RS – Porto Alegre – As novas cores da rua João Alfredo (Cidade Baixa)
Para quem não conhece Porto Alegre ainda, o bairro
Cidade Baixa – próximo ao centro histórico, transformou-se nos últimos anos no grande bairro boêmio da cidade.
A
Cidade Baixa ainda preserva um pouco da arquitetura antiga, com casas sem pátio frontal e cujas portas abrem diretamente para a rua. Casas assim ainda são encontradas em muitas cidades da metade sul do estado.
Muitas dessas casas da
Cidade Baixa já foram ao chão, cedendo lugar a prédios residenciais de pequeno porte. Mas muitas dessas casas conseguiram resistir ao teste do tempo.
E uma boa quantidade dessas casas que resistiram ao teste do tempo foi transformada em restaurantes, barzinhos ou
pubs, fazendo com o que a
Cidade Baixa signifique hoje para os porto-alegrenses aquilo que a Lapa, por exemplo, significa para os cariocas.
As principais ruas boêmias do bairro são a
Lima e Silva, a José
do Patrocínio, a
João Alfredo e a
República.
A rua
João Alfredo, talvez por reunir a maior quantidade de casas antigas, recebeu um tratamento especial, patrocinado por uma fábrica de tintas: teve quase todas as tuas casas repintadas.
Na data cabalística de 10/10/10 (domingo), eu resolvi fotografar as casas repintadas da J
oão Alfredo.
Mas atenção, eu sei que nem todos aqui no SSC gostam de fotos de casas antigas e ainda por cima tiradas num domingo, quando há poucas pessoas e carros circulando pelas ruas, e a maioria dos estabelecimentos está com suas portas fechadas. Se você foi uma dessas pessoas, este
thread não é o mais indicado para você.
Mas se você gosta de apreciar arquitetura antiga, sinta-se à vontade.
Todas as fotos são de minha autoria. Dependendo do sucesso deste
thread, haverá uma seção
bonus pics na segunda página e/ou demais.
Um abraço a todos!
Mapa 1: Bairro Cidade Baixa (área demarcada em amarelo) em relação ao centro histórico de Porto Alegre. A rua marcada em vermelho é a rua João Alfredo.
Mapa 2: Área da rua João Alfredo (demarcada em amarelo) que aparece retratada neste
thread.
Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4
Foto 5
Foto 6
Foto 7
Foto 8
Foto 9
Foto 10
Foto 11