiu investidor
O projeto da I-Park foi desenvolvido em parceria com o investidor criciumense Ricardo Brandão, que vê um campo em potencial em razão da demanda por vagas nas cidades.

O diretor de tecnologia da I-Park, Paulo Guimarães, aposta na verticalização como solução para casos de difícil estacionamento. A expectativa dele é de que se torne tendência nacional, em razão da necessidade de aproveitar o espaço das pistas de rolamento, consequência do crescente volume de veículos nas ruas.



De olho na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016, a mesma tecnologia criciumense é projetada para ser instalada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Mas com número de vagas próximo de mil em cada edifício.

Contraponto
O coordenador do Curso de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lino Peres, diz que é preciso desestimular o uso de carro no Centro da capital catarinense e focar no transporte coletivo. Para ele, incentivar a construção de estacionamentos verticais vai na contramão desse objetivo e o empreendimento aumentará o fluxo no Centro. Pode acontecer também o aumento de filas, por exemplo, em horário de pico, quando os carros serão retirados ao mesmo tempo do estacionamento.

– Florianópolis precisa investir na descentralização de serviços e não em novos empreendimentos no Centro da cidade. Temos que usar o Continente. – exemplifica Peres, que também é coordenador de um grupo de estudo de mobilidade urbana sustentável.

Atualmente, o Centro de Florianópolis tem 8 mil vagas de Zona Azul. De acordo com o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), seria necessário criar mais 2 mil vagas para suprir a demanda de carros na região, que gira em torno de 200 mil por dia.

http://revista.penseimoveis.com.br/...ros-em-edificio-garagem-de-Florianopolis.html

Que bom, Floripa não tem mais vagas de estacionamento, uma excelente solução :cheers:
 

·
Registered
Joined
·
148 Posts
empresa de criciuma??? que bom, eles tem que fazer mais estacionamentos aqui, ta um caos achar uma vaga!:eek:hno:
 

·
Registered
Joined
·
30,776 Posts
Achei bem interessante a proposta! Agora, e se o sistema der alguma falha e parar de funcionar? Como fica?
 

·
to gulag!
Joined
·
27,871 Posts
Tão japão a vinte anos atras... :p
 

·
Registered
Joined
·
30,776 Posts
Flanelinhas, seus dias estao contados:lol:

Devia ter um de 200mts em cada bairro de Sao Paulo.
Os flanelinhas estarão do lado de fora, prontos para jogarem uma água com sabão no vidro da frente.:lol:
 

·
Pro SP fiant eximia
Joined
·
6,608 Posts
Muito bacana! :cheers:

Que expansão do I-Park para outras cidades começe por São Paulo. :D
 

·
Banned
Joined
·
2,912 Posts
Tomara que tenha mais e mais desses equipamentos, se tem demanda e pessoas dispostas a pagar 5 reais a hora claro que deve ter, mas imagina ter que buscar solução em iniciativas como essa, e não buscar em uma grande intervenção urbana de longo prazo priorizando o transporte publico de qualidade todos saem felizes vivendo em uma cidade mais humana e com menos carros nas ruas. Ja estacionei o meu carro em um estacionamento garagem e em horario de pico é pior que congestionamento....

Tem que ter esse equipamento sim, tem que ter transporte publico de qualidade tambem, mas priorizar somente um não dá
 
1 - 15 of 15 Posts
Top