SkyscraperCity banner
1 - 20 of 78 Posts

·
Mobilidade Urbana Moderna
3,874 Posts
Olha cara, na Verdade nao sei mesmo nao, o que eu saiba aki em Campinas (Onde Moro) tem uma Rodovia SP-332 que Liga Campinas a Conchal-SP, onde num pequeno Trenho entre Campinas ate o Trevo com o Distrito de Barao Geraldo,num Trenho de 4 KM mais ou menos, e todo Iluminado e os Postes foram colocados recentemente em 2007, agora nao lembro se foi a Prefeitura ou o Gov do Estado que colocou.

Aki e o Trecho que e Iluminado da SP 332,num Trecho entre Campinas ao Distr.Barao Geraldo, apos o Distrito,a Rodovia nao tem mais Iluminaçao e continua Sentido Paulinia,Cosmopolis indo ate Conchal.

O Trecho Iluminado que marquei,entre Campinas(sentido a Baixo) e Barao Geraldo(sentido a cima):

·
Banned
1,129 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Eu adoro rodovias iluminadas.

Aqui no Ceará, o trecho da rodovia estadual CE-040 entre Fortaleza e a entrada para a Praia do Iguape em Aquiraz é todo iluminado. Quando eu estou vindo do litoral leste para Fortaleza, assim que eu entro nesse trecho iluminado eu já me sinto "em casa", me sinto como se já tivesse chegado em Fortaleza.

Vocês acham que rodovias iluminadas a noite poderiam ser considerados um dos critérios de conurbação?

·
From Siará
2,736 Posts
Lembrei agora de que não é raro aqui em Fortaleza saírem notícias criticando a falta de iluminacão das rodovias em áreas rurais, como se somente aqui elas não fossem iluminadas. Típico de jornalista que não tem sobre o que escrever. Daí a resposta dos órgãos responsáveis é sempre a mesma, de que eles não têm obrigacão de colocar iluminacão noturna em rodovias nas zonas rurais.

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Eu adoro rodovias iluminadas.

Aqui no Ceará, o trecho da rodovia estadual CE-040 entre Fortaleza e a entrada para a Praia do Iguape em Aquiraz é todo iluminado. Quando eu estou vindo do litoral leste para Fortaleza, assim que eu entro nesse trecho iluminado eu já me sinto "em casa", me sinto como se já tivesse chegado em Fortaleza.

Vocês acham que rodovias iluminadas a noite poderiam ser considerados um dos critérios de conurbação?
Penso eu que não. Uma rodovia iluminada é agradável, transmite segurança, mas pelo menos dos lados de cá nao é um critério.

Rodovias como Bandeirantes e principalmente Anhanguera(que atravessa densas manchas urbanas, como Jundiai), não são iluminadas. Mesmo caso da Presidente Dutra, ligando SP a Guarulhos(totalmente conurbadas) e não possui iluminação.

Aqui tem outro caso de rodovia iluminada, é a MS 156, que liga os municipios de Dourados e Itaporã, trecho de cerca de 15km:

bruno.barbato

·
Banned
1,129 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Rodovias iluminadas talvez sejam bons indutores do crescimento urbano, não?

Tipo, uma rodovia iluminada tem boas chances de direcionar o crescimento da mancha urbana ao longo do seu eixo... Sei lá, é só uma impressão que eu tenho...

·
Registered
4,718 Posts
Adoro o trecho iluminado da C. Branco. Após o pedágio aquele cenário de metrópole mais a iluminação já dão a dica que a chegada está próxima. E os prédios de Alphaville como plano de fundo deixa o cenário mais bonito ainda.

·
Picture's Lover
8,201 Posts
Acho que a Regis Bittencourt tem iluminação em alguns trechos próximos a Sâo Paulo, mas não sei dizer quais.

Lembro-me que criticaram muito na época da instalação, porque os postes não tinham defensas, e em caso de colisão, eram verdadeiras armas letais.

Alguém sabe se existe alguma norma em relação a isso para rodovias?

·
Luis M P A N Pereira
11,243 Posts
O país com a maioria dos trechos rodoviários iluminados é a Bélgica.
Lá todas as Auto-Estradas são iluminadas sem excepção, mais outras rodovias.

Apesar de ser óptimo até para a segurança, tal está a ser questionado por poluição luminosa, que tem efeitos negativos nos comportamentos dos animais.
Jocosamente diz-se que os Belgas não sabem o que são estrelas no céu, pois não as conseguem ver por causa do clarão da imensa luz.

Hoje está-se a reverter esse problema, substituindo a iluminação tradicional por leds e postes que foquem a luz no asfalto sem a espalharem.

Por acaso, Portugal foi pioneiro nisso, com a iluminação da Ponte Vasco da Gama, pois perto existe um parque natural onde nidificam aves de grande porte e havia de evitar que elas fossem atraídas pela ponte, pois podiam provocar graves acidentes se resolvessem pousar no meio das pistas.

·
22°52'S 47°03'W
20,676 Posts
Olha cara, na Verdade nao sei mesmo nao, o que eu saiba aki em Campinas (Onde Moro)(...)
Para ilustrar, o trecho urbano da SP-332 (Rod. Prof. Zeferino Vaz), próximo ao km 112, em Campinas.

http://cosmo.uol.com.br/multimidia/imagens/2008\09\10\7397214903G.jpg

Foram 268 postes ao longo de 4km, instaladas no final de 2008.

Fonte: http://cosmo.uol.com.br/noticia/7397/2008-09-10/tapetao-iluminado-deixa-populacao-mais-segura.html

Esse trecho foi muito interessante, pois antigamente ir de Campinas a Barão Geraldo era quase como ir a outra cidade à noite. Agora, com a iluminação, nem parece.

·
Registered
4,718 Posts
Quotando o caco:

Rodovia Castelo Branco (SP-280)

30. Início da Rodovia Castelo Branco.

31. Proximidades do trevo do Rodoanel Mário Covas.

32. Praça de pedágio.

33. Alphaville e suas imponentes torres.

34. Aquel do meio está entre os 10 mais altos edifícios do país.

35. Trecho no município de Barueri.

36.

37.

38. Ainda em Barueri, próximo ao acesso à Arena Barueri.

·
Registered
17,329 Posts
Não é muito do Governo do Est. de SP iluminar trechos urbanos, nao? a Anhanguera bem poderia ser iluminada do começo até o trevo do SBT ou até o Rodoanel, em Jundiai e Sumaré; a washington luiz em Rio Preto, A Ayton Senna e Helio Smidt até o aeroporto, etc. Aqui no estado temos a Imigrantes no trecho de serra e as ja citadas pelo Williams.

·
Registered
17,329 Posts
Para ilustrar, o trecho urbano da SP-332 (Rod. Prof. Zeferino Vaz), próximo ao km 112, em Campinas.

http://cosmo.uol.com.br/multimidia/imagens/2008\09\10\7397214903G.jpg

Foram 268 postes ao longo de 4km, instaladas no final de 2008.

Fonte: http://cosmo.uol.com.br/noticia/7397/2008-09-10/tapetao-iluminado-deixa-populacao-mais-segura.html

Esse trecho foi muito interessante, pois antigamente ir de Campinas a Barão Geraldo era quase como ir a outra cidade à noite. Agora, com a iluminação, nem parece.
Pena. Podiam ter sido instalado no canteiro central, com fiacao subterranea, etc e com postes de aço, como na CAstelo.

Outro lugar em que só tem via iluminada é Brasilia. Deve ser o único lugar no Brasil onde se vai de um estado ao outro por vias iluminadas (BSB a Valparaiso)

·
Registered
4,718 Posts
A fiação subterrânea é algo complicado de se usar em rodovias brasileiras que cortam as periferias, já que o furto de cabos é bem frequente. Basta ver os postes da Castelo, que nas áreas próximas a favelas e a CDHU's(em Osasco, Carapicuiba, Jandira, etc.) tem a fiação aérea justamente para evitar isso.

·
Nem td que reluz é trilho
4,030 Posts
Pena. Podiam ter sido instalado no canteiro central, com fiacao subterranea, etc e com postes de aço, como na CAstelo.

Outro lugar em que só tem via iluminada é Brasilia. Deve ser o único lugar no Brasil onde se vai de um estado ao outro por vias iluminadas (BSB a Valparaiso)
Não é verdade, porque o DF não é um Estado =)

·
22°52'S 47°03'W
20,676 Posts
(...)
Eu sei que eles buscaram fazer a obra da forma mais econômica possível, era algo há muito pleiteado e eles trataram de fazer da forma mais simples, tanto que por razões de espaço, fazem a linha cruzar a rodovia sob os quatro viadutos da D. Pedro e colocam os postes no meio, mas no viaduto no sentido Barão Geraldo-Campinas que passa sobre a rodovia indo a Paulínia, não há nenhum.

1 - 20 of 78 Posts