Skyscraper City Forum banner
1 - 18 of 18 Posts

·
Jesus is the way!
Joined
·
5,651 Posts
Lindo projeto!!!Gostei!
 

·
Não creio no que não vejo
Joined
·
26,714 Posts
Interessante, tem arrojo. Só descartaria a "plantação de arroz" na varanda...:laugh:
 

·
res severa, verum gaudium
de volta ao porco fumo
Joined
·
8,476 Posts
Interessante, tem arrojo. Só descartaria a "plantação de arroz" na varanda...:laugh:
Não é arroz, é mato/quiçaça/erva-daninha. Pra combinar com as ruas e avenidas de Porto Alegre, que estão criando verdadeiras capoeiras de mato.
 

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
Bem Rio, gostei...
 

·
Arquiteto e Urbanista
Joined
·
21,190 Posts
Que milagre, um empreendimento em Porto Alegre com varandas.
Pense que você paga milhões por um terreno em POA, porém o índice construtivo (entenda índice construtivo como área que você pode construir e vender) é tão baixo, mas tão baixo, que você só consegue fazer poucas unidades.

Nas zonas de maior interesse imobiliário o índice varia de 1,3 (maioria) a 1,7. Isso significa que a área de APARTAMENTOS (apenas apartamentos, sem contar áreas condominiais e garagens) poderá ser de 1,3 vezes a 1,7 vezes a área do terreno. Um terreno 20mx40m, com 800m² de área, só poderia construir 1.040m² de apartamentos, o que corresponde a 10 apartamentos de 100m². Pegue o valor do terreno, mais o valor da construção (muitas vezes com escavação e subsolo) e mais o lucro da construtora e da imobiliária: ao final os apartamentos ficam absurdamente caros.

Dentro dessa situação, a Prefeitura vende potencial construtivo, possibilitando que ao invés de 1,3 ou 1,7 você construa até 3 vezes a área do terreno. Porém você também precisa PAGAR MUITO por essa área: para que você possa construir área a mais, no limite de 3 vezes área do terreno, cada m² fica próximo de 2 mil reais. Digamos que no nosso terreno de 20mx40m, se quiséssemos construir 3 vezes, teríamos de pagar para Prefeitura 2,5 milhões de reais apenas para poder construir mais 1.360m² além do limite. Ou seja: você paga pelo direito de construir. Isso pode inviabilizar a obra por conta do preço dos apartamentos, que aumentaria ainda mais.

Assim, como forma de incentivar as construtoras, a Prefeitura possibilita que você faça sacadas vinculadas à cozinha e à sala sem que precise comprar potencial construtivo! Essas sacadas não podem ultrapassar 20% da área do apartamento nem ter conexão com quartos. Como detalhe, essas sacadas podem ser fechadas, fazendo parte do living.

Portanto, numa condição em que você tem o direito de construir muito pouco em terrenos caros, quando tem a possibilidade de construir 20% a mais sem a necessidade de comprar índice construtivo a quase 2 mil reais o metro quadrado, fica o questionamento: esses 20% deverão ser de sacadas abertas ou sacadas fechadas, as quais poderão estar incorporadas ao living ampliando a área do apartamento?

Entendeu onde quero chegar? Em POA não há poucos prédios com sacada. Na verdade TODOS os prédios têm sacada. Porém as sacadas são fechadas e fazem parte da sala de cada apartamento. Cada sacada aberta, externa, representa uma área de apartamento que foi desperdiçada.

Resumo: são as regras do Plano Diretor que culminam no fim das sacadas externas abertas.
 
1 - 18 of 18 Posts
Top