SkyscraperCity banner

1 - 17 of 17 Posts

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter #1
Salve todos!

Aqui estou com mais um thread da Serra Gaúcha. Desta vez, apresento a todos o Parque Estadual do Caracol.

O Parque Estadual do Caracol está situado na cidade de Canela, vizinha de Gramado. Para chegar lá a partir de Gramado, basta seguirmos pela avenida das Hortênsias em direção a Canela. A avenida é ao mesmo tempo a RS-235. Em um determinado momento, a dois quilômetros do centro de Canela, saímos da RS-235 e entramos na RS-466 (popularmente chamada de Estrada do Caracol) e rodamos por mais 7km até chegarmos no pórtico de entrada do parque.

Infelizmente, eu não encontrei na Internet nem nos meus guias turísticos em papel os dados que eu queria sobre o Parque Estadual do Caracol. O que eu mais tenho curiosidade em saber é a origem do nome Caracol e o ano de fundação do parque. Lamentavelmente, nem a página oficial da cidade de Canela traz essas informações. Se alguém souber, fico grato se puderem postar aqui.

No Parque Estadual do Caracol está a atração natural mais visitada do Rio Grande do Sul e talvez a mais conhecida fora de nosso estado: a Cascata do Caracol.

Eu particularmente acho que há atrações naturais no RS mais belas do que a Cascata do Caracol (por exemplo, os canyons do Parque Nacional de Aparados da Serra). Mas, como a Cascata do Caracol está na região de Gramado-Canela, ela, por facilidade de acesso e pela infra-estrutura turística de toda a região, acaba sendo o atrativo natural mais visitado do Rio Grande do Sul.

Como o Rio Grande do Sul passa atualmente por um longo período de estiagem, havia pouca água no arroio Caracol quando eu tirei as fotos. É o arroio Caracol que despenca por 131 metros formando a cascata.

As fotos abaixo são de minha autoria e foram todas tiradas no dia 10/05/2009. As fotos estão em ordem cronológica e algumas estão comentadas. Espero que gostem.

ATENÇÃO: Estas fotos foram postadas no Photobucket que, por ser um hospedeiro gratuito de fotos, impõe limite de acesso a elas a partir de páginas externas onde as fotos aparecem linkadas (ex.: blogs, threads do SCC, Orkut, etc). Assim, poderá acontecer que a partir de um determinado dia do mês as fotos não apareçam e no lugar delas haverá uma mensagem dizendo BANDWIDTH EXCEEDED. Isto significa que o limite de acesso mensal às fotos a partir das páginas externas onde elas aparecem como links foi atingido. Contudo, as fotos continuam hospedadas no Photobucket. Portanto, não significa que elas foram removidas. A solução é retornar ao thread após a meia-noite do dia 28 do mês (fuso horário norte-americano). O bandwidth (limite de acesso mensal) zera à meia noite do dia 28 e com isso as fotos tornam a aparecer imediatamente.

Foto 01 – Pórtico de entrada do parque visto do lado de fora. É possível entrar de carro ou deixar o carro do lado de fora e entrar a pé. O mirante de observação da cascata não fica muito longe do pórtico de entrada.

Foto 02 – Um cartaz convidando o visitante a conhecer o Centro Ambiental do Parque. O cartaz está sendo segurado por uma escultura feita com madeira extraída do próprio parque.

Foto 03 – Uma das áreas de estacionamento. Ao redor deste estacionamento, há várias lojas de artesanato e artigos de couro.

Foto 04 – O pórtico de entrada do parque visto do lado de dentro.

Foto 05 – Esta vegetação acinzentada pendurada nas árvores são popularmente chamadas aqui de “barba de pau” e muito usadas em decoração de Natal, especialmente em presépios.

Foto 06 – Uma visão das árvores do parque, especialmente as araucárias, a partir do mirante panorâmico.

Foto 07 – O arroio Caracol antes de despencar em forma de cascata.

Foto 08 – Eis a vedete do parque, a Cascata do Caracol. O pouco volume de água é resultante da estiagem que assola o Rio Grande do Sul há mais de dois meses.

Foto 09

Foto 10

Foto 11

Foto 12 – Uma casinha vizinha ao parque. A fumaça deve ser oriunda do fogão à lenha.

Foto 13 – O mirante.

Foto 14

Foto 15

Foto 16

Foto 17 – Observem que há um mirante lá embaixo. Chega-se lá depois de descer uma escadaria de 927 degraus. O inconveniente é que a escadaria é muito íngreme de tal sorte que nossas pernas não obedecem o resto do nosso corpo. Nossas pernas vão e o resto do corpo vai atrás. O grande problema, depois, é fazer todo o caminho de volta. Fiz isso apenas uma vez, no verão, e prometi nunca mais fazer. Aos corajosos que quiserem descer até lá, vale a pena, pois a visão é de tirar o fôlego. Agora, pessoas idosas e cardíacos, nem pensar em descer a escada.

Foto 18

Foto 19

Foto 20 – O arroio Caracol a poucos metros de se transformar em cascata. Notem o pouco volume d’água.

Foto 21

Foto 22

Foto 23 – Trilha dentro do parque em direção à Prainha.

Foto 24

Foto 25 – A cascata se forma um pouco mais adiante deste ponto.

Foto 26 – O Mirante Panorâmico. Paga-se 7 reais para subir nele de elevador. Com toda a sinceridade, é o mesmo que colocar dinheiro no lixo. Os ângulos que vemos do mirante panorâmico não são diferentes do mirante da foto 13. Invistam os 7 reais em chocolate ou alguma lembrancinha de Canela.

Foto 27

Foto 28

Foto 29

Foto 30

Foto 31

Foto 32

Foto 33

Foto 34

Foto 35

Foto 36

Foto 37

Foto 38

Foto 39

Foto 40 – Casinha do Centro Histórico Ambiental do Parque Estadual do Caracol. Dentro dela funciona uma espécie de museu natural, com troncos de árvores nativas do parque, animais empalhados e uma sala dedicada a expor lixo que as pessoas deixaram no parque. Eu não tirei fotos dos animais empalhados porque é contra os meus princípios. Me arrependo de não tirado foto do lixo. Havia embalagens de leite, fraldas entre outros itens deixados por gente mau educada.

Foto 41 – Esculturas feitas com troncos de árvores.

Foto 42

Foto 43 – O interior da casinha.

Foto 44

Foto 45

Foto 46

Foto 47

Foto 48

Foto 49

Foto 50

Foto 51

Foto 52

Foto 53

Foto 54

Foto 55

Foto 56

Foto 57

Foto 58

Foto 59

Foto 60

Foto 61

Foto 62 – A área para churrasco e piqueniques dentro do parque.

Foto 63

Foto 64

Foto 65

Foto 66 – O famoso “Castelinho do Caracol”, fora da área do parque. O curioso sobre esta construção é que nenhum prego foi usado. Toda a madeira foi encaixada.

Espero que todos tenham gostado das fotos. Um abraço e até breve!

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Rene,
Outro ótimo thread feito por você!
Gostei do Parque e achei sua foto número 1 bem legal com este tom que vc deu nela. Também achei legal o Mirante Panorâmico brotando no meio da mata igual a um disco voador preparando-se pra decolagem. Você escreveu que a vista dali é a mesma daquela do mirante aberto que aparece em outra foto mas eu ainda prefiro pagar os 7 reais e ir neste panorâmico porque , pelo que vi no mirante aberto eu ficaria tonto por ele ter pouca proteção ao redor ( coisa de fóbicos) enquanto que o mirante panorâmico é todo fechado e de vidro! Gostei também da casinha que há em estilo enxaimel ( segundo nosso amigo Sapox, fake... hehe) , muito bonitinha. A natureza nem precisa comentar né? Por mais que Gramado e Canela sejam lindas, a natureza também não deixa a desejar no Caracol, no Vale do Quilombo , etc. :)

·
Equilíbrio, viagens e paz
4,585 Posts
Muito bom o parque, muito bem sinalizado, ótima infra-estrutura. A paisagem da cascata certamente é mais bonita no período de chuvas.

Valeu pelo thread!!!!

·
Arquiteto e Urbanista
21,187 Posts
Este parque é fantástico, lindo demais, e a Cascata, pqp, é muito linda!

Só faltou foto do teleférico. =/

Aquelas esculturas são feitas com nós.

·
Blumenau
583 Posts
Que lugar mais lindo! :eek2:

Já ouvi falar bastante desse parque, lendo sobre o Rio Grande do Sul.

Preciso conhecer urgente a região de Caxias do Sul, Gramado e Canela. Sempre quis conhecer. E quero conhecer o mais breve possível.

Parabéns pelas lindas fotos! :D

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,733 Posts
Bah, a ultima vez que fui ai, meus pais moravam juntos ainda, isso deve fazer uns 12 anos.
sahasuuhasuhsahusa

Bah, eu desci as escadas pra cascata... descer é facil.... subir é O PROBLEMA.

Mas vale a pena, a vista la em baixo é incrivel.

Parabens pelas fotos, bom matar a saudade desse parque.

·
Registered
12,776 Posts
Que isso meu Deus, que fotos exuberante. Impressionante a Cascata do Caracol nessa época de estiagem.
E mais uma vez esse thread comprova como o outono pode deixar paisagens lindas. Canela também não se precisa fazer muito esforço porque além da natureza tem umas casinhas que olhando combinam tanto com a atmosfera de "frio", são lindas.
Parabéns, ótimo thread!

·
Informática BiomédicaUFPR
153 Posts
Muito bonito!

Amo aquelas árvores (por aqui chamadas de chorões) com aquelas algas que vocês chamam de barba-de-pau.

Parabéns pelo Thread :eek:kay:

·
5,252 Posts
O parque é realmente muito bonito. Todo gaúcho deve conhecer esse parque! Muito lindo! Tbm já desci essas escadas...há muito tempo! :)

1 - 17 of 17 Posts