SkyscraperCity Forum banner

RS – Caxias do Sul – cenários da mais próspera cidade de colonização italiana da Serra Gaúcha

66927 Views 95 Replies 43 Participants Last post by  carca
RS – Caxias do Sul – cenários da mais próspera cidade de colonização italiana da Serra Gaúcha

Já vi vários threads de Caxias do Sul aqui no SSC, mas confesso que sempre achei a cidade subaproveitada em fotos por aqui.

Caxias do Sul tem muito mais beleza a ser mostrada do que o centro da cidade, bairro que quase sempre é o mais focado pelos foristas. Este meu thread não tem a pretensão de ser melhor do que os outros. O que eu quero mostrar aqui é uma visão de uma Caxias do Sul que vai além do seu centro e de sua urbanização. É a Caxias do Sul na visão de quem não é da cidade, mostrando aquilo que eu acho bonito nessa que é a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul.

Caxias do Sul fica a apenas cerca de 125 km de Porto Alegre e, para quem sobe a serra em direção a Gramado e Canela via BR-116, é a próxima cidade depois de Nova Petrópolis. Fundada por imigrantes italianos, é hoje não apenas a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, mas forma também, juntamente com os municípios vizinhos, o segundo maior pólo industrial do estado. Imagino que dentro de quase todos os lares brasileiros há alguma coisa que foi produzida no pólo industrial de Caxias do Sul.

Todas as fotos aqui foram tiradas do Panoramio e estão devidamente creditadas aos seus autores. A maioria está legendada.

Colocarei algumas bonus pics de minha autoria quando os comentários chegarem à segunda página.

Espero que apreciem as fotos.

Foto 1: Uma rua simples de um bairro simples. Autoria da foto: Guilherme de Liz

Foto 2: Monumento ao Imigrante Italiano. Autoria da foto: Eduardo Gades

Foto 3: Dia típico de outono. Autoria da foto: Jakza

Foto 4: Praça Dante Alighieri, no centro de Caxias do Sul. Autoria da foto: Eduardo Gades

Foto 5: Detalhe do Monumento ao Imigrante. Autoria da foto: Roque Oliveira

Foto 6: Outono em Caxias do Sul. Autoria da foto: Jakza

Foto 7: Casarão típico de madeira. Autoria da foto: Otazu

Foto 8: Autoria da foto: Jakza

Foto 9: Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 10: Ônibus antigo da Marcopolo. Autoria da foto: Dilonei Daros

Nota: Quem nunca andou num ônibus da Marcopolo, seja ônibus comum urbano ou ônibus de viagem? Se você já andou num ônibus Marcopolo, andou num ônibus feito em Caxias do Sul. Hoje a Marcopolo é uma das maiores empresas fabricantes de carrocerias de ônibus no mundo. E uma das maiores empresas exportadoras do Brasil.

Foto 11: Um vale entre Caxias do Sul e São Marcos. Autoria da foto: Javier Huertas

Foto 12: Geada no interior de Caxias do Sul. Autoria da foto: Cristiano Dalla Rosa

Foto 13: Campus da UCS (Universidade de Caxias do Sul). Se eu não me engano, foi aqui que a filha do técnico da seleção brasileira Dunga estudou design de moda. Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 14: Esse laguinho fica dentro do campus da UCS, próximo a um mini zoo. Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 15: Casa do Professor Visitante no Campus da UCS. Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 16: Passarela de pedestres no campus da UCS. As flores cor-de-rosa são azaléias, uma flor icônica da Serra Gaúcha que floresce no verão. Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 17: Mais passarela de pedestres no campus da UCS. Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 18: Jardim Botânico de Caxias do Sul. Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 19: Jardim Botânico de Caxias do Sul. Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 20: Jardim de Linneau. Autoria da foto: Cris Tafras

Foto 21: Jardim de Linneau. Autoria da foto: Lais Dal Picolli

Foto 22: Cristo do Milênio. Autoria da foto: Aldir Pollnow

Nota: Este monumento quase nunca foi mostrado aqui no SSC. Quando eu o visitei, um amigo que mora em Caxias do Sul, mas que não é natural da cidade, me disse que os caxienses o detestam. Se for verdade, é uma pena, pois é um belo monumento de um Cristo estilizado. Fica dentro do mesmo parque onde estão os Pavilhões da Festa da Uva e a réplica de Caxias antiga. Embaixo do monumento Cristo do Milênio existe um ateliê de arte sacra com as peças feitas em gesso.

Foto 23:. Réplica da Caxias antiga dentro do parque da Festa da Uva. Autoria da foto: Aldir Pollnow

Foto 24: Réplica da Caxias antiga dentro do parque da Festa da Uva. Autoria da foto: Mico Jeguer

Foto 25: Réplica da Caxias antiga dentro do parque da Festa da Uva. Autoria da foto: Cristiano Dalla Rosa

Foto 26: Réplica da Caxias antiga dentro do parque da Festa da Uva. Autoria da foto: Dilonei Daros

Foto 27: Réplica da Caxias antiga dentro do parque da Festa da Uva. Autoria da foto: Vanessa Pegoraro

Foto 28: Réplica da Caxias antiga dentro do parque da Festa da Uva. Autoria da foto: Vanessa Pegoraro

Foto 29: Réplica da Caxias antiga dentro do parque da Festa da Uva. Autoria da foto: Dilonei Daros

Foto 30: Réplica da Caxias antiga dentro do parque da Festa da Uva. Autoria da foto: Ddf61

Foto 31: Centro de Caxias do Sul visto do Cristo do Milênio. Autoria da foto: Vilson Flôres

Foto 32: Autoria da foto: Vilson Flôres

Foto 33: Autoria da foto: Ftg

Foto 34: Aérea dos Pavilhões da Festa da Uva onde estão o Cristo do Milênio e a réplica de Caxias antiga. Autoria da foto: Daniel Sachet

Foto 35: Um orelhão em forma de cacho de uvas. Não sei se eles estão presentes por toda Caxias do Sul ou apenas no Parque da Festa da Uva. Autoria da foto: Dilonei Daros

Foto 36: Neblina matinal em Caxias do Sul. Autoria da foto: A. Almir

Foto 37: Autoria da foto: Anelise Kunrath

Foto 38: Deve ser a periferia de Caxias do Sul. Autoria da foto: Mica Chemello

Foto 39: Bela tomada do centro de Caxias do Sul. Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 40: Usina da Cascata e rio Tega. Autoria da foto: Alexandre Rech

Foto 41: Um bairro simples. Autoria da foto: Makbe

Foto 42: O mesmo bairro da foto anterior. Autoria da foto: Makbe

Foto 43: Autoria da foto: Gebece2

Foto 44: Uma casa antiga típica. Autoria da foto: Marcelo Parise Petazoni

Foto 45: Fundos de uma igreja em forma de ogiva nuclear. Não sei se é católica. Autoria da foto: Vilson Flôres

Foto 46: Frente da mesma igreja mostrada na foto anterior. Autoria da foto: Vilson Flôres

Foto 47: Casa típica de madeira. Autoria da foto: Elliott

Foto 48: Igreja de São Pelegrino. Autoria da foto: Mica Chemello

Foto 49: Não sei o que é, mas achei bonito. Parece ser uma fábrica. Autoria da foto: Drlazzar

Foto 50: Igreja Matriz na Praça Dante Alighieri. Autoria da foto: Joseani

Foto 51: São plátanos que devem ter sido podados para ficarem nesse formato uniforme. Autoria da foto: Mica Chemello

Foto 52: Os mesmos plátanos da foto anterior. Autoria da foto: Mica Chemello

Foto 53: Achei legal essa casinha antiga no topo do edifício. Autoria da foto: Hugo R. Teixeira

Foto 54: Autoria da foto: J. Carlos de Carvalho Silva

Foto 55: Igreja Nossa Senhora de Lourdes. Autoria da foto: C. Pontes Dias

Foto 56: Parque dos Macaquinhos. Autoria da foto: C. Pontes Dias

Foto 57: Parque dos Macaquinhos no centro. Autoria da foto: Victor Spadetto

Foto 58: Parque dos Macaquinhos. Autoria da foto: Rangelange

Foto 59: Ache esse casarão interessante. Notem que ele é híbrido. O primeiro andar e fachada do segundo andar são de tijolos. O restante do segundo andar é de madeira. Autoria da foto: Afonso César Neto

Foto 60: Já vi fotos desse edifico espigão à esquerda afirmando que ele é o edifício mais alto do Rio Grande do Sul. Autoria da foto: Mica Chemello

Foto 61: Estação Ferroviária de Caxias do Sul. Autoria da foto: Cristiano Dalla Rosa

Foto 62: Reflexo da Estação Ferroviária numa poça d’água. Poética a foto. Autoria da foto: Luka Kehl

Foto 63: Estacionamento do Shopping Iguatemi. Autoria da foto: A. Mesquita

Foto 64: Autoria da foto: Elozanov

Foto 65: Shopping Iguatemi na RS-453 que liga Caxias do Sul a Farroupilha. Autoria da foto: James de Paula

Foto 66: Autoria da foto: Tiago de Lucena

Foto 67: Belíssima foto mostrando um casarão típico de madeira que parece estar abandonado. Mais uma foto poética. Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 68: Outro casarão típico de madeira, aparentemente abandonado . Autoria da foto: Daniel Schüür

Foto 69: Uma propriedade na zona rural de Caxias do Sul. Autoria da foto: Tiago de Lucena

Foto 70: Festival de balonismo por ocasião da Festa da Uva. Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 71: Autoria da foto: Rogério Burin

Foto 72: Autoria da foto: Charles_72

Foto 73: Bucolismo rural, mostrando ovelinhas e gansos separados por um riachinho. Outra foto poética. Autoria da foto: Jaksa

Foto 74: Mesmo local da foto anterior, agora sem zoom. Autoria da foto: Jaksa

Foto 75: Árvores secas, provavelmente final de outono. Autoria da foto: Jaksa

Foto 76: Zona rural de Caxias do Sul. Autoria da foto: Jaksa

Foto 77: Autoria da foto: Jaksa

Foto 78: Casa de Pedra. Parece que funciona um museu colonial aí dentro. Autoria da foto: Marcelo Parise Petazoni

Foto 79: Casa de Pedra. Autoria da foto: Marcelo Parise Petazoni

Foto 80: Casa de Pedra. Autoria da foto: Caxiasdosul

Foto 81: . Autoria da foto: Marcelo Parise Petazoni

Foto 82: Casa de Pedra. Autoria da foto: Felipe Cemin

Foto 83: Paisagem rural no bairro de Ana Rech. Autoria da foto: Anarrequense

Foto 84: Capelinha em Ana Rech. Autoria da foto: Jaksa

Foto 85: Igreja em Ana Rech. Autoria da foto: Roque Oliveira

Foto 86: . Autoria da foto: Eliézer Silveira

Foto 87: Chateau La Cave. Autoria da foto: Romão

Foto 88: Chateau La Cave. Autoria da foto: Rlopes/i]

Foto 89: Chateau La Cave. Autoria da foto: Roque Oliveira

Foto 90: Chateau La Cave. Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 91: Chateau La Cave. Autoria da foto: Germano Schüür

Foto 92: Casarão de Madeira em Galópolis. Autoria da foto: GeoReporter

Foto 93: O mesmo casarão da foto 92. Autoria da foto: Andycam

Foto 94: O mesmo casarão da foto 92. Autoria da foto: Edilson Benvenutti

Foto 95: Casarão da foto 92. Autoria da foto: Nicabral

Foto 96: Detalhe de casarão da foto 92. Autoria da foto: Milissa Carissimi

Foto 97: Cachoeira em Galópolis. Autoria da foto: Cássio Eskelsen

Foto 98: Cachoeira em Galópolis. Autoria da foto: Marcelo Baum

Foto 99: Cachoeira em Galópolis. Autoria da foto: Mauro

Foto 100: Uma rua de Galópolis. Autoria da foto: GeoReporter

Foto 101: Casa em Galópolis. Autoria da foto: Milissa Carissimi

Foto 102: Galópolis. Autoria da foto: Patrick Maus

Foto 103: Vila Inglesa em Galópolis. Autoria da foto: Lula Kehl
1 - 20 of 96 Posts
Linda e desenvolvida Caxias...
é uma bela cidade
Caxias do Sul é uma das mais belas metrópoles do Brasil, rica e charmosa. Ótima seleção, Rene, valeu por postar! :cheers:
Renê,
Que thread lindo ! Você caprichou na seleção das fotos! Realmente é uma das cidades mais bonitas do Rio Grande do Sul! Minhas fotos preferidas neste thread são as de Galópolis ( casas de pedra e madeira) , as de Ana Rech ( O Chateau Lacave ) e as do Jardim Botânico de Caxias do Sul ( cada vez mais eu aumento a minha listinha de lugares que quero ver e vou ter de aumentar o número de dias pra ver tudo que quero...:lol: ) . Gostei demais também da " Caxias Velha" e do Museu na casa de pedras. E para completar, que espetáculo as fotos do riacho com ovelhinhas e gansos! E o que dizer do super bem cuidado campus da UCS? Adorei a passarela e os jardins! Enfim, se eu for enumerar tudo que gostei, sobrariam poucas fotos sem comentar porque fora tudo que citei, eu poderia ainda dizer que o monumento aos imigrantes , os plátanos, a estrada ( foto 8) etc etc etc e tal... tudo é muito lindo! Não é à toa que Caxias tem ganhado vôos para vários destinos. Quem vai ali , deve sempre querer voltar! E olha que o thread não mostrou vinícolas e nem casas de galetos...
Cidade super desenvolvida! :eek:kay:
Gostei: da natureza e do estilo das construções no bairro Galópolis (da foto 92 à 103).
Me assustei: com a estátua do Cristo do Milênio (foto 22).
Foto legal: foto 57!
Amanhã to laa..
\o/

Gosto de Caxias, conheço muitos desses lugares.

=D

Belas fotos, parabens cara.
Caxias do Sul é muito charmosa. Uma das top do interior com certeza. As fotos estão ótimas. Parabéns cara.
Adorei ver essas belas fotos de Caxias,admiro muito essa cidade,apesar de seu skyline feioso,é surpreendentemente organizada e bonita ao nível da rua!
Caramba Renê, mandou muito bem. Como sou um Caxiense orgulhoso dessa cidade, me sinto envergonhado de não conhecer alguns locais mostrados, como o Jardim Botânico. O Campus da UCS é fantástico e foi muito bem mostrado, é de um cuidado exemplar. As fotos de Galópolis estão fantásticas tbm, pra quem não sabe, é um distrito de Cxs. Destaque tbm pra réplica da cidade, quando vou la bate um sentimento de nostalgia, mesmo que eu não tenha vivido aquela época. :lol:

Fantástico thread cara, retrataste muito bem a cidade. Obrigado!
matou a pau, belas cenas, fotos, lugares, Caxias é um dos maiores orgulhos do RS.
Linda seleção de fotos para compor um thread de uma cidade grande como Caxias.
Tenho um amigo que mora nesta cidade e sempre tive curiosidade para ver realmente como ela é e gostei de tudo o que vi.

Parabens.
Este thread me deu água na boca pra eu beber um taça de vinho gaúcho. Acho que vou num supermercado aqui perto...:lol:
Caxias é muito parecida com as cidades da região serra de SC, considerando as devidas proporções. Valeu pelas imagens! :eek:kay:
Parabéns pela seleção de fotos, era essa a Caxias do Sul que eu queria ver retratada aqui. Não desmerecendo outros threads de Caxias, mas esse está impecável.

Babei.
Bela seleção de fotos!
Sensacional a seleção de fotos que tu produziu, Rene ! Quero aprender a fazer threads assim !

Esse thread já é um dos melhores de Caxias até hoje. :applause:

E fiquei encantado com o que tu mostrou. Caxias tem cenários e recantos encantadores. É uma grande cidade, mas com um charme de deixar muitas outras no chinelo.
Linda Cidade, gostei muito, limpa, organizada e desenvolvida.
Muito Bom.

Visite meu Trhead: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1164409
Que lugar lindo !!! :drool:

Que maravilhoso uma cidade ser metrópole e ter lugares assim ao mesmo tempo !

Awesome!

Belo thread, a cidade foi muito bem retratada, gostei muito!

Parabens, Rene!:eek:kay:
1 - 20 of 96 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.