Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 32 Posts

·
Registered
Joined
·
2,854 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Projeto prevê praia artificial em Porto Alegre
Complexo deve ser construído em área de 3,5 hectares do Clube Farrapos



Repleta de apaixonados pelo litoral, a capital gaúcha virou alvo de um grupo americano que trouxe na bagagem um projeto, digamos, maometano: se o porto-alegrense não vai ao mar, o mar vai a Porto Alegre.

A companhia californiana Wave Loch acertou o arrendamento de 3,5 hectares do Clube Farrapos, por 40 anos, para construir uma praia artificial que sirva de opção à viagem até o litoral.

O acesso à praia será possível a hóspedes e sócios, já que o empreendimento funcionará como um clube. O objetivo é fixar mensalidades condizentes com o padrão de uma boa academia ou clube, de acordo com Marcelo Wisintainer, da Mapa Consultoria Empresarial Ltda., que investe no negócio e trabalha em sua estruturação econômica.

— Um dos sócios da Mapa é representante da Wave Loch há mais de 10 anos. Durante esse tempo todo, se tentou convencer os americanos a investir aqui. Agora, com o momento econômico do Brasil, a Copa do Mundo, só faltava o lugar certo para o empreendimento — afirmou.

O que seduziu os californianos foi uma pesquisa da Mapa que apontou Porto Alegre como uma das cidades sem mar com maior número de surfistas no país. Para o presidente da Wave Loch, Thomas Lochtefeld, essa condição foi imprescindível para a escolha da cidade:

— A cidade é fenomenal, cheia de oportunidades e com centenas de surfistas a uma hora da praia. É uma cidade promissora, bem diferente de São Paulo e Rio de Janeiro, com muito mais energia para focar em novidades.

Empresa tenta obter a licença ambiental

O projeto está sendo confeccionado no Rio de Janeiro pelo renomado arquiteto Índio da Costa. Atualmente, a Mapa trata da obtenção de licenças junto à prefeitura, como a ambiental, mas o projeto já será anunciado na próxima terça-feira.

As empresas preveem que a construção possa começar até o final do ano. O prazo das obras é de 12 meses para a praia artificial e de 18 meses para o hotel, que deverá ter a bandeira de um grupo espanhol.

Ideia garante a sobrevivência do clube

Fazia três anos que o Clube Farrapos procurava uma alternativa econômica para manter-se viável. Com cerca de nove hectares, fundado em 1944, o clube pertence aos oficiais da Brigada Militar e já viabilizou diversos outros arrendamentos para seguir em atividade.

Presidente do clube, o tenente-coronel Ronaldo Nunes Prates revelou que o empreendimento americano não foi facilmente aceito entre seus pares.

— Para nós não é fácil, em termos do nosso próprio conservadorismo. Mas não havia outra maneira. Precisávamos buscar alternativas para a manutenção do clube e melhorias nas instalações. Foi uma atitude inovadora e ousada, que nos dará um retorno muito grande — salientou o oficial.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/g...praia-artificial-em-porto-alegre-3849215.html
 

·
Orgulho de ser Gaúcho
Joined
·
5,566 Posts
Gente, eu acho que ficará interessante e se presta a o que se propõe, não é pra ser um hotel tradicional, é um projeto temático que traz um clima tropical para POA. E por mais lindas praias que tenhamos de água doce na cidade, não se pode surfar nela, e o projeto vem pra responder a uma demanda que a cidade tem, já que a pesquisa mostra POA como a cidade com maior número de surfistas longe do litoral, e a forma da piscina certamente é assim por uma questão técnica. Agora piscinão classe C é que não será, pois será um hotel de 4 a 5 estrelas e os usuários não hospedados deverão ser sócios pelo que entendi, e o custo será de uma academia que em POA não sai por menos de 70 reais em uma academia mediana.Acho válido. :)
 

·
Taking On The World
Joined
·
26,612 Posts
ao invés de ser largona não, é afunilada..não vai caber toda a classe C aí -.-
não sei se tu leu a reportagem, mas tem que pagar uma mensalidade equivalente a de outros clubes sociais pra entrar ali...


QUE RIDICULO! AINDA MAIS PRA UMA CIDADE COM BELAS PRAIAS DE ÁGUA DOCE NA ZONA SUL!!!
é uma PISCINA DE ONDAS! Pra surfar. Não dá pra surfar no Guaíba, nem mesmo na música do Armandinho!
 

·
Registered
Joined
·
2,854 Posts
Discussion Starter · #19 · (Edited)
Pessoal criticando sem ler (com atenção) e sem procurar entender o contexto. Como diz o próprio texto, o projeto talvez nem seja esse aí ou seja um pouco diferente, pois ele ainda está sendo confeccionado. OK, concordo que nesse caso poderia ter sido abordado com mais clareza pela reportagem e que deveriam ter dito que a imagem era meramente ilustrativa, se realmente é.

Agora em relação ao contexto, demanda com piscina com ondas é coisa antiga em POA. Já escutei até de amigos que queriam empreender um projeto desses, pois é muito comum surfistas fazerem o chamado bate-volta, ou seja, ir para a praia e voltar no mesmo dia. Mas somando o tempo de ida e volta, isso dá aproximadamente 2h40, ou 3h para quem sai da região metropolitana. Agora não se precisará ir mais até a praia, ou seja, essa piscina a substituirá, então pode ser considerado sim uma praia artificial e não mera piscina de clube. Os surfistas vão usar o ano inteiro sem precisar gastar tanto em gasolina e tempo de viagem. Assim como existem skate parks, isso não vai deixar de ser um surf park. Só acho que deveria ter uma piscina pequena como essa também:



e/ou:

 
1 - 20 of 32 Posts
Top