SkyscraperCity banner
1 - 20 of 183 Posts

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter · #1 ·
RS – Encontro de foristas na Serra Gaúcha no Feriado de Corpus Christi: muito sol, temperaturas negativas, paisagens bonitas e geada

Atenção: Este thread mostra paisagens com geada, e não com neve.

No feriado de Corpus Christi (07/06/2012), a convite do Portoimagem-II (Ricardo), eu, o GersonLDN e o Gilberto Simon, do site Porto Imagem (http://portoimagem.com/) subimos a Serra Gaúcha para um encontro de foristas em meio ao frio do final de outono gaúcho. Outros foristas foram convidados, mas apenas três foram.

A intenção era ir e voltar no mesmo dia, 07/06 (quinta-feira). Entretanto, decidimos passar a noite em Canela e retornar a Porto Alegre no final da manhã do dia 08/06 (sexta-feira).

No encontro, paramos em Gramado, Canela, Barragem do Salto e São Francisco de Paula (nos Campos de Cima da Serra).

Todas as fotos neste primeiro posting do thread são de minha autoria e foram tiradas nos dias 07 e 08/06/2012. Todas as fotos que mostram geada foram tiradas na manhã do dia 08/06.

Foto 1: Foto aperitivo: uma curva qualquer da BR-116 na região de Dois Irmãos (Rota Romântica). Há dois caminhos principais que levam de Porto Alegre à região de Gramado e Canela. A BR-116 é um deles. Fomos por esse caminho porque GersonLDN nunca havia ido a Gramado através dele.

Foto 2: Acho que essa foto foi tirada por volta das 8h de 07/06 em Picada São Paulo. Na beira da estrada, flor seca de plátano com alguns cristais de gelo.

Foto 3: Como pessoal não conhecia ainda o Ninho das Águias, em Nova Petrópolis, levei-os até lá em cima. Lá embaixo, o rio Caí (Vale do Caí), marcando a divisa entre os municípios de Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Nada de gelo no Ninho das Águias.

Foto 4: Rua Serafim Dias, em Canela.

Foto 5: Rua Dona Carlinda, em Canela.

Foto 6: Tapete de serragem na rua Felisberto Soares, em Canela.

Foto 7: Portoimagem-II e GersonLDN junto aos tapetes de serragem.

Foto 8: Turistas e populares apreciando os tapetes de Corpus Cristi, em Canela.

Foto 9: Chaminé e torre, em Canela.

Foto 10: Barragem do Salto, a primeira hidroelétrica gaúcha, construída no rio Caí, na divisa entre Canela e São Francisco de Paula.

Foto 11: Algumas mansões na Barragem do Salto.

Foto 12: Península na Barragem do Salto.

Foto 13: RS-235 entre Canela e São Francisco de Paula.

Foto 14: Portoimagem-II (prenda) e GelsonLDN (gaúcho pilchado), no posto de atendimento ao turista na entrada de São Francisco de Paula.

Foto 15: Avenida Júlio de Castilhos, em São Francisco de Paula.

Foto 16: Avenida Júlio de Castilhos, em São Francisco de Paula.

Foto 17: Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula.

Foto 18: Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula.

Foto 19: Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula.

Foto 20: Renehass (eu), o GersonLDN, o Portoimagem-II, e o Gilberto Simon (do site Porto Imagem em http://portoimagem.com/) no Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula.

Foto 21: RS-020, em São Francisco de Paula.

Foto 22: RS-020, em São Francisco de Paula.

Foto 23: Lago visto da RS-020, em São Francisco de Paula.

Foto 24: Os campos de cima da serra vistos da RS-020, em São Francisco de Paula.

Foto 25: Vendedor de pinhão cozido à beira da RS-235. Três copos de pinhão por R$ 10. Achei caro.

Foto 26: Fim de tarde chegando em Canela.

Foto 27: Com todo o frio, gentes comendo em mesas ao ar livre, em Gramado.

Foto 28: Unidade móvel da RBS-TV (afiliada da Rede Globo) no centro de Gramado, provavelmente esperando para alguma entrada ao vivo nos telejornais regionais e/ou Jornal Nacional sobre a noite prevista como a mais fria no estado neste ano.

Foto 29: Um dos meus ângulos favoritos em Gramado.

Foto 30: A noite caindo em Gramado.

Foto 31: Gramado.

Foto 32: Na rua coberta de Gramado, por causa do frio, eles colocam esses pelegos nas cadeiras.

Foto 33:

Foto 34: De noite, de volta a Canela, a geada começando a se formar sobre os carros.

Foto 35: Gilberto Simon, Portoimagem-II e Renehass tomando quentão (de vinho) na rua em Canela.

Foto 36: Carro do Portoimagem-II na manhã de 08/06, entre 6h30 e 7h. À esquerda, ele e o GersonLDN olhando para o teto coberto de gelo.

Foto 37: Portoimagem-II jogando água no pára-brisa do carro para tentar derreter o gelo.

Foto 38: Fundação Cultural de Canela no meio da manhã do dia 07/06/2012.

Foto 39: Fundação Cultural de Canela no início da manhã do dia 08/06/2012.

Foto 40: Termômetro marcando seis graus negativos, próximo da Fundação Cultural de Canela na manhã de 08/06/2012, com geada leve no telhado das casas, sobre os carros e sobre o pequeno jardim ao redor do termômetro.

Todas as fotos mostrando geada foram tiradas nas primeiras horas da manhã do dia 08/06/2012:

Foto 41: Geada no Castelinho do Caracol.

Foto 42:

Foto 43:

Foto 44:

Foto 45:

Foto 46:

Foto 47: Gerson LDN

Foto 48:

Foto 49:

Foto 50:

Foto 51:

Foto 52:

Foto 53:

Foto 54:

Foto 55:

Foto 56:

Foto 57:

Foto 58: Rua Tio Elias, em Canela.

Foto 59: Avenida do Lago, em Canela.

Foto 60: Um bairro simples de Canela.

Foto 61: Saindo de Canela em direção a São Francisco de Paula (avenida João Pessoa/RS-235)

Foto 62: Fim de Canela à margem da RS-235.

Foto 63: Comecinho dos Campos de Cima da Serra, em Canela.

Foto 64: Pedágio na RS-235, entre Canela e São Francisco de Paula. R$ 7,50.

Foto 65:

Foto 66:

Foto 67:

Foto 68:

Foto 69:

Foto 70:

Foto 71:

Foto 72:

Foto 73:

Foto 74:

Foto 75:

Foto 76:

Foto 77:

Foto 78: Pobrezinho! Será que morreu de frio?

Foto 79:

Foto 80:

Foto 81:

Foto 82:

Foto 83:

Foto 84:

Foto 85: Eu.

Foto 85: Portoimagem-II, Gilberto Simon & GersonLDN:

Foto 87: Portoimagem-II

Foto 88:

Foto 89:

Foto 90:

Foto 91:

Foto 92:

Foto 93:

Foto 94:

Foto 95:

Foto 96:

Foto 97:

Foto 98:

Foto 99:

Foto 100:

Foto 101:

Gastronomia: Almoço em São Francisco de Paula

Foto 102: Galeteria Casa da Dinda, onde comemos churrasco de pinhão. Com um refrigerante, custou R$ 43,00 para cada um. Sem sobremesa inclusa.

Foto 103: Sopa de capelleti com queijo ralado.

Foto 104: Galeto al primo canto com polenta

Foto 105: Saladas com churrasco de pinhão.

Pedido: Historicamente, threads que mostram paisagens de inverno no Sul do Brasil aqui no SSC costumam render algumas polêmicas por conta de alguns comentários avessos. Quem não gostar do thread, basta não comentar. Sabemos que no RS raramente tem nevado nas últimas décadas e que nosso estado não é o mais frio do Brasil. Mas, na ausência de neve, temos a geada, que entendemos ser um fenômeno natural igualmente belo. As pessoas que quiserem incluir fotos suas em seus comentários podem ficar à vontade. Apenas não gostaríamos de ver aqui fotos antigas com neve a título de comparação, pois isso desvirtuaria o objetivo deste thread.

Obrigado por terem visto todas as fotos até aqui! :eek:kay:

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Uau! Este thread é um verdadeiro "teaser" para querermos ir na Serra Gaúcha e nos Campos de Cima da Serra neste inverno. :)

Não dá pra comentar todas as fotos porque são tantas... mas vou destacar algumas:

5- Que beleza que ficam os plátanos avermelhados .Isto me lembrou um pouco a Nova Inglaterra.
6-Eu não sabia que no Sul havia a tradição de se fazer tapetes de serragem no "Corpus Christi", Adoro estes tapetes. E gostei muito do boneco do Cristo lembrando aqueles " Zé Pereira " do Nordeste, de leve.
9- Gostei do contraste entre a chaminé e a torre.
11-A barragem do Salto é muito bonita. Ela ainda tem uso como hidrelétrica?
14- KKKKKKK........huahuahuahuahua... o Gerson que adora pegar nossas fotos e fazer montagens super cômicas, tá com um super material em mãos. Quando eu for aí , não publicarei fotos como essa senão ele terá um tesouro em maãos...haha.
26- "Chegando a Canela": que bela visão!
30- A iluminação dos ostes de luz em Gramado é algo que dá um grande charme à cidade.
32- Que delícia estes "pelegos". Dá vontade de nos enrolarmos em um e irmos embora bem quentinhos ....
34- Legal a foto tradicional que sempre vemos em dias de geada ou neve... com data e nome do local... só faltou a assinatura dos 4 foristas. Hehe.
35- Quentão numa noite fria deve ser tudo de bom. e olha que só o Ricardo ( Porto imagem II ) estava usando luvas. Ô gauchada que tá acostumada com muito frio. Eu vou levar meus pares de luvas que tenho guardadas aqui de uma viagem que fiz nos States no milênio passado e que aguardavam novo uso. Rsss....
36- O carro do Porto Imagem II tá parecendo um iglu.
40- Este termômetro marcando " -6 graus" tá prestes a congelar também ...
41- Oba! Todas fotos de agora em diante com muita geada e com refúgios pra se aquecer contra ela!!
42 a 44- Legal ver o castelinho que vi todo florido, agora parecendo um pedacinho da Alemanha no inverno.
45- Belíssima visão da estrada com gelo sobre as árvores. Adorei!
51- Castelinho com gelo. Linda a foto! Adorei o ângulo e o tom de tudo.
59- A avenida do lago com estas casas refletidas no lago embranquiçado ficaram um show... D+!!
69 e 70- Belas construções em meio à geada.
78- Tadinho. Espero que eu não tenha o mesmo destino dele porque seria triste morrer não no mar, mas no gelo...haha . Caymmi desculpe-me se eu morrer no gelo porque não sei se será tão doce mas certamente será poético.
89- Estrada com árvores magníficas.
98- Araucárias com gelo
102- Que vontade de entrar nesta casas e só sair depois de me deliciar com estas sopas de capeletti e churrascos , galetos etc. O bom do frio é curti-los nos aquecendo numa lareira, com bons agasalhos e provando destas delícias com mais prazer. E se possível com um bom vinho acompanhando...
103- Fiquei aguado.
104- Yummmmiiiii! Galeto al primo canto! Quem resiste? Senti até o cheirinho saindo da fotografia.
105- Saladas com churrasco de pinhão? Expliquem-me isto. Só vi churrasco e saladas no prato... ou estou pior da vista que imaginava? haha..

Abraço e parabéns pelo thread!

·
Registered
848 Posts
E que encontro!

Cara, nao sei como nao sai do sudeste até hj e nao fui parar no Sul...

Férias de Julho to ai, com certeza, nem q seja um FDS!

Tanto ângulos como a qualidade das fotos ficaram excelentes.

Parabéns aos três.

Abços.

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
E que encontro!

Cara, nao sei como nao sai do sudeste até hj e nao fui parar no Sul...

Férias de Julho to ai, com certeza, nem q seja um FDS!

Tanto ângulos como a qualidade das fotos ficaram excelentes.

Parabéns aos três.

Abços.
Pietro, vou pra lá entre 20 e 29 de julho. Quem sabe você vai no mesmo avião que eu ou então me encontra lá?

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,752 Posts
Baah, lindas imagens.

Eu fiquei numas casinhas da CEEE bem nessa barragem do Salto, é muito show..
Ela ta em época de seca, faz uns anos, parece que tava tão cheia que tiveram que expulsar o povo da região por que corria o risco de arrebentar.

O frio ta que ta, hoje de manhã em Porto Alegre os carros tambem estavam assim, as ruas brancas tambem, -3 graus de temperatura, sai pra ir pra aulta e tava marcando -2 no celular... o pc de bordo do carro anunciava gelo na pista (só pela temperatura, não tinha nada.. haha)...

Muito show, parabens pessoal.

O Gerson parece que não curtiu muito sair de gauchão, ja o Porto Imagem II, esse parece que curtiu sair de prensa...
asuhshusahuasauhassa

Parabens pelo passeio, muito bom...
:D

·
Registered
1,664 Posts
Show de fotos. Churrasco de pinhao pra mim e' novidade, confesso que nunca tinha ouvido falar. Sobre o pedido... eu acho que o RS e' o estado mais frio do Br, mas isso, realmente, nao vem ao caso (nem entendi porque haveria polemica).

·
-*-*-*-
26,073 Posts
^^
^^

.
.
.
@ gui poa:

Ahhhhh...na verdade o Rene tirou a foto na hora que aquela placa estava quase despencando......
Quase derrubei aquele troco mal fixado...foi um perigo!

.

·
-*-*-*-
26,073 Posts
Show de fotos. Churrasco de pinhao pra mim e' novidade, confesso que nunca tinha ouvido falar. Sobre o pedido... eu acho que o RS e' o estado mais frio do Br, mas isso, realmente, nao vem ao caso (nem entendi porque haveria polemica).
Acho pq quase sempre aparecem algumas barrigas-coloridas polemizando:gossip: :lol:

·
Rio de Janeiro
31,194 Posts
ENCONTRO DE FORISTAS sempre foi algo salutar, pois você usa a internet como um modo de interação é verdade, mas quando conversamos PESSOALMENTE é outra coisa. eu que já fui a inúmeros encontros posso declarar que é algo muito profícuo. :D

Quanto a paisagem da Serra Gaúcha, posso dizer que as imagens falam mais que 1000 palavras, pois o visual é simplesmente um D E S B U N D E!!! :drool: :eek:

Parabéns pelo thread e aos foristas que foram ao encontro (Ricardo, Gerson e Rene) :applause:

·
-*-*-*-
26,073 Posts
Passeio NOTA 10!!!

Curti muito a companhia da rapazeada nessa aventura pelas paisagens "abaixo de zero" da nossa Serra!!

As fotos do Rene estao lindas.

...e eu que achava que tirava fotos como "japones"...o Rene clicava a cada respirada...acho que foram umas 6.758 fotos em 24 hrs....hahahaha!!

Sem contar nos outros dois portoimagem.

Deveriamos fazer um thread 3D com tantas fotos tiradas de angulos levemente diferentes dos mesmos locais! :lol:

Falando serio, nao tinha como resistir a tantas imagens bonitas e pitorescas!!

Aqui seguem algumas que fiz:

1-Cair da noite em Gramado

2-

3-

4-

.
.
.
.
.
.
.

5-Amanhecer de hoje em Canela

6-

7-

8-

9-

10-

11-Canela

.
.
.
.
.
.
.
.
12-Em direcao a Sao Francisco de Paula

13-

14-

15-

16-

17-Nao achamos o graxaim, mas....

18-

19-

20-

21-

22-

23-

24-

25-

26-

27-Lago Sao Bernardo em Sao Francisco de Paula

28-

29-

:cheers:

• Like
Reactions: bsblord

·
Mourão
3,496 Posts
Belíssimas imagens, desta linda região do Brasil!
Fica difícil fazer o carro pegar?

·
Registered
3,760 Posts
Obra divina!!!:eek2::eek2::eek2:

É o céu?! Não é o Rio Grande do Sul...! :lol:
To até triste de tanta beleza, que lugar magnífico, estou sem palavras para descrever a beleza deste lugar! Ahhhhhh eu odeio vocês, a cada thread do sul que eu vejo mais raiva me da de morar na minha cidade...

Eu amo frio!!! :cheers:

Se deus quiser, quando meus 18 anos completar para o Rio Grande do Sul irei me mudar! :goodbye:

·
Registered
111,434 Posts
Não tenho o que comentar, alguma imagens me deixaram estático diante de tamanha beleza, embora vcs tenham pernoitado na serra(como opção) é muito legal saber que em apenas 1 dia dá para ver e curtir isso tudo. Minha vontade agora era de voar direto pra Serra gaúcha, me juntar aos milhares de turistas que lá agora estão.
Parabéns a todos pelo thread.

·
Registered
22,320 Posts
O Thread ficou absolutamente espetacular!
Curto muitos esses tópicos do interior Gaúcho, principalmente da região da Serra, sempre comento que tenho muita vontade de conhecer o RS, nao por causa da capital, mas sim, pelo seu interior e sua bela natureza.

Que espetáculo as imagens, totalmente Vitariannas!

As fotos de Canela a e aquela retratando os tapetes e a igreja ao fundo, estão 10! Que bela a Barragem do Salto, foto 10 a 12! Sao Francisco de Paula e Gramado, dispensam comentários, muito bom!

As imagens da geada, me lembraram muito o inicio do outono aqui no Hemisfério Norte, destaque para a 89.

Você merece um puxão de orelhas por causa da fotos 103 a 105, estou com muita fome, e essa comida esta com a cara muito boa e apetitosa

Simplesmente lindo!!!

Maple tree?

^^ O Gerson ficou com cara de macho nessa foto. :eek:

Meus parabéns, Renehass, ficou divino!:)

1 - 20 of 183 Posts