Skyscraper City Forum banner
461 - 480 of 1816 Posts

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #461 ·
O mais engraçado era ver o Beto Moesh, do PP (partido contrário ao PT no RS e que na câmara sempre foi ridicularizado pela bancada petista), em carícias calorosas com o pessoal de esquerda. :lol:

Como ele mesmo se titula, uma 'metamorfose ambulante'. Só espero que esta pessoa copntraditória consigo mesma (ele era favorável ao Pontal, mas depois - na época das eleições - mudou de opinião) não atrapalhe mais ainda o conturbado trabalho da casa. Só queria saber o que a alta cúpula do PP gaúcho tem a dizer sobre a lamentável atuação deste vereador.

·
Registered
573 Posts
O Pontal era a pedra-de-toque!

Os petistas mais uma vez fizeram seu papel de tentar acabar com a decisão da maioria através de gritos, ofensas ("corrupto, vendido"), ameaças ("se o Pontal passar, a cidade vai parar!"), demagogia ("nós, perseguidos pela ditadura e defensores dos pobres, contra os torturadores, conservadores, privatizadores, que querem espigões" e outras besteiras), e discurso barato ("nós defendemos a cidade, eles querem destruí-la", "a história julgará quem votar a favor do Pontal").

Ah, e depois dizem que são os outros que politizam os debates: a "platéia" dos contra, nitidamente ligada ao PT, ainda não engoliu a dupla derrota para o Fogaça - o primeiro prefeito reeleito de POA - e começou a gritar "José Fogaça, pode esperar, a tua hora vai chegar", sendo que não tinha nada a ver o Pontal com a eleição...

Xingaram até a vereadora do PC do B, que decidiu se abster, pq ela colocou o dedo na ferida, lembrando que foi a Câmara, durante o governo do PT - e com os votos do PT - que permitiu a venda da área à iniciativa privada, permitindo a construção de "espigões" comerciais na beira do lago. O vereador Adeli, do próprio PT, contou que procurou o então prefeito Tarso Genro para que a prefeitura comprasse a área, pois fizeram 5 leilões e ninguém havia se interessado; Tarso disse que a prefeitura "não tinha dinheiro" e, somente após, a área foi vendida para a BMPAR, venda esta possibilitada pela Câmara (com os votos dos que hj são contra) e apoiada pela prefeitura do PT. Daí vão para a tribuna com a maior cara-de-pau falar em espigão, paredão...

Tem louco para tudo, não é? :nuts: Tem gente que engole o discurso e ainda infla sua auto-estima achando que está sendo "solidário", "a favor dos oprimidos"... É o mesmo tipo de gente que, ingenuamente, acha que ser "de esquerda" é defender o "bem", e ser "de direita" é defender os "interesses escusos da elite maldosa"...

Parabéns ao vereador Adeli Sell (PT), que sempre votou pelo desenvolvimento de POA, mesmo qdo era secretário da indústria e comércio e combatia a pirataria e camelôs, e era, por isso, mais criticado pelo PT, que o acusava de "perseguir os camelôs", do que pela oposição. Brilhante o texto dele, talvez possamos postá-lo aqui se estiver disponível. Adeli Sell demonstra que ser de esquerda não necessariamente é ser contra o desenvolvimento.

PARABÉNS PORTO ALEGRE, PARABÉNS CÂMARA, PARABÉNS MOVE-POA A publicação da "Carta aos Porto-alegrenses" foi uma ótima medida!

Estive lá na câmara ontem. Pela primeira vez na minha vida decidi acompanhar uma sessão. Fiquei do lado de fora, vendo pelo telão e ao mesmo tempo acompanhando os ABSURDOS ditos por todos aqueles ditos "politizados", "conscientes", "contrários ao capital".

Ontem, apesar da alegria em ver a aprovação do projeto, me entristeci profundamente com a confirmação que democracia, no Brasil, é um sonho ainda. É engraçado ver estudantes da UFRGS, universidade na qual estudo também, com faixas, cartazes, tambores, se dizendo contrários a ditatura, a repressão, favoráveis ao direito a manifestação, e todo aquele discurso lindo que só existe quando é no seu interesse próprio, fazendo EXATAMENTE AQUILO QUE CRITICAM - REPRESSÃO AS OPINIÕES CONTRÁRIAS.

Me digam, porque qualquer vereador que se mostrasse favorável ao projeto era taxado de LADRÃO, CORRUPTO, FILHO DA PUTA, COVARDE, INCOERENTE? Incrível! Por mais equilibrada que fosse a explanação do vereador na tribuna, por mais séria e respeitosa que pudesse ser sua fala, surgiam vaias estrondosas, e gritos de "OLHA A PROPINA, SEU FILHO DA PUTA!", "VAI TOMAR NO CU SEU CORRUPTO!" Me surpreende essa democracia que eles defendem; uma democracia na qual qualquer um que seja contrário as suas opiniões, é um ladrão, porco, imundo, que só quer ganhar dinheiro as custas do povo.

Que diálogo existe? Nenhum! Que fundamentos existem? Nenhum! Aquilo que presenciei ontem foi a mais pura fidelização partidária e ideológica e a vulgarização de qualquer democracia que se finge ter nesse país. Os manifestantes não debatiam idéias, muito menos projetos - tenho certeza que 90% daqueles que lá estavam pouco se importavam com o que estava acontecendo, ou sequer conheciam a fundo o projeto que estava em discussão. O que eles queriam era fazer baderna, diversão, bater tambor, porque é isso que é bonito! É essa a MANIFESTAÇÃO DEMOCRÁTICA, que para o transito e obriga os motoristas a receber panfletos! Isso! E se o motorista não quiser, vamos sentar em cima do seu carro e ficar fazendo uma roda em volta dele impedindo-o de ir, a não ser que aceite o que estamos dizendo! É essa a PLURALIDADE que eles defendem, a pluralidade que faz dos favoráveis ao projeto um bando de FILHOS DA PUTA, LADRÕES, CORRUPTOS, BURROS que só pensam em dinheiro, e que faz dos contrários ao projeto os CONSIENTES, ÉTICOS, EXEMPLOS DE COMPORTAMENTO SOCIAL E INTELIGÊNCIA.

Me digam porque os vereadores Prof. Garcia e Beto Moesch, tão contrários ao projeto quanto a bancada do PT, não recebiam sequer 10% dos aplausos que as Margaretes Morais da vida recebiam? A resposta é simples: porque eles não eram da "gurizada", do "partido", da "ideologia". Imagina! Aplaudir alguem do PP, do PMDB? Esses filhos da puta que defendem o capital explorador?

Aquilo que aconteceu do lado de fora ontem me envergonhou profundamente. Enquanto houver debate estritamente ideológico, o Brasil vai continuar essa grande desorganização que é.

Enfim. Agradeço profundamente o pessoal que se mobilizou conscientemente, que foi estudar o projeto, criou argumentos, e principalmente a ong MOVE-POA que tenho acompanhado desde o início da criação. Ontem estive lá por respeito a vocês, e ao trabalho sério e dedicado que vocês tem realizado. Não consegui entrar no plenário, mas fiz questão de estar presente do lado de fora durante mais de 4 horas, porque acredito que é desse tipo de gente que nós precisamos. Sem debate ideológico. Sem mesquinharia partidaria. Estamos aqui por PORTO ALEGRE apenas; a cidade que eu vivo, e pretende viver durante toda a minha vida.

E me desculpem as palavras de baixo calão. Mas é que não tenho o costume de alterar a realidade. Todas essas palavras, e muitas outras ainda de mesmo cunho, foram ditas ontem.

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #463 ·
Democracia é assim! Existem as leis, que são aprovadas pelos representantes do povo, por plebiscito ou referendo. No caso, teve mobilização da sociedade e os veradores aprovaram o projeto.
Parabéns ao MOVE-POA que dedicou seus esforços, recursos, etc em favor do projeto (que é mesmo bonito) e espero que seja mesmo bom para a cidade.
Democracia é obrigar o vereador Adeli Sell a votar contra, sobre o argumento de que se ele fosse contra a bancada, estaria criando precedentes para a sua expulsão do partido. Ele votou contra, mas escreveu um belo texto dizendo que era a favor do projeto, defendendo como ninguém a sua opinião. Este texto foi lido por Sebastião Melo logo após a votação.

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #464 ·
Mbv-POA e xplanetx, muito obrigado pelos comentários. Muito bem feitos, parabéns! Com o apoio de pessoas sensatas e inteligentes, cada vez mais percebo o quão bom foi ter lutado pelo resultado de ontem. A votação mostrou o que muitos sabiam, mas ninguém falava: a 'turma do barulho', 'neo-cara-pintadas', não representam a população e os interesses desta. O MOVE-POA se manteve fiel aos seus princípios, defendendo a cidade e rejeitando os apelos político-partidários.

Algumas emendas também foram aprovadas e/ou reprovadas de acordo com o que eu defendia, como a manutenção do índice construtivo e no quesito referente à altura. O resultado destas emendas trará bons resultados: redução de um terço na área das edificações e altura e gabarito determinados pelos técnicos do executivos a partir do EVU.

·
Gremio: Força e Raça!!
2,288 Posts
13 de novembro de 2008
Câmara muda futuro da área do Estaleiro
Por 20 votos a 14, construção de prédios na orla do Guaíba irá agora para sanção do prefeito

Os vereadores Almerindo Filho, Dr. Goulart e Brasinha (abraçados da esquerda para a direita) e Haroldo de Souza (D) comemoram resultado da votação

Na mais longa e tumultuada sessão do ano, a Câmara de Vereadores aprovou ontem por 20 votos a favor e 14 contrários o projeto que possibilitará a construção do Pontal do Estaleiro Só, na zona sul da Capital.

Foram oito horas de discussões entre os vereadores e também por manifestações do público, que lotou o plenário. Os grupos contrários à iniciativa, liderados por movimentos sociais, ambientais e de estudantes, passaram a votação com mordaças verdes e seguraram cartazes para fazer um protesto. Do outro lado do plenário, empresários e estudantes aplaudiam a cada manifestação a favor do Pontal.

Os vereadores Haroldo de Souza (PMDB) e Alceu Brasinha (PTB), defensores da proposta, eram os principais alvos do grupo contrário, que tremulavam cédulas de dinheiro e jogavam moedas no plenário.

A oposição ao projeto, prevendo uma derrota, tentou adiar a votação. Usando um artifício do regimento interno, a bancada do PT e o vereador Beto Moesch (PP) encaminharam oito requerimentos para barrar a apreciação, mas acabaram todas reprovadas. A única surpresa foi a mudança de voto de Adeli Sell, que em carta explicou por que acompanhou a bancada do PT, contra o projeto.

Apesar de aprovada, a proposta segue sob ameaça. O projeto precisa ser sancionado pelo prefeito José Fogaça. Além disso, corre na Justiça a ação de Moesch, que pede a não validade da votação.

– Se tudo isso não der certo, nós entraremos como uma ação de inconstitucionalidade – apontou Moesch.

Mesmo assim, os empresários comemoraram. Rui Pizzato, diretor da BM Par, dona do terreno, declarou que as obras poderão ser iniciadas em 2010.

O estudo arquitetônico que prevê a construção prédios comerciais e residenciais e urbanização da orla terá de ser redimensionado em razão das emendas aprovadas ontem, que acabaram limitando parte do empreendimento. Uma das principais alterações é quanto à altura dos prédios. Foi retirado do texto original o limite de 43 metros para os edifícios. A decisão das alturas passará para a prefeitura.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zero...=a2292142.xml&template=3898.dwt&edition=11091

Projeto terá novos obstáculos

A aprovação das mudanças na lei municipal a fim de permitir a construção do Pontal do Estaleiro não deverá livrar o projeto de novos obstáculos em seu caminho até a margem do Guaíba. O grupo formado por integrantes do Fórum Municipal de Entidades, estudantes universitários e ambientalistas pretende colocar em prática uma nova estratégia a partir de hoje: pressionar politicamente o prefeito José Fogaça para vetar a iniciativa e, caso essa etapa também seja superada, investir em novas ações judiciais.

Fogaça dispõe de 15 dias para sancionar ou vetar o projeto. Durante esse período, a intenção dos adversários do Pontal é realizar manifestações diante da prefeitura sob a convicção de que esse é um tema incômodo para a administração municipal.

O novo terreno de luta começou a ser preparado ainda ontem, mesmo antes da votação em plenário. Com um megafone em mãos, o secretário do Fórum Municipal de Entidades, Paulo Guarnieri, conclamou um grupo formado principalmente por estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a focar as mobilizações durante o período previsto para a sanção do projeto.

– Se isso também não der certo, será a vez das entidades se mobilizarem por meio de ações judiciais – disse.

No lado de fora da Câmara, as cadeiras colocadas diante de um telão foram ocupadas quase que inteiramente por manifestantes contrários ao Pontal. No começo da tarde, ainda havia no local um pequeno grupo de integrantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (STICC).

– Acreditamos que seriam criados mil empregos – afirmou Dercírio Júnior, fiscal da STICC.

Pouco depois, foram embora. A sessão foi acompanhada pelo telão em clima de Copa do Mundo: os pronunciamentos dos vereadores eram saudados por gritos de apoio ou vaias, xingamentos e até o lançamento de moedas para o alto.

Ao final da tarde, um grupo de duas dezenas de estudantes interrompeu o trânsito por períodos de alguns minutos diante da Câmara, mas em seguida foi conduzido à calçada pela Brigada Militar.

COMO OS VEREADORES VOTARAM:

VOTARAM A FAVOR
Alceu Brasinha (PTB)
Almerindo Filho (PTB)
Bernardino Vendruscolo (PMDB)
Dr. Goulart (PTB)
Elias Vidal (PPS)
Ervino Besson (PDT)
Haroldo de Souza (PMDB)
João Carlos Nedel (PP)
João Antônio Dib (PP)
João Bosco Vaz (PDT)
José Ismael Heinen (DEM)
Luiz Braz (PSDB)
Maria Luiza (PTB)
Maristela Meneghetti (DEM)
Maurício Dziedricki (PTB)
Mauro Zacher (PDT)
Nereu D´Avila (PDT)
Nilo Santos (PTB)
Sebastião Melo (PMDB)
Valdir Caetano (PR)

VOTARAM CONTRA
Adeli Sell (PT)
Aldacir Oliboni (PT)
Beto Moesch (PP)
Carlos Todeschini (PT)
Cláudio Sebenelo (PSDB)
Dr. Raul (PMDB)
Guilherme Barbosa (PT)
José Valdir (PT)
Marcelo Danéris (PT)
Margarete Moraes (PT)
Maria Celeste (PT)
Mauro Pinheiro (PT)
Neuza Canabarro (PDT)
Professor Garcia (PMDB)

ABSTIVERAM-SE
Elói Guimarães (PTB)
Maristela Maffei (PCdoB)

http://zerohora.clicrbs.com.br/zero...=a2292143.xml&template=3898.dwt&edition=11091

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #469 ·
ta ficando famoso hein flicklings... :lol: (te vi naquele jornal do meio dia do SBT)
Hahhaha

Tu não é o primeiro que me fala isso. Não sabia que aquela entrevista iria passar no jornal do meio dia de hoje. Não sei como foi a edição deles, mas espero que eu não tenha me saído tão mal como nas outras vezes. Mal no sentido de postura, pois acho que falei bem. Acho. :)

·
Registered
894 Posts

Espero daqui a uns 3 ou 4 anos estar pedalando nessa ciclovia, ou passeando com minha filha pelo calçadão, curtindo a beleza do por do sol na orla!:) Algo que hj em dia, pra nós moradores da Tristeza, Camaquã, Cristal, etc. é impossível. E lembrar que um dia aquilo foi por mais de 15 anos um lixão abandonado, e que alguns abobados bradavam que toda essa obra seria a privatização do por do sol do Guaíba, meu Deus....:eek:hno:

·
2,288 Posts
^^

Espero daqui a uns 3 ou 4 anos estar relaxando na minha piscina daquela cobertura, milhonario depois de acertar os numeros da mega-sena e com uma loira e uma morena, curtindo a beleza do guaiba! :D

:lol:

·
2,288 Posts
Hahhaha

Tu não é o primeiro que me fala isso. Não sabia que aquela entrevista iria passar no jornal do meio dia de hoje. Não sei como foi a edição deles, mas espero que eu não tenha me saído tão mal como nas outras vezes. Mal no sentido de postura, pois acho que falei bem. Acho. :)

eu nao vi toda reportagem, mas acho q eles mostraram os dois lados..

o pior foi depois q mostrou a reportagem, eles chamaram um cara (presidente da associaçao dos arquitetos?! nao me lembro direito.. :lol: ) pra comentar a decisao da camara, mas ele so falou mal do projeto e chamou de "espigoes", dae a mulher q apresenta o jornal perguntou se porto alegre nao aproveitava mal a sua orla e citou exemplos de varias cidades q aprovaram projetos parecidos e se deram muito bem, mas o cara so falou mal dos politicos (q nao tinham um planejamento para isto) e acabou nao respondendo...

·
Registered
894 Posts
Câmara chamará às falas os críticos do Pontal do Estaleiro

O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o vereador Sebastião Mello, passou nesta quinta-feira os dois recados seguintes ao editor, ambos a propósito da aprovação do novo regime urbanístico para o complexo de edificações intitulado Pontal do Estaleiro:

1) a Lei 470, de 2002, assinada pelo então prefeito Tarso Genro, permite que o empreendedor do Pontal do Estaleiro faça ali o que pretende.

2) o que a Câmara aprovou agora, foi o uso misto da área, ou seja, que saiam no local também construções de residências.

. O vereador Sebastião Mello reuniu seus colegas nesta quinta-feira, para interpelar judicialmente os políticos e jornalistas que declararam ou insinuaram que correu dinheiro para a aprovação do projeto.

. A Câmara quer nomes e provas. Caso não consiga, vai enfiar na cadeia os mentirosos.

Políbio Braga

·
Registered
3 Posts
[...]
1) a Lei 470, de 2002, assinada pelo então prefeito Tarso Genro, permite que o empreendedor do Pontal do Estaleiro faça ali o que pretende.

2) o que a Câmara aprovou agora, foi o uso misto da área, ou seja, que saiam no local também construções de residências.
Esse era o ponto interessante da coisa. A lei que veta a construção de residências na orla (inteira), estava baseada nos riscos de alagamento. Ora, entende-se que empreendimentos de alto-nível tomarão suas medidas para conter o risco de alagamentos, posto que sem isso não conseguem vendas, além de se exporem a responsabilidade civil. A lei visava frear a construção de casas de baixo-nível, que não têm condições mínimas contra cheias.

O que me faz pensar... onde estão os eco-chatos protestando as centenas de casinhas ribeirinhas que se proliferam na Av. Guaíba, com risco de alagamento e danos óbvios à natureza. Por favor, ecochatos, defendam a limpeza e a humanização dessas áreas! Essas áreas de risco não são espaço para empreendimentos de porte, e não são adequados em termos de segurança física. Em outras palavras, são perfeitas para urbanização voltada ao lazer...

wrt esgoto: A legislação atual também prevê tratamento de esgoto em construções novas, efetivamente resolvendo o problema da poluição alegado - pendente é claro ação fiscalizadora do poder público e da sociedade. Em outras palavras, ecochatos, cobrem dos órgãos competentes a fiscalização de tais sistemas de tratamento.

[...]
. O vereador Sebastião Mello reuniu seus colegas nesta quinta-feira, para interpelar judicialmente os políticos e jornalistas que declararam ou insinuaram que correu dinheiro para a aprovação do projeto.
Louvável a atitude dele, uma vez que essas acusações visavam com certeza atingir à Câmara em detrimento do mérito do que era votado, provavelmente sob influência de interesses daqueles que tinham outros planos para área (**cof cof* igreja universal **cof cof**)

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,757 Posts
e se algum ecoxita se deitar na frente do local das obras quando começar, eu sou o primeiro a pegar o trator e passar por cima.

auhuuhsauhas

se bem que ate la, ja vão ter esquecido disso.... (eu espero né...sauhuhsa)

2010 vai ser um ano que começa uma sra mudança em Poa

·
-*-*-*-
26,758 Posts
Quero agrader a todos os amigos do
skyscrapercity pelo apoio a nossa causa!!
Porto Alegre merece!!
....e a luta continua!!:cheers:
:applause:

Gurizada do MOVEPOA meus parabéns e parabéns a todos os porto-alegrenses e gaúchos que voltam a ter esperanças de ver sua cidade de volta a vanguarda política, urbana e econômica. Finalmente teremos a chance de ver o grande potencial da cidade valorizado através desse grande complexo chamado orla que pretende revolucionar esta área através do BarraShoppingSul, Pontal do Estaleiro, Museu da Fundação Iberê Camargo, Projeto Gigante para sempre, Teatro da OSPA, Caminhos da Legalidade( não lembro bem se o nome é este), Gasômetro e o Complexo turistico, de lazer e cultural do Cais do Porto, e colocar Porto Alegre no mapa do turismo urbano sustentável.
Acho que finalmente POA deixa de ser TRIS.te parafraseando o Gerson e volta a ter esperança e ser TRIIIIIIIII!!!!!!!!

So corrigindo:

Eh TRI.ste!! ........heheheeh:lol:

.

---------------------------------------------------------------------

Vai dar gosto ver POA desse angulo daqui uns 4 anos com o PONTAL ja pronto!!

:)

·
Banned
9,176 Posts
^^

Espero daqui a uns 3 ou 4 anos estar relaxando na minha piscina daquela cobertura, milhonario depois de acertar os numeros da mega-sena e com uma loira e uma morena, curtindo a beleza do guaiba! :D

:lol:
Bah que lindo esse Guaiba ai...meu Deus, se ele fosse assim Cancun seria em Porto Alegre....hehehe....se barrento como ele e os ecoidiotas ja brigam tanto, imaginem se tivesse essa bela cor entao !

461 - 480 of 1816 Posts