SkyscraperCity banner

1 - 20 of 171 Posts

·
Rene Hass
Joined
·
4,331 Posts
Discussion Starter #1
Saudações a todos!

Fazia um tempo que eu não criava mais nenhum thread aqui no SCC. Confesso que me frustrei com as mensagens de bandwidth exceeded que o Photobucket começou a me mandar, tendo sido essa a razão principal por eu não ter criado mais threads. Como recentemente eu estive em Gramado, eu não resisti e resolvi retornar com esse thread, mesmo que lá pelas tantas o tal bandwidth exceda.

I – Introdução:

Primeiro, eu preciso explicar o título deste thread. Eu pessoalmente não acho Gramado nada decadente, e suponho que a maioria dos foristas concorda comigo.

Eu escolhi a palavra decadente apenas por ironia. Aqueles que acompanham os meus threads aqui no SSC já devem ter percebido que eu tenho uma predileção por fotografar ruas e prédios sem pessoas ou carros atrapalhando. Mas nem sempre eu consigo isso. Apenas quando é possível. Acho feio um monte de pessoas e carros estragando as fotos. Quando eu fiz meu thread de Pelotas, fui criticado em alguns comentários deixados por foristas que alegaram que eu estava mostrando uma Pelotas decadente em função de as minhas fotos mostrarem algumas ruas sem muitos carros nem pessoas. Como se a quantidade de carros passando nas ruas e pessoas transitando para lá e para cá é o que define o quão desenvolvida e decadente uma cidade é.

Quando eu estive em Gramado no começo de maio (09/05/09), eu achei que a movimentação de pessoas e carros mais atrapalharam as minhas fotos no primeiro dia do que qualquer outra coisa. Então decidi acordar cedo no segundo e dia (10/05/09) e sair pelas ruas fotografando tudo o que eu pudesse entre o amanhecer do dia e o amanhecer das pessoas.

Não me importo se a turminha do contra ver as minhas fotos e comentar que Gramado é decadente porque minhas fotos não mostram muitas pessoas e carros pelas ruas. Não é a quantidade de carros e pessoas nas ruas que torna uma cidade decadente ou não.

II - Um pouco sobre Gramado:

Fundada pelos portugueses, depois colonizada pelos imigrantes alemães e italianos, Gramado é atualmente o grande pólo turístico do Rio Grande do Sul junto com a sua irmã Canela. Situada no limite entre as regiões de colonização alemã e italiana, a cidade fica apenas a cerca de 115 quilômetros de Porto Alegre, percorridos tranqüilamente em menos de 2 horas de carro por estradas com excelentes condições de trafégo. Só que com dois pedágios pela frente.

Dois são os caminhos que levam à cidade.

Caminho 1 (aquele que eu acho mais bonito):

RS-116 – de Porto Alegre até Nova Petrópolis (passando por São Leopoldo, Novo Hamburgo, Ivoti e Picada Café);
RS-235 – de Nova Petrópolis até Gramado.

Caminho 2 (o preferido pela maioria):

RS-116 – de Porto Alegre até Novo Hamburgo (passando por Canoas, Esteio e São Leopoldo);
RS-239 – de Novo Hamburgo até Taquara (passando por Campo Bom, Sapiranga e Parobé);
RS-115 – de Taquara até Gramado (passando por Igrejinha e Três Coroas).

O meu favorito é caminho 1 pela BR-116 até Nova Petrópolis, pois a partir de Novo Hamburgo (50km ao norte de Porto Alegre) começamos a subir a serra.

O segundo caminho (via Taquara) é o favorito da maioria dos motoristas por passar por vales, evitando longo trechos de subidas e descidas. A subida da serra por este caminho é mais tranqüila e acontece a poucos minutos de se chegar a Gramado.

A região de Gramado-Canela incorpora a Rota das Hortênsias, creio que a primeira rota turística a ser criada no Rio Grande do Sul. Só que as hortênsias florescem apenas no verão. Por isso nas minhas fotos elas não aparecem floridas.

III – Minha opinião sobre Gramado:

Acho tudo muito artificial em Gramado. É uma Las Vegas europeizada brasileira sem cassinos. Gramado não foi feita para atrair turistas estrangeiros. Foi criada para atrair turistas brasileiros que não têm condições de ir à Europa. Tudo lá parece ter sido criado para agradar turistas, imitando construções européias. A cidade é super marketeira, pois investe naquilo que os turistas querem ver. São construções em estilo europeu sendo erigidas por todos os lados, fábricas de chocolate, ruas floridas, parques públicos e lagos bem cuidados, museus, eventos mil, etc. Confesso que é bonito, apesar do artificialismo. Entretanto, algumas coisas chegam a beirar o brega, como elefantes indianos em frente a lojas de chocolate.

É preciso muito dinheiro para aproveitar Gramado. Tudo é caro, pelo menos para o bolso de um gaúcho comum. Uma seqüência de fondue custa em média pouco mais de 40 reais por pessoa. Com as bebidas (vinho ou refrigerantes), a conta acaba passando dos 60 reais. É ótimo, mas caro. Em algumas lojinhas de artesanato, os mesmos itens encontrados em Porto Alegre chegam a ser 100% mais caros. Aos endinheirados, a minha sugestão de compra é um relógio cuco original da Alemanha por R$ 5.490,00. Ele ficaria lindo na minha sala.

Vou começar este thread com as ruas de Gramado. Dependendo dos comentários, eu posto mais fotos quando eles chegarem na segunda página. Assim fica mais fácil para todos conseguirem ver as fotos.

Todas as fotos aqui são de minha autoria e foram tiradas no segundo fim de semana de maio de 2009 – dias 09/05 (sábado) e 10/05 (domingo). As fotos com pessoas e carros nas ruas foram tiradas no sábado. As fotos sem muitas pessoas e carros, no domingo de manhã.

ATENÇÃO: Estas fotos foram postadas no Photobucket que, por ser um hospedeiro gratuito de fotos, impõe limite de acesso a elas a partir de páginas externas onde as fotos aparecem linkadas (ex.: blogs, threads do SCC, Orkut, etc). Assim, poderá acontecer que a partir de um determinado dia do mês as fotos não apareçam e no lugar delas haverá uma mensagem dizendo BANDWIDTH EXCEEDED. Isto significa que o limite de acesso mensal às fotos a partir das páginas externas onde elas aparecem como links foi atingido. Contudo, as fotos continuam hospedadas no Photobucket. Portanto, não significa que elas foram removidas. A solução é retornar ao thread após a meia-noite do dia 28 do mês (fuso horário norte-americano). O bandwidth (limite de acesso mensal) zera à meia noite do dia 28 e com isso as fotos tornam a aparecer imediatamente.

PARTE I – AS RUAS DE GRAMADO NA TARDE DO DIA 09/05/2009 (SÁBADO)

Foto 001


Foto 002


Foto 003


Foto 004


Foto 005


Foto 006


Foto 007


Foto 008


Foto 009 – Para imitar Hollywood, Gramado agora inventou a sua própria “Calçada da Fama”. Ao invés de estrelas, as mãos das celebridades e a sua assinatura. Algumas assinaturas são indecifráveis. Na foto, as mãos e assinatura da atriz Maria Zilda. O bom é que você pode limpar os pés nos artistas. Eu limpei os meus em cima das mãos da Sandy. Foi revigorante.


Foto 010


Foto 011


Foto 012


Foto 013 – Estes arcos cruzando a avenida fazem parte da decoração fixa do Natal Luz.


Foto 014


Foto 015 – Há vários desses paradouros para as pessoas sentarem e curtirem o vai e vem de pessoas.


Foto 016 –A construção civil não tem folga em Gramado. Lá no fundo, mais um prédio fake sendo construído.


Foto 017 – Adoro as cores nas ruas de Gramado.


Foto 018 – O dia chegando ao fim.


Foto 019


Foto 020 – Folhas no chão, a marca do outono no Sul do Brasil.


Foto 021 – Achei legal esse avanço de madeira. Há um pequeno vale lá embaixo.


Foto 022 – O pequeno vale do qual falei no comentário da foto anterior. Notem que os dois lados da rua são tomados de hortênsias, mas há poucas floridas. No verão, fica tomado de hortênsias azuis e rosadas.


Foto 023 – A noite chegando


Foto 024


Foto 025


Foto 026


Foto 027


PARTE II – AS RUAS DE GRAMADO NA MANHÃ DO DIA 10/05/2009 (DOMINGO)

Atenção aqueles que gostam de ver ruas cheias de carros e pessoas, associando isso ao desenvolvimento: as fotos que vocês vão ver agora não mostram isso. Se vocês não gostam de ver fotos de ruas desertas, sugiro saírem deste thread. As ruas estão sem carros e pessoas porque as fotos começaram a ser tiradas por volta das 7h da manhã enquanto quase todos seguiam dormindo. Gramado não deixa de ser desenvolvida em função do que vocês vão ver nessas fotos. Não há decadência. Há apenas ruas sem pessoas e carros.

Foto 028


Foto 029


Foto 030


Foto 031 – Esta é uma das minhas fotos favoritas.


Foto 032


Foto 033


Foto 034


Foto 035


Foto 036


Foto 037


Foto 038


Foto 039


Foto 040


Foto 041


Foto 042


Foto 043


Foto 044


Foto 045


Foto 046


Foto 047


Foto 048


Foto 049


Foto 050


Foto 051


Foto 052


Foto 053


Foto 054


Foto 055


Foto 056 – Outra das minhas fotos preferidas.


Foto 057


Foto 058


Foto 059


Foto 060


Foto 061


Foto 062 – Achei esse ônibus em forma de bonde meio breguinha. Mas enfim, os turistas gostam.


Foto 063


Foto 064 – O ônibus brega de novo.


Foto 065


Foto 066


Foto 067


Foto 068


Foto 069


Foto 070


Foto 071


Foto 072


Foto 073


Foto 074


Foto 075


Foto 074


Foto 076


Foto 077 – Esta é uma das fotos mais interessantes pelo que ela mostra. Observem que em Gramado os carros param para os pedestres atravessarem a rua na faixa de segurança. Nunca tinha visto comportamento tão educado por parte de um motorista aqui no Brasil. A última vez que um carro parou para eu atravessar a rua foi em alguma cidade dos Estados Unidos da última vez que lá estive. O curioso é que grande parte desses motoristas são de Porto Alegre. Aqui, eles passam por cima da gente se for preciso. Em Gramado, uma magia toma conta deles de tal forma que eles se tornam educados e respeitam quem está nas ruas. Quando saem de Gramado, o encanto se quebra.


Foto 078


Foto 079


Foto 080


Foto 081


Foto 082


Foto 083


Foto 084


Foto 085


Espero que tenham gostado. Tenho mais fotos a mostrar. Vou esperar os comentários chegarem na segunda página para mostrar mais. Abraço a todos!
 

·
Registered
Joined
·
12,776 Posts
O título lembra o thread do Osmar "Que avenida mais horrorosa, brega e cafona!" se referindo a Avenida Epitácio Pessoa no Rio de Janeiro. Que como o Osmar disse "O título do meu thread foi somente um artifício para atrair a curiosidade dos foristas do Brasil para o meu trabalho."

Esse título é outro que chama bastante atenção. Pra mim Gramado é a cidade mais linda e atraente do Rio Grande do Sul.

O outono traz uma beleza singular, e essas fotos de fora de feriado, férias ou festas, deu um aspecto de deserto e de uma cidade muiiiiiiiiiiiiito bonita, diferente das fotos do AcesHigh da páscoa quando tinha várias pessoas.

Muito bonita a cidade, parabéns pelos cliques
 

·
Rene Hass
Joined
·
4,331 Posts
Discussion Starter #4
Obrigado, Camilo e Thina, pelos comentários.

Em relação ao título, eu explico no texto. Na verdade, não foi para chamar a atenção, embora eu sei que isso vai acontecer. A palavra “decadente” é uma ironia depois que minhas fotos de Pelotas, sem muitos carros e pessoas nas ruas, foram criticadas e eu acusado de querer mostrar uma cidade decadente, diferente do que ela (Pelotas) é em função disso.

Abraços!
 

·
Registered
Joined
·
12,776 Posts
Já fiz isso em Jurerê Internacional , inclusive fotografei num dia de semana no outono, rs, não foi nem final de semana. O bairro nem parecia o que dizem, pra disfarçar eu fiz outro com férias de julho :lol:
 

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
Joined
·
6,733 Posts
Poutz, acho que o maior trédi de Gramado.


As fotos estão shooooow, parabens cara.

É sempre bom ver Gramado aqui.
=D


Quando eu tiver minha muié, certo que vai ser um sonho meu ter uma casa em gramado.


Como ainda sou novo, o sonho é uma na praia pra festia..
sahusauhsuhsahusa

Mas gosto muito de frio e montanhas.
=D
 

·
Blumenau
Joined
·
583 Posts
Putz, que cidade mais linda!!
Realmente muito decadente :D
hehehehe

Adoro o outono com essas folhas caídas no chão... :colgate:
Parabéns pelas fotos.
 

·
Rene Hass
Joined
·
4,331 Posts
Discussion Starter #12
Obrigado, Edilson, FelixMadero, Thina, jai.saj, tonyssa, Xinah e CF/PR pelos comentários.

Aguardem que haverá mais. Ainda preciso colocar as fotos das construções e dos parques públicos.
 

·
Rene Hass
Joined
·
4,331 Posts
Discussion Starter #13
A nossa disney caipirosca aterrou a fiação em algumas ruas??

muito bonito!

Fotos ótimas.
Eu não havia notado esse detalhe. Ao que parece, apenas a fiação da avenida Borges de Medeiros foi enterrada. Nas demais ruas, são visíveis os fios ligando os postes.
 

·
Rene Hass
Joined
·
4,331 Posts
Discussion Starter #14
Congresso de Eng Mecanica em Gramado esse ano. Não quero essa área mais acho q vou viu. Me achar nos EUA auHauhA.
Eu tive essa mesma impressão quando estive em Gramado. Me lembrou cidades pequenas no interior dos Estados Unidos tamanha a organização, limpeza e respeito pelos pedestres. Um detalhe: não há pixação nos muros e paredes de Gramado.
 

·
Registered
Joined
·
1,425 Posts
bela cidade. o urbanismo é impecavel bem como a limpeza das ruas. gosto muito tambem desse tipo de arquitetura europeia. lembro qd fui pela primeira vez pra gramado. era natal e fiquei babando pela cidade. eu devia ter uns 5, 6 anos e começei a fazer birra com os meus pais porque eu nao queria ir embora.
 

·
Rodrigo!
Joined
·
10,717 Posts
Não consegui achar um lugar feio nestas fotos de Gramado, a cidade é incrível em todos os sentidos... Só tenho a parabenizar pelas belíssimas fotos desta maravilhosa cidade.
 

·
Registered
Joined
·
6,592 Posts
Parabéns renehass, primeiramente pela introdução que está bem completa e explicativa, eu li com muita atenção. Tenho algumas considerações:

- Voce disse que não gosta de fotografar lugares com pessoas e carros, tudo bem é uma preferência pessoal, mas eu acho que carros e pessoas quando fotografados ajudam a conhecer como é o local. Em Gramado eles nos transmitem um lugar chique, frio; mas isso todos sabemos mas é muito bom para quem não conheçe.

As fotos estão excelentes, Gramado é muito bonita me passa um ar sofisticado o que me agrada muito.

Parabens pelo thread
 

·
Mineiro da Mata
Joined
·
11,254 Posts
Linda cidade, passa realmente a impressão de se estar em outro país.

Eu achei esse thread um Raio X da cidade, tanto pela beleza das fotos qto pelos comentários e organização deles, mto bom mesmo, parabéns!
:applause::applause:


Pra não estressar com o photobucket eu acabei criando várias contas, qdo crio threads novos eu acabo remanejando pras contas que tem mais dias de visualização...:lol:
 
1 - 20 of 171 Posts
Top