SkyscraperCity banner
1 - 20 of 39 Posts

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
RS - Campos, rios, cachoeiras, vales, cânions, ondulações, estradas, pontes, pequenas cidades, enfim a exuberância dos Campos de Cima Serra

Eu não canso de admirar as belezas dessa região tão próxima de Porto Alegre e tão pouco explorada para o turismo, que são os Campos de Cima da Serra, uma das menos povoadas em nosso estado e onde estão as terras mais altas e frias do Rio Grande do Sul.

Apesar da predominância de campos, não confundam os Campos de Cima da Serra com os Pampas. Os Pampas são terras baixas e ficam na fronteira do RS com o Uruguai e Argentina. Os Campos de Cima da Serra são terras altas e ficam na divisa do RS com Santa Catarina.

Entre as principais cidades da região dos CCS estão Canela, São Francisco de Paula, Jaquirana, Bom Jesus, São José dos Ausentes, Vacaria e Cambará do Sul. Nesses tempos de alteração climática por todo o planeta, os CCS ainda são a região onde pode nevar, ainda que muito raramente, no território do RS.

Os campos ondulados, os rios rasos e as casas de madeira são o charme da região.

Esse é o meu segundo thread dedicado à região, desta vez maior e com fotos coletadas da Internet.

Por enquanto eu vou postar “apenas” 100 fotos. Quando os comentários chegarem à segunda página, eu coloco mais fotos da região.

Espero que apreciem todas as fotos e os seus detalhes. Todas as fotos estão devidamente creditadas com os seus autores. Algumas estão comentadas.

Campos de Cima da Serra – Parte I (100 fotos):

Àrea verde clara mostra a região dos Campos de Cima da Serra, que se estendem a partir de Gramado-Canela-São Francisco de Paula até a divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

Foto 01: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 02: Morro do Baú. Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 03: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 04: Pórtico de entrada de Cambará do Sul. Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 05: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 06: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 07: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 08: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 09: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 10: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 11: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 12: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 13: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 14: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 15: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 16: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 17: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 18: Autoria: Cris Tafras

Foto 19: Cânion do Itaimbezinho. Autoria: Cris Tafras

Foto 20: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 21: Autoria: Gilbero Luis Dal Mas

Foto 22: Autoria: Gilbero Luis Dal Mas

Foto 23: Autoria: Gilbero Luis Dal Mas

Foto 24: Autoria: Filipe Ciscato

Foto 25: Autoria: Germano Schürr

Foto 26: Autoria: Germano Schürr

Foto 27: Autoria: Germano Schürr

Foto 28: Autoria: Germano Schürr

Foto 29: Autoria: Germano Schürr

Foto 30: Autoria: Germano Schürr

Foto 31: Autoria: Germano Schürr

Foto 32: Autoria: Cris Tafras

Foto 33: Autoria: Cris Tafras

Foto 34: Autoria: Cris Tafras

Foto 35: Autoria: Cris Tafras

Foto 36: Autoria: Cláudia Velho

Foto 37: Autoria: Cris Tafras

Foto 38: Autoria: Ubirajara Cruz

Foto 39: Autoria: Ubirajara Cruz

Foto 40: Autoria: Ubirajara Cruz

Foto 41: Autoria: Cris Tafras

Foto 42: Autoria: Cris Tafras

Foto 43: São José dos Ausentes. Autoria: Luiz Dalbo

Foto 44: São José dos Ausentes. Autoria: Luiz Dalbo

Foto 45: Autoria: Luiz Dalbo

Foto 46: Autoria: Luiz Dalbo

Foto 47: Autoria: Santelmo

Foto 48: Autoria: Santelmo

Foto 49: Autoria: Gilberto R. Winter

Foto 50: Autoria: Gilberto R. Winter

Foto 51: Autoria: Gilberto R. Winter

Foto 52: Autoria: Gilberto R. Winter

Foto 53: Autoria: Gilberto R. Winter

Foto 54: Autoria: Leandro Rotta

Foto 55: Autoria: Leandro Rotta

Foto 56: Autoria: Leandro Rotta

Foto 57: Autoria: Leandro Rotta

Foto 58: Pico do Montenegro, o ponto mais alto do Rio Grande do Sul. Autoria: Leandro Rotta

Foto 59: Autoria: rfpoffroad

Foto 60: Autoria: macflei

Foto 61: Casa típica em Bom Jesus. Autoria: macflei

Foto 62: Autoria: macflei

Foto 63: Autoria: Cláudio1953

Foto 64: Autoria: Cláudio1953

Foto 65: Autoria: Luiz Dalbo

Foto 66: Cambará do Sul. Autoria: Ubirajara Cruz

Foto 67: Autoria: Ubirajara Cruz

Foto 68: Cambará do Sul. Autoria: Ubirajara Cruz

Foto 69: Autoria: CanAntunes&Schmidt

Foto 70: Autoria: Fabiano M.

Foto 71: Autoria: Leandro Rotta

Foto 72: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 73: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 74: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 75: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 76: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 77: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 78: Autoria: PCRAPAKI-TRAMANDAÍ-RS

Foto 79: Autoria: Cláudio1953

Foto 80: Autoria: Cláudio1953

Foto 81: Autoria: Cláudio1953

Foto 82: Autoria: Ivan Berticelli

Foto 83: Autoria: Vanor A. Croda

Foto 84: Autoria: Vanor A. Croda

Foto 85: Autoria: Vanor A. Croda

Foto 86: Autoria: Vanor A. Croda

Foto 87: Autoria: Vanor A. Croda

Foto 88: Autoria: Vanor A. Croda

Foto 89: Autoria: Vanor A. Croda

Foto 90: Autoria: Vanor A. Croda

Foto 91: Autoria: Ubirajara Cruz

Foto 92: Autoria: André Amorim Viçosa

Foto 93: Autoria: Msdcastel

Foto 94: Autoria: Ubirajara Cruz

Foto 95: Autoria: Rfpoffroad

Foto 96: Autoria: Fakroef

Foto 97: Autoria: Carlos Alberto Liedtke

Foto 98: Autoria: Marlon R. Silva

Foto 99: Autoria: Rfpoffroad

Foto 100: São dois rios que correm lado a lado sem jamais se encontrarem. Um está mais elevado que o outro. Autoria: Alessandro Moraes

Aguardem a próxima leva de fotos quando os comentários chegarem à segunda página!

·
A coragem vem da fé
10,293 Posts
Só tenho uma palavra:

IMPRESSIONANTE! :nuts:

·
Moderator
33,710 Posts
A região é de uma beleza ímpar e o Canyon do Itaimbezinho é um espetáculo à parte, maravilhoso. Ótima seleção, Rene, valeu por postar. :cheers:

·
Registered
7,168 Posts
Paisagens muito lindas, já estive nesta região dos Cânions e é muito perfeito, as estradas são um show à parte!

São José dos Ausentes é uma cidade bem feinha, bem no estilo de São Joaquim! Um desperdício!

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Só tenho uma palavra:

IMPRESSIONANTE! :nuts:
Obrigado pelo comentário, Joás! A região é realmente impressionante. :eek:kay:

Muito lindo, fotos perfeitas, todo o conjunto da beleza natural é surpreendente.
Obrigado, David! :eek:kay:

A região é de uma beleza ímpar e o Canyon do Itaimbezinho é um espetáculo à parte, maravilhoso. Ótima seleção, Rene, valeu por postar. :cheers:
Obrigado, Santista! Se tudo der certo, eu pretendo voltar ao Itaimbezinho nesse verão, para ver a segunda parte da rota que eu não consegui em junho último. :eek:kay:

Fora do normal, só lugares Tampa meu amigo ..

Parabéns !!
Obrigado, Batistinha! Aguarde a segunda parte. Os lugares são incríveis! :eek:kay:

ESPETACULAR esse thread....essa regiao é simplesmente incrivel!
Parabens pela seleção..
Obrigado, Snowb! Fico contente que tenha gostado! :eek:kay:

Paisagens muito lindas, já estive nesta região dos Cânions e é muito perfeito, as estradas são um show à parte!

São José dos Ausentes é uma cidade bem feinha, bem no estilo de São Joaquim! Um desperdício!
Obrigado, Mr. Canello. Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente São José dos Ausentes, mas tenho muita vontade. Pelo que eu vejo em fotos, é parecida com Cambará do Sul, mantendo uma das características das cidades da região: muitas casas de madeira por todos os lados.

Como eu disse no texto inicial, essa região fica perto de Porto Alegre, mas muito pouco explorada para o turismo. Se fosse, as cidades teriam uma melhor infraestrutura, com certeza. O que tem predominado ali são hotéis fazenda dos anos 90 para cá. Muitas das estradas ainda são de terra. E é uma pena não haver uma estrada pavimentada que ligasse a região até São Joaquim no lado catarinense, com uma bela ponte sobre o rio Pelotas. Se houvesse um esforço conjunto do poder público catarinense e gaúcho na criação de uma rota turística em comum, a região daria um salto para o turismo. Imagina só os turistas começando a rota subindo a Serra do Rio do Rastro em SC e depois cruzarem para o RS para conhecer os cânions, tudo em estradas impecavelmente asfaltadas com pontes cruzando todos os rios da região e com todas as facilidades para o turismo! Seria o máximo! :eek:kay:

·
Catarinense
2,274 Posts
Aqui pertinho! Conheço praticamente todos os lugares das fotos! Saudade de quando saíamos com os jeepeiros da city dar uma banda pela região serrana, muito bom, inesquecível! Sempre pelo caminho lindas cachoeiras.. dá até uma saudade :( hehe
:)

·
Registered
6,483 Posts
Sensacional! Acho muito bonita essa região. Parabéns pela seleção de fotos rene!
Agora, falta realmente infraestrutura, falta tudo.
Por outro lado, já ouvi falar que as pousadas de Cambara do Sul estão cobrando preços altíssimos, estilo Gramado, mesmo sem oferecer condições de confoto. Isso é que se chama "matar a galinha dos ovos de ouro".

·
Registered
22,320 Posts
Muito linda essa coletanea!!!!!

Ta vendo, quem disse que praia eh fundamental para turismo e beleza? Na minha opiniao, essas paisagens dao de 10 a zero em muito litoral!
Gosto muito desses "caminhos" que voce tem postado aqui no forum, cada dia que passa admiro mais a beleza do RS.

Parabens, Renehass! :)

·
Equilíbrio, viagens e paz
4,686 Posts
Caramba meu, que paisagens fantásticas!!!!!!

·
BIXUBES
1,853 Posts
Paisagens exuberantes, uma das regiões mais lindas do Brasil . Parabéns !

·
Registered
1,302 Posts
parabens!

lindo thread!

·
Registered
111,533 Posts
São threads como esse que me faz aumentar, ainda mais, o orgulho em ser brasileiro. A nossa diversidade de paisagens nos coloca numa posição muito seleta em relação aos demais países do mundo. Tudo que eu gosto de ver encontrei aqui: penhascos, serras, campos de altitude, rios de agua cristalina,
mata intocada, cresci diante disso e ao olhar as imagens fica impossivel não lembrar um pouco da região onde nasci(chapada diamantina) e passei uma maravilhosa parte da minha infância e juventude.
Parabéns cara.

PS. Fiquei um bom tempo olhando a foto 71, divinal.

·
Registered
314 Posts
Parabéns, Renehass, por mais um thread espetacular! Essas paisagens são muito lindas e eu fico até com um pouco de vergonha de morar no RS e nunca ter ido visitar nenhum desses lugares :(
A foto 50 é perfeita, imagina abrir a janela ao acordar e se deparar com aquela vista. Obrigado por compartilhar as fotos com a gente! :eek:kay:

·
Longe demais das Capitais
10,247 Posts
Maravilhosas essas fotos !

São lindas essas paisagens, araucárias, rios de pedra... também gosto dessas casasde madeira.

Valeu pelo thread, Rene !

1 - 20 of 39 Posts