SkyscraperCity Forum banner

RS – Porto Alegre – As novas cores da rua João Alfredo (Cidade Baixa)

33649 Views 74 Replies 28 Participants Last post by  Mr.Canello
24
RS – Porto Alegre – As novas cores da rua João Alfredo (Cidade Baixa)

Para quem não conhece Porto Alegre ainda, o bairro Cidade Baixa – próximo ao centro histórico, transformou-se nos últimos anos no grande bairro boêmio da cidade.

A Cidade Baixa ainda preserva um pouco da arquitetura antiga, com casas sem pátio frontal e cujas portas abrem diretamente para a rua. Casas assim ainda são encontradas em muitas cidades da metade sul do estado.

Muitas dessas casas da Cidade Baixa já foram ao chão, cedendo lugar a prédios residenciais de pequeno porte. Mas muitas dessas casas conseguiram resistir ao teste do tempo.

E uma boa quantidade dessas casas que resistiram ao teste do tempo foi transformada em restaurantes, barzinhos ou pubs, fazendo com o que a Cidade Baixa signifique hoje para os porto-alegrenses aquilo que a Lapa, por exemplo, significa para os cariocas.

As principais ruas boêmias do bairro são a Lima e Silva, a José do Patrocínio, a João Alfredo e a República.

A rua João Alfredo, talvez por reunir a maior quantidade de casas antigas, recebeu um tratamento especial, patrocinado por uma fábrica de tintas: teve quase todas as tuas casas repintadas.

Na data cabalística de 10/10/10 (domingo), eu resolvi fotografar as casas repintadas da João Alfredo.

Mas atenção, eu sei que nem todos aqui no SSC gostam de fotos de casas antigas e ainda por cima tiradas num domingo, quando há poucas pessoas e carros circulando pelas ruas, e a maioria dos estabelecimentos está com suas portas fechadas. Se você foi uma dessas pessoas, este thread não é o mais indicado para você.

Mas se você gosta de apreciar arquitetura antiga, sinta-se à vontade.

Todas as fotos são de minha autoria. Dependendo do sucesso deste thread, haverá uma seção bonus pics na segunda página e/ou demais.

Um abraço a todos!

Mapa 1: Bairro Cidade Baixa (área demarcada em amarelo) em relação ao centro histórico de Porto Alegre. A rua marcada em vermelho é a rua João Alfredo.

Mapa 2: Área da rua João Alfredo (demarcada em amarelo) que aparece retratada neste thread.

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

Foto 7

Foto 8

Foto 9

Foto 10

Foto 11

Foto 12

Foto 13

Foto 14

Foto 15

Foto 16

Foto 17

Foto 18

Foto 19

Foto 20

Foto 21

Foto 22
See less See more
  • Like
Reactions: 1
1 - 20 of 75 Posts
As fachadas policromáticas formaram um conjunto muito alegre e realçaram os traços arquitetônicos originais, ficou ótimo. Eu vi um comercial de uma marca de tintas que estava promovendo a pintura de certas áreas de algumas cidades, se eu não me engano o bairro mostrado era esse de POA, o próximo seria em BH, é isso mesmo, Rene? Parabéns pelas fotos, ficaram ótimas. :)
As fachadas policromáticas formaram um conjunto muito alegre e realçaram os traços arquitetônicos originais, ficou ótimo. Eu vi um comercial de uma marca de tintas que estava promovendo a pintura de certas áreas de algumas cidades, se eu não me engano o bairro mostrado era esse de POA, o próximo seria em BH, é isso mesmo, Rene? Parabéns pelas fotos, ficaram ótimas. :)
Obrigado, Santista!

Na propaganda que está sendo veiculada nas emissoras de TV daqui, eles citam que a próxima cidade a receber o projeto de repintura será Ouro Preto, MG.

Eles não citam as cidades anteriores a Porto Alegre. :eek:kay:
Eu gostei da vivacidade das cores, ainda que algumas gritem de tao vivas. Falta um urbanismo melhor a rua, com calcadas, postes, fiacao e asfalto melhores, mas ja eh um comeco.

Parabens a Tintas Coral pela iniciativa. Acho interessante que se identifique o nome da empresa, para se creditar devidamente os cumprimentos.
Eu gostei da vivacidade das cores, ainda que algumas gritem de tao vivas. Falta um urbanismo melhor a rua, com calcadas, postes, fiacao e asfalto melhores, mas ja eh um comeco.

Parabens a Tintas Coral pela iniciativa. Acho interessante que se identifique o nome da empresa, para se creditar devidamente os cumprimentos.
Aqui vai o devido crédito às Tintas Coral e o aplauso pela sua iniciativa: :applause:

Foto 23
See less See more
Eu também não citei a marca porque não lembrava mesmo. Parabés para a Coral, belo trabalho. :applause:
Eu adorei a iniciativa da Coral e gostei de saber que BH pode ser a próxima. Seria na Lagoinha e no centro?
Renê, adorei o seu thread! O que um bom trato não faz numa região antes decadente né?Eu ,particularmente, gosto destas cores fortes e contrastantes porque realçam cada prédio em vez de tentar homogeinizá-los. As fachadas com algum grafite também deram um charme à região boêmia. Foi legal também você mostrar os frequentadores do local porque ao lado de revitalizações , há novo tipo de ocupação e de público que é atraído.
Acho seus threads um capricho especialmente por você delimitar em mapas e em imagens aéreas o que vai ser mostrado. Parabéns!:)
Ficou lindo o resultado. Sempre me chamou atenção este "corticinho" da João Alfredo e nunca me passou pela cabeça que seria valorizado.
Espero que além de simplesmente pintar tudo, exista um projeto pra manter tudo isso, pois esse tipo de iniciativa é muito louvável mas tende a se perder em poucos anos.
Adorei as fotos !

Pela arquitetura e pelo tipo de boemia, realmente dá pra pensar a Cidade Baixa como a Lapa de Porto Alegre.
Bem que, por toda a cidade, os predios velhos que têm parades cegas poderiam pintá-las tambem... E mais que pintar, poderiam decorar, fazer faixas, etc, como a lateral (cega) do Hotel Marina, no Leblon.
Não falei, mas é necessário: tuas fotos ficaram ótimas ! ... :applause:
haha... na foto 8 é um amigo meu que tem o reflexo na janela

hehe

Cara, CB ja foi muito boa, agora decaiu um pouco, mas as noites la sempre bombam, só não tem mais a mesma graça de ir pra beber e ficar na rua, virou point de vida loka.
Na verdade, durante a seamna e sextas feiras até vai.. só no sabado que é ruim... mas quem entra nas noites nem se lembra disso.

É shooow....
Eu adorei a iniciativa da Coral e gostei de saber que BH pode ser a próxima. Seria na Lagoinha e no centro?
Renê, adorei o seu thread! O que um bom trato não faz numa região antes decadente né?Eu ,particularmente, gosto destas cores fortes e contrastantes porque realçam cada prédio em vez de tentar homogeinizá-los. As fachadas com algum grafite também deram um charme à região boêmia. Foi legal também você mostrar os frequentadores do local porque ao lado de revitalizações , há novo tipo de ocupação e de público que é atraído.
Acho seus threads um capricho especialmente por você delimitar em mapas e em imagens aéreas o que vai ser mostrado. Parabéns!:)
Marcelo:

Agora mesmo eu vi o comercial das Tintas Coral na TV sobre esse projeto de levar cores a diferentes lugares. O comercial termina dizendo que a “próxima parada” vai ser Ouro Preto, aí em Minas Gerais.

A região da João Alfredo é meio decadente. Não são os prédios antigos, e sim a falta de conservação dos mesmos e a sujeira na rua (afinal, bairros boêmios normalmente são assim). Na minha infância, essa região não era boêmia. Tinha uma tia que morava nessa rua e eu adorava visitá-la e passear pelo bairro que, na época era calmo. A região se transformou e, sabe-se lá o porquê, a João Alfredo foi a que menos perdeu suas características originais.

Esse projeto das Tintas Coral pelo menos ameniza um pouco a decadência do lugar. Houve uma época que quase toda a Cidade Baixa tinha construções assim. O pouco que restou está na João Alfredo e em ruas adjacentes.

Obrigado pelo elogio aos meus theads em geral. :eek:kay:

Ficou lindo o resultado. Sempre me chamou atenção este "corticinho" da João Alfredo e nunca me passou pela cabeça que seria valorizado.
Espero que além de simplesmente pintar tudo, exista um projeto pra manter tudo isso, pois esse tipo de iniciativa é muito louvável mas tende a se perder em poucos anos.
Assim eu espero também. Como essas construções simples cujas portas abrem diretamente para a rua são mais abundantes justamente na Cidade Baixa, espero que o que conseguiu resistir ao tempo fica por lá durante muitos anos. :eek:kay:

Adorei as fotos !

Pela arquitetura e pelo tipo de boemia, realmente dá pra pensar a Cidade Baixa como a Lapa de Porto Alegre.
Acho que muito ali na Cidade Baixa, especialmente a João Alfredo, lembra a Lapa carioca em alguns aspectos: os prédios antigos, o olhar meio decadente, o fervor à noite e a sujeira deixada pelas ruas, e a proximidade com o centro histórico. :eek:kay:

Não falei, mas é necessário: tuas fotos ficaram ótimas ! ... :applause:
Obrigadão! :eek:kay:

haha... na foto 8 é um amigo meu que tem o reflexo na janela

hehe

Cara, CB ja foi muito boa, agora decaiu um pouco, mas as noites la sempre bombam, só não tem mais a mesma graça de ir pra beber e ficar na rua, virou point de vida loka.
Na verdade, durante a seamna e sextas feiras até vai.. só no sabado que é ruim... mas quem entra nas noites nem se lembra disso.

É shooow....
Legal que eu capturei um amigo teu em foto! Avisa ele.

Eu freqüento muito pouco a região, mas sei que ela bomba às noites. Acho interessantes os barzinhos da República num domingo à tarde.
See less See more
4
Bem que, por toda a cidade, os predios velhos que têm parades cegas poderiam pintá-las tambem... E mais que pintar, poderiam decorar, fazer faixas, etc, como a lateral (cega) do Hotel Marina, no Leblon.
Uma coisa que eu achei legal na Cidade Baixa foram os murais no lugar de pichações ou paredes encardidas. Eis alguns que eu fotografei:

Foto 24: Mural na João Alfredo.

Foto 25 Mural na João Alfredo.

Foto 26 Mural na rua Luiz Afonso.

Foto 27 Mural na rua Luiz Afonso.
See less See more
não é a parte da cidade que eu mais aprecio, mas tá bem bonitinha com as fachadas pintadas, as fotos ficaram bem legais :eek:kay:
gosto muitíssimo dessa região da cidade.

uma pena que, atualmente, alguns bares estejam muito mais pro pagode do que para o velho samba-rock e samba de raiz que tocava a um tempo atrás.

espero que esses estilos musicais "de raiz" voltem definitivamente, pois este bairro está intrinsecamente ligado com a história boêmia e musical de POA.

para quem não sabe, o maior arroio da cidade, o Dilúvio, passava por ali, e daí o nome, pois, ao seguir para esta região geograficamente baixa, transbordava e inundava facilmente. Por isso, era uma região totalmente popular, onde muitas famílias afro-descendentes e de baixa renda se concentravam, sendo um dos pontos fundamentais do samba de raiz em Porto Alegre.

___

e as fotos noturnas?

imagino que estas traduzam ainda mais o espírito do local.
See less See more
gosto muitíssimo dessa região da cidade.

uma pena que, atualmente, alguns bares estejam muito mais pro pagode do que para o velho samba-rock e samba de raiz que tocava a um tempo atrás.

espero que esses estilos musicais "de raiz" voltem definitivamente, pois este bairro está intrinsecamente ligado com a história boêmia e musical de POA.

e as fotos noturnas?

See less See more
Adorei!! estive na João Alfredo!! Adoro Porto Alegre!!
3
Mais Cidade Baixa :

Eduhaus

Tecnicamente no Centro Histórico, mas já no contexto Cidade Baixa

See less See more
a joão alfredo tá linda com essa iluminação que imita os velhos tempos. a fiação subterrânea destas luminárias também ajuda na estética (ainda que o restante da antiga fiação aérea domine a rua e prejudique consideravelmente a estética, um dos velhos problemas de porto alegre).
1 - 20 of 75 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.