SkyscraperCity banner

1 - 20 of 67 Posts

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
RS – Porto Alegre – Fragmentos de 2012

Forista do SSC sempre anda com câmera fotográfica no bolso, pronto para tirar fotos a qualquer hora. As fotos aqui mostradas foram tiradas, em sua maioria, nos meus trajetos rotineiros por Porto Alegre durante o ano de 2012. Portanto, são fotos despretenciosas, sem a intenção de criar threads em específico sobre partes específicas da cidade. Mostram a cidade como ela é, e não como muitos queriam que fossem.

Todas as fotos são de minha autoria.

Esperam que gostem.

Foto 01: A cidade vista de cima do Morro Santa Teresa.

Foto 02: Crianças no malfadado mirante do Morro Santa Teresa.

Foto 03: A entrada de Porto Alegre via BR-116.

Foto 04: Morro Santa Teresa nas proximidades do mirante.

Foto 05: Outra foto de cima do Morro Santa Teresa.

Foto 06: Um pedaço do centro histórico de Porto Alegre visto a partir do Morro Santa Teresa.

Foto 07: Avenida Túlio de Rose, nas proximidades dos shoppings Iguatemi e Bourbon Country.

Foto 08: Rua Riachuelo, no centro histórico, com destaque para a Biblioteca Pública Municipal (prédio amarelo).

Foto 09: Para os fanáticos por prédios, um nas proximidades do Parque Germânia.

Foto 10: Decoração natalina no Bourbon Country.

Foto 11: Prédio do jornal Correio do Povo, o mais antigo da cidade, na rua Caldas Júnior, no centro histórico.

Foto 12: Casas pobres e ricas misturadas na encosta do Morro do Osso, zona sul da cidade.

Foto 13: Ponta do Cachimbo, Vila Conceição, zona sul da cidade.

Foto 14: Idem ibidem.

Foto 15: Estátuas de Mário Quintana (sentado) e Carlos Drummond de Andrade (em pé), na Praça da Alfândega, no centro histórico de Porto Alegre.

Foto 16: Tempestade de verão se desenrolando sobre Porto Alegre no início de dezembro.

Foto 17: Buda na Ponta do Cachimbo, zona sul de Porto Alegre.

Foto 18: Fotógrafo lambe-lambre na Praça da Alfândega.

Foto 19: Rua Frederico Mentz, nas proximidades do DC Shopping, no bairro Navegantes, zona norte.

Foto 20: Prédio do Shopping Rua da Praia, na rua da Praia, centro histórico.

Foto 21: Camelódromo sobre a avenida Júlio de Castilhos, centro histórico.

Foto 22: Prédios na rua Voluntários da Pátria com Pinto Bandeira, centro histórico.

Foto 23: Idem ibidem.

Foto 24: Torre do Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, centro histórico.

Foto 25: Comércio popular na rua Voluntários da Pátria, centro histórico.

Foto 26: Torre Cristal e Museu da Fundação Iberê Camargo, vistos do Parque da Harmonia.

Foto 27: Cais Marcílio Dias

Foto 28: Rua Félix da Cunha.

Foto 29: Avenida Borges de Medeiros e centro histórico visto do Morro Santa Teresa.

Foto 30: Usina do Gasômetro vista do Morro Santa Teresa.

Foto 31: Vila (ou “favela”) no Morro Alto Teresópolis, zona sul.

Foto 32: Farol do clube Jangadeiros, zona sul.

Foto 33: Bairro Tristeza, zona sul.

Foto 34: Bairro Santo Antônio.

Foto 35:

Foto 36:

Foto 37:

Foto 38:

Foto 39: Rua Frederico Mentz, próximo do DC Shopping.

Foto 40:

Foto 41: Catamarã Porto Alegre-Guaíba, cruzando o Guaíba em direção a Porto Alegre.

Foto 42:

Foto 43:

Foto 44:

Foto 45:

Foto 46:

Foto 47:

Foto 48: Parque Marinha do Brasil.

Foto 49: Parque Marinha do Brasil.

Foto 50: Parque Marinha do Brasil.

Foto 51: Parque Marinha do Brasil.

Foto 52: Avenida Castelo Branco.

Foto 53:

Foto 54:

Foto 55:

Foto 56:

Foto 57:

Foto 58: Estátua de Elis Regina, junto à Usina do Gasômetro.

Foto 59: Terraço da Usina do Gasômetro.

Foto 60:

Foto 61:

Foto 62:

Foto 63:

Foto 64:

Foto 65:

Foto 66:

Foto 67:

Foto 68:

Foto 69:

Foto 70:

Foto 71:

Foto 72:

Foto 73: DC Shopping, no bairro Navegantes.

Foto 74: Praia de Ipanema, zona sul.

Foto 75:

Foto 76:

Foto 77: Pessoas fazendo oferendas junto à estátua de uma orixá em Ipanema.

Foto 78: Um monumento construído recentemente em Ipanema.

Foto 79: Praça Itália.

Foto 80: Rua Dr. Flores, no centro histórico.

Foto 81:

Foto 82:

Foto 83: Rua da Praia nas proximidades da Casa de Cultura Mário Quintana.

Foto 84:

Foto 85:

Foto 86:

Foto 87:

Foto 88: Cúpula da Catedral Metropolitana.

Foto 89:

Foto 90:

Foto 91: Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia).

Foto 92: Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia).

Foto 93: Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia).

Foto 94: Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia).

Foto 95: Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia).

Foto 96: Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia).

Foto 97: Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia).

Foto 98: Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia).

Foto 99:

Foto 100: Alguém pescando (pescando?!?!?!) no Arroio Dilúvio.

Foto 101: Arroio Dilúvio e avenida Ipiranga.

Foto 102:

Foto 103:

Foto 104:

Foto 105: Ressuscitada das cinzas como uma fênix, MARY T. reaparece esplendorosa em Porto Alegre, passeando com toda sua elegância pela avenida Ipiranga. E, claro, arrumando a calcinha, que estava apertando demais na bunda.

Foto 106:

Foto 107:

Foto 108:

Foto 109: Eu não sei o nome desta árvore, mas ele fica florida por uma apenas uma semana por ano.

Foto 110: Um senador da República.

Foto 111:

Foto 112:

Foto 113:

Foto 114:

Foto 115:

Foto 116:

Foto 117:

Foto 118:

Foto 119:

Foto 120:

Foto 121: Este foi a meia quadra da minha casa, de madrugada. Deixou boa parte do bairro sem luz até o amanhecer.

Foto 122:

Foto 123:

Foto 124:

Foto 125:

Foto 126:

Foto 127:

Foto 128:

Foto 129:

Foto 130:

Foto 131:

Foto 132:

Foto 133:

Foto 134:

Foto 135:

Foto 136:

Foto 137:

Foto 138:

Foto 139:

·
Registered
1,504 Posts
Que belo presente de natal, Rene!

Thread sem pretensão, sem maquiagens acabam muitas vezes sendo melhores que os cheios de enfeites e correções. Até as fotos de defeitos (como favela, pichações, pobreza, mendigos) ficaram legais, sem aquela forçação de barra (já vi threads vendendo a "realidade" de certas cidades pelo título mas nas fotos só apareciam bairros nobres e duas fotos de mendigos no final).

Selecionei algumas fotos que me interessaram, ou por serem inéditas, ou pela "inusitadez" do ângulo.

Essas aqui foram as que eu mais gostei, dignas de livro de fotografia:

http://i1310.photobucket.com/albums/s644/renefragmentos/poafragmentos/Foto102_zps35497c9e.jpg

http://i1310.photobucket.com/albums/s644/renefragmentos/poafragmentos/Foto081_zps1aa4d83d.jpg

http://i1310.photobucket.com/albums/s644/renefragmentos/poafragmentos/Foto022_zps9ca7558e.jpg

Nessa não reconheci o local. A foto está muito bonita, lembra uma paisagem européia. A árvore deve ser uma cerejeira, típica do Japão mas bem disseminada pela Serra Gaúcha.
http://i1310.photobucket.com/albums/s644/renefragmentos/poafragmentos/Foto109_zpsa4d3975b.jpg

Essas aqui também estão muito legais, ângulos totalmente inéditos. As que aparecem um prédio histórico fazendo fundo ficaram incríveis.

http://i1310.photobucket.com/albums/s644/renefragmentos/poafragmentos/Foto008_zpsd8023d44.jpg

http://i1310.photobucket.com/albums/s644/renefragmentos/poafragmentos/Foto020_zps37bc840e.jpg

http://i1310.photobucket.com/albums/s644/renefragmentos/poafragmentos/Foto060_zps8047d2d8.jpg

http://i1310.photobucket.com/albums/s644/renefragmentos/poafragmentos/Foto021_zps5cb45a2c.jpg

Por fim, não reconheci este lugar. Onde fica? O pergolado é novo? Está bem cuidado, isso é difícil em Porto Alegre.
http://i1310.photobucket.com/albums/s644/renefragmentos/Album2/Foto06_zps51ff3fae.jpg

Parabéns pelo thread!

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter #5 (Edited)
Porto Alegre vista do ângulo em que a cabeça gira e os olhos miram, sem máscaras e linda! Parabéns Rene...
Obrigadão, Toni! :eek:kay:

Que belo presente de natal, Rene!

Thread sem pretensão, sem maquiagens acabam muitas vezes sendo melhores que os cheios de enfeites e correções. Até as fotos de defeitos (como favela, pichações, pobreza, mendigos) ficaram legais, sem aquela forçação de barra (já vi threads vendendo a "realidade" de certas cidades pelo título mas nas fotos só apareciam bairros nobres e duas fotos de mendigos no final).

Selecionei algumas fotos que me interessaram, ou por serem inéditas, ou pela "inusitadez" do ângulo.

Essas aqui foram as que eu mais gostei, dignas de livro de fotografia:

Nessa não reconheci o local. A foto está muito bonita, lembra uma paisagem européia. A árvore deve ser uma cerejeira, típica do Japão mas bem disseminada pela Serra Gaúcha.

Essas aqui também estão muito legais, ângulos totalmente inéditos. As que aparecem um prédio histórico fazendo fundo ficaram incríveis.

Por fim, não reconheci este lugar. Onde fica? O pergolado é novo? Está bem cuidado, isso é difícil em Porto Alegre.

Parabéns pelo thread!
Obrigado pela visita e elogio às fotos, TôBrabo.

Eis as fotos que você gostou, mas não reconheceu os lugares:

Foto 109: Essa foto foi tirada no Campus Central do Centro Universitário Metodista do IPA, no bairro Rio Branco (Morro Milenar). Este campus serviu de locação para as cenas do colégio no filme “Meu Tio Matou um Cara” (2004), de Jorge Furtado. Neste prédio de pedras bem à direita da árvore foram feitas as cenas de sala da aula dos personagens adolescentes do filme. Nos jardins, as cenas externas do colégio. Mas, infelizmente, esta árvore não aparece no filme.

Foto 136: Este pergolado fica no bairro-praia de Ipanema. Lá no fundo, vê-se o bairro Serraria. É uma construção nova; daí estar ainda bem cuidada. Resta saber até quando vai ficar assim.

·
Longe demais das Capitais
10,143 Posts
Adorei o thread !

Que tri ver cenas do quotidiano ! E morri de rir com a descoberta da Mary T !

Achei legal uma da sprimeiras fotis, que mostra a rua Riachuelo.

Adorei a foto da favela do bairro Teresopolis. Que bom que ate as favelas sao diferenciadas aqui, pois tem verde farto. Se eu fosse favelado, irira querer morar ali.

Alias, GRACAS A DEUS temos as ruas mais arborizadas do pais, afinal cidades onde faz 39 Graus a toda hora, a sombra farta de nossas arvores sao um balsamo.

Hoje as nove da manha ja tava 33 graus, e dei uma caminhada na rua O TEMPO TODO NA SOMBRA.

Parabens pelo teu thread, que mostra uma das cidades mais interessantes e com vibe deste pais.

·
chocolate better than sex
7,383 Posts
Espetaculares registros de Porto Alegre, super completo, com cantinhos da cidade que vão além do que o turista vê, me senti passeando pela cidade agora.

·
chocolate better than sex
7,383 Posts
Eu adorei a foto 133 com o casal tocando violão na cobertura do Mário Quintana, eu gosto muito desse lugar.

·
Registered
1,996 Posts
Porto Alegre é linda adorei conhecer os outros lugares fora do comum em theards é uma cidade diversifica, curti cada lugar dessa baita metrópole, uma galera da qui foi para ai em 2010 só ouvi elogios a cidade e ao povo :)...Um dia eu vou conhecer a capital dos gauchos em todas as suas faces, parabéns por retratar sua cidade assim abração e feliz natal...

·
Registered
977 Posts
Bah Rene, sinceramente eu não consiguiria descrever aqui o que senti vendo tuas fotos! De deixar paralizado tamanha beleza e sensibilidade! É para poucos tirar fotos tão perfeitas assim!

Fotos 21 e 60, no lembro de ter visto o camelódromo, achei super interessante ficar em cima da avenida.

Fotos 26 e 29, gostei muito! Foto 65, a Catedral é imponente demais!

Foto 89, deu saudade do RS. Esses "bibelôs", me fizeram lembrar muito a serra, o interior, o frio!

Foto 109, achei que não fosse no Brasil! Pareceu aquelas escolas, universidades de filmes americanos.

Foto 123. Esta escultura do Laçador, é perfeita! Foto 134, belo enquadramento da Usina!

Parabéns, valeu, abraço!

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter #20
Adorei o thread !

Que tri ver cenas do quotidiano ! E morri de rir com a descoberta da Mary T !

Achei legal uma da sprimeiras fotis, que mostra a rua Riachuelo.

Adorei a foto da favela do bairro Teresopolis. Que bom que ate as favelas sao diferenciadas aqui, pois tem verde farto. Se eu fosse favelado, irira querer morar ali.

Alias, GRACAS A DEUS temos as ruas mais arborizadas do pais, afinal cidades onde faz 39 Graus a toda hora, a sombra farta de nossas arvores sao um balsamo.

Hoje as nove da manha ja tava 33 graus, e dei uma caminhada na rua O TEMPO TODO NA SOMBRA.

Parabens pelo teu thread, que mostra uma das cidades mais interessantes e com vibe deste pais.
Obrigado, Ricardo. :eek:kay: Que bom que você gostou. A Mary T. ressurgida na Av. Ipiranga tá um escândalo!

A rua Riachuelo é uma das mais fotogênicas de nossa cidade.

Analisando a foto da favela, descobri uma diferença entre as nossas e as do centro do país: a maioria de nossas casinhas das favelas tem telhado. No centro do país, apenas a laje.

Espetaculares registros de Porto Alegre, super completo, com cantinhos da cidade que vão além do que o turista vê, me senti passeando pela cidade agora.
Que bom, Poti, que eu estou te proporcionando este passeio virtual! :eek:kay:

Eu adorei a foto 133 com o casal tocando violão na cobertura do Mário Quintana, eu gosto muito desse lugar.
A Casa de Cultura Mário Quintana é tudo de bom. A foto 133 mostra o Jardim Lutzemberger, no terraço da CCMQ. Ali as pessoas costumam se reunir para bater papo, tocar violão (como aparece na foto) e ler um bom livro. É costume eles deixarem livros sobre os bancos para as pessoas lerem.

Ótimo thread, parabéns pelas fotos!
Obrigadão, Thiago! :eek:kay:

Porto Alegre é linda adorei conhecer os outros lugares fora do comum em theards é uma cidade diversifica, curti cada lugar dessa baita metrópole, uma galera da qui foi para ai em 2010 só ouvi elogios a cidade e ao povo :)...Um dia eu vou conhecer a capital dos gauchos em todas as suas faces, parabéns por retratar sua cidade assim abração e feliz natal...
Obrigado, Ponta Poranense! :eek:kay: A propósito, o dia em que você vier a Porto Alegre, avisa para que possamos nos encontrar. Seria um prazer mostrar a cidade a você. Porto Alegre realmente é uma cidade bastante diversificada, o que a torna a grande metrópole do Sul do país. Eu pouco retrato a cidade aqui no SSC. Mas quando o faço, gosto de mostrar a cidade tal qual ela é. Obrigadão pela visita! :)

É, realmente PRECISO conhecer o RS...:)

E vendo as fotos do Rene, essa necessidade aumenta ainda mais...

Belíssimas fotos, adorei todas, algumas tem uma luz linda !! Muito obrigada por esse presente de Natal, Rene !!

bjks e parabéns, viu ?
Grande Déa!! Esta não é primeira vez que você diz que precisa conhecer o RS. Estamos te aguardando, viu? Também será um prazer para mim te mostrar a cidade. E aí? Vamos agendar a visita? Um abração, Déa! :eek:kay:

Cada vez más hermosa Porto Alegre
Ojalá pueda volver pronto a visitarla
Obrigado pela visita, Fabio! :eek:kay: O parque verde que você viu à esquerda na foto se chama Marinha do Brasil. Tudo ali foi aterrado. Em fins dos anos 50, até a área onde estão os prédios altos em frente ao parque era o lago Guaíba. Foi aterrado aos poucos. O aterro onde está o parque foi completado em meados dos anos 70 e doado à cidade pela Marinha do Brasil para que fosse transformado em um parque. Daí o seu nome, Parque Marinha do Brasil. Hoje, constitui uma das maiores áreas verdes e de lazer da cidade. Na Copa de 2014 ele deverá aparecer muito na mídia, pois o Estádio Beira-Rio fica no final do Parque. Não fica dentro do Parque, mas é vizinho a ele. Qualquer tomada aera do Beira-Rio deverá mostrar, também, um pedaço do Marinha do Brasil.

Torne a visitar-nos um dia. Um grande abraço! :eek:kay:

1 - 20 of 67 Posts