SkyscraperCity banner

Qual deve ser a praça lisboeta por excelência?

Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 36 Posts

·
Registered
11,873 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Na tua opinião, qual das praças deve assumir o papel de sala de visitas da cidade?

·
Registered
8,458 Posts
eu acho que o terreiro tem potencial, mas prefiro muito mais o rossio.

está arranjado, tem pessoas, esplanadas, e gosto das fontes :D

o terreiro do paço (Como me lembro dele) está sempre em obras, demasiado vazio, sem esplanadas, e sem nada a enche-lo sem ser a estatua no meio.

rossio > terreiro

·
Pexito na Alma
4,239 Posts
o Rossio é lindo mas eu acho que o terreiro do paço tem muito mais potêncial sobretudo pelas vistas sobre o Tejo.

·
Registered
2,174 Posts
Isto aqui depende do que consideram "sala de visitas" e qual consideram ser o papel de uma "sala de visitas"

De qualquer maneira, penso que o Terreiro é a melhor opção a quase todos os níveis.

·
the mitty
11,024 Posts
o terreiro do paço tem tudo para poder ser a principal praça de lisboa, mas actualmente a unica coisa que tem é dimensão.
as pessoas assumem aquela praça como local de passagem. digamos que, não teem motivos para ali ficar.
ao contrario do rossio que sempre que lá passo tem muito mais gente que no terreiro do paço, pois tem cafés e comercio, fontes de água, sombras dos edificios da rua do ouro e da betesga, etc. o terreiro do paço tem ministérios, e um ou outro cafézito, e o tejo, mas nao NA praça, sombras, mas só de um lado e muito escassa numa praça com aquela dimensao

temo que com o corte de transito, a praça ainda se torne mais deserta pois as pessoas continuam a não ter motivos de permanecer ali.

·
Registered
2,148 Posts
Para o Terreiro do Paço ser "sala de visitas" de Lisboa devia ser mais acolhedor. Devia ter umas esplanadas, comércio, quiosques, talves até um ou dois chafarizes...devia funcionar como uma verdadeira "Plaza Mayor"...Afinal de contas esta é a Praça do Comércio!

Actualmente prefiro pensar que a Sala de Visitas da cidade seja o Rossio :)

·
Registered
8,458 Posts
o terreiro precisava de algo para o encher.

gostava de o ver com sombras no verão, mas parece que as arvores tao fora de questao, portanto sombras parece que so mesmo os chapeus das esplanadas

de resto a praça parece que fica condenada devido ao seu grande tamanho, faz com que nao seja tao acolhedora como outras praças... aquilo no meio vazio mostra que a praça é grande, mas nao faz com que as pessoas se sintam la bem.. e mesmo só para a fotografia.

·
Registered
11,873 Posts
Discussion Starter · #12 ·
como é q tá na praça de são marcos?

podiam fazer uma coisa semelhante

·
Registered
4,669 Posts
TP claro.
O Rossio, embora um pouco degradado e por vezes mal frequentado, é uma praça mais acolhedora para se estar, mais pequena, com mais sombras, pessoas, esplanadas, fontes etc...
Mas o Terreiro do Paço ganha como sala de visitas pela sua monumentalidade e localização. É sem dúvida a mais imponente praça do país e uma das mais imponentes do mundo.

·
PDN Lover *.*
1,797 Posts
Terreiro do paço... o facto de estar junto ao rio é uma mais valia em relação ao rossio

·
Registered
26,490 Posts
Gosto mais do Terreiro do Paço e acho que este devia ser, sem sombra de duvida, a principal praça lisboeta. Mas o Rossio tem de longe mais vida e movimento.

1 - 20 of 36 Posts
Status
Not open for further replies.