SkyscraperCity banner

1 - 20 of 478 Posts

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
Discussion Starter #1
eis 1 thread pa malta por e comentar edificações e outras obras de arte dentro destes estilos, não esqueçer que o arco de volta inteira e o arco quebrado marcam a diferença entre os dois estilos e que por vezes coabitam os dois nas mesmas peças, o Romanico é o mais significativo destes estilos arquitectonicos e o k tem mais obra feita, o gótico em termos gerais é mais rico em estatuaria que por exemplo em arquitectura onde as nossas igrejas são mto pobres em relação a essa Europa fora e dos quais saliento as sés de Évora, talvez a mais pura, construida no seu grosso entre os seculos XII e XIII bem como a sé da Guarda embora mto alterada pelo estilo arquitectonico Manuelino e a obra prima apesar de mto alterada tambem pelo Manuelino, o Mosteiro da Batalha, de resto existem por esse pais fora bue de exemplos destas construções artisticas, o Manuelino, estilo artistico nacional, talvez 1 gotico tardio mas unico com algum paralelismo no Plateresco Espanhol mas com 1 mostragem diferente, começo com a sé gotica de Évora:

olhem so o janelão do frontão da igreja:

o janelão visto por dentro:

a arcaria da entrada, puro gotico:

a nave da igreja:

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
Discussion Starter #2
por que sera k so nesta se ousou por dois torreões? :? nos temos ate igrejas deste estilo lindas mas sem torres :( por exemplo a da Graça em Santarem, a do Carmos em Lisboa!!

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
Discussion Starter #3
igreja do Feixo de Espada a Cinta:

simples mas bela tendo em conta os portais manuelinos, els são 3 mas o tenho fotos de 2, veja o partal principal é maravilhoso, dizem os entendidos em arte k por dentro é 1 mini copia da igreja do Mosteiro dos Jeronimos:

a igreja com o portal principal em destaque:

o portal principal, este tem mais acentuada a mistura Manuelino/renascentista (o arco não é gotico e o tratamento do mesmo não é tão exuberante):

portal de um dos lados da igreja - falta-me 1 dos portais :( - :

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
Discussion Starter #4
estatuaria gotica, tumulos goticos de D. Ines de Castro e D. Pedro, os melhores tumulos do estilo gotico em PT, infelizmente as tropas de Napoleao saquearam-nos e infligiram graves danos :(:

torre gotica do desaparecido castelo gotico de Freixo de Espada a Cinta:

igreja Romanica de Santiago em Coimbra:

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
Discussion Starter #7
tava tambem a tentar por de outros lados k n Lisboa ou Porto mas e mta dificil encontrar algo :(

·
Registered
9,549 Posts
Boa deia de fazer este thread Arpels!
Eu particularmente não gosto da fachada da Sé de Evora por causa daquela torre totalmente fora de proporções,se as duas torres fossem iguais a da direita concerteza seri muito mais bonita de se ver,mas ainda bem que há a torre lanterna para compensar isso :)

P.S-Eu pus algumas das fotos internas da igreja no RoA

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
Discussion Starter #10
eu vi essas fotos tentei roubar mas estava no trabalho e n sei o k se passa e dificil com o pc de la, as fotos não são lidas pelo photobuket :( quanto as torres elas são mesmo assim, o arquitecto projecto-a assim o lanternin não é gotico, isto é, é gotico mas gotico tardio!!

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
Discussion Starter #11
mais 1 edificio gotico, o Mosteiro de Leça do balio, a torre sera de construção anterior se bem k o mosteiro ja existisse a muito foi refeito em estilo gotico:

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
Discussion Starter #12 (Edited)
Manuelino espantoso, o mosteiro dos Jeronimos, de reparar que a cupula que se ve a esquerda da edificação, ja agarrada ao museu de arqueologia bem como os dois torreões fininhos na separação entre a igreja e o museu
, são reconstruções neoManuelinas efectuadas no sec. XIX apos derrocada da fachada dessa parte do mosteiro (toda a zona do museu é fachada reconstruida inclusive a entrada que da para o largo onde esta o planetario):

fachada da igreja do mosteiro:

interior da igreja com o altar mor renascentista ao fundo:

retabulo Renascentista do altar mor:

portal manuelino no interior da igreja:

o antigo refeitorio que no sec. XVIII levou 1 magnifico friso de azulejos:

o fabuloso claustro:

estatuaria Manuelina (tumulo):

:eek2: olhem so a pedra limpinha do claustro!!

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
Discussion Starter #14
Igreja de Santa Maria Madalena em Olivença, considerada obra prima do manuelino é de facto 1 belo exemplar da arte Manuelino/Renascentista Portuguêsa do sec. XVI, quando visitei a cidade a muitos anos atraz surpreendeu-me o estado de conservação da igreja impecavel apesar de não parecer ter a fachada tão limpinha na foto, reparem no portal de entrada principal, magnifico:

·
Uma dúzia de anos disto..
30,740 Posts
LOL! É impressão minha ou é mesmo o único exemplar manuelino em Espanha??? :lol:
As colunas são de facto d'outro mundo!!! :eek:

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
Discussion Starter #18
Phobos said:
Estou impressionado com aquelas colunas tortas na nave da igreja de olivença!!!
Eu nunca vi uma coisa dessas no estilo gotico,será algo unico na Europa???Alguem ja viu coisa do genero??? :eek2: :eek2: :eek2: :eek2: :eek2:
existem mtas em portugal em igrejas Manuelinas :eek:

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
Discussion Starter #19
Reflex said:
LOL! É impressão minha ou é mesmo o único exemplar manuelino em Espanha??? :lol:
As colunas são de facto d'outro mundo!!! :eek:
é unico, so há nesta cidade em Espanha embora não seja o unico monumento manuelino da cidade de Olivença, tens la um palacio com janelas Manuelinas e portais Manuelinos.

·
Αλέξανδρ&#
52,597 Posts
Discussion Starter #20
Barragon said:
Por acaso as colunas são muito bonitas, como todo o interior :) desconhecia
Obrigado pelas fotos Arpélius assim já temos mais um motivo para reconquistar Olivença :horse:
bute :horse:

:D

1 - 20 of 478 Posts