Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 29 Posts

·
Registered User
283 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Saudações pessoal!!

Esse é meu primeiro post. Sou observador do fórum há muito tempo mas só agora tomei coragem pra me manifestar! Espero contribuir com o fórum, que sempre me ocupa um tempinho antes de dormir. Já me desculpo antecipadamente por qualquer lambança que eu venha a fazer aqui, pois por mais que eu tenha treinado antes de postar, a gente está sempre descobrindo coisas novas.

Bem, chega de lero-lero, mostro a vocês o início de uma viagem que fiz de carro até Ushuaia e o Chile, em 2005. Essa parte da viagem foi praticamente só foto de estrada, já que não havia muitos atrativos. Por isso estou postando no Infra-Estrutura. Com o andar da carruagem, vou postando os outros trechos da viagem que, sem dúvida, foi uma das melhores que já fiz.
Vamos lá.

Estrada entre Torres e Tramandaí, paralela a BR-101 (Rodovia do Mar)

Até o Uruguai, a paisagem praticamente não muda, tudo plano

Entrando na Freeway BR-280 (mesmo tão avisado, levei multa!)

Chegando a POA, achei a sinalização bem confusa.

Ponte elevatória sobre o Guaíba. Tive a "sorte" de pegar aberta (40 minutos de espera!!)

O responsável pela bagunça, um petroleiro da BR que passa 2X por dia pela ponte, segundo os locais.

Se aproximando da fronteira

Avenida fronteiriça no Chuí, cidade bem fraquinha por sinal. À esquerda, Brasil. À direita, Uruguai (Chuy)

Observando o lado uruguaio do lado brasileiro. Reparem o cassino!

Placa de boas-vindas ao Brasil.

Despedida do Brasil.

Bienvenidos!

Lado reverso da placa.

Minhas impressões das estradas:

1) Rodovia do Mar: Se não estiver de caminhão, nem pense duas vezes em seguir por ela ao invés da BR-101, pelo menos até o fim das obras de duplicação. Tranquila, sem movimento (proibido caminhões), larga e sem curvas. Tem que ter atenção à uns pardais (radares fixos!).

2) Freeway: Excelente rodovia, pedagiada, limite de velocidade ridiculamente baixo pra estrada que é, claramente arrecadatório, mas que é rigidamente fiscalizado com radar móvel. (tomei uma!) Chegando a POA, quem não conhece é bom saber antecipadamente qual saída tomar (pode ser através de uma mapa), pois é um pouco confuso.

3) De POA até Pelotas (BR-116): Pista simples, asfalto e sinalização em boas condições, mas pedágio caro pro que é, principalmente se comparada às estradas dos nossos vizinhos uruguaios. Acho que foram uns 4 pedágios de mais de R$5,00 em um trecho de menos de 300km!! Aliás, o RS e o PR fizeram umas concessões de M.... nas suas estradas!!

4) De Pelotas ao Chuí (BR-471): Pista simples, boas condições de asfalto e sinalização mas atravessa a Estação Ecológica do Taim, onde o limite é de 60km/h durante um bom trecho e tem alguns radares, pois há muitos animais cruzando (é verdade, deu pena ver alguns bichinhos atropelados). Importante dizer é que entre Rio Grande e Chuí não tem posto, e são uns 250km!! Portanto, abasteça em uma das cidades pois não tem nenhuma civilização no trecho e o movimento é inexistente (é só reparar na minha tranquilidade parando no meio da pistaem uma das fotos!!)

Bem, já falei demais pro primeiro post. Se a galera gostar, continuo pondo as fotos do restante da viagem!

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
Seja bem vindo, antes de tudo.

Gostei muito dessa freeway. Exelentes fotos, mcuri.

Eu um dia quero ir ao Sul, Uruguai, etc também, mas sei lá... Queria conhecer o Nordeste todinho primeiro hehehe... Sou mais atraído por lá.

Excelentes fotos. Deve ter sido uma viagem muito bonita.

Parabéns de novo, abraços e axé.

·
Registered
686 Posts
VALEW POR MOSTRAR A REGIÃO DE RIO GRANDE E EXTREMO SUL DO BRASIL

BEM VINDO AO SSC

·
Crucismogiensis
8,407 Posts
Adorei as fotos.

Só faltaram mais do trecho entre Pelotas e Chuí, que é lindo, com aquelas imensas lagoas e arrozais.

Fiz extamente este caminho mostrado nas fotos, de Chuí até Torres, em 2005.

·
Registered
4,718 Posts
Parabéns as fotos tão muito boas!
Nossa rodar a 100km/h nessa "Freeway" deve ser um pecado heim
hahaha :D
(até hj é esse o limite? ou aumentou?)

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Seja bem vindo! Adorei o thread, mas bem que tu podia ter tirado uma fotinho da minha cidade.:D

Esse trajeto deve ser muito legal, ainda mais se for feito na beira da praia. O máximo que eu fui foi de Torres até Pelotas.:)

A FreeWay tem este limite (100 ou 120 km/h, dependendo do local) devido a lagoa. Quanto foi projetada (algumas decadas atrás), ela não teria limites de velocidade. Essa ponte de POA deve ser um saco, graças a Deus eu tive a sorte de nunca ter pego ela erguida.:)

Valeu pelas fotos, adorei o thread!

:)

·
Registered
5,673 Posts
Excelentes fotos, mto interessante ver imagens do extremo sul brasileiro; a Freeway me parece mto boa, excelente!

Minha 'primeira impressao' com o lado uruguaio nao foi das melhores, me pareceu pobre e mal estruturado (assim como o lado brasileiro tb), mas deve ser pq vi apenas uma simples foto!

Gostei mto do thread!:eek:kay:

·
Crucismogiensis
8,407 Posts
Este trecho entre Pelotas e Chuí é praticamente uma reta só.

Enquanto dirigia por ela, voltando do Uruguai, vários carros me ultrapassaram a mais de 150 km/h.

Tem um trecho que a estrada cruza a Reserva Ecológica do Taim, cuja velocidade máxima é de 50 km/h, o que é um martírio, mas pelo menos dá para se observar a fauna desta reserva, que possui uma multidão de jacarés e capivaras.

·
Registered User
283 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Rodrigo, tua cidade é Osório? Eu acho que mal passei lá pra antes de pegar a Freeway, é pequenina e foi bem rápido!

O trecho entre Pelotas e o Chuí é bonito mesmo, bem diferente, mas é o tipo de paisagem que só fica bem ao vivo pois é tudo bem plano, não passa a perspectiva para a foto! É um local bem remoto, uma vastidão e sem movimento, uma sensação de paz!!

Quanto ao Chuí, ambos os lados da fronteira são um pouco caóticos. É uma cidade bem pequena, engraçado é que você entra em uma loja no lado brasileiro e é atendido por uruguaios, e quando você vai no free-shop do lado uruguaio, são brasileiros! Interessante também é que mesmo os brasileiros têm um sotaque portunhol, tipo o sotaque de ambos os lados é parecido! Nunca imaginei ver isso no Brasil!

Depois vou postar umas fotos da continuação (Uruguai, Argentina...), só não sei se posso postar aqui no infra-estrutura ou no mundo afora!

·
Registered
1,288 Posts
Muito bom esse thread de infra estrutura....mostra a boa qualidade das estradas do Sul. Inclusive em trechos pouquissimo movimentados!
Custumo fazer esse trajeto pelo menos uma vez ao ano, quando vou para o Uruguai no verão., porém saio de Poa.

·
Taking On The World
26,566 Posts
pow, muito bala o thread!!! Da próxima vez (hehehe, como se o cara fizesse tal viajem uma vez por mês!!), vai de Torres ao Chuí pela beira da praia... com a tua caminhonete tu consegue COM CERTEZA, sem nunca sair da areia... é linha reta! O único obstáculo vai ser a saída da lagoa dos patos, mas lá tem balsa pra atravessar. E depois pega de novo a praia, e vai pelo Cassino até Chuí.

·
Taking On The World
26,566 Posts
nessa foto dá pra ver uma das muitas placas em castelhano aqui das estradas do RS... "está em duda? No se adelante" (está em dúvida? Não ultrapasse)

·
Taking On The World
26,566 Posts
1) Rodovia do Mar: Se não estiver de caminhão, nem pense duas vezes em seguir por ela ao invés da BR-101, pelo menos até o fim das obras de duplicação. Tranquila, sem movimento (proibido caminhões), larga e sem curvas. Tem que ter atenção à uns pardais (radares fixos!).

haha, essa observação só é válida pro inverno.

no verão, a Estrada do Mar é insuportável. É PURO congestionamento, de pessoas do interior e capital indo ou voltando das praias.

durante o verão, eu saio de Capão da Canoa e não penso 1,5 vezes antes de pegar a 101. As obras da 101 não chegam PERTO da dificuldade de trafegar pela Estrada do Mar no verão.

·
Bronzil il il
4,581 Posts
Muito legal esse tópico! :)

As tuas fotos ficaram muito boas.
Que 'sorte' pegar a ponte fechada, hehe. Eu já peguei algumas vezes. E depois da ponte, a paisagem é muito plana, apenas de linda. E realmente não tem como captar a beleza do lugar pois as fotos não pegam a perspectiva.
A fronteira parece meio caída mesmo. Mas o passeio deve ter sido ótimo.

Obrigado por mostrar pra gente!

·
Registered User
283 Posts
Discussion Starter · #19 ·
pow, muito bala o thread!!! Da próxima vez (hehehe, como se o cara fizesse tal viajem uma vez por mês!!), vai de Torres ao Chuí pela beira da praia... com a tua caminhonete tu consegue COM CERTEZA, sem nunca sair da areia... é linha reta! O único obstáculo vai ser a saída da lagoa dos patos, mas lá tem balsa pra atravessar. E depois pega de novo a praia, e vai pelo Cassino até Chuí.
Já ouvi falar desse passeio, inclusive amigos meus já fizeram, dizem que é espetacular!! Mas nem tenho mais a caminhonete, tou sem 4X4. Agora só quando asfaltarem!! :)

haha, essa observação só é válida pro inverno.

no verão, a Estrada do Mar é insuportável. É PURO congestionamento, de pessoas do interior e capital indo ou voltando das praias.

durante o verão, eu saio de Capão da Canoa e não penso 1,5 vezes antes de pegar a 101. As obras da 101 não chegam PERTO da dificuldade de trafegar pela Estrada do Mar no verão.
Pois é, passei lá em maio, não sabia que era assim no verão!! Acho que se cruzei com 3 carros na estrada foi muito!! Espero que da próxima vez que eu passe por lá a BR-101 já esteja duplicada!!

1 - 20 of 29 Posts