SkyscraperCity banner

1 - 20 of 49 Posts

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
RS – Fragmentos dos Vales e Serra Gaúcha ao longo de 2012

O objetivo deste thread é compartilhar algumas fotos que eu tirei na região dos Vales e na Serra Gaúcha em 2012. A maior parte dessas fotos foi tirada no verão de 2012; portanto, quase um ano atrás. As fotos do verão foram tiradas quando o forista Marcelo Olisa esteve nos visitando aqui no Rio Grande do Sul. Ele, a Renie, o Sapox e eu subimos os Vales e a Serra para mostrá-los ao Marcelo.

No passeio que rendeu as fotos com geada, estavam comigo os foristas Portoimagem-II, GersonLDN e Blogportoimagem.

Rapidamente, para quem possa não saber sobre nossa geografia local:

Imediatamente ao norte de Porto Alegre está uma série de Vales que foram habitados e colonizados majoritariamente pelos imigrantes alemães. Os Vales são levemente ondulados. Acima dos Vales estão terras mais altas, ou Serra Gaúcha, habitadas e colonizadas primordialmente pelos imigrantes italianos. E acima da serra, em terras mais altas ainda, está um planalto levemente ondulado chamado de Campos de Cima da Serra, que não recebeu número expressivo de imigrantes alemães ou italianos.

Os Vales levam os nomes dos rios que lhes cortam: Vale dos Sinos, Vale do Caí, Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Vale do Paranhana, Vale do Rio das Antas, só como alguns exemplos. O único vale que não leva o nome de um rio é o Vale dos Vinhedos.

Nos Vales estão cidades como Feliz, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Três Coroas, Igrejinha e Montenegro.

Na Serra estão cidades como Picada Café, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha.

Algumas cidades ficam em zona de transição entre Vales e Serra tais como Dois Irmãos, Ivoti, Presidente Lucena e Salvador do Sul.

Por último, nos Campos de Cima da Serra, que se estendem até a divisa com Santa Catarina, estão cidades como São Francisco de Paula, Cambará do Sul e Bom Jesus.

Nem todas as cidades citadas acima estão retradas neste thread.

Todas as fotos aqui postadas por mim são de minha autoria.

Como o material é farto, vou dividir por páginas. Nesta primeira página estão as 100 primeiras fotos. As demais eu coloco quando os comentários chegarem à segunda página e terceira (se chegar).

Agradeço desde já pela paciência daqueles colegas foristas que verão todas as fotos com calma. :eek:kay:

Foto 01: Numa pousada onde ficamos no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, a dona estava fazendo chimia (ou geleia) de uvas.

Foto 02: Presidente Lucena.

Foto 03: BR-116.

Foto 04: Monte Belo do Sul.

Foto 05: Dois Irmãos.

Foto 06: Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves)

Foto 07: Casca de uvas amassadas para tirar o suco. Essas cascas serão usadas para fazer a chimia, ou geleia. Na mesma pousada da foto 01.

Foto 08: Linha Brasil (Nova Petrópolis)

Foto 09:

Foto 10: Vale Real.

Foto 11: Ninho das Águias (Nova Petrópolis)

Foto 12: Um senhor tomando suco natural caseiro de uva recém feito das uvas esmagadas que aparecem na foto 07. Notem a cor do suco da uva escorrendo pelo lado de fora da caneca. Esse suco, assim como está, será engarrafado.

Foto 13: Polícia Rodoviária Federal na BR-116 em Nova Petrópolis.

Foto 14: Presidente Lucena.

Foto 15:

Foto 16: Suco natural de uva sendo feito no Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves)

Foto 17: Presidente Lucena.

Foto 18: Vila Cristina (Vale do Caí) em Caxias do Sul, vista do alto do Ninho das Águias (Nova Petrópolis)

Foto 19: Casa da Feitoria, em São Leopoldo (Vale dos Sinos).

Foto 20: BR-116.

Foto 21: Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves)

Foto 22: Mini Mundo, em Gramado.

Foto 23: Santa Tereza (Vale do Taquari/Vale dos Vinhedos)

Foto 24: Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo (Vale dos Sinos)

Foto 25: Vale Real (Vale do Taquari).

Foto 26: Morro Reuter

Foto 27: Presidente Lucena.

Foto 28: Santa Tereza (Vale do Taquari)

Foto 29: Linha Imperial (Nova Petrópolis)

Foto 30: Nova Petrópolis

Foto 31: Ninho das Águias (Nova Petrópolis)

Foto 32: Monte Belo do Sul (Vale dos Vinhedos)

Foto 33: Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves)

Foto 34: Rio Caí (Vale do Caí), fazendo aqui a divisa entre os municípios de Nova Petrópolis e Caxias do Sul

Foto 35: Moinho Rasche, em Nova Petrópolis.

Foto 36: Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves)

Foto 37: Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves)

Foto 38: Vale dos Vinhedos

Foto 39:

Foto 40: Santa Tereza (Vale do Taquari)

Foto 41: Nova Petrópolis

Foto 42: Ninho das Águias (Nova Petrópolis)

Foto 43: Linha Brasil (Nova Petrópolis)

Foto 44: Ninho das Águias (Nova Petrópolis)

Foto 45: Na beira da estrada, entre Ivoti e Presidente Lucena.

Foto 46:

Foto 47: Monte Belo do Sul (Vale dos Vinhedos)

Foto 48: Ninho das Águias (Nova Petrópolis)

Foto 49: Centro de Nova Petrópolis.

Foto 50: Pousada no Vale dos Vinhedos, onde ficamos e onde foram tiradas as fotos das uvas esmagadas, suco de uva e chimia sendo feita.

Foto 51: Monte Belo do Sul (Vale dos Vinhedos)

Foto 52: São José do Herval (Morro Reuter)

Foto 53: Presidente Lucena.

Foto 54: Linha Imperial (Nova Petrópolis)

Foto 55: Vale dos Vinhedos

Foto 56: Linha Imperial (Nova Petrópolis)

Foto 57: Picada São Paulo (Morro Reuter)

Foto 58: Parque Aldeia do Imigrante (Nova Petrópolis)

Foto 59: São Francisco de Paula (Campos de Cima da Serra)

Foto 60: Gatinhos descansando no Parque Aldeia do Imigrante (Nova Petrópolis)

Foto 61: Parque Aldeia do Imigrante (Nova Petrópolis)

Foto 62: Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo (Vale dos Sinos)

Foto 63: Salvador do Sul.

Foto 64: Parque Aldeia do Imigrante (Nova Petrópolis)

Foto 65: Salvador do Sul.

Foto 66: Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula (Campos de Cima da Serra)

Foto 67: Picada São Paulo (Morro Reuter)

Foto 68: São José do Herval (Morro Reuter)

Foto 69: Linha Brasil (Nova Petrópolis)

Foto 70: Linha Imperial (Nova Petrópolis)

Foto 71: Pórtico de entrada de Picada Café

Foto 72: Caminho dos Ateliês (Morro Reuter)

Foto 73: Lago Negro (Gramado)

Foto 74: Caminho dos Ateliês (Morro Reuter)

Foto 75: São Francisco de Paula (Campos de Cima da Serra)

Foto 76: Caminho dos Ateliês (Morro Reuter)

Foto 77: Interior de um museu em Novo Hamburgo (Hamburgo Velho), Vale dos Sinos.

Foto 78: Picada Schneider, em Presidente Lucena

Foto 79: Picada Schneider, em Presidente Lucena

Foto 80: Homem vendendo pinhão cozido na estrada que liga Canela a São Francisco de Paula

Foto 81: Buraco do Diabo, em Ivoti.

Foto 82:

Foto 83: Linha Imperial (Nova Petrópolis)

Foto 84: Picada Schneider, em Presidente Lucena

Foto 85: Morro Reuter.

Foto 86: Em algum lugar da estrada que liga Salvador do Sul a Barão.

Foto 87: Picada Café

Foto 88: Morro Reuter

Foto 89: Picada Schneider, em Presidente Lucena

Foto 90: Linha Imperial (Nova Petrópolis)

Foto 91: Dois Irmãos

Foto 92: Dois Irmãos

Foto 93: Picada Café

Foto 94: BR-116

Foto 95: Dois Irmãos

Foto 96: Canela

Foto 97: Picada Schneider, em Presidente Lucena

Foto 98: Dois Irmãos

Foto 99: Canela

Foto 100: Picada Schneider, em Presidente Lucena

·
De um rincão distante
5,055 Posts
Estou encantado com essa coletânea, parabéns.

As paisagens mostradas são dignas de cartão postal. Nota-se nas fotos a predominância de um "verde vivo" que confere uma exuberância singular aos locais retratados.

Já o casario visto nas cidades, vilarejos e sítios revela o apreço e o orgulho dos moradores pela conservação das raízes italianas e alemãs. Acho especialmente graciosas as casas em estilo enxaimel e de madeira (tão pouco vistas na região que moro), tal como mostradas no thread.

·
Longe demais das Capitais
10,143 Posts
Se esse thread fosse comida, seria uma ambrosia dos deuses. Esses lugares sao lindos, gostosos de estar, aconchegantes, interessantes, oferecem surpresas a toda hora... ate o cheiro eh bom: quando chove, as estradas ficam com um
perfume delicioso que adentra o carro, e tem um trecho de platanos, e eles formam um tunel, e eh uma delicia dar uma parada ali com neblina ou garoa; os cheiros tambem sao magicos quando as pessoas comecam a ligar as lareiras, e o aroma de lenha se espalha no ar.

A vantegem da serra eh que ela nao eh bonita somente se ta um dia lindo com ceu azul: a serra fica lindissima tambem nos mais feios dias, com ceu nublado e com as lindas neblinas e cerracoes.

·
Longe demais das Capitais
10,143 Posts
Uma dica de ouro: o restaurante Il Paradiso. Tem que entrar na Linha Herval. Ele fica no topo de uma montanha, tem uma area de lazer deslumbrante, eu meio as hortencias,o atrndimento e o ambiente sao uma delicia, e a comida eh ESPETACULAR.

Depois falo mais sobre esta joia escondida.

·
Registered
8,447 Posts
Ai Rene, com tantos fragmentos voce vai deixar o meu coracao em pedacos! :D
Mas fui recompondo os pedacos e fragmentos, devagar e chorando, nas 18 horas que levou para abrir as 100 fotos do thread :D
Adorei a foto 47. Quero muito conhecer aquele MONTE BELO de camisa cinza e azul....
(Musica de fundo: Diz pra eu ficar muda, faz cara de misterio, TIRA ESSA BERMUDA que eu quero voce serio...)

·
Registered
22,819 Posts
Ai que saudade que deu! vou tentar passar pelo menos uma semana por aí em 2013.

·
Cosmopolitan citizen!
1,296 Posts
Ah, nestas horas que me abre em esperança o coração para este país ser um dia tão bem cuidado e limpo em suas capitais pelo menos 1/4 quanto a Serra Gaúcha, lindíssima, líndissima... belo thread. :applause:

·
chocolate better than sex
7,383 Posts
Eu gosto de ver pessoas nesses fotos, isso dá muita vida às imagens, quanto ao à serra, nem vou ser redundante dizendo o que todo mundo pode comprovar! Vou ficar apreciando mais um pouco...

·
Registered
12,776 Posts
Também tive que esperar um poquito para abrir todas as fotos, mas valeu a pena. Os gatinhos descansando :D E se fosse para eleger uma foto, seria a 48: o Ninho das Águias em Nova Petrópolis. No mais belíssimas imagens, fotos excelentes. Valeu Rene!

·
Registered
66 Posts
Belíssimas fotos, muitas são verdadeiros cartões-postais. Tenho um carinho muito especial pelas cidades de Nova Petrópolis e Morro Reuter. Não canso de visitá-las. Parabéns por mais esse belo thread!​

·
Registered
2,479 Posts
Quantas vezes vi minha vó fazendo chimia de uva, apesar de eu gostar prefiro a de pêssego, mas o cheiro bom da chimia de uva não sai da minha memória olfativa....

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Rene Hass,
Que bela retrospectiva de grande parte de nossa viagem nos vales e na Serra Gaúcha em janeiro além de algumas que você tirou em outras idas por aqueles lados. Eu fiquei com saudades dos nossos passeios ao ver tantas fotos deles e também por estar se aproximando a data que fará um ano de minha primeira ida aí ( última semana de janeiro). Na próximas viagens que eu pretendo ainda fazer aí, eu gostaria de ver este Caminho dos ateliers de Morro Reuter, ir no almoço Kieling em São José do Herval e quem sabe tirar outra foto antiga com aqueles trajes típicos como o da placa que você fotografou em Bento Gonçalves! Eu também queria provar os tais pinhões vendidos nas estradas já que de pinhões só tenho os de artesanato que adquiri no Paraná. Rss!!!
Eu nem sabia que você tinha fotografado a pousada onde ficamos no Vale dos Vinhedos. Não me lembro do nome dela mais. Eu adorei aquele lugar especialmente pela gentileza da dona do lugar que nos permitiu colocarmos chapéus de colonos e comermos uvas nos parreirais à vontade assim como sua hospitalidade em nos servir chimias de uvas, cucas e sucos puros de uvas no café da manhã. Foi um dos lugares que mais me marcou ali. Aliás , quando eu me lembro do RS, me vêm à mente a arquitetura , as flores mas principalmente as pessoas que ao contrário de todos estereótipos que já escutei antes de ir, eram super gentis, sorridentes, hospitaleiras e cheias de outras virtudes, algo bem diferente do que senti em alguns lugares por onde passei especialmente em lugares maiores e ricos de outros estados onde as pessoas são mais frias e arrogantes. Neste ponto, achei o povo gaúcho muito parecido com o mineiro seja na hospitalidade seja no jeito de ser e receber e no interesse por quem é de fora. Não é à toa que no RS foi um dos lugares onde mais fiz amigos nas minhas tantas viagens por aí e estes amigos são fiéis, incondicionais e permanecem.
Renê, estou ansioso para minha nova viagem aí no outono do próximo ano. Certamente vai ser uma viagem que me marcará muito assim como as duas que fiz para aí em 2012. #contando os segundos...
Senti falta no seu thread de uma foto do moinho de Picada Café ( sei que você tem fotos lindas de lá) e algo do Buraco do Diabo assim como de um café colonial e quem sabe alguma de Ana Rech, do Chateau Lacave , da Casa de Pedras e claro, algumas ovelhas... e geada ( de sua viagem com outros foristas ). Coloque-as na terceira página, please! :)
E só quero te dar um toque pra reeditar a introdução do thread e adicionar além de você , eu e a Renie, o nosso amigo Sapox que nos acompanhou em um bom trecho da Rota Romântica nos apresentando a Picada Schneider e almoçando conosco no DheinHaus. ( e foram também conosco num dia o filho da Renie e em outro dia , uma das filhas dela ). Aliás , aquela foto com as estátuas do casal gaúcho não são na área externa do DheinHaus em vez de serem no Vale dos Vinhedos???
Parabéns pelo thread!!!! :)

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter #19
Muito boa a compilação! gostei particularmente das fotos no Ninho das Águias e também das tiradas em São Francisco de Paula. Bem legal mesmo.

Já está planejando os passeios para 2013? :D
Obrigado pela visita, Blue Arrow! :eek:kay: O Ninho da Água é uma descoberta recente. Já tinha ouvido muito falar dele, mas apenas o visitei pela primeira vez neste ano. É um dos lugares mais incríveis da serra. Gostaria muito de ir lá um dia à noite para ver as cidades serranas do alto. São Francisco de Paula e os Campos de Cima da Serra são de tirar o fôlego. É uma cidade simples, sem a afetação toda para atrair turistas. Mas o que mais se destaca nela, na minha opinião, é a natureza.

Os passeios de 2013 não estão planejados ainda. Eu queria me dedicar, desta vez, aos municípios ao sul de Porto Alegre. Alguma coisa eu certamente irei visitar agora em janeiro. :)

Estou encantado com essa coletânea, parabéns.

As paisagens mostradas são dignas de cartão postal. Nota-se nas fotos a predominância de um "verde vivo" que confere uma exuberância singular aos locais retratados.

Já o casario visto nas cidades, vilarejos e sítios revela o apreço e o orgulho dos moradores pela conservação das raízes italianas e alemãs. Acho especialmente graciosas as casas em estilo enxaimel e de madeira (tão pouco vistas na região que moro), tal como mostradas no thread.
Obrigado pela visita, Urbano! :eek:kay: Um dos maiores patrimônios dessas regiões é justamente o conjunto arquitetônico. Pena que eles não fazem mais o enxaimel. Muito do que ainda resistiu ao tempo está bem conservado. Mas muitas casas, por outro lado, carecem de boa conservação e até restauração.

As casas em madeira são mais típicas dos imigrantes italianos. Usavam muito a madeira da araucária, que era muito abundante na região quando eles chegaram. Uma casa de madeira bem conservada é muito bonita.

Se esse thread fosse comida, seria uma ambrosia dos deuses. Esses lugares sao lindos, gostosos de estar, aconchegantes, interessantes, oferecem surpresas a toda hora... ate o cheiro eh bom: quando chove, as estradas ficam com um
perfume delicioso que adentra o carro, e tem um trecho de platanos, e eles formam um tunel, e eh uma delicia dar uma parada ali com neblina ou garoa; os cheiros tambem sao magicos quando as pessoas comecam a ligar as lareiras, e o aroma de lenha se espalha no ar.

A vantegem da serra eh que ela nao eh bonita somente se ta um dia lindo com ceu azul: a serra fica lindissima tambem nos mais feios dias, com ceu nublado e com as lindas neblinas e cerracoes.
Falando nos sentidos, nada como o cheiro da chuva de verão quando ela cai em estradas de terra. É uma coisa única! Nossa, bairrismo à parte, é linda em qualquer época do ano e sob qualquer condição climática. :)

Uma dica de ouro: o restaurante Il Paradiso. Tem que entrar na Linha Herval. Ele fica no topo de uma montanha, tem uma area de lazer deslumbrante, eu meio as hortencias,o atrndimento e o ambiente sao uma delicia, e a comida eh ESPETACULAR.

Depois falo mais sobre esta joia escondida.
Queremos o endereço, Ricardo! Onde fica a Linha Herval? Por acaso esse restaurante fica na região de Morro Reuter?

Ai Rene, com tantos fragmentos voce vai deixar o meu coracao em pedacos! :D
Mas fui recompondo os pedacos e fragmentos, devagar e chorando, nas 18 horas que levou para abrir as 100 fotos do thread :D
Adorei a foto 47. Quero muito conhecer aquele MONTE BELO de camisa cinza e azul....
(Musica de fundo: Diz pra eu ficar muda, faz cara de misterio, TIRA ESSA BERMUDA que eu quero voce serio...)
Ai, desculpa, Legal! Eu exagerei no número de fotos. 100 são muitas para abrir com rapidez. Mas não deveria, mesmo assim, demorar muito, pois quase todas as conexões com a Internet hoje são rápidas. Eu ainda mais de 100 fotos a colocar aqui, caso os comentários avancem de página. Prometo que na 2ª página eu colocarei apenas 50 fotos. Deixo o restante para a 3ª página.

O “Monte Belo” de camisa cinza e azul é muito novo. É um menino, ainda! :lol:

Thread fantástico. Imagens verdadeiramente lindas. Grande Rene !!
Obrigado, Debarembar! :eek:kay:

Ai que saudade que deu! vou tentar passar pelo menos uma semana por aí em 2013.
Venha mesmo, Romão! Se precisar de dicas e ajudas, entre em contato! :eek:kay: Terei o maior prazer em te ajudar no que for preciso. :)

uou!! muito bom!!
lindas fotos! lindas paisagens!
Obrigado, Bob! Você tem que vir aqui um dia nos conhecer! :eek:kay:

Ah, nestas horas que me abre em esperança o coração para este país ser um dia tão bem cuidado e limpo em suas capitais pelo menos 1/4 quanto a Serra Gaúcha, lindíssima, líndissima... belo thread. :applause:
Obrigado, Urban! :eek:kay: Você menciona um aspecto importante e uma das maiores características da maioria dos municípios da Serra Gaúcha: a limpeza.

Não só a limpeza, mas também o ajardinamento. Em especial nas cidades fundadas e colonizadas pelos imigrantes alemães. Minha avó era uma que, mesmo depois de se mudar para Porto Alegre, mantinha um jardim impecável na casa dela. Não se via uma sujeirinha no pátio dela. E assim é na maioria das nossas cidades serranas. :)

Eu gosto de ver pessoas nesses fotos, isso dá muita vida às imagens, quanto ao à serra, nem vou ser redundante dizendo o que todo mundo pode comprovar! Vou ficar apreciando mais um pouco...
Obrigadão, Poti! :eek:kay:

Também tive que esperar um poquito para abrir todas as fotos, mas valeu a pena. Os gatinhos descansando :D E se fosse para eleger uma foto, seria a 48: o Ninho das Águias em Nova Petrópolis. No mais belíssimas imagens, fotos excelentes. Valeu Rene!
Obrigado, Thina! :eek:kay: Desculpa você também pelo excesso de fotos. Quando chegar nas próximas páginas, ponho 50 por vez. O Ninho das Águias é um dos lugares que mais me impressionou. De lá de cima, uma das melhores visões que temos da Serra Gaúcha.

Tadinho daqueles gatinhos! Gatos já são animais preguiçosos por natureza. E naquele dia fazia um calor imenso (as fotos são de janeiro). Os tadinhos não aguentaram o calorão. :)

Belíssimas fotos, muitas são verdadeiros cartões-postais. Tenho um carinho muito especial pelas cidades de Nova Petrópolis e Morro Reuter. Não canso de visitá-las. Parabéns por mais esse belo thread!​
Obrigado, Carlos. :eek:kay: Morro Reuter se transformou numa caixinha de surpresas para mim. Acho que o seu interior é o mais belo das cidades serranas gaúchas. Sempre há algo ali a se descobrir e se impressionar.

Nova Petrópolis é um desbunde. Mas prefiro aquelas ruas paralelas à avenida principal. Aos poucos, NP está se transformando numa sucursal de Gramado. Não que isso seja negativo. Mas é que é muita construção feita para atrair turistas. Mas é uma das cidades mais encantadoras de nossa Serra, com certeza. Adoriar morar nela.

Quantas vezes vi minha vó fazendo chimia de uva, apesar de eu gostar prefiro a de pêssego, mas o cheiro bom da chimia de uva não sai da minha memória olfativa....
Obrigado, Bonja. :eek:kay: O cheiro da chima de uva é mesmo muito forte e inebriante. Só acho ela doce demais em comparação à de pêssego. Acho a de pêssego também muito gostosa. Agora, a última vez que eu estive em Gramado eu comprei uma chimia de uva dos deuses na Casa do Colono. Chimia de uva com pedaços inteiros de uvas. De agora em diante, toda a vez que eu for a Gramado, eu já sei qual chimia trazer da casa do colono. :)

Um bálsamo para os olhos, Rene...é isso que sinto quando vejo tuas fotos...belíssimas, retratando lugares mais belos ainda...Fizeram meu domingo mais feliz ...:lovethem:

Quero ver mais ! :)

E muito obrigada por compartilhar, viu ??

bjks
Quem bom, Déa, saber que minha fotografia amadora é um bálsamo para os teus olhos. :eek:kay: Então aguarde mais na 2ª página. Um beijão! :)

Maravilhosa compilação refletindo um pouquinho do imenso encanto deste recanto !!! Parabéns!!!
Obrigado, Renie! :eek:kay:

Que pena...hay muchas fotos que no se me abren
Fabio, eu exagerei no número de fotos. Desculpa. Eu sei que, se a conexão com a Internet estiver lenta, algumas fotos poderão não abrir de imediato. Mas daí basta recarregar a página que as fotos abrirão. :eek:kay:

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter #20 (Edited)
Rene Hass,
Que bela retrospectiva de grande parte de nossa viagem nos vales e na Serra Gaúcha em janeiro além de algumas que você tirou em outras idas por aqueles lados. Eu fiquei com saudades dos nossos passeios ao ver tantas fotos deles e também por estar se aproximando a data que fará um ano de minha primeira ida aí ( última semana de janeiro).
Pois é, Marcelo. Estamos prestes a completar um ano da tua primeira vida aqui. Repetiremos boa parte desses passeios agora em 2013 quando você retornar aqui no outono. Os mesmos lugares, só que com roupagem diferente.

Na próximas viagens que eu pretendo ainda fazer aí, eu gostaria de ver este Caminho dos ateliers de Morro Reuter, ir no almoço Kieling em São José do Herval e quem sabe tirar outra foto antiga com aqueles trajes típicos como o da placa que você fotografou em Bento Gonçalves! Eu também queria provar os tais pinhões vendidos nas estradas já que de pinhões só tenho os de artesanato que adquiri no Paraná. Rss!!!
O Caminho dos Ateliês é encantador. Você irá adorar. Os pinhões são na região de Gramado/Canela/São Francisco de Paula. Só de lembrar, já fico com água na boca. :)

Eu nem sabia que você tinha fotografado a pousada onde ficamos no Vale dos Vinhedos. Não me lembro do nome dela mais. Eu adorei aquele lugar especialmente pela gentileza da dona do lugar que nos permitiu colocarmos chapéus de colonos e comermos uvas nos parreirais à vontade assim como sua hospitalidade em nos servir chimias de uvas, cucas e sucos puros de uvas no café da manhã. Foi um dos lugares que mais me marcou ali.
A pousada se chama Ca’di Vale e fica bem no início do Vale dos Vinhedos. Em relação à hospitalidade e gentileza da dona, sem comentários. Nota 1.000!

Aliás , quando eu me lembro do RS, me vêm à mente a arquitetura , as flores mas principalmente as pessoas que ao contrário de todos estereótipos que já escutei antes de ir, eram super gentis, sorridentes, hospitaleiras e cheias de outras virtudes, algo bem diferente do que senti em alguns lugares por onde passei especialmente em lugares maiores e ricos de outros estados onde as pessoas são mais frias e arrogantes. Neste ponto, achei o povo gaúcho muito parecido com o mineiro seja na hospitalidade seja no jeito de ser e receber e no interesse por quem é de fora. Não é à toa que no RS foi um dos lugares onde mais fiz amigos nas minhas tantas viagens por aí e estes amigos são fiéis, incondicionais e permanecem.
Apesar de nossas dificuldades nas últimas décadas, o que está nos deixando para trás em comparação a outros estados na nação, o Rio Grande do Sul, sejamos francos, ainda é um estado que incomoda muitos fora daqui, em especial suas regiões mais prósperas, que são os Vales e Serra. Já vi cada absurdo sendo dito sobre nós em outros fóruns. As vezes as pessoas não têm o que falar e começam a tecer estereótipos mil. Às vezes penso que é inveja para não dizer complexo de inferioridade. Ser for isso, uma bobagem, pois não somos melhores nem superiores. Mas enfim, que bom que a imagem que você formou de nossa gente é outra daquela estereotipada. Queria que todos que nos rotulam negativamente pudessem ter a chance que você teve em nos conhecer e saber como realmente somos. :)

Renê, estou ansioso para minha nova viagem aí no outono do próximo ano. Certamente vai ser uma viagem que me marcará muito assim como as duas que fiz para aí em 2012. #contando os segundos...
Com certeza, Marcelo! :)

Senti falta no seu thread de uma foto do moinho de Picada Café ( sei que você tem fotos lindas de lá) e algo do Buraco do Diabo assim como de um café colonial e quem sabe alguma de Ana Rech, do Chateau Lacave , da Casa de Pedras e claro, algumas ovelhas... e geada ( de sua viagem com outros foristas ). Coloque-as na terceira página, please! :)
As fotos 96 e 99 mostram um pouco da geada que vimos no feriado de Corpus Christi. Os demais lugares que você mencionou aparecerão aqui em breve. Tenho ainda mais de 100 fotos a postar aqui. Aguarde as próximas páginas. :)

E só quero te dar um toque pra reeditar a introdução do thread e adicionar além de você , eu e a Renie, o nosso amigo Sapox que nos acompanhou em um bom trecho da Rota Romântica nos apresentando a Picada Schneider e almoçando conosco no DheinHaus. ( e foram também conosco num dia o filho da Renie e em outro dia , uma das filhas dela ). Aliás , aquela foto com as estátuas do casal gaúcho não são na área externa do DheinHaus em vez de serem no Vale dos Vinhedos???
Parabéns pelo thread!!!! :)
Claro, que insensibilidade e esquecimento da minha parte. O Sapox estava junto conosco. Vou consertar isso no meu texto. Obrigadão pela visita ao thread, Marcelo! :eek:kay:

1 - 20 of 49 Posts