SkyscraperCity banner
1 - 20 of 53 Posts

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Comemorando em 2009 os seus 70 anos de emancipação (1939), Canoas é hoje a maior cidade da região metropolitana de Porto Alegre, a 4ª maior cidade do Rio Grande do Sul em população e detentora do 2º maior PIB do estado.

Cortada ao meio duas vezes, uma pela BR-116 e outra pela linha do Trensurb (metrô de superfície que liga Porto Alegre a Novo Hamburgo), Canoas é sede de inúmeras indústrias, de uma refinaria de petróleo (Refap – Refinaria Alberto Pasqualini), de uma base aérea (Base Aérea de Canoas), de uma universidade quase falida, a ULBRA – a única universidade de confissão luterana no país –, e de dois centros universitários (UniRitter e UniLaSalle).

Canoas é rota de passagem obrigatória para quem chega ou sai de Porto Alegre via BR-116 em direção norte.

As fotos abaixo foram todas tiradas por mim em 17/07/2009.

Sintam-se à vontade para comentá-las. Espero que gostem.

ATENÇÃO: Estas fotos foram postadas no Photobucket que, por ser um hospedeiro gratuito de fotos, impõe limite de acesso a elas a partir de páginas externas onde as fotos aparecem linkadas (ex.: blogs, threads do SCC, Orkut, etc). Assim, poderá acontecer que a partir de um determinado dia do mês as fotos não apareçam e no lugar delas haverá uma mensagem dizendo BANDWIDTH EXCEEDED. Isto significa que o limite de acesso mensal às fotos a partir das páginas externas onde elas aparecem como links foi atingido. Contudo, as fotos continuam hospedadas no Photobucket. Portanto, não significa que elas foram removidas. A solução é retornar ao thread após a meia-noite do dia 28 do mês (fuso horário norte-americano). O bandwidth (limite de acesso mensal) zera à meia noite do dia 28 e com isso as fotos tornam a aparecer imediatamente.

Mapa do Google Earth mostrando Canoas em relação a Porto Alegre.

FOTO 1.

FOTO 2.

FOTO 3.

FOTO 4.

FOTO 5.

FOTO 6.

FOTO 7.

FOTO 8.

FOTO 9.

FOTO 10.

FOTO 11.

FOTO 12.

FOTO 13.

FOTO 14.

FOTO 15. Vila Cassino – Junto à Base Aérea de Canoas.

FOTO 16.

FOTO 17. Foto sem zoom mostrando Porto Alegre (zona norte) ao fundo.

FOTO 18. Foto tirada do mesmo local que a foto anterior, desta vez com zoom. A cidade ao fundo são os bairros da zona norte de Porto Alegre.

FOTO 19.

FOTO 20.

FOTO 21.

FOTO 22.

FOTO 23. BR-116, que corta Canoas de norte a sul, dividindo a cidade em duas grandes metades. Em função disso, há muitas passarelas (como aquela construção amarela sobre a rodovia) que permitem as pessoas cruzarem a BR-116 com segurança.

FOTO 24. Viaduto no centro de Canoas. Na pista de cima está a BR-116.

FOTO 25. Canoas Shopping. Fiquei sabendo que o seu apelido é “Casa da Barbie” por causa da cor rosa do shopping.

FOTO 26.

FOTO 27.

FOTO 28.

FOTO 29.

FOTO 30.

FOTO 31.

FOTO 32.

FOTO 33.

FOTO 34.

FOTO 35. Praça no centro de Canoas, entre a igreja e a estação Canoas-La Salle do Trensurb.

FOTO 36.

FOTO 37. Detalhe da Estação Canoas-La Salle do Trensurb, no centro de Canoas.

FOTO 38. O morro ao fundo é o Morro Santana, na zona norte de Porto Alegre. É o ponto culminante da capital gaúcha.

FOTO 39.

FOTO 40. Passarela que sai da Estação Canoas-La Salle do Trensurb.

FOTO 41. Fundação Cultural de Canoas. Aqui funcionou uma estação de trem em anos passados. O prédio estava fechado quando eu o fotografei. Não sei o que há em seu interior.

FOTO 42.

FOTO 43.

FOTO 44.

FOTO 45.

FOTO 46. Um flagrante do Trensurb passando. Esse trem, que é um metrô de superfície, liga o centro de Porto Alegre até o centro de São Leopoldo. Está sendo feita uma ampliação da linha que o levará até o centro de Novo Hamburgo.

FOTO 47. Os trilhos do Trensurb. Essa linha é o segundo corte no município de Canoas de norte a sul.

FOTO 48.

FOTO 49.

FOTO 50.

FOTO 51. BR-116 – Infelizmente, o trecho da BR-116 que corta a região metropolitana de Porto Alegre, em especial em Canoas, é considerado o segundo de tráfego mais intenso no Brasil, perdendo apenas para a Via Dutra entre SP e RJ. A BR-116 aparece nas próximas fotos (52, 53, 54, 55, 58 e 59).

FOTO 52. BR-116.

FOTO 53. BR-116.

FOTO 54. BR-116.

FOTO 55. BR-116.

FOTO 56.

FOTO 57. A famosa Praça do Avião no Centro de Canoas. Não há nada demais além desse avião plantado bem no seu centro. Esse avião é um dos símbolos da cidade.

FOTO 58. BR-116.

FOTO 59. BR-116.

FOTO 60.

FOTO 61.

FOTO 62.

FOTO 63.

FOTO 64. Esses carros estão esperando para atravessar para o outro lado da linha do Trensurb. Esse é um dos problemas de Canoas. Como o Trensurb atravessa a cidade, são poucos os pontos onde é possível atravessar a linha para se chegar ao outro lado. Quando o Trensurb foi construído nos anos 80, as cabeças pensantes idealizadoras do projeto não se atinaram em fazer uma linha subterrânea, que é o que deveria ter sido feito, mesmo com os altos custos da época.

FOTO 65.

FOTO 66.

FOTO 67.

FOTO 68.

FOTO 69.

Fotos acrescidas ao thread depois do comentário do Sapox:

FOTO 70. Villa Mimosa

FOTO 71. Casa dos Wittrock

FOTO 72. Casa dos Wittrock

·
Mossoroense
1,536 Posts
muito bonita a cidade, a maioria das RMs do país estão se tornando violentíssimas, e ai é mais traquilo?

·
Registered
21,554 Posts
Isso que é desenvolvimento... isso que é uma RM! A cidade parece ser realmente ótima, tem bairros legais e algumas construções interessantes, além de estar pertinho de POA haha. É claro que urbanísticamente falando tem muita coisa que pode ser melhorada, mas a cidade tá muito bem! Valeu :eek:kay:.

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,752 Posts
Shoow Canooas, muito linda.

Pena a Br 116 pra estragar um pouco a imagem dela, mas nada que um viaduto na 116 que ja da pre ter uma idéia de como é a cidade.

hehe

parabens pelas fotos.

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter · #7 ·
muito bonita a cidade, a maioria das RMs do país estão se tornando violentíssimas, e ai é mais traquilo?
Sobre a tranqüilidade em relação à violência, infelizmente não. Pela proximidade com Porto Alegre, Canoas em pouco tempo se transformou na cidade mais populosa de nossa região metropolitana. E sempre onde há aumento significativo de população, há conseqüente aumento de violência.

Como resultado disso, Canoas é daquelas cidades que sempre figuram na crônica policial dos jornais locais. Um dos bairros campeões de violência é o bairro Matias Velho.

No início da tarde em que essas fotos foram tiradas, houve uma perseguição policial não muito longe de onde eu estava. Mas eu não vi nada. O carro dos bandidos bateu em outro carro, resultando na morte de duas pessoas: um bandido e um cidadão inocente que estava no outro carro. Eu só fui saber do ocorrido no outro dia ao ler os jornais.

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Isso que é desenvolvimento... isso que é uma RM! A cidade parece ser realmente ótima, tem bairros legais e algumas construções interessantes, além de estar pertinho de POA haha. É claro que urbanísticamente falando tem muita coisa que pode ser melhorada, mas a cidade tá muito bem! Valeu :eek:kay:.
Normalmente um porto-alegrense como eu sempre passa por Canoas a caminho de algum outro lugar. E a grande via de acesso é a BR-116. Se não sairmos da BR-116, não vemos uma cidade muito atraente. É preciso sair da BR-116 para conhecer o lado mais belo e charmoso de Canoas. Eu me surpreendi. Duas quadras após a BR-116 as ruas já são bem calmas, bem pavimentadas, com muita arborização e praças. Uma bela cidade.

·
Registered
3,469 Posts
Cidade bonita, organizada, com construções interessantes, e muito acima da maioria das cidades de RM do Brasil. Valeu pelo thread. :)

·
instagram: t.l.rekarte
59,565 Posts
Bem diferrente a cidade!
tem casas feita de madeira!o_O
como elas se sustentam?
pensei q essas casas,eram so coisas de filmes e desenhos,q nem no nrote(Europa e EUA),eles usavam isso
como se mora nelas?

·
Registered
856 Posts
Bela Cidade, espero que um dia as melhores cidades da RM de Curitiba (São José, Pinhais, Araucária e Campo Largo) atinjam o nível da RM de Porto Alegre.
Parabéns pelo Thread.

·
Registered
856 Posts
Bem diferrente a cidade!
como elas se sustentam?
pensei q essas casas,eram so coisas de filmes e desenhos,q nem no nrote(Europa e EUA),eles usavam isso
como se mora nelas?

Aqui no Sul há casas de madeira em todas as cidades, inclusive nas capitais, eu mesmo morei por 22 anos em casa de madeira, são muito aconchegantes, o único problema é no verão pois elas esquentam demais.
No nordeste não há casas de madeira??

·
5,549 Posts
Esta cidade reflete o quanto é grande a urbanização da Grande Porto Alegre, sem dúvida a 4ª maior aglomeração urbana do país.

·
Registered
18,253 Posts
Que surpresa!

Essas são as primeiras fotos que eu vejo de Canoas, mas por algum motivo, eu tinha uma péssima imagem da cidade. O que eu vejo aí, é praticamente uma típica cidade do interior.

Parabéns, Renehass!

Aqui no Sul há casas de madeira em todas as cidades, inclusive nas capitais, eu mesmo morei por 22 anos em casa de madeira, são muito aconchegantes, o único problema é no verão pois elas esquentam demais.
No nordeste não há casas de madeira??
É verdade! Aqui em Londrina (e em todo o Norte do PR) ainda há milhares de casas de madeira. Nos primeiros anos da ocupação, na década de 30, não havia construção alguma que não fosse de madeira. Até o final da década de 50, a grande maioria das casas de Londrina ainda eram de madeira.

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Bem diferrente a cidade!
como elas se sustentam?
como se mora nelas?
As casas de madeira são bem mais comuns do que se imagina. Bem, eu não sou arquiteto, mas sei que elas se sustentam sobre fundação feita de tijolos. O próprio peso da casa faz com que ela fique seguramente sustentada sobre a fundação de tijolos.

Algumas casas de madeira são muito bem construídas, com paredes duplas, e algumas chegam a ser mais aconchegantes do que casas de tijolos.

Eu morei durante anos em uma casa de madeira. O único desconforto é no verão, pois a madeira retém o calor e a casa fica muito quente dentro.

Mora-se nelas da mesma forma que se mora em casas feitas de tijolos. Não há nada de diferente em relação ao interior da casa a não ser o fato de as paredes serem de madeira.

1 - 20 of 53 Posts