SkyscraperCity banner

1 - 20 of 1023 Posts

·
Orgulho de ser Gaúcho
Joined
·
5,057 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Nesta segunda-feira, 30, o prefeito José Fortunati esteve reunido com o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, em Curitiba (PR), para tratar do projeto de revitalização da Orla do Guaíba. Na capital paranaense, o prefeito conheceu a proposta preliminar de revitalização de 1.500 metros iniciais da Orla, que compreende o trecho entre a Usina do Gasômetro e a primeira curva da avenida Beira Rio.

A expectativa é que a revitalização desse trecho esteja concluída até o final do ano. A proposta inclui o desenho do passeio de pedestres, terminal turístico para barcos de passeio, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, restaurantes, instalação de bancos e quiosques, entre outras inovações que estão sendo criadas pelos projetistas. A revitalização total contemplará 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, na altura do Iate Clube Guaíba.

O prefeito ficou satisfeito com a apresentação das propostas. “O projeto é surpreendente, irá permitir que a população de Porto Alegre seja recebida pela Orla com muita qualidade. Os porto-alegrenses irão ter um local extremamente atrativo”.

Tudo de frente para o Guaíba. “Nossa proposta é que os passeios em nada interrompam a vista para o lago, porque a melhor vista de Porto Alegre é olhando o Pôr-do-sol no Guaíba”, afirmou Lerner. O urbanista disse que a revitalização da orla, integrada ao projeto do Cais Mauá, dará nova concepção ao lago e à relação dos moradores com o espaço.

Também participaram do encontro o coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), Edemar Tutikian, e representantes do Grupo de Trabalho da Orla, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e Programa Viva o Centro

Fonte:prefeitura de Porto Alegre
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=149365&ORLA:+PRIMEIRA+ETAPA+DEVE+SER+ENTREGUE+ATE+O+FINAL+DO+ANO

Imagens retiradas do site da Prefeitura de Porto Alegre




























E o vídeo:


Aí estão os 1,5 km iniciais de orla a serem recuperados, com promessa de entrega das obras até o final do ano. As etapas seguintes deverão ser desenvolvidas no próximo ano.

Vídeo mais atual do andamento das obras com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2017

 

·
Banned
Joined
·
9,176 Posts
Estou curioso pra saber quanto custará apenas arrumar esse jardim...porque obra não tem nenhuma. apenas um ajardinamento, paisagismo a lá Burle Marx.
 

·
Orgulho de ser Gaúcho
Joined
·
5,057 Posts
Discussion Starter #3
^^^^ Acho que tu não observaste a proposta com atenção.

1°. A orla é um parque linear, então não se pode esperar muita interferência arquitetônica, ela ocorre mais no campo do urbanismo.
2°. Aproposta é realista no aspecto conceitual e econômico, pois ela propõe muito pouca interferência na paisagem respeitando a vontade de uma parcela significativa da população que prefere ter a paisagem descortinada.Porém qualifica ao melhorar os acessos, ao insinuar e induzir percursos através dos deques sob palafitas que horas estão em terra firme e em outros momentos lago adentro. Propõe um tecido construtivo sem nenhum impacto a paisagem, mas que representa uma grande qualificação, ao sugerir escadarias que além de cumprir a função de acesso a parte mais baixa do terreno também servirá de arquibancada para que as pessoas possam se sentar e observar a paisagem. Destas mesmas escadas, aproveitando os 3m de altura do talude que forma o dique, se projetam os quiosques com estrutura de bar e com deques para mesas e cadeiras que poderão funcionar durante o dia e a noite, trazendo segurança e opção de lazer e óceo junto a orla, sem com isso interferir na paisagem e portanto se blindando dos argumentos recorrentes dos eco-chatos.
3°. Este é um render conceitual, não detalhado da proposta, uma idéia preliminar para dar as autoriades envolvidas uma idéia mais concreta da proposta, certamente o paisagismo e os espaços serão mais interessantes do que estas imagens ilustrativas.
4°. É uma proposta, racional e exequível que em conjunto com o Cais Mauá vai mudar a relação e qualidade dessa relação entre habitantes, turistas e o lago. Eu gostei.
 

·
-*-*-*-
Joined
·
24,080 Posts
^^
[2]

:yes:
 

·
Banned
Joined
·
1,203 Posts
Em se tratando de Porto Alegre e de seu histórico acredito que os ecoxiitas vão impedir que qualquer coisa seja feita no local para preservar a flora e a fauna na beira do rio... tomara que saia, é um projeto simples mas parece interessante... gostaria de ver mesmo era aquela região do porto sendo revitalizada mas parece que aquilo lá não sai tão cedo.
 

·
Registered
Joined
·
18 Posts
Não acredito que o ex prefeito de CURITIBA vai se esmerar tanto para embelezar PORTO ALEGRE...Não esperava nada demais... um banhado com uma passarela flutuante hehehehe, acho que é para a prática de equilibrismo ou algo do tipo.Postes inclinados, querendo dar um ar moderno, mas que na verdade da a impressão de que um ciclone extra tropical acabou de passar.Um picadeiro gigante próximo ao lago, que muito provavelmente foi idealizado para a prática circense.E por fim a manutenção da rampa( provavelmente o ponta pé inicial da nova ponte do guaíba) ou pura e simplismente para otimizar o lucro já que havia custo para removê-la . oops esqueci a prainha( ou play ground) heheh.
Belo projeto hehehehe
 

·
Registered
Joined
·
18 Posts
Complementando...

Nessa clara inspiração circense nem palhaços faltaram.... eles devem estar morrendo de rir da nossa cara!!
 

·
Orgulho de ser Gaúcho
Joined
·
5,057 Posts
Discussion Starter #13
^^^^Credo que análise mais bairrista, qual o problema dele ser de CURITIBA, REALMENTE INSENSATA A COLOCAÇÃO.
Quanto aos defensores de um concurso público,eu estou de acordo, mas vamos combinar que isso seria moroso como sempre é, e Porto Alegre precisa de uma iniciativa imediata, ou vamos ter apenas maricás para oferecer aos turistas. Mas realmente seria o ideal.
 

·
Orgulho de ser Gaúcho
Joined
·
5,057 Posts
Discussion Starter #14
Não adianta sonhar e projetar arranhacéus junto a orla, há muita resistência o que acaba resultando em projeto nenhum, derrepente o caminho são projetos graduais, até que a cidade esteja culturalmente preparada para iniciativas mais audazes!
 

·
Banned
Joined
·
3,625 Posts
cadê um concurso internacional?
Concordo, mas achei essa projeção da orla tão simples ao ponto que não impede algum outro projeto no futuro (distante provavelmente). Vai ser uma intervenção mais paisagística que qualquer outra coisa (sem shopping, edifícios, etc).

Mas com certeza já é um avanço, é nojento o jeito abandonado que está atualmente a orla.

Única coisa que realmente me desagradou foi esse circo/carrocel. MEDONHO e desnecessário.
 

·
Registered
Joined
·
3,984 Posts
- q bela análise heinho... n tem nem oq dizer.. imagine q mundo louco onde uma pessoa q nasceu em uma cidade age de forma profissional qdo faz um projeto pra outra cidade...

- olhando o primeiro render da pra ver os armazens do cais do porto em uma colagem bizarra

- oq farão com aquele outro projeto pra área perto do parque harmonia??? jogar no lixo???

- achei muito simples como era de se esperar

- aquele bar flutuante seria um patrimônio história intocável??? pq aquela bizarrice continua ali? e quem é o dono daquilo... sim pq tem q ter muitos conhecidos pra ser o único bar naquela região, prestar um serviço horrivel e continuar sempre
 

·
Registered
Joined
·
3,984 Posts
façam um concurdo público pra áreas onde se possa realmente mudar as coisas... esta área da orla n tem condições ser alterada radicalmente
 

·
Registered
Joined
·
1,664 Posts
^^^^Credo que análise mais bairrista, qual o problema dele ser de CURITIBA, REALMENTE INSENSATA A COLOCAÇÃO.
Tem gente que poderia seguir a maxima "se nao tens nada para dizer, nao diga".

Sobre o projeto, achei muito bom, mas ainda faltam muitos detalhes a se conhecer. O que se tem de informacao ate' o momento sao 4 imagens digitais, pouco mais.
 

·
Moderator
Joined
·
27,894 Posts
Eu achei o projeto muito bom.. Principalmente porque é realista!
Acho que até quem não é de Porto Alegre sabe o quanto é sensível essa questao de mexer na orla. Já vi aqui mesmo no SSC diversos projetos pro local, e um a um foram sendo abandonados devido a enorme resistência que sofreram.

Entao o que é melhor? Um mega belo projeto inovador cheio de pier, prédios, marinas, que é lindo na papel mas que nunca vai ser construído ou um projeto simples mas bonito, em harmonia com o estilo da cidade, com a vegetaçao do local, rápido e com custo aceitável.

Eu ficaria sem dúvidas com o segundo..

PS.. E nada a ver esse papo de porque é de Curitiba a gente não quer que Porto Alegre tenha coisa bonita.. Nao existe isso.
 
1 - 20 of 1023 Posts
Top