Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 40 Posts

·
Registered
301 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A rodovia Marechal Rondon, que corta o interior de São Paulo, recebeu a maior quantidade de novas praças de pedágio --oito-- da segunda fase de concessões do governo estadual.

No entanto, as duas concessionárias que a administram foram as que menos investiram entre todas que assumiram estradas paulistas de dois anos para cá. Elas gastaram menos de 70% do previsto, informa a reportagem de Alencar Izidoro publicada na edição desta segunda-feira da Folha e disponível na íntegra para assinantes do jornal e do UOL.

A ViaRondon, responsável pelo trecho oeste da rodovia, desembolsou R$ 69 milhões em melhorias até julho --apenas 61% do previsto.

A Rodovias do Tietê, que cuida do trecho leste da Marechal Rondon, gastou R$ 76 milhões, 69% do estimado por sua proposta original.

Os resultados destoam do volume de investimentos das outras concessionárias, que, gerenciando malhas rodoviárias semelhantes ou menores, injetaram entre R$ 106 milhões e R$ 408 milhões, de 80% a 165% do programado.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidi...os-verba-ganhou-mais-pedagio-desde-2009.shtml

·
Registered
18,598 Posts
Quanto será o lucro exorbitante deles?!

Esse modelo de concessões do GESP viu...

·
Registered
4,718 Posts
Quanto será o lucro exorbitante deles?!

Esse modelo de concessões do GESP viu...
Boa é a do GF, né. Já experimentou andar na BR-153 no estado de SP? Acho que fica bem atrás de algumas cuidadas pelo DER ou pela DERSA viu. Asfalto BEM irregular, muitos remendos, sem falar na eterna pista simples que sequer será duplicada. Olha que legal, pagar para andar em pista simples, numa via com uma grande movimentação, ficando, portanto, sujeito à uma colisão frontal.

Criticar é fácil, ir lá e ver é outra história.

·
Registered
18,598 Posts
Boa é a do GF, né. Já experimentou andar na BR-153 no estado de SP? Acho que fica bem atrás de algumas cuidadas pelo DER ou pela DERSA viu. Asfalto BEM irregular, muitos remendos, sem falar na eterna pista simples que sequer será duplicada. Olha que legal, pagar para andar em pista simples, numa via com uma grande movimentação, ficando, portanto, sujeito à uma colisão frontal.

Eu disse que as do GF são boas?!

Com o nível de nossos governos, criticar é facilíssimo!

·
In anti-spam we trust
290 Posts
Se a gente não reclama, tem "gente" que cobraria pedágio até na marginal tietê.

·
Usuário do Sistema
954 Posts
Gente,
Por favor me corrijam se estiver errado: até onde me lembro, várias praças da Marechal eram unidirecionais. Com a implantação das nova praças, o valor das antigas caiu! Ou seja, tem que ser feita a conta de R$/Km rodado

Exemplo: Tanto faz (para quem faz o trajeto completo) pagar 10 pedágios de R$ 1,00 ou 1 de R$ 10,00...

Para mim está óbvio que a notícia de que o investimento na rodovia ficou aquém do previsto precisava de um "empurrãozinho" sensacionalista :bash:

·
Oeste Paulista
168 Posts

quer medo maior do que entre Medianeira e Foz do Igacu, super movimento e PISTA SIMPLES? sem falar que tem 2 pedagios e a concessionaria ja disse que nao vai duplicar o trecho.

·
Registered
17,684 Posts
Mas a reportagem não conta que a Rondon é a via mais extensa a ser concedida, por iso ganhou mais praças. Entretanto acho que o preço do pedágio nesta pista (trecho a oeste de Botucatu) deveria estar no nível do Rodoanel, porque há menos melhorias a serem feitas. Ela já é duplicada em toda sua extensão, sem contar que o asfalto delas está excelente, ao contrário da Ayrton Senna, D. Pedro, etc.

·
Registered
5,770 Posts
Mas a reportagem não conta que a Rondon é a via mais extensa a ser concedida, por iso ganhou mais praças. Entretanto acho que o preço do pedágio nesta pista (trecho a oeste de Botucatu) deveria estar no nível do Rodoanel, porque há menos melhorias a serem feitas. Ela já é duplicada em toda sua extensão, sem contar que o asfalto delas está excelente, ao contrário da Ayrton Senna, D. Pedro, etc.
Não é. A Rondon começa em Itu e o trecho desta cidade até Tietê alterna entre trechos de pista dupla e simples. Nos últimos anos houve duplicações como a maior parte do trecho Itu-Porto Feliz, contorno de Porto Feliz e contorno de Tietê. Já a partir desta cidade até Botucatu é pista simples inclusive na serra de Botucatu onde a pista margeia a serra tendo ao todo 11 curvas super fechadas e com uma baita ribanceira ao lado. No entroncamento com a SP-209 (liga Botucatu à Castello Branco) é duplicada até a divisa com o MS daí passando por importantes cidades como Bauru, Araçatuba, Lins, entre outras.

·
Registered
18,598 Posts
Não é. A Rondon começa em Itu e o trecho desta cidade até Tietê alterna entre trechos de pista dupla e simples. Nos últimos anos houve duplicações como a maior parte do trecho Itu-Porto Feliz, contorno de Porto Feliz e contorno de Tietê. Já a partir desta cidade até Botucatu é pista simples inclusive na serra de Botucatu onde a pista margeia a serra tendo ao todo 11 curvas super fechadas e com uma baita ribanceira ao lado. No entroncamento com a SP-209 (liga Botucatu à Castello Branco) é duplicada até a divisa com o MS daí passando por importantes cidades como Bauru, Araçatuba, Lins, entre outras.

A sua discrição está perfeita, somente que a Marechal Rondon é a SP-300, que começa em Jundiaí e segue em pista dupla até Itu para então ser válida sua descrição.

·
Registered
17,684 Posts
Por isso mesmo escrevi trecho a oeste de Botucatu

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
A Dom Pedro está melhorando num ritmo bem moroso, vai levar mais uns três ou quatro anos até que a rodovia vire um tapete, se virar.

·
BYOB
4,771 Posts
A sua discrição está perfeita, somente que a Marechal Rondon é a SP-300, que começa em Jundiaí e segue em pista dupla até Itu para então ser válida sua descrição.
Nananinanão hehehehe

A SP-300 realmente começa em Jundiacity, mas só passa a se chamar Mal. Rondon em Itu. Antes disso ela se Chama D. Gabriel Paulino Bueno Couto.

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
Nananinanão hehehehe

A SP-300 realmente começa em Jundiacity, mas só passa a se chamar Mal. Rondon em Itu. Antes disso ela se Chama D. Gabriel Paulino Bueno Couto.
Aliás, que breguice é essa de ficar fazendo homenagens em rodovias, que deveriam ser conhecidas apenas pela sigla, não é mesmo?

Não é rara a quantidade de rodovias por aí que têm mais de um nome, e mesmo que tenha só um, esse nome é comprido com doutor, dom, general, marechal não sei das quantas...

Complica-se o que deveria ser fácil...

·
BYOB
4,771 Posts
Sim, até porque o sistema de numeração brasileiro é bem prático. Mas as coisas aqui são assim mesmo.

EDIT: Aproveitando, quem foi o corno que inventou essa bobagem de quilometragem estadual das BRs? Acho absurdo eu estar no km 5 da Via Dutra, seguir nela sentido norte e, pouco depois, estar no 100 e não sei quanto. O certo seria que no Nordeste fosse o 0 e o número fosse aumentando sem mudanças até o RS...

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Aliás, que breguice é essa de ficar fazendo homenagens em rodovias, que deveriam ser conhecidas apenas pela sigla, não é mesmo?

Não é rara a quantidade de rodovias por aí que têm mais de um nome, e mesmo que tenha só um, esse nome é comprido com doutor, dom, general, marechal não sei das quantas...

Complica-se o que deveria ser fácil...
Bem, eu gosto, as torna únicas, pois ganham projeção nacional a medida que são conhecidas por sua qualidade. Todos sabem o que é uma Bandeirantes, Castelo Branco ou Imigrantes, mas ninguém sabe o que é uma SP 348, SP 280 ou uma SP 160.

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
Bem, eu gosto, as torna únicas, pois ganham projeção nacional a medida que são conhecidas por sua qualidade. Todos sabem o que é uma Bandeirantes, Castelo Branco ou Imigrantes, mas ninguém sabe o que é uma SP 348, SP 280 ou uma SP 160.
Nas grandes rodovias, que geralmente mantêm um mesmo nome ao longo de toda sua extensão, tudo bem...
Mas isso aí só confunde numa SP-332, numa SP-340...que têm vários nomes, às vezes homenageando pessoas que nem o povo da região sabe quem foi.

1 - 20 of 40 Posts