Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 44 Posts

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
RS – Porto Alegre: inverno de 2014 com bairros da Zona Sul, em especial da orla, cidade vista de cima de dois dos morros mais altos e bônus com “aerial Porto Alegre”

Parte I – Zona Sul de Porto Alegre:

No dia 26/07/14, o colega forista Yuri Adachi e eu fizemos um passeio fotográfico pela Zona Sul de Porto Alegre. O resultado estão nas fotos de número 1 a 99 abaixo. O dia, apesar de inverno, estava ensolarado. Entretanto, algumas fotos não ficaram muito boas por conta da bruma. Mas espero que gostem. Todas as fotos são de minha autoria e quase todas estão comentadas.

Foto 1: Uma das silhuetas (skyline) mais conhecidas de Porto Alegre: o centro histórico visto em sua face sul, mostrando a chaminé da Usina do Gasômetro na ponta esquerda. O centro de Porto Alegre estende-se originalmente por uma península (inominada). Essa península hoje está um pouco descaracterizada como tal em função de uma série de aterros feitos em sua face sul.

Foto 2: Mais uma da face sul do centro histórico visto de longe. O tom azulado reflete a leve bruma das primeiras horas da manhã.

Foto 3: Não é Porto Alegre. É um pedaço da cidade de Guaíba, do outro lado do Lago Guaíba.

Foto 4: Ponta do Melo, no bairro Cristal. No fundo, a cidade de Guaíba.

Foto 5: Museu da Fundação Iberê Camargo, junto à Ponta do Melo, no bairro Cristal.

Foto 6: Mais uma do centro histórico visto de longe.

Foto 7: Um “zoom” do centro histórico, com destaques para a cúpula (domo) da Catedral Metropolitana, o edifício do Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul e o Anfiteatro Pôr do Sol, onde aconteceu a “Fan Fest” da FIFA durante a Copa do Mundo de 2014.

Foto 8: Terminal Cristal do Catamarã. Ainda não entrou em operação. Não o motivo. A ideia é que, antes de cruzar o Lago Guaíba em direção a Guaíba, o catamarã faça uma parada aqui.

Foto 9: O catamarã vindo de Guaíba em direção ao Centro Histórico de Porto Alegre.

Foto 10: Bairro Vila Assunção visto a partir do píer do catamarã no bairro Cristal. Ou simplesmente “Assunção”. A Assunção é um dos bairros mais elitizados de Porto Alegre e, assim como o Centro Histórico, estende-se por uma península. É um dos bairros residenciais favoritos das personalidades locais de TV, esportes e política. Entre celebridades que já moraram na Assunção estão o ex-governador Jair Soares (primeiro governador eleito do RS durante os anos finais da ditadura), o ex-jogador de futebol Falcão e a atual presidente da república, Sra. Dilma Rousseff.

Foto 11: Outra do bairro Vila Assunção.

Foto 12: O centro da cidade de Guaíba visto do píer do catamarã no bairro Cristal.

Foto 13: Aqui onde esses homens estão pescando funcionou um estaleiro com o seu auge nos anos 70 do século passado. A partir dos anos 80, o estaleiro entrou em decadência e faliu total no início dos anos 90. Cerca de duas décadas depois, após várias tentativas de leiloar o terreno para saldar as dívidas trabalhistas do antigo estaleiro, uma construtora arrematou a área. Foi feito um projeto chamado “Pontal do Estaleiro”, com prédios residenciais, comerciais, pequeno shopping, passeios públicos entre outros. Por ter prédio residencial e um pequeno shopping, o projeto irritou os ecoxiitas de Porto Alegre. O argumento deles é que a área entre a avenida e o lago jamais deveria ser usada para a “exploração” dos particulares e sim para o proveito da população em geral. O prefeito submeteu o projeto a um plebiscito. O “não” dos ecoxiitas venceu. Passados alguns anos, aí está o resultado. A área abandonada, com mato crescendo (não aparece nesta foto) e o antigo cais onde os navios eram feitos sendo usado por pescadores amadores. Mas, pelo menos, os ecoxiitas estão felizes. Ah, e nenhum ecoxiita hoje frequenta a área.

Foto 14: Mais uma do bairro Vila Assunção.

Foto 15: Farol do clube náutico Jangadeiros, no bairro Tristeza.

Foto 16: Bairro Tristeza, que, apesar do nome sugere, é um dos bairros mais belos de Porto Alegre. É também o atual bairro onde a presidente Dilma Rousseff tem sua residência quando está em Porto Alegre. A parte do bairro onde ela mora não aparece nesta foto.

Foto 17: Outra do bairro Tristeza.

Foto 18: Um pequeno píer de madeira no bairro Assunção.

Foto 19: O mesmo casal da foto anterior, agora bem acomodado no píer para curtir a manhã ensolarada de inverno.

Foto 20: Nesta foto aparece a casa onde a presidente Dilma Rousseff morou antes da fama e quando foi casada com um político gaúcho. O seu ex-marido ainda mora nela.

Foto 21: A Ilha das Pedras Brancas, mais conhecida como “Ilha do Presídio”, a “Alcatraz” brasileira. Nos anos da ditadura, um presídio foi construído nela para acomodar os presos políticos do regime. Alguns políticos famosos, que depois viraram até governadores do Rio Grande do Sul, “passaram férias” nesta ilha. Se eu não me engano, ela pertence a Guaíba. “Pedras Brancas” é o nome histórico de Guaíba. Hoje, a ilha está abandonada. Os privilegiados que têm barcos ou iates são os únicos que conseguem chegar até ela. Não há restrição de entrada. Tudo o que é preciso é ter um barco para chegar até ela.

Foto 22: Mais uma do centro de Guaíba, desta vez, a partir da Assunção.

Foto 23: Alguém interessado em ser vizinho da presidente Dilma Rousseff? Tem um apartamento ali à venda, no segundo andar. Este é o edifício no bairro Tristeza onde ela é proprietária de um apartamento e onde ela fica quando está em Porto Alegre. Acho muito difícil que ela siga morando aqui depois que deixar de ser presidente.

Foto 24: O Santuário de Schoensttat, no bairro Assunção. Há vários deles espalhados pelo mundo, todos idênticos. O de Porto Alegre não é o único no Brasil. Em outubro deste ano, eles completarão 100 anos de existência. O primeiro foi fundado em outubro de 1914.

Foto 25: O interior do Santuário de Schoensttat.

Foto 26: A famosa Capelinha da Assunção (Paróquia Nossa Senhora da Assunção). Talvez por estar onde está, é uma das igrejas preferidas pelos endinheirados de Porto Alegre como palco de seus casamentos. Aqui se casou o Fantasma da Ópera da montagem estadunidense da peça. O ator que fazia o papel do fantasma na montagem da Broadway se enamorou de uma emigrante gaúcha. Casaram-se. A cerimônia religiosa do seu casamento aconteceu aqui. Não me recordo exatamente quando foi. Mas foi depois do ano 2000.

Foto 27: Gosto muito desta residência que lembra um pequeno castelo. Fica no bairro Assunção. Esteve muitos anos à venda. Parece que já foi comprada.

Foto 28: Apesar do nome, Teatro Yolanda Trebbi, não é um teatro. É apenas uma construção em estilo grego fundos da propriedade, refletindo o apreço que a sua dona tem pela cultura grega. Fica no bairro Assunção.

Foto 29: Os famosos arcos da Praia de Ipanema.

Foto 30: A Praia de Ipanema vista a partir dos arcos.

Foto 31: Uma outra construção próxima aos arcos.

Foto 32: Caminhada junto aos arcos.

Foto 33: Um grafite num muro de uma residência de Ipanema.

Foto 34: Ruína de um restaurante no bairro Belém Novo, na praia do Leblon. (Sim, além de Ipanema, também há uma praia em Porto Alegre chamada Leblon.) Não sei o que levou este restaurante às ruínas. Na minha infância, era um dos meus lugares favoritos em Porto Alegre, especialmente no inverno, porque um dos lados do restaurante foi construído junto ao lago e eu gostava de ver as ondas do Guaíba batendo nas janelas de vidro do restaurante. Acho que não tem como recuperar essa construção. Só derrubando tudo e construir outra no lugar, desde que os “ecoxiitas” deixem.

Foto 35: Próximo à Praia do Veludo, em Belém Novo.

Foto 36: Alguns terrenos ainda sem construção do Condomínio Alphaville, no bairro Vila Nova.

Foto 37: Bairro Lomba do Pinheiro, visto a partir do Santuário Mãe de Deus.

Foto 38: Bairro Restinga, visto a partir do Santuário Mãe de Deus.

Foto 39: Uma “vila” ou “favela”, no topo do bairro Cascata, um dos pontos urbanizados mais altos de Porto Alegre. No fundo, a cidade de Viamão, onde a delegação do Equador ficou durante a Copa de 2014.

Foto 40: Bairro Cascata. No fundo, a cidade de Gravataí.

Foto 41: Esta construção maior no meio da foto é o recém inaugurado Hospital da Restinga.

Foto 42: O Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus. O único do mundo com o nome “Mãe de Deus”. Não sei o nome do morro onde fica, mas fica no topo de um dos morros mais altos de Porto Alegre, a cerca de 271 m. Dele, é possível ter uma visão de quase 360º de Porto Alegre, na sua maior parte a Zona Sul. É provavelmente um dos únicos pontos urbanizados de Porto Alegre de onde é possível avistar, em dias claros e sem brumas, a Lagoa dos Patos. É também um dos lugares mais frios e mais ventosos de Porto Alegre.

Foto 43: Interior do Santuário Mãe de Deus.

Foto 44: Um coral dentro do Santuário Mãe de Deus.

Foto 45: Uma panorâmica geral dos morros da Zona Sul de Porto Alegre, com o Lago Guaíba e o começo da Lagoa dos Patos no fundo.

Foto 46: Morro da Tapera com o Condomínio Alphaville.

Foto 47: Morro da Ponta Grossa.

Foto 48: Lago Guaíba e a Lagoa dos Patos. Aquele pontinho branco na ponta do morro é o Farol de Itapuã, no ponto onde o Lago Guaíba se encontra com a Lagoa dos Patos.

Foto 49: Acredito ser o bairro Juca Batista.

Foto 50: O centro histórico de Porto Alegre lá em baixo.

Foto 51: O rio Jacuí no fundo.

Foto 52: O Morro da Polícia, que é vizinho ao Morro do Santuário Mãe de Deus.

Foto 53: Um dos ônibus da Linha Turismo, chegando ao Santuário Mãe de Deus.

Foto 54:

Foto 55: O bairro Cristal visto do Santuário Mãe de Deus.

Foto 56: Bairro Cascata.

Foto 57: Mais uma do bairro Cristal.

Foto 58:

Foto 59:

Foto 60: Bairro Cascata visto a partir do acesso ao Morro da Polícia.

Foto 61:

Foto 62: Centro de Porto Alegre visto do acesso ao Morro da Polícia. No fundo, ponte estaiada sobre o rio Gravataí e Arena do Grêmio ao seu lado.

Foto 63: Bairro Cristal lá embaixo.

Foto 64:

Foto 65: O Santuário Mãe de Deus visto do Morro da Polícia. Na maquete, o campanário ao lado do santuário é para representar uma vela, com chama e tudo. Mas no lugar de onde deveria haver uma chama concretada há antenas. Acho que dificilmente irão colocar a chama ali. Acredito que aquelas antenas devem render uma boa grana à administração do santuário.

Foto 66: Um vale formado entre um morro e o outro. No vale, o bairro Cascata.

Foto 67: Casas no bairro Alpes.

Foto 68:

Foto 69: Campus da PUC-RS na zona leste.

Foto 70:

Foto 71:

Foto 72:

Foto 73:

Foto 74:

Foto 75:

Foto 76: O presídio central de Porto Alegre, considerado o PIOR do Brasil.

Foto 77: Detentos num dos pátios do presídio.

Foto 78: Detentos num dos pátios do presídio.

Foto 79: Detentos num dos pátios do presídio.

Foto 80: Detentos num dos pátios do presídio.

Foto 81: Detentos num dos pátios do presídio.

Foto 82: Detentos num dos pátios do presídio.

Foto 83:

Foto 84: Hospital Divina Providência, no bairro Cascata.

Foto 85: O bairro Cascata.

Foto 86:

Foto 87:

Foto 88:

Foto 89:

Foto 90: A imensa área verde no meio da foto é Jardim Botânico.

Foto 91:

Foto 92:

Foto 93:

Foto 94:

Foto 95:

Foto 96:

Foto 97:

Foto 98:

Foto 99:

Parte II – Bonus Pics – Aerial Porto Alegre – Porto Alegre vista de Cima de um Prédio no Centro Histórico da Cidade:

No dia 02/08/14, tive um compromisso no Centro de Histórico de Porto Alegre. Aproveitei para levar a câmera e fazer as fotos de número 100 a 146 abaixo. O dia amanheceu com bruma, ficou ensolarado e depois nublado. Algumas fotos não ficaram tão boas, mas espero que gostem, também.

Foto 100: Prédio icônico do Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul Fernando Ferrari. Neste prédio funcionam diversas secretárias do governo estadual.

Foto 101: Parte residencial do Centro de Porto Alegre, com Lago Guaíba ao fundo.

Foto 102: Viaduto Otávio Rocha.

Foto 103: Prédio do Justiça Federal (no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho).

Foto 104: Prédio do Tribunal Federal Regional da 4ª Região (RS, SC e PR), também no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.

Foto 105: Prédio da Receita Federal, carinhosamente apelidado de “Chocolatão”.

Foto 106:

Foto 107: Detalhe do Centro Administrativo do Estado com as “Torres Gêmeas” ao fundo. Nas “torres”, funciona o Ministério Público Estadual.

Foto 108: O prédio azul no meio da foto é o Palácio Farroupilha, onde funciona a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A área verde é a Praça da Matriz.

Foto 109: Cúpula de bronze da Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

Foto 110: Detalhe de uma da torres da Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

Foto 111:

Foto 112: Olhando em direção à Zona Sul, avenida Borges de Medeiros (Caminho do Gol), Shopping Praia de Belas e Morro Santa Tereza.

Foto 113: Avenida Borges de Medeiros, alcunhada de “Caminho do Gol” nos dias das partidas da Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre. Motivo: a Borges de Medeiros é a principal ligação entre o Centro da cidade e o estádio Beira-Rio. Nos dias dos jogos, o tráfego de carros foi suspenso e com isso os torcedores puderam ir a pé do Centro da cidade até o estádio.

Foto 114: Zona Sul de Porto Alegre com Morro Teresópolis ao fundo.

Foto 115:

Foto 116: No meio da foto, Ginásio Tesourinha. Curiosidade: foi inaugurado às pressas no último dia da gestão do prefeito Alceu Collares (PDT), sem vidros nas janelas e sem pintura nas paredes. Precisou ser reinaugurado na gestão do prefeito seguinte, Olívio Dutra (PT).

Foto 117: Olhando em direção à Zona Leste.

Foto 118:

Foto 119: Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Foto 120:

Foto 121:

Foto 122:

Foto 123: O Morro da Polícia.
POA

Foto 124:

Foto 125: O Santuário Mãe de Deus lá em cima do morro.

Foto 126:

Foto 127:

Foto 128: Igreja Nossa Senhora do Carmo e Convento das Irmãs Carmelitas (bairro Cidade Baixa).

Foto 129:

Foto 130: Viaduto Otávio Rocha. Rua Duque de Caxias passando sobre a avenida Borges de Medeiros.

Foto 131: Outra imagem icônica de Porto Alegre, o “cânion” da Borges de Medeiros.

Foto 132: Parque Farroupilha (a.k.a. Redenção), Auditório Araújo Viana e Capela do Divino Espírito Santo.

Foto 133: Capela do Divino Espírito Santo, no bairro Bom Fim.

Foto 134:

Foto 135: Bairro Rio Branco.

Foto 136: Rua Marechal Floriano Peixoto, no trecho apelidado de “Caminho dos Antiquários”. Aqui, aos sábados, esta quadra da rua é fechada ao trânsito de automóveis e os donos dos antiquários expõem seus produtos à venda no meio da rua.

Foto 137: A via arborizada que corta o meio da foto é a avenida Lima e Silva, o “coração” do bairro Cidade Baixa, o grande bairro boêmio de Porto Alegre.

Foto 138:

Foto 139: No centro da foto, a Igreja Santo Antônio, no bairro homônimo. Na minha opinião, uma das mais belas de Porto Alegre.

Foto 140: O bairro Teresópolis.

Foto 141: A Igreja Santa Terezinha, no bairro Bom Fim. Acho que é a preferida de 8 em cada 10 ricos de Porto Alegre para casamentos e batizados.

Foto 142:

Foto 143:

Foto 144:

Foto 145: Uma lástima o que os pichadores fazem!

Foto 146: O bairro Menino Deus.

Obrigado por terem visto todas as fotos até aqui! :eek:kay:

·
Longe demais das Capitais
10,313 Posts
Lindas fotos !

Na foto 62 o bairro não é o centro, e sim Bela Vista e um pedaço do Petrópolis. Adorei a foto 62 !

Fico imaginando os dias de horror que se passam no terrível presídio central.

O casarão da foto 27 foi usado muitas vezes no seriado Doce de Mãe, aquele com a Fernanda Montenegro, que ganhou um Grammy.
Ele é muito aristocrático !

A Dilma vive na casa do ex-marido, ela diz ser o melhor amigo dela. Quando ela está aí, nas minhas caminhadas passo ali na frente, ela vai num Fusion preto.

Fotos como 100 ou 107 são ícones inconfundíveis de Porto Alegre. Por isso foram destaque no clipe animado nas cidades da Copa, quando aparece a região Sul.

Lindos os recantos e igrejinhas da Assunção.

Valeu pelo thread !

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Mais um belo thread seu da capital gaúcha, pela primeira vez senti uma certa semelhança com BH nas fotos mais amplas, acho que pela topografia e a densidade. As fotos do presídio são tensas heim!

Na minha ida a cidade tenho uma missão, fotografar desse viaduto da Borges de Medeiros, pra mim é uma das paisagens urbanas mais significativas não só da cidade mais do país tb.

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Nossa! Um Thread Bem explicado e belíssimas fotos!

Gostei do Lago Guaíba :D

Parabéns pelo thread!
Obrigado, Pedro! :eek:kay: Durante muitos anos, o Guaíba foi erroneamente chamado de rio. Daí, por exemplo, o nome “Beira-Rio” para o estádio do Internacional, que foi construído sobre um aterro no então “rio” Guaíba. A “descoberta” de que ele é, na verdade, um lago é recente. Mas a maioria da população continua chamando-o carinhosamente de Rio Guaíba. :)

Top! Gostei demais.
Obrigado, Toni! :eek:kay:

Lindas fotos !

Na foto 62 o bairro não é o centro, e sim Bela Vista e um pedaço do Petrópolis. Adorei a foto 62 !

Fico imaginando os dias de horror que se passam no terrível presídio central.

O casarão da foto 27 foi usado muitas vezes no seriado Doce de Mãe, aquele com a Fernanda Montenegro, que ganhou um Grammy.
Ele é muito aristocrático !

A Dilma vive na casa do ex-marido, ela diz ser o melhor amigo dela. Quando ela está aí, nas minhas caminhadas passo ali na frente, ela vai num Fusion preto.

Fotos como 100 ou 107 são ícones inconfundíveis de Porto Alegre. Por isso foram destaque no clipe animado nas cidades da Copa, quando aparece a região Sul.

Lindos os recantos e igrejinhas da Assunção.

Valeu pelo thread !
Sim, Ricardo, na verdade, a foto 62 não mostra o centro da cidade. Não sabia que aquela casa na Assunção havia sido usada como cenário para Doce de Mãe. Pelo que eu vi do seriado, eles concentram as locações externas no Centro e no Menino Deus.

Sei que a Dilma costumeiramente visita o ex-marido na casa que aparece na foto 20. Já vi o estacionamento de trás do supermercado Nacional repleto de carro da imprensa em algumas vezes que ela esteve aqui, como que se os jornalistas estivessem esperando ela sair de casa. Para quem lê este texto e não conhece o lugar, o Nacional é um supermercado do outro lado da rua, em frente ao prédio da Dilma, na foto 23. Só que ali é os fundos do supermercado.

A Assunção é um dos meus bairros favoritos de Porto Alegre.

O Presídio Central é tenso. Imagino a infelicidade de toda aquela gente ali. Mas também, vamos combinar, se eles fossem santinhos, não estariam naquele inferno.

Adoro quando o céu fica azul! Você tem muita paciência pra colocar a descrição em cada foto, quero meu autógrafo da Dilma :D
Obrigado, Harisson! :eek:kay: Realmente são necessárias muita paciência e dedicação. Gosto de ver fotos acompanhadas de algum texto falando sobre o lugar. Pena que nem todos fazem assim aqui no SSC.

Pode deixar, se eu encontrar a presidente um dia, tento um autógrafo para ti. Vou dizer que é especialmente para o Harisson. Ela sempre desembarca de um helicóptero aqui no meu bairro. Mas eu nunca estou em casa. Quando ela vem ao Rio Grande do Sul, ela normalmente desembarca do Aerolula na Base Área de Canoas. De lá, ela embarca em um helicóptero que a deixa no bairro Cristal, em frente ao Barra Shopping Sul. Dali, ela vai de carro até sua casa num trajeto de no máximo uns 5 minutos. O máximo que eu vi foi o helicóptero com ela voando por cima de mim quando eu estava passando pela frente do Museu da Fundação Iberê Camargo. :)

Tristeza e Vila Assunção são chiques, hein? Muito bacana. Fiquei surpreso com as ocupações sobre morros e encostas( bairro cascata), imaginava o interior da cidade mais plano.
Obrigado, Jguima! :eek:kay:

A Tristeza, apesar do que o nome sugere, não tem nada de triste. É um dos bairros mais elegantes de Porto Alegre. E tem ficado cada vez mais elitizado nos últimos anos. A Vila Assunção sempre foi um lugar top.

Porto Alegre é uma cidade plana apenas na Zona Norte quando se aproxima do rio Gravataí, na chamada Várzea do Gravataí. Não é à toa que foi justamente ali que foi construído o aeroporto da cidade na única área em que isso seria possível.

Também há um pouco de área plana na Zona Sul da cidade, onde fica a Restinga. De resto, a cidade é ondulada e repleta de morros. A região do bairro Cascata é uma das mais altas da cidade.

Mais um belo thread seu da capital gaúcha, pela primeira vez senti uma certa semelhança com BH nas fotos mais amplas, acho que pela topografia e a densidade. As fotos do presídio são tensas heim!

Na minha ida a cidade tenho uma missão, fotografar desse viaduto da Borges de Medeiros, pra mim é uma das paisagens urbanas mais significativas não só da cidade mais do país tb.
Obrigado, Driano! :eek:kay:

Porto Alegre lembra muito Belo Horizonte, não apenas pelos seus morros, que aí em BH vocês chamam de serra, mas pelas construções e paisagem urbana. Quando eu estive em Belo Horizonte, senti-me em casa.

Aqui em Porto Alegre, as delegacias de polícia não têm xadrez. Assim, todos os presos são recolhidos ao Presídio Central, que sempre está com sua população carcerária acima da sua real capacidade. Esse fato mais a precária infraestrutura do local fizeram o Presídio Central de Porto Alegre ser considerado o PIOR do Brasil por parlamentares a cerda de uns dois anos.

Concordo com a significação do Viaduto Otávio Rocha. Um dos mais belos do Brasil. E deve ser um dos mais antigos, também. Pena que ele se encontra sempre pichado. A prefeitura limpa, os pichadores vêm e estragam tudo. A prefeitura limpa de novo, e os pichadores vêm de novo, num eterno ciclo.

Excelente thread, Rene! É tranquilo de ir nesse santuário? E no morro da polícia?
Obrigado, Blue Arrow! :eek:kay:

Sim, ir ao Santuário Mãe de Deus é super tranquilo. Sobe-se pela avenida Oscar Pereira até o seu topo. Lá no topo, visualiza-se o Santuário e é só seguir a sinalização até ele.

Já o Morro da Polícia, é preciso passar por uma “favela” antes de chegar nele. Não tem como evitar. Mas é tranquilo, também.

Os dois morros ficam lado a lado. Um complementa o outro. Se do Santuário Mãe de Deus tem-se a melhor visão da Zona Sul de Porto Alegre, incluindo todo o Lago Guaíba e até mesmo a Lagoa dos Patos, do Morro da Polícia tem-se a melhor visão da Zona Norte, incluindo municípios da Região Metropolitana e até mesmo as primeiras montanhas da Serra Gaúcha.

Mais um excelente trabalho, Rene. Adoro o viaduto da Borges, fica lindo de qualquer ângulo.
Obrigado, Poti. :eek:kay:

O Viaduto Otávio Rocha é uma obra de arte, na verdade. Mereceria, até mesmo, um thread só para ele. :)

·
Registered
178 Posts
Excelente thread Rene! Tiramos ótimas fotos nesse dia.

Pelo que vi na Internet, o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus fica no topo do Morro da Pedra Redonda, apesar de não ficar no bairro de mesmo nome.

Gostei da foto 59 por retratar uma ampla área sem que haja nenhuma construção nela. Nem parece Porto Alegre e o Lago Guaíba.

A foto 62 também ficou ótima. Gostei das várias perspectivas nela.

Nas fotos do Presídio Central, parece que alguns detentos estavam nos observando, em especial a de número 81. Por falar em Presídio, conversei esses dias com uma amiga advogada, e ela me disse que, conceitualmente, existe uma diferença entre Presídio e Penitenciária. O Presídio é o local onde o acusado deveria ficar preso até que houvesse o trânsito em julgado de sua condenação. A partir daí, o preso deveria ser transferido para uma Penitenciária até o cumprimento de sua pena em definitivo. No entanto, sabemos que na prática isso não existe no Brasil.

A foto 88 é muito bonita, com o Morro Santana, o mais alto de Porto Alegre, ao fundo e à direita na foto.

A foto 106 é a sede da PROCERGS, órgão responsável pela manutenção de todo sistema de informática do Estado do RS.

Parabéns pelas fotos!

·
Taking On The World
26,612 Posts
pergunta que não quer calar... o Santuário das Mães de Novo Hamburgo e o Mãe de Deus de POA podem ser avistados um do outro?

ambos são parecidos em arquitetura aliás... MUITO parecidos, provavelmente foram construidos PARA serem parecidos e para serem vistos a partir do outro.

imagino que a noite, com a cruz iluminada, seja mais fácil ver um a partir do outro.

edit: pelo Google Earth, aparentemente é sim possível enxergar um a partir do outro...

segundo a visada que fiz no Google Earth, fica à direita do Morro da Polícia nas fotos...

naquela baixadinha do morro (onde tem umas árvores, bem na direita da foto) e onde se vêem morros bem distantes no fundo.

1 - 20 of 44 Posts